15 bares em Porto Alegre que você não pode deixar de conhecer

Escrito por Nicole Dias

Seja no elegante Moinhos de Vento, na descolada Cidade Baixa ou no interessante Centro Histórico, não faltam opções de bares em Porto Alegre para quem procura por descontração, bons drinks e gente bonita. Em todos os bairros há algum lugar bacana para ser conhecido, de um barzinho com pista de skate até uma casa com temática sensual.

Na lista abaixo você confere opções para curtir um happy hour, embalar a noite com música ao vivo ou viver uma experiência temática totalmente nova. Os bares de Porto Alegre agradam diferentes públicos, basta escolher o seu favorito.

Bares em Porto Alegre com música ao vivo

Se você é do tipo que acha que uma noite bem aproveitada precisa de voz, violão e grandes canções, não pode deixar de conhecer alguns barzinhos de Porto Alegre que são famosos pelas apresentações musicais. Tem para todos os estilos!

1. Boteco Matita Perê

Cerveja, cachaça, samba e música popular brasileira. Se é por momentos de pura brasilidade que você procura, ficará mais do que satisfeito ao conhecer o Matita Perê. O boteco, que leva no nome uma canção de Tom Jobim, é o espaço certo para curtir os melhores sabores e costumes do país. Por lá rolam apresentações musicais de quarta a sábado, com direito a rodas de samba e muita diversão.

Endereço: R. João Alfredo, 626 – Cidade Baixa.

2. Mulligan Irish Pub

Com inspiração irlandesa, o Mulligan fica na badalada Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento, e entrega aos seus clientes tudo que um típico irish pub tem: diversas torneiras com chopp, bons petiscos e um ambiente movimentado e barulhento. A casa conta com noites musicais temáticas, como a Terça Rock. Se ainda não experimentou, peça uma pint de Guinness e sinta-se imediatamente transportado para a terra dos duendes.

Endereço: R. Padre Chagas, 25 – Moinhos de Vento.

3. Café Fon Fon

Para quem curte apreciar uma boa música, uma visita ao Café Fon Fon é essencial. Com clima mais intimista, a ideia da casa é ser um ponto de encontro para apaixonados por jazz, bossa nova e música instrumental. Os proprietários Bethy Krieger e Luizinho Santos, que também são músicos, se esmeram no atendimento gentil, enquanto o cardápio encanta por suas opções de comes e bebes. Excelente para quem está em busca de uma noite diferenciada em Porto Alegre.

Endereço: R. Viêira de Castro, 22 – Farroupilha.

4. Sgt. Peppers

Inspirado nos tradicionais pubs ingleses, o Sargent Peppers foi inaugurado em 1987 e é uma mistura de pub, bar, restaurante e casa de shows. A banda da casa, Corações Solitários, se apresenta por lá todas as sextas e sábados, com o melhor dos anos 60, 70, 80 e 90, além de pop rock nacional e, como não poderia deixar de ser, canções dos Beatles. No cardápio, destaque para o filé ao molho Catupiry, que acompanha arroz branco, batata dorê e palmitos salteados na manteiga. Entre as bebidas, opte por uma cerveja ou pelos drinks com nomes divertidos, como Yellow Submarine e Strawberry Fields.

Endereço: R. Quintino Bocaiuva, 256 – Moinhos de Vento.

5. Art&Bar

Terças de blues, quartas de karaokê, quintas clássicas, sextas de rock. Alguma dúvida de que a agenda musical do Art & Bar é bem variada? Com clima animado e ambiente acolhedor, a casa oferece ótima trilha sonora, apresentações variadas e atendimento diferenciado. De terça a sábado, das 18h às 20h, o ingresso de entrada é isento. Vale chegar cedinho para aproveitar a noite ao máximo – e quem sabe ainda aproveitar um jantarzinho. Uma das iguarias servidas por lá é filé ao molho Malbec com risoto de queijo Grana Padano e aspargos refogados. Dá água na boca só de pensar.

Endereço: R. Silva Jardim, 92 – Auxiliadora.

Samba, rock ou instrumental? Seja qual for a sua preferência, com certeza terá onde se divertir em Porto Alegre!

Bares temáticos em Porto Alegre

Comer um petisco e tomar uma cerveja pode ficar ainda mais legal se for em um espaço cuidadosamente elaborado. Que tal curtir um bar com algum tema especial?

6. Antique

Imagine um local onde você pode desfrutar de bons drinks e, de quebra, adquirir algumas peças com dezenas de anos de história? Pois saiba que isso é possível no Antique, uma mistura de bar e lojinha de raridades. A casa tem as paredes cobertas pelos mais variados itens, de quadros e antigas propagandas até chapéus, relógios e demais adornos. A dica é pedir um chopp geladinho e, para acompanhar, algum dos quitutes do cardápio, como o pão recheado com carne de panela.

Endereço: R. João Alfredo, 533 – Cidade Baixa.

7. Spoiler

Se você não gosta de saber o final de filmes, séries e livros, talvez não deva frequentar esse bar. Isso porque no Spoiler, como o nome sugere, a graça está justamente em fazer revelações bombásticas. O local está sempre bem movimentado e é cuidadoso em cada detalhe. Os itens do cardápio têm nomes especiais e são personalizados. Exemplo: o drink Björn Ironside, inspirado em Vikings, vem em um copo que lembra um chifre. Nas paredes da casa, posts-its com mensagens divertidas e, claro, desfechos de várias obras.

Endereço: R. Gen. Lima e Silva, 1058 – Centro Histórico.

8. Cósmica Bar

Os apaixonados por horóscopo e pelos astros não podem deixar de conhecer o Cósmica. Por lá, tudo tem inspiração astral, dos 12 drinks do cardápio – cada um inspirado em um signo, claro – até a trilha sonora. A bebida de gêmeos, por exemplo, é servida em dois copos. Cabe ao cliente escolher se beberá separadamente ou fará uma misturinha. Para petiscar, experimente os Aerolitos, bolinhos de batata com recheio de mandioquinha. A sala Sol é a mais badalada, enquanto a Lua tem clima intimista.

Endereço: R. Lopo Gonçalves, 378 – Cidade Baixa.

9. Porkaria

Porco na decoração, porco no cardápio e até mesmo nos drinks. Sim, o Porkaria é uma homenagem à carne suína! O bar, todo trabalhado no cor-de-rosa e na descontração, é um verdadeiro paraíso para os apaixonados por bacon, costelinha e afins. Os sanduíches estão entre os queridinhos do menu, mas vale provar o Aipig: aipim palito crocante com porco desfiado e espuma de catupiry. A panqueca doce com forma de porquinho é perfeita para a sobremesa.

Endereço: R. Cel. Genuíno, 116 – Centro Histórico.

10. Valen Bar

Gastronomia afrodisíaca, decoração com algemas, televisões com clipes sensuais e shows diferenciados. O Valen é o primeiro bar com tema erótico do Brasil e tem a proposta de falar sobre sexo de forma natural – e divertida. Há uma pequena sex shop no andar superior. Detalhe para o menu, composto por rapidinhas (aperitivos), preliminares (entradas), horas Hs (pratos principais) e cigarrinhos (sobremesas). Um dos drinks queridinhos da casa é o mojito gigante, para ser dividido com a galera.

Endereço: R. Tenente Coronel Fabricio Pilar, 27 – Mont’Serrat.

Outros bares temáticos em Porto Alegre: Ovito, que só tem lanches com ovos (R. José do Patrocínio, 754 – Cidade Baixa), Capone Drinkeria, que homenageia o gângster Al Capone (R. Castro Alves, 449 – Independência) e Workroom, que celebra a cultura drag (R. Lopo Gonçalves, 364 – Cidade Baixa).

Bares para happy hour em Porto Alegre

Um dia agitado de trabalho pede uma finalização agradável, de preferência com bebidas geladas e petiscos gostosos. Confira cinco locais de Porto Alegre que são excelentes para curtir uma hora feliz.

11. Complex Skatepark

Depois de um dia cheio, nada como relaxar em um espaço descontraído, com boas opções de comida e bebida. O Complex reúne tudo isso e muito mais: oferece pista de skate, restaurante, parrilla, bar e cafeteria, além de espaço para festas. Entre as iguarias do menu a la carte, destaques da culinária mexicana, hambúrgueres, sushi e pokes. Quanto ao bar, há desde as cervejas mais tradicionais até caipirinhas, drinks, vinhos e espumantes. A casa conta com aulas de skate, sendo que a experimental custa R$40,00.

Endereço: Av. Protásio Alves, 3839 – Três Figueiras.

12. Casa Azul

Um espaço onde viajantes de várias partes se encontram. Um bar com jeitinho de hostel ou um hostel que também tem um bar. O Casa Azul é para onde você deve ir se está em busca de agito, comida e bebida, uma parada para ir depois do trabalho e antes da balada, sabe? Diversos públicos e sotaques se misturam por lá, sendo excelente para quem está em busca de novas amizades. Para beber, aposte em uma cerveja ou caipirinha.

Endereço: R. Gen. Lima e Silva, 912 – Cidade Baixa.

13. A Virgem Bar

Muito mais do que um lugar para beber alguns drinks, A Virgem Bar se destaca pelo seu visual. Obras de arte preenchem as paredes (e até mesmo o teto), enquanto plantas e painéis trazem ainda mais cor ao espaço. A casa fica na Cidade Baixa e, como não poderia deixar de ser, tem um gostoso clima alternativo. A área externa é a mais disputada, mas as mesinhas da parte de dentro são igualmente simpáticas. Beba uma caipirinha e harmonize com a pizza de filé mignon, uma das mais vendidas do cardápio.

Endereço: R. Olavo Bilac, 251 – Cidade Baixa.

14. Boteco do Joaquim

Com excelente custo-benefício e porções fartas de aperitivos, o Boteco do Joaquim ainda conta com linda decoração e atendimento solícito. Ou seja, não é por acaso que está sempre movimentado, com mesas repletas de grupos de amigos e colegas de trabalho. Nas terças, quintas e domingos o chopp é liberado por um preço fixo: apenas R$42,90. Curiosidade: o bar tem esse nome por causa da rua onde está localizado, Joaquim Nabuco. Aberto todos os dias, das 16h às 5h.

Endereço: R. Joaquim Nabuco, 350 – Cidade Baixa.

15. Lagom

Fora da área central de Porto Alegre também é possível encontrar locais legais para aproveitar o final do dia. No bairro Bom Fim, por exemplo, está o Lagom Brewery & Pub e suas excelentes cervejas artesanais. No menu, aperitivos com toques gourmet que são ideais para harmonizar com as bebidas. Os preços são justos e o atendimento é amigável. De terça a sexta, das 18h às 20h, e sábado das 19h às 21h a dica é aproveitar a promoção do happy hour, com 20% de desconto em qualquer estilo servido em pint.

Endereço: R. Bento Figueiredo, 72 – Bom Fim.

Quer aproveitar a capital dos gaúchos durante o dia? Então veja esse guia completo com sugestões de o que fazer em Porto Alegre!

PARA VOCÊ