Serra da Bocaina: um paraíso da natureza entre os estados de SP e RJ

Escrito por Gabriella Soares

A Serra da Bocaina é um parque nacional de preservação ambiental que se caracteriza como um verdadeiro paraíso para o ecoturismo. Nessa região, é possível aproveitar o melhor da Serra do Mar, uma rica biodiversidade e algumas das paisagens naturais mais lindas que você vai ver, cheias de picos, trilhas e cachoeiras. Conheça mais da Serra da Bocaina e apaixone-se!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica a Serra da Bocaina

Localizada entre os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, a Serra da Bocaina se estende por diversas cidades dos dois estados, como São José do Barreiro (que possui a entrada para o Parque Nacional Serra da Bocaina), Paraty e Angra dos Reis. A distância da capital do Rio de Janeiro até a Serra é de 200 km, enquanto da capital paulista é de 278 km.

Como chegar

Se você estiver em São Paulo, a forma mais fácil de acessar a Serra da Bocaina é pela cidade de São José do Barreiro. Para chegar lá, siga pela Rodovia Presidente Dutra, entrando em Queluz, que conduz diretamente para a cidade paulista. A partir do Rio de Janeiro, siga pela Presidente Dutra até a RJ 157, entrando em Bananal até São José do Barreiro.

O que fazer por lá

Há muitas atividades para curtir a natureza em Serra da Bocaina. O único acesso a essas atrações é pelo Parque Nacional, que funciona das 6h às 18h. Você pode aproveitar os passeios a pé ou de bicicleta, então, se estiver de carro, não poderá entrar no parque. Veja abaixo as principais atividades e pontos para visitar nessa linda região:

1. Cachoeira dos Veados

Com três quedas d’água de até 200 metros de altura, é uma das cachoeiras que mais chamam a atenção na Serra da Bocaina. Além da beleza das quedas, os poços que se formam logo abaixo são bastante profundos e ideias para o banho, com até dois metros de profundidade. A Cachoeira dos Veados é a maior do parque e, por isso, sempre tem muitas pessoas.

2. Cachoeira Santo Isidro

Para quem entra pelas trilhas iniciais da entrada do Parque Nacional Serra da Bocaina, a primeira cachoeira que se encontra é a de Santo Isidro. Esse é o primeiro ponto de descanso para quem pratica trilhas, com água doce do Rio Mambucaba. A cachoeira tem duas quedas de alturas relativamente pequenas e poços ideais para relaxar.

3. Cachoeira do Inácio

Com duas quedas d’água de cinco e oito metros de altura, a Cachoeira do Inácio é muito procurada por quem deseja tomar banho. Com águas de coloração verde-esmeralda e bem geladas, é o local ideal para relaxar e se refrescar após as caminhadas e trilhas. Além disso, a cachoeira é de fácil acesso para os visitantes que partem do planalto ou que já estão viajando pelas trilhas.

4. Pico da Bacia

O Pico da Bacia também é conhecido como Pedra Alta e é o segundo maior cume da área, com pouco mais de dois mil metros de altitude. Para chegar até lá, é preciso fazer uma trilha de cerca de 8 km, mas o esforço extra vale a pena pela incrível paisagem. Do topo, é possível ver as regiões vizinhas, incluindo o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira.

Continua após o anúncio

5. Trilha do Ouro

Consistindo em um caminho colonial do século XVII, durante a corrida do ouro, a Trilha do Ouro é a mais famosa do parque. É preciso três dias para percorrer todo o trajeto, que passa pelo pico da serra, a cerca de 1,5 mil metros de altitude, e vai de São Paulo ao Rio de Janeiro. O percurso tem 40 km de extensão e passa pelas principais atrações da região.

6. Animais da Serra da Bocaina

O Parque Nacional da Serra da Bocaina tem como principal objetivo a preservação da natureza, já que a área conta com uma rica fauna e flora. Nesse sentido, é comum que os visitantes se deparem com animais que vivem na serra. É um verdadeiro espetáculo da natureza a ser observado, mas é sempre preciso lembrar que esse é o habitat e a casa dos animais: respeite e não se aproxime.

7. Mirante do Sobrado

Uma das melhores formas de observar a paisagem de toda a Serra da Bocaina – além de vislumbres da Serra do Mar, da Serra da Mantiqueira e até da Baía de Paraty – é a partir do Mirante do Sobrado. Esse mirante natural fica a mais de 1,9 mil metros de altitude e é muito procurado pelas vistas incríveis que promete.

8. Mirante do Príncipe

Outro mirante natural muito visitado e que é considerado um dos mais bonitos da região é o Mirante do Príncipe. Ele fica a cerca de 1,9 mil metros de altitude e possibilita a visão dos morros que fazem parte da Serra da Bocaina, além de paisagens distantes da Serra da Mantiqueira, que fica do outro lado das montanhas da região. Vale a visita!

9. Cachoeira das Posses

Com cerca de 40 metros de altura, a Cachoeira das Posses é outra queda d’água da região que conta com as águas do Rio Mambucaba. Ela possui dois poços de água: um menor, que é ideal para o banho, e outro maior, que é cheio de rochas. Neste poço é que fica a queda principal da Cachoeira das Posses, onde é possível aproveitar apenas a corredeira da água.

10. Pedra da Macela

A Pedra da Macela chama a atenção dos visitantes pela sua altura, de cerca de 1840 metros. Como está localizada na cidade paulista de Cunha, o pico da pedra possibilita a vista completa de Ilha Grande, além de Angra dos Reis e de Paraty. Para chegar até lá, a trilha é rápida, com 2,5 km de extensão e, por isso mesmo, é um local muito procurado.

11. Pico do Tira Chapéu

Considerado o ponto mais alto da Serra da Bocaina, o Pico do Tira Chapéu tem 2088 metros de altitude. Essa é uma das principais atrações de ecoturismo da região, principalmente pela visão do Vale do Paraíba, de Angra dos Reis e Paraty. Para chegar até lá, é preciso fazer uma trilha rápida, com pouco mais de 4 km, mas que conta com trechos bastante íngremes.

12. Camping

Para quem quer a experiência completa de ecoturismo na Serra da Bocaina, é possível acampar na área. Dentro do Parque Nacional, só é permitido acampar dentro das terras de famílias que já vivem ali – no Casa Torta e no Camping das Bromélias, os dois na Praia da Caixa d’Aço. As taxas e condições devem ser combinadas com as famílias, o que vale a pena pelo preço e pelas paisagens.

Existem diversas formas de aproveitar a Serra da Bocaina, que conta com diversas paisagens e belezas naturais nos seus 100 mil hectares. Escolha os locais que mais chamaram a sua atenção e monte um roteiro para que sua viagem seja tudo o que você deseja!

Hotéis e pousadas

A melhor forma e aproveitar as atrações da Serra da Bocaina ao máximo é se hospedar na região. E como o Parque Nacional está espalhado por várias cidades dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, existem diferentes alternativas de hospedagem, para todos os gostos e bolsos. Veja abaixo os principais hotéis e pousadas:

  • Pousada Valverde – $: para quem deseja se hospedar no Rio, essa pousada em Paraty tem quartos espaçosos para famílias, piscina, buffet de café da manhã e ainda aceita animais de estimação.
  • Pousada Dona Esmeralda – $$: localizada em São José do Barreiro, essa pousada conta com quartos com vista para as montanhas, café da manhã, piscina ao ar livre e restaurante para os hóspedes.
  • Villas da Bocaina – $$: essa pousada fica dentro da cidade de Bananal, com fácil acesso à Serra da Bocaina, e possui quartos com varanda e buffet de café da manhã.
  • Hotel Fazenda Boa Vista – $$$: localizado em Bananal, esse hotel conta com quartos espaçosos e um buffet de café da manhã muito elogiado, além de restaurante, piscina e sauna.
  • Rancho Pôr do Sol – $$$$: em Arapeí, essa hospedagem fica um pouco mais distante, mas compensa com acomodações em chalés alpinos, um belo bar, restaurante, buffet de café da manhã e um lindo jardim.

Compare as opções e escolha o hotel ou pousada que mais tem a ver com você e com quanto deseja gastar nessa viagem. Independentemente da sua escolha, uma coisa é certeza: todos as alternativas oferecem muito conforto.

Vídeos sobre a Serra da Bocaina para você se preparar

Um dos pontos mais importantes do ecoturismo é garantir que você respeite o local que está visitando e que se mantenha em segurança. Para isso, o melhor é conhecer em detalhes o lugar que você vai explorar, checando a experiência de quem já fez essa viagem. Veja, abaixo, os melhores vídeos desse belo destino:

A trilha para conhecer a Serra da Bocaina

Para os que gostam de fazer trilha e pretendem conhecer a Trilha do Ouro, esse vídeo do canal Expedição Andando por Aí mostra todos os detalhes do início da trilha, além das atrações que você vai encontrar no caminho.

O frio e as belezas da natureza

Com esse vídeo do canal Amanda Te Leva, é possível conhecer um pouco mais da parte da Serra da Bocaina que fica na cidade de Bananal. Veja todas as belezas naturais que você pode encontrar nessa parte do parque.

Aventura garantida para quem ama emoção

É possível curtir todas as diferentes atrações e vistas dessa área com um passeio de bicicleta, o que precisa de fôlego e atenção a alguns detalhes. Confira tudo nesse vídeo do pessoal do canal Bike é Legal.

Vistas incríveis de lugares de tirar o fôlego

Nesse vídeo do Diego, é possível conferir imagens de drones da região, além de detalhes de duas atrações muito procuradas: a Cachoeira Santo Izidro e o Pico do Tira Chapéu.

Uma miríade de belas paisagens

Já nesse vídeo do canal do Parque Nacional da Serra da Bocaina, é possível ver as principais atrações dos 100 mil hectares da serra, além de muitas outras belas paisagens que você pode conhecer na área.

Não deixe de anotar as dicas desses viajantes e se prepare o máximo possível para a sua viagem. Lembre-se de que o mais importante é que você mantenha a segurança durante sua aventura de ecoturismo. Assim, você também garante que essa seja uma viagem inesquecível!

20 fotos da Serra da Bocaina que vão te encantar

Um dos principais motivos que levam tantas pessoas até a Serra da Bocaina são as suas lindas paisagens naturais. Veja, abaixo, as melhores imagens desse destino e se apaixone pela natureza e suas belezas!

1. A Serra da Bocaina atrai muitas pessoas que gostam de ecoturismo

2. E que desejam aproveitar as belezas naturais da região

3. Um dos locais mais famosos e procurados é a Cachoeira dos Veados

4. Que impressiona pela força de suas quedas

5. Outro ponto famoso e muito lindo é a Pedra da Macela

6. Em seu pico, uma incrível visão do pôr do sol é garantida

7. Mas há ainda muitas aventuras, como a Trilha do Ouro

8. Com diversas belezas que caracterizam a Serra da Bocaina

9. Como a Cachoeira Santo Isidro, uma maravilha da natureza

10. Que encanta com a beleza de sua queda e de seu poço

11. Outro lugar de tirar o fôlego é o Pico da Bacia

12. Onde é possível ficar na altura das nuvens

13. E ver toda a beleza do incrível céu da Serra da Bocaina

14. A Cachoeira das Posses também é um lugar para visitar

15. Com uma bela queda d’água em meio às rochas da Serra da Bocaina

16. As cachoeiras dessa região são ideais para relaxar

17. E aproveitar um banho com águas dos rios da região

18. Além de serem cheias de belezas naturais

19. É um lugar lindo para conhecer, inclusive durante a noite

20. Aproveite e entre em contato com a natureza!

A Serra da Bocaina é um lugar impressionante, não é mesmo? Não deixe de visitar e conhecer cada detalhe desse lindo pedaço preservado do nosso país. E se você curte ecoturismo, precisa ver também outros lugares imperdíveis, como os passeios pela Mata Atlântica em São Paulo.