Cachoeira dos Pretos: muita natureza e esportes radicais em SP

Escrito por Gabriella Soares

A Cachoeira dos Pretos é uma ótima opção para quem deseja se conectar com a natureza em pleno São Paulo. Essa é a queda d’água mais alta do estado, com aproximadamente 155 metros de altura. Além da impressionante beleza natural, o viajante pode aproveitar os esportes radicais na cachoeira ou apenas se deliciar com suas piscinas naturais.

Continua após o anúncio

Onde fica

Localizada na cidade de Joanópolis, a cerca de 130 quilômetros da capital de São Paulo, a Cachoeira dos Pretos fica dentro de um Parque Municipal que leva o mesmo nome. Esse parque inclui parte da Serra da Mantiqueira e tem como objetivo a proteção da natureza.

Para chegar até o Parque Municipal Cachoeira dos Pretos é preciso viajar aproximadamente 20 quilômetros a partir do centro de Joanópolis. O trajeto é asfaltado e relativamente rápido. Além disso, é recomendado que seja feito de carro ou moto.

História da Cachoeira dos Pretos

Existem diferentes histórias para explicar o nome dessa cachoeira e, até hoje, não se tem certeza de qual é a correta. Entre as lendas, a mais interessante se trata dos escravos da região. Segundo relatos, estes quando fugiam, costumavam imitar o próprio Zumbi dos Palmares: pulavam do topo da cachoeira para a sua morte. “Morrer mil vezes do que viver escravo”, gritavam em plenos pulmões.

Porém, uma história mais provável – mas bem menos emocionante – diz respeito ao nome se tratar de uma homenagem aos primeiros donos de terras da região, ainda em 1500. Apesar do sobrenome da família ser Oliveira, eles eram conhecidos como Pretos, o que seria a origem do nome.

Informações importantes

Para melhor aproveitar a Cachoeira dos Pretos, é necessário ter em mente alguns detalhes e particularidades de seu Parque. Confira os principais pontos de atenção:

  • Horário de funcionamento: O Parque Municipal Cachoeira dos Pretos funciona de terça a domingo, das 9h às 18h.
  • Pode levar cachorro? Sim, animais de estimação, principalmente os cachorros, são bem-vindos na cachoeira. Entretanto, é preciso prestar atenção no caminho para a segurança dos bichinhos;
  • Cuidado com as pedras: ao redor da Cachoeira dos Pretos existem diversas rochas e, apesar de lindas e ideais para tirar uma foto, são muito escorregadias. É preciso ter cuidado!;
  • Área de preservação: o Parque Municipal Cachoeira dos Pretos é considerado uma área de preservação da natureza. Então, lembre-se de não deixar lixo na região. Outra ressalta: não é permitido a entrada de alimentos;
  • Restaurantes: para se alimentar na região, é só procurar alguns dos restaurantes que ficam ao redor do Parque. Há diversas opções, incluindo a deliciosa e cativante culinária mineira;
  • Entrada: não é preciso pagar nada para entrar no parque e visitar a Cachoeira dos Pretos. A única taxa refere-se ao estacionamento, cerca de R$ 10.

O que fazer na Cachoeira dos Pretos

A Cachoeira dos Pretos reúne um grande número de atividades, principalmente para quem gosta de esportes radicais. Também há opções para quem quer entrar em contato e aproveitar as belezas da natureza da região. O valor de cada atividade que exige equipamentos precisa ser consultado presencialmente no Parque Municipal. Veja abaixo as melhores opções:

Boia Cross

Para além de sua beleza natural, uma das atrações mais populares da Cachoeira dos Pretos é o Boia Cross. Esse é um esporte no qual a pessoa desce a corredeira em uma boia. Já que as corredeiras dessa região são mais tranquilas, essa é uma atividade que pode ser aproveitada por todas as idades.

Continua após o anúncio

Arvorismo

Arvorismo é uma prática ótima para quem deseja conhecer os detalhes da Serra da Mantiqueira e testar seu equilíbrio. Existem circuitos definidos pela administração do parque e a maioria é recomendada para pessoas que já tem um pouco de experiência ou condicionamento físico.

Passeio de Jeep

Outra atração muito popular é o passeio de Jeep. O destino final do trajeto leva os visitantes até o topo da Cachoeira dos Pretos. Essa é uma opção para aqueles que não desejam subir toda a serra. Também, é uma ótima forma de conhecer os detalhes da região com maior segurança, principalmente se estiver com crianças.

Rafting

Entre os mais aventureiros, a prática de rafting é muito famosa na região. Isso porque a grande altura da Cachoeira dos Pretos, com 154 metros, faz com que ela seja ideal para a prática de descida da corredeira em botes infláveis, coordenada em equipes.

Piscinas Naturais

Por sua grande extensão e proximidade com Rio Piracicaba, uma das belezas da Cachoeira dos Pretos são os diversos pontos de concentração das águas que formam belas piscinas naturais. Assim, há diversos poços cheios de águas refrescantes para aproveitar.

Restaurantes

Respeitando a proibição de se levar alimentos ao Parque, existem diversos restaurantes na beira do rio para os visitantes aproveitarem. Com diferentes opções e comidas mineiras muito elogiadas, os restaurantes oferecem um ambiente perfeito para se relaxar próximo à Cachoeira dos Pretos.

Trilha

Uma ótima forma de aproveitar e conhecer as belezas da Serra da Mantiqueira é subir até o topo da Cachoeira dos Pretos por trilhas. Esse é um percurso muito mais demorado do que o passeio de Jeep já mencionado. No entanto, é a maneira mais próxima e harmoniosa para aqueles que desejam entrar em contato com a natureza.

Monte o seu roteiro e não deixe de aproveitar as melhores atrações e a beleza da Cachoeira dos Pretos.

Onde se hospedar

A cidade de Joanópolis oferece uma grande variedade de hotéis, pousadas e campings para os visitantes. Para garantir que você vai aproveitar o que há de melhor na Cachoeira dos Pretos, recomenda-se uma hospedagem em local próximo e de muito conforto. Abaixo, selecionamos as opções ideais para o seu passeio:

1. Pousada do Vale – $$

A Pousada do Vale é uma ótima escolha para quem busca acomodações confortáveis e com um bom custo benefício. Também, trata-se de uma hospedagem famosa entre os casais pelo seu clima bucólico. A Pousada do Vale oferece piscina, jardim e café da manhã, com quartos em chalés ou apartamentos.

2. Pousada Recanto Varanda do Sol – $$$$

Com um clima bem descontraído e chalés cheios de estilo, a Pousada Recanto Varanda do Sol é uma ótima pedida para quem busca estalagens confortáveis. Essa pousada conta com serviços de SPA, bar e piscina, além de um delicioso buffet de café da manhã.

3. Pousada San Lourenzo – $$$

Para quem está viajando com seu animal de estimação, a Pousada San Lourenzo é uma ótima opção. Além de ser pet friendly, essa pousada conta com uma piscina ao ar livre, jardim e churrasqueiras compartilhadas. Os quartos contam ainda com terraços com uma bela vista para o lago.

4. Camping do Zé Roque – $

O Camping do Zé Roque é um dos mais tradicionais da região e uma ótima escolha aos aventureiros, àqueles que desejam acampar e ter uma experiência única com o cenário natural. O Zé Roque conta com banheiros, cozinha comunitária e piscinas, além de contar com vista para o rio.

5. Chalé Cachoeira Joanópolis – $$$

Com uma posição privilegiada para a cachoeira, o Chalé Cachoeira Joanópolis combina o contato com a natureza com muito conforto. Esse hotel oferece acomodações em casas térreas e chalés, churrasqueiras e até uma mini padaria.

6. Camping Amaro – $

Uma alternativa diferente para quem viaja com os animais de estimação é o Camping Amaro. Localizado perto do rio, esse camping tem cozinha comunitária, estacionamento interno, energia elétrica e W-Fi.

7. Pousada Estância Bela Vista – $$$$

A Pousada Estância Bela Vista é uma das hospedagens mais luxuosas da região, com uma linda vista para a natureza e na orla do rio. A Estância conta com duas piscinas, bar, Wi-Fi e estacionamento. Além disso, nessa pousada os animais de estimação também são aceitos.

Seja qual for a sua escolha de hospedagem, o conforto é garantido. Compare entre as pousadas e campings e garanta uma vagem tranquila e prazerosa.

10 fotos da Cachoeira dos Pretos que vão te surpreender com tanta beleza

Abaixo você pode conferir as impressionantes paisagens e a natureza que te esperam na Cachoeira dos Pretos, além de ter uma ideia mais ampla de todas as atrações que você pode aproveitar na região. Confira:

1. A aventura já começa no caminho para chegar à Cachoeira dos Pretos

2. E mesmo nas partes mais baixas da queda d’água, a beleza já vale a pena

3. A diversão é garantida na Cachoeira dos Pretos

4. Assim como a beleza e imponência de sua queda d’água de 154 metros

5. A Cachoeira dos Pretos é um convite à aventura

6. Relaxe e aprecie a bela paisagem!

7. A natureza é uma bela constante da região

8. O pôr do Sol na Cachoeira dos Pretos garante uma linda paisagem

9. Assim como a grandiosidade da Serra da Mantiqueira

10. Mas a visão do alto da cachoeira consegue ser ainda mais impressionante!

Não deixe de conhecer e se encantar com a natureza da Serra da Mantiqueira e da Cachoeira dos Pretos. Um destino para se guardar na memória!

Vídeos sobre a Cachoeira dos Pretos para você se preparar

Nada melhor do que conferir as dicas de quem já foi à Cachoeira dos Pretos para se preparar para a sua viagem. Abaixo, você encontra os melhores vídeos sobre esse destino:

A beleza da Cachoeira dos Pretos de pertinho

Em um rápido vídeo do Marcelo Gevaerd, é possível conhecer a beleza das piscinas naturais da Cachoeira dos Pretos e a natureza inigualável que a cerca.

Uma viagem ideal para toda a família

O canal Mãe da Joana mostra os detalhes da subida até a Cachoeira dos Pretos e os cuidados e detalhes que se deve prestar atenção ao fazer a viagem com crianças.

A linda paisagem da Cachoeira dos Pretos

Neste vídeo do Marcello Carneiro, temos as belas imagens da cachoeira e da sua região feitas com um drone, perfeitas para se registrar.

Uma trilha até o topo da cachoeira

Desbravar os cenários da cidade até o alto da cachoeira. Para os mais aventureiros dispostos a conhecer o topo da Cachoeira dos Pretos por meio de trilhas e acampar, esse vídeo dos rapazes do Rolê para leigos mostra os detalhes do trajeto, além dos relatos de experiência recheado de dicas para principiantes em roteiros radicais.

E aí, de malas prontas? Tudo pronto para o sua jornada? Para quem gosta de curtir um cenário natural e aproveitar seu final de semana, não deixe de conhecer e conferir também essas cidades turísticas em SP.

 
   

PARA VOCÊ