11 razões para você passar muitos dias na encantadora Setúbal, em Portugal

Escrito por Vanessa Herrmann

Setúbal fica bem próxima à Lisboa e conta com uma idade que remonta à época dos romanos. Isso faz com que sua importância histórica e cultural seja grande. Além de construções centenárias, a cidade conta com um Parque Nacional, praias e ruas movimentadas. Por isso, esse é um local que dispõe de atividade para os mais variados tipos de viajantes.

Com uma culinária focada em peixes, Setúbal pode encantar por seus pratos, sendo o mais famoso o choco frito. Por lá também é possível admirar animais como golfinhos e flamingos, além de praticar esportes de aventura, como o surf ou a escalada.

1. Se perder no centro histórico da cidade


No centro histórico de Setúbal é possível viajar no tempo e se deparar com resquícios das civilizações Fenícia e Romana. Além disso, por ali você consegue passear por vários dos pontos turísticos da cidade, como o Convento de Jesus e a Praça de Bocage, que tem o nome do famoso poeta português. Esse é um local gostoso para fazer caminhadas e se perder no tempo.

2. Passeios pela Serra da Arrábida

iStock

A Serra da Arrábida, na verdade, é um Parque Nacional desde o ano de 1976 e conta com uma área de 10.521 hectares. Pela sua extensão, você pode visualizar praias com uma beleza de tirar o fôlego, grutas, castelos centenários, entre outras paisagens encantadoras. Para isso, você conta com uma grande quantidade de mirantes, que permitem que a apreciação da natureza seja feita com calma.

3. Curtir as praias


Há uma grande variedade de praias em Setúbal e elas podem agradar os mais variados estilos. Enquanto algumas proporcionam uma vista incrível do mar e da Serra da Arrábida, como o Portinho da Arrábida ou a de Galápagos, outras são mais perto da cidade, e assim, proporcionam maior comodidade para quem não quer perder muito tempo com deslocamentos, duas delas são a de Albarquel e da Saúde.

4. O Estuário do Sado

iStock

O Estuário do Sado é uma reserva natural onde diversas aves, como flamingos e cegonhas, por exemplo, têm como local de repouso e invernação, como também de desovação de golfinhos. Isso faz com que esse seja um bom espaço para ter contato com uma grande variedade de animais. Além da observação dessas espécies, também é possível praticar algumas atividades, como canoagem, passeios de barco e à cavalo, entre outras.

5. Conhecer o Convento de Jesus


A Igreja Convento de Jesus foi construída em 1491 e conta com o estilo Manuelino, uma versão portuguesa do estilo gótico. Por fora, é possível visualizar gárgulas e torres em espiral, já por dentro, há azulejos do século 17, colunas em forma de corda e mármores. Essa combinação faz com que essa seja uma das mais bonitas construções arquitetônicas de Setúbal.

6. Visitar a Península de Tróia


A Península de Tróia fica em frente à cidade de Setúbal, por isso, é necessário pegar um ferry boat para o deslocamento, que leva aproximadamente 20 minutos. Durante o trajeto, feito pelo Rio Sado, é possível ver alguns golfinhos nas águas. Mas, é chegando à praia que o encanto realmente acontece. Areia clarinha e um mar com águas cristalinas compõe o visual local.

7. Ruínas do Castelo São Filipe


Fechado desde 2014, em 2017 o Castelo de São Filipe foi reaberto para visitas. Ele é situado em uma parte alta da cidade, onde de um lado se encontra o Rio Sado, e do outro, o oceano Atlântico. Isso faz com que estando em suas muralhas, seja possível ter uma vista deslumbrante da cidade de Setúbal e da baía.

Sua construção iniciada em 1582, por Filipe I, e o objetivo desse Castelo era evitar o ataque dos ingleses e proteger a costa portuguesa de piratas europeus e africanos.

8. Praticar esportes de aventura

iStock

O surf e a escalada são dois esportes de aventura que podem ser praticados em Setúbal. Para o primeiro, é possível escolher entre diversas praias, como a da Saúde, das Bicas, da Foz, entre outras. Já para a escalada, é possível fazer trilhas na Serra da Arrábida.

9. Mercado do Livramento


Inaugurado em 1930, esse é um mercado que conta com uma grande quantidade de azulejos portugueses, o que dá um charme extra ao local, tanto, que ele está em uma lista da USA Today como um dos mais bonitos do mundo.

10. Relaxar no Jardim do Bonfim


Também conhecido como Parque do Bonfim, o espaço é super agradável e teve sua origem quando D. Manuel I exigiu que se plantasse várias espécies no local. Ao passar dos anos, o jardim recebeu diversas reformas e ampliações. Ele é um espaço público muito agradável para passeios.

11. Caminhar pela avenida Luísa Todi


Luísa Todi foi uma importante cantora de ópera do século 18 e que dá nome para a principal avenida da cidade. Essa é uma ótima avenida para quem quer se deliciar com a comida local, pois ali existe uma grande quantidade de restaurantes. Também é possível encontrar diversas lojas para as suas compras de viagem.

Viajar para Setúbal pode ser uma ótima experiência para quem quer conhecer um pouco da história portuguesa, curtir praias calmas com areia branca e águas cristalinas, para quem quer aproveitar pratos deliciosos feitos com peixes frescos ou até mesmo para quem quer praticar esportes de aventura.

PARA VOCÊ