10 erros que todo mochileiro comete na primeira trip

Escrito por Joyce Bandeira

Ninguém nasce sabendo de todas as dicas para uma viagem perfeita. Viajar é experiência e a cada novo destino você aprende algo diferente. Existem muitos tipos de viajantes, mas alguns erros são comuns a todos, principalmente quando se trata da primeira viagem. Confira os erros que você já cometeu ou ainda cometerá em seu primeiro mochilão.

Continua após o anúncio

1. Exagerar na bagagem

iStock

iStock

A primeira regra de quem viaja como mochileiro é levar apenas o que é essencial. Entre um destino e outro poderá enfrentar longas escadas nas estações de metrô e voos internos onde as companhias aéreas cobram taxas extras por bagagens.

2. Não planejar o básico com antecedência

Mesmo viajando como um livre mochileiro é importante fazer um planejamento básico com o roteiro da viagem, passagens ida e volta, hostels e serviços extremamente necessários para uma viagem tranquila. Assim você não corre o risco de não encontrar um lugar para dormir ou pagar muito caro na passagem de volta.

3. Querer visitar muitos lugares em pouco tempo

É um erro comum do primeiro mochileiro. Além dos imprevistos que podem acontecer e atrasar todo o cronograma, ter muitos lugares no roteiro em um curto espaço de tempo pode resultar em uma experiência superficial e acabar conhecendo apenas os lugares clichês de turistas.

4. Não se preocupar com dinheiro

Lojas diferentes, baladas animadas e comidas deliciosas podem fazer você perder o controle financeiro e o dinheiro acabar antes da viagem. Por isso, é muito importante fazer um planejamento de gastos diários e deixar uma reserva para imprevistos e compras.

5. Esquecer itens essenciais para a trip

Câmera fotográfica, cartão de memoria, carregador, pilhas, adaptador de tomada, mapas e livros dos locais que visitará, roupas e um sapato muito confortável devem ser os primeiros itens que vão para sua mochila.

6. Não deixar brechas para boas surpresas

iStock

iStock

Pensando em aproveitar ao máximo cada lugar, os mochileiros de primeira viagem acabam esquecendo-se de deixar espaços no cronograma para jantar com os amigos que conheceu no hostel ou visitar aquela cidadezinha que nem sabia que existia e ficou sabendo por alguém da região.

7. Não investir em seguro viagem

Além de ser obrigatório em vários países, não fazer um seguro viagem por acreditar que não vai ficar doente é o maior erro que um viajante pode cometer. Qualquer probleminha de saúde vai custar um absurdo em qualquer hospital no exterior e pode sair muito mais caro que um simples seguro viagem.

8. Pirar com os imprevistos da viagem

Se manter calmo com os imprevistos é um tipo de experiência adquirida. Cancelamentos, atrasos, tempo e outros tantos problemas podem ser um verdadeiro teste de nervos para o mochileiro de primeira viagem. O importante é ficar calmo para conseguir resolver a situação da melhor forma possível.

9. Não saber nada sobre a cultura dos lugares que vai visitar

Quanto mais você viaja mais percebe quantas culturas diferentes existem pelo mundo. Ler sobre a cultura local e blogs de viagens podem te ajudar a conhecer melhor o seu destino e prevenir situações chatas ou constrangedoras.

10. Não fazer backup de suas fotos e vídeos

iStock

iStock

Parece bobo, mas perder todos os registros durante a viagem é algo que acontece com muita frequência. Reserve um tempo do dia, para fazer backup de todas suas fotos e vídeos em um pendrive ou nuvem. Você garante todos os cliques do dia e ainda libera espaço na câmera ou celular.

 
   

PARA VOCÊ