Mochilão pela América do Sul: 15 roteiros com o melhor do continente

Escrito por Gabriella Soares

Um mochilão pela América do Sul é o sonho de muitos viajantes, e há muitos motivos para isso: lindos países, com o melhor da natureza e maravilhosas metrópoles. Além disso, os diversos roteiros que podem ser feitos pelo continente garantem um mergulho nas diferentes e ricas culturas latinas. Confira abaixo os melhores roteiros para sua aventura!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

15 roteiros de mochilão pela América do Sul

Escolher quais são os lugares que você vai visitar e quais atividades priorizar pode ser um pouco difícil. Afinal, há muitas opções e todas são interessantes. A dica é saber qual é o seu tipo de viagem e reunir informações sobre as melhores alternativas. Para isso, confira os roteiros abaixo:

Roteiro Clássico

  • Locais: Chile (San Pedro de Atacama), Bolívia (Uyuni e La Paz) e Peru (Cusco)
  • Média de tempo: 20 dias

Em um caminho que vai do Deserto do Atacama até a impressionante Machu Picchu, esse roteiro é um dos mais clássicos para quem vai fazer um mochilão pela América do Sul. No caminho, algumas das principais atrações são as Piedras Rojas, o deserto de sal e o Valle de La Luna. São lugares lindos e é uma viagem inesquecível, como as imagens abaixo provam:



Roteiro de Inverno

  • Locais: Argentina (Bariloche) e Chile (Ushuaia, El Calafate, Ela Chaltén e Puerto Rio Tranquilo)
  • Média de tempo: 20 dias

Esse roteiro de mochilão na América do Sul é para quem deseja aproveitar o clima frio e as belezas que podem ser encontradas apenas na região da Patagônia, que se estende da encantadora Bariloche, na Argentina, até a ponta do continente, na cidade de Ushuaia, no Chile. No trajeto, há diversos locais únicos para conhecer, como as Torres del Paine, o Parque Nacional Los Glaciares e as Capelas de Mármore.



Roteiro de Verão

  • Locais: Equador (Quito e Quilotoa) e Colômbia (Nariño, Salento, Guatapé e Cartagena)
  • Média de tempo: 15 dias

Já para quem prefere um clima mais quente, há diversas opções pelo continente. No entanto, o melhor trajeto é o que passa pelo Equador e pela Colômbia, com um total de seis cidades. No caminho, estão o Quilotoa Lake, um lindo lago azul na cratera de um vulcão, e a Isla Barú, um dos melhores e mais incríveis litorais que você vai conhecer.



Roteiro de Imersão Latina

  • Locais: Argentina (Tilcara e Humahuaca), Bolívia (Uyuni, Copacabana e La Paz) e Peru (Ilha do Sol e Ilhas Uros)
  • Média de tempo: 20 dias

Um dos motivos para fazer um mochilão pela América do Sul é conhecer e aproveitar a rica e diversa cultura da região, e um dos melhores roteiros para isso é o que passa por sete cidades da Argentina, Bolívia e Peru. É um trajeto cheio de história, natureza e tradições, incluindo as legendárias ilhas flutuantes de Uros, o histórico Lago Titicaca e uma montanha de sete cores.

Continua após o anúncio



Roteiro Romântico

  • Locais: Chile (Pucón e Santiago) e Argentina (Bariloche e Mendoza)
  • Média de tempo: 10 dias

Uma opção para casais que desejam se aventurar juntos durante um mochilão na América do Sul é um roteiro que passa pela Argentina, atravessa o Chile e retorna para a Argentina. O rápido roteiro conta com uma encantadora rota de vinho, a neve do Valle Nevado e o litoral da Viña del Mar. Além disso, há o incrível Vulcão Villarrica e os chocolates de Bariloche encerram o trajeto.



Roteiro Básico

  • Locais: Brasil (Ponta Porã), Paraguai (Puerto Iguazu e Ciudad del Este) e Argentina (Posadas)
  • Média de tempo: 10 dias

Outro roteiro pra quem não quer gastar muito e, ainda assim, fazer um mochilão pela América do Sul é o que segue um rápido, mas interessante trajeto pelo Brasil, Paraguai e Argentina. Essa é uma forma de aproveitar a tríplice fronteira brasileira, conhecendo diferentes cidades e paisagens que fazem do encontro desses três países um lugar lindo. Veja:



Roteiro Inusitado

  • Locais: Guiana (Georgetown), Guiana Francesa (Awala Yalimapo e Iracoubo), Suriname (Paramaribo) e Venezuela (Mérida, Salto Angel, Los Roques e Gran Sabana)
  • Média de tempo: 21 dias

Esse roteiro não é muito comum entre aqueles que fazem mochilão na América do Sul, mas garante uma viagem inesquecível. Os países mais ao norte do continente possuem uma história diferente das mais conhecidas, já que foram colonizados por outros países europeus, então o aspecto cultural é um grande atrativo dessas oito cidades.



Roteiro de Ecoturismo

  • Locais: Brasil (Corumbá e Bonito) e Paraguai (Puerto Iguazu e Encarnácion)
  • Média de tempo: 15 dias

Para quem não quer gastar muito e, ainda assim, aproveitar o melhor das impressionantes paisagens do continente, também há um ótimo roteiro. Saindo de Campo Grande até chegar em Encarnácion, no Paraguai, é possível aproveitar atrações como o Pantanal, grutas, as Cataratas do Iguaçu, ruínas de missões jesuítas e muitas outras atrações. O melhor do ecoturismo, com opções de acampamento e poucos custos.



Roteiro de Aventura

  • Locais: Peru (Lima) e Equador (Baños, Galápagos e Quito)
  • Média de tempo: 20 dias

Já para aqueles que também amam curtir a natureza e gostariam de se aventurar em locais mais distantes, esse roteiro de aventura é o melhor. Algumas das principais atrações desse trajeto são o Balanço do Fim do Mundo, que fica entre os Andes e a Amazônia, a Avenida dos Vulcões e a impressionante ilha de Galápagos. É um mochilão pela América do Sul para que gosta de fortes emoções.



Roteiro de Festas

  • Locais: Uruguai (Punta del Este), Argentina (Buenos Aires) e Chile (Santiago)
  • Média de tempo: 15 dias

Uma das formas de aproveitar o continente é por suas festas, e isso é o que não falta nesse roteiro. Partindo do Uruguai até o Chile, é possível aproveitar desde cassinos até pubs com vista para baía, ou ainda baladas que vão da meia noite até as três da tarde. E o melhor é que há diversas alternativas, todas com suas peculiaridades que transmitem a cultura de cada país.



Roteiro Interiorano

  • Locais: Colômbia (Zipaquirá, Villa de Leyva, Barichara e Mompós) e Venezuela (Mérida, Coro, Los Roques e Canaima)
  • Média de tempo: 10 dias

Esse roteiro oferece uma forma diferente de conhecer a Colômbia e a Venezuela, mas é uma viagem que garante lindos cenários e um contato cultural enorme. A ideia é visitar as cidades mais charmosas do interior desses países, que normalmente não estão em rotas turísticas, mas guardam belezas como o Salto Angel – uma das maiores cachoeiras do mundo.



Roteiro Guianense

  • Locais: Guiana (Georgetown), Suriname (Paramaribo) e Guiana Francesa (Caiena)
  • Média de tempo: 20 dias

Apesar desses três países não serem muito comuns nos roteiros de mochilão na América do Sul, uma viagem até suas capitais pode ser muito interessante. Além de ser uma ótima oportunidade para conhecer a cultura desses locais e as influências europeias na região, também há pontos turísticos como a Catedral de St. George.



Roteiro Regional

  • Locais: Brasil (São Luís, Barreirinhas, Parnaíba, Jericoacoara, Fortaleza, Natal, Pipa, João Pessoa, Recife, Porto de Galinhas, Maragogi, Maceió, Aracajú, Mangue Seco, Morro de São Paulo e Salvador)
  • Média de tempo: 30 dias

É sempre bom lembrar que o Brasil faz parte da América do Sul e é também um dos países mais belos da região. E nada melhor do que viajar para as mais lindas praias do litoral nordestino, além das lindas ilhas que concentram vida marinha e pontos turísticos naturais. Tudo isso em uma viagem por 16 locais diferentes.



Roteiro pelo Norte

  • Locais: Equador (Quito), Colômbia (Cartagena) e Venezuela (Caracas)
  • Média de tempo: 20 dias

Esse roteiro segue um trajeto por três cidades desses três países que estão muito conectados. Dessa forma, é possível conhecer o melhor do continente, como vulcões, o mar caribenho e as contradições e belezas das metrópoles latinas. É um tipo de mochilão pela América do Sul que vale a pena fazer.



Roteiro Amazônia

  • Locais: Brasil (Manaus, Santarém e Belém do Pará)
  • Média de tempo: 15 dias

Uma outra forma de fazer um mochilão na América do Sul com o objetivo de conhecer o Brasil é viajar pelas principais cidades da Amazônia. Além da imersão cultural, esse trajeto possibilita a passagem por vários locais maravilhosos, como o encontro do Rio Negro e do Rio Solimões, a vila de Alter do Chão e praias de água doce.



Fazer um mochilão pela América do Sul é uma viagem dos sonhos e, para decidir o seu roteiro, o melhor é analisar qual é o tipo de aventura que você deseja. Há alternativas para todos os gostos, e é sempre bom lembrar que o melhor de ser um mochileiro é que você sempre pode fazer uma nova viagem!

Cidades imperdíveis para o seu mochilão

Apesar de haver diversas opções de roteiros, existem algumas cidades que você precisa conhecer para que possa dizer que realmente fez um mochilão pela América do Sul. Abaixo, você encontra uma seleção desses destinos, que reúnem um pouco do melhor do continente e garantem uma aventura inesquecível.

Buenos Aires (Argentina)

Capital da Argentina, Buenos Aires concentra diversas cidades em uma só. É possível se divertir com uma vibrante metrópole latino-americana ao mesmo tempo em que se aproveita o clima bucólico desse lindo local. Além disso, há vários cartões postais e praças icônicas que recontam a história da capital, como a Plaza de Mayo e o Obelisco.

Ushuaia (Argentina)

Outro lugar incrível para se conhecer na Argentina é Ushuaia, capital do arquipélago conhecido como Tierra del Fuego. É um lindo lugar, cercado de montanhas cobertas de neve e com uma grande diversidade natural. Um dos passeios imperdíveis na cidade é o Parque Nacional Tierra del Fuego. Vale muito a pena a visita!

Sucre (Bolívia)

A cidade de Sucre, na Bolívia, é um testemunho histórico de seu país. Com diversas construções e ruas que recontam grandes momentos bolivarianos, a antiga capital apresenta lindas paisagens e uma vibrante experiência para os visitantes. Não deixe de visitar a Catedral de Sucre e o Convento San Felipe Neri, monumentos característicos da região.

Cusco (Peru)

Cusco é um dos locais mais interessantes do Peru, em que se pode entrar em contato com a cultura hispânica e ver de forma mais próxima a influência inca na região. Para isso, nada melhor do que aproveitar os principais pontos da cidade, como a Calle Hatunrumiyoc, o Templo do Sol e, é claro, essa é a entrada para Machu Picchu.

Cartagena (Colômbia)

Cartagena fica às margens do mar do Caribe e é uma das melhores cidades para se visitar na Colômbia. Além do maravilhoso litoral de águas azuis, Cartagena também tem uma rica história, como a muralha da cidade, que a protegia contra piratas, e a casa rosada, imortalizada pela escrita de Gabriel García Márquez. Vale a pena a visita!

Baños (Equador)

Com um dos pontos turísticos mais famosos do Equador, a cidade de Baños atrai muitos visitantes, e com toda razão. Lá estão o Balanço do Fim do Mundo e diversas montanhas e vulcões. Também é um ótimo lugar para quem gosta de fazer ecoturismo, já que há atividades como tirolesa, rafting e trilhas.

Galápagos (Equador)

Galápagos é um dos destinos mais incríveis para se conhecer na América do Sul. O arquipélago conta com doze ilhas cheias de diversidade é um lugar simplesmente encantador, com diversas espécies para serem observadas e preservadas. Além disso, seu litoral é de tirar o fôlego. Um destino ideal para quem gosta de ecoturismo e ama curtir as belezas da natureza.

Montevidéu (Uruguai)

Uma das capitais mais calmas da região, Montevidéu é um pequeno paraíso para quem deseja conhecer e aproveitar a cultura uruguaia sem se preocupar com o ritmo acelerado das metrópoles. Montevidéu é a capital ideal para conhecer com calma, passando por locais históricos como a Plaza Independencia e o Palacio Salvo.

Los Roques (Venezuela)

Já na Venezuela, um destino imperdível durante um mochilão pela América do Sul é Los Roques, um arquipélago de 350 ilhas em meio ao mar do Caribe. Além da beleza do litoral, esse lugar é ideal para quem gosta de ter contato com a natureza e a vida marinha. É possível fazer mergulho, tomar banho de mar e ainda experimentar os frutos do mar da culinária local.

Valparaíso (Chile)

Valparaíso fica a uma curta distância de Santiago, capital do Chile, e atrai muitos visitantes por seu litoral e sua tradição boêmia. Toda a cidade tem um estilo encantador, com casas coloridas e bairros musicais, além de locais históricos, como a casa de Pablo Neruda. O contato com a cultura chilena é garantido, assim como muita diversão.

Tenha a certeza de encaixar algumas dessas maravilhosas cidades em seu roteiro de mochilão pela América do Sul. São destinos encantadores, que garantem uma viagem inesquecível e merecem estar entre as paradas da sua aventura.

Vídeos com dicas imperdíveis para mochileiro nenhum botar defeito

A melhor forma de se preparar para uma viagem é aprender com as experiências de quem já fez o mesmo caminho, principalmente quando estamos falando de um mochilão. Sendo assim, separamos os melhores vídeos sobre a aventura que é fazer um mochilão na América do Sul, para que você possa estar o mais preparado possível:

Começando pelo básico

Para quem está só começando os preparativos para um mochilão pela América do Sul, existem alguns aspectos em que se precisa prestar atenção para garantir uma viagem incrível. Confira no vídeo!

Como se planejar para o seu mochilão

Já nesse vídeo do canal da Mi Alves, é possível ver o passo a passo para planejar a sua viagem, independente de qual é o roteiro que você vai seguir.

Um roteiro clássico e histórico

Nesse vídeo do canal Errei, é possível ver os detalhes do mochilão clássico, um dos mais realizados pelos viajantes, além de ter dicas sobre os custos da viagem.

Uma miríade de países e opções

No canal da Arisa Souza, é possível conhecer um pouco mais sobre os países da América do Sul, assim como ver dicas sobre os principais destinos.

Um mochilão sem gastar muito

Com as dicas desse vídeo, é possível checar quais são os países do continente para onde é possível viajar e aproveitar sem gastar muito.

Não se esqueça de anotar essas dicas e garanta que a sua viagem seja tranquila e incrível. Se prepare e não esqueça de checar mais alguns lugares fascinantes na América do Sul.

 
   

PARA VOCÊ