7 coisas que você precisa saber sobre o Couchsurfing

Escrito por Bruno Mendes

Você sabe o que significa Couchsurfing? Se não conhece é bom ficar por dentro, pois trata-se de um site muito interessante para quem gosta de viajar pelo mundo, ou pretende ir até outro país e economizar consideravelmente em hospedagem. O Viajali está aqui para deixar você por dentro. Confira essas informações!

1. O que é Couchsurfing?

O Couchsurfing, cuja tradução literal é “surfar em sofás”, é um site – uma comunidade online – que possibilita a busca por hospedagem gratuita em qualquer lugar do mundo, na casa de outras pessoas que também são usuárias do serviço. Criado em 2003 com a proposta de promover a troca de experiências e a consolidação de novas amizades entre pessoas de diferentes destinos, o site cresce ano após anos. É muito fácil entender o funcionamento.

Para utilizá-lo é preciso criar um perfil na plataforma que retrate de maneira honesta as suas preferências e personalidade: informe sua idade, interesses, profissão, etc, quanto mais completo o perfil, melhor. Atenção: escolha fotos boas, afinal você ficará na casa de uma pessoa desconhecida e é útil que ela tenha as melhores impressões de você. E também: se quiser alojar alguém em sua residência, disponibilize as melhores imagens para que o futuro hóspede tenha noções claras de onde irá ficar.

Crie relações de amizade no site e busque referências aos amigos sobre couchsurfers. Antes de escolher o local para ficar, leia os perfis com atenção e identifique quem possui boas recomendações e é mais parecido com você. Uma dica: quando for enviar solicitações, escreva com muita atenção (correção ortográfica, claro) e deixe claro que você leu o perfil da pessoa e que há conexões entre vocês.

2. Ótima maneira de economizar em viagens

iStock

iStock

Sem dúvidas, umas das principais vantagens sobre o couchsurfing é a possibilidade de economizar. Pensa bem: você vai viajar para outro país e já terá que arcar com as passagens de avião e tantas outras despesas, então deixar de gastar no hotel será uma boa, concorda?

De todo modo, embora você fique hospedado de graça, disponha de uma grana extra, pois seu anfitrião vai querer fazer passeios com você e é sempre bom sair e socializar.

3. Você vai conhecer gente muito legal

iStock

iStock

Se a ideia é socializar, a plataforma couchsurfing é uma mão na roda. É quase consenso: uma das coisas mais interessantes em viagens é conhecer as pessoas locais e conviver, mesmo que em curto período, intensamente com aquela cultura distinta.

Já pensou se além de sair para se divertir, você também tem a oportunidade de ficar em casa para assistir a filmes, cozinhar, tomar uma cerveja (drinks, refrigerantes, sucos, o que for) na varanda e bater papo o dia inteiro com uma galera diferente e igualmente interessada em estabelecer esse contato?

4. É a sua chance de explorar a cidade em boas companhias

iStock

iStock

Em viagens para outras cidades, há o risco de os passeios ficarem restritos aos roteiros turísticos convencionais. Se a ideia for “couchsurfar”, esqueça esse problema. Como você estará em companhia de alguém da cidade, poderá explorar roteiros novos e diferentes, ou seja, irá conhecer lugares fora da rota-padrão e vai levar lembranças muito mais profundas da cidade!

5. Você tem que ter disposição e aceitar as regras da casa

iStock

iStock

Você ficará hospedado em uma casa de quem está apto a conhecer pessoas novas, contudo é uma visita, logo precisa ter bom senso e respeitar  regras com horário e algumas restrições.

Lembre-se: você não está em hotel ou hostel, onde pode ser até comum sair do banho e jogar a toalha molhada em cima da cama, ou espalhar as roupas que estavam na mala em qualquer lugar. Não faça bagunça: seja organizado e se torne um hóspede agradável, não custa nada né?

6. Dicas de segurança

iStock

iStock

É claro que é sempre bom seguir algumas regrinhas de segurança. Primeiramente, informe aos seus parentes e amigos o endereço, telefone onde você ficará hospedado, assim como o perfil do seu host. Tenha esses dados salvos e outras informações como: número do serviço de táxi, nome do ônibus que vai para o aeroporto, rodoviária, etc. em seu smartphone, ou anotados no papel mesmo, para utilizá-los em qualquer emergência.

Embora a pessoa que irá recebê-lo tenha essa vontade de conhecer pessoas novas, seja cauteloso no trato social e, ao menos no início, evite dar opiniões polêmicas sobre certos assuntos espinhosos como política e religião. Lembre-se: ser ponderado, educado e tolerante é a chave para a conquista de boas amizades!

São praticamente inexistentes os relatos de situações desagradáveis na convivência com o host, de qualquer forma, tenha cuidado com seus objetos pessoais.

7. Você vai tirar muita coisa positiva

iStock

iStock

O couchsurfing é incrível por ser um elo entre pessoas distantes geograficamente, mas com os mesmos anseios: conhecer uma nova cultura, conversar em sotaques diferentes, aprender sobre hábitos até então estranhos e inusitados de outro país e curtir bastante com os novos amigos!

Que tal fazer amizades e aprender a importância de compartilhar um quarto, um colchão, o controle do vídeo game e até os pedaços de bolo na geladeira? Viver é interagir!

 
   

PARA VOCÊ