50 destinos para você conhecer no Brasil

Nem só de praias belíssimas vive o viajante que visita o Brasil. Somos um prato cheio para quem busca um país de paisagens variadas, unindo natureza, história e climas diferentes dentro de nossas proporções continentais.

Publicidade

Fazendo uma viagem do Norte ao Sul, você vai passar por encontros de águas únicos, cachoeiras e cânions de tirar o fôlego, praias de águas cristalinas, serras e chapadas incríveis e também visitar museus e centros históricos que nos contam um pouco sobre a mistura de colonizações que forma nosso país.

Selecionamos aqui 50 destinos para você conhecer e aproveitar ao máximo tudo o que o Brasil tem a oferecer:

Norte

1. Monte Roraima-RR

Começamos nossa lista no extremo norte do país. Na fronteira com a Venezuela e a Guiana, está localizado o belo e místico Monte Roraima. A paisagem é uma das formações geológicas mais antigas do planeta, com mais de 2 bilhões de anos. Uma aventura de encher os olhos.

2. Fervedouro – Jalapão-TO

Jalapão, no Tocantins, é um destino que aos poucos está sendo descoberto pelos turistas brasileiros e estrangeiros. Entre suas principais atrações são os fervedouros, poços de águas azuis que surgem de nascentes de rios subterrâneos. Além de um visual incrível, esses lugares sofrem uma pressão que impossibilita que o banhista afunde.

3. Encontro das águas – Manaus-AM

Quem vai à capital do Amazonas não pode deixar de conferir o encontro das águas dos Rios Negro e Solimões. Cada rio tem sua cor, por conta de suas diferenças de composição, mas elas não se misturam ao longo de vários quilômetros, mostrando uma divisão clara e muito interessante de se observar.

4. Teatro Municipal de Manaus-AM

Nem só de fenômenos naturais vive o norte do Brasil. O Teatro Municipal de Manaus é uma visita obrigatória, símbolo máximo da riqueza proporcionada pelo Ciclo da Borracha do final do século XIX. Construído em 1896, a obra grandiosa tem estilo eclético e é palco das apresentações da Amazonas Filarmônica.

5. Mercado Ver-o-Peso – Belém-PA

Às margens da baía do rio Guajará está o Mercado Ver-o-Peso, um dos principais pontos turísticos da cidade de Belém. Lá, o visitante vai encontrar todos os sabores típicos do estado, na maior feira livre da América Latina.

Publicidade

6. Alter do Chão – Santarém-PA

Alter do Chão, no Pará, vem sendo chamado de “Caribe Brasileiro” e tem uma das praias de água doce mais bonitas do mundo. No verão, com a baixa do rio Tapajós, águas cristalinas e areia branquinha. Já no resto do ano, festas típicas para você se divertir.

Sul

7. Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões-RS

São Miguel das Missões, do Rio Grande do Sul, abriga um importante patrimônio histórico da Unesco, com ruínas das missões jesuíticas do século XVII. Durante a noite, você poderá conferir um belo espetáculo de luzes. Já durante o dia, pode explorar o belo sítio arqueológico, que fica quase na fronteira com a Argentina.

8. Cataratas do Iguaçu – Foz do Iguaçu-PR

Localizadas na divisa entre Brasil e Argentina, as Cataratas do Iguaçu são um fenômeno da natureza que merecem sua visita. O conjunto de mais de 200 quedas pode ser visto tanto do lado brasileiro quanto do lado argentino, percorrendo trilhas e caminhos sobre as águas neste que é considerado um Patrimônio da Humanidade.

9. Colonização alemã em Pomerode-SC

A colonização alemã é conhecida no estado de Santa Catarina, principalmente pela cidade de Blumenau e a famosa Oktoberfest. Mas na pequena cidade de Pomerode, chamada de “a mais alemã do Brasil”, que você vai encontrar lugares ainda mais preservados, com paisagens belíssimas, que mostram um pouco dos hábitos e costumes dos imigrantes que aqui chegaram no século XIX.

10. Praia da Joaquina – Florianópolis-SC

Um dos destinos mais procurados do país, a cidade de Florianópolis não poderia ficar de fora desta lista. Como um dos pontos mais interessantes de lá, indicamos a praia da Joaquina, ponto muito procurado por surfistas e também por turistas que desejam se aventurar em suas dunas de areia.

11. Cânion Itaimbezinho – Cambará do Sul-RS

O Cânion Itaimbezinho, na cidade de Cambará do Sul-RS, fica localizado dentro do Parque Nacional dos Aparados da Serra, que fica na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. São quase 6 km de extensão do desfiladeiro, e você pode chegar lá percorrendo diferentes trilhas no meio da mata. Uma paisagem que vale a pena.

12. Gramado – Serras Gaúchas-RS

Gramado é um destino para os amantes do frio, mesmo que durante o verão. Lá, você poderá desfrutar de restaurantes maravilhosos, provar bons chocolates e ótimos vinhos e ainda conferir o primeiro parque de neve artificial indoor da América. Ah, e a poucos quilômetros dali, fica a igualmente bela cidade de Canela.

13. Pedra Furada – Urubici-SC

A Pedra Furada fica a menos de 30 km de distância do centro da cidade de Urubici, em Santa Catarina. A formação rochosa possui uma abertura com mais de 30 metros de diâmetro e pode ser observada do alto do Morro da Igreja. Uma paisagem belíssima da natureza catarinense.

Publicidade

14. Parque Tanguá – Curitiba-PR

Curitiba é uma cidade conhecida por seus parques, sendo o Jardim Botânico um dos mais famosos. No entanto, existem atrações ainda mais bonitas, como o Parque Tanguá. O local abrigava duas pedreiras desativadas e hoje tem uma bela edificação no alto, uma queda d’água e um túnel artificial em uma grande área de preservação dentro da cidade.

15. Guarda do Embaú- Palhoça-SC

O estado de Santa Catarina tem algumas das praias mais agitadas do país, mas a Guarda do Embaú é o oposto de todo este agito. Acessível pelo Rio da Madre, a região está dentro do Parque Estadual Serra do Tabuleiro e conta com poucas pousadas e um clima tranquilo. É considerada por muitos uma das praias mais bonitas do Brasil.

16. Caminhos de Pedra – Bento Gonçalves-RS

O roteiro dos Caminhos de Pedra, na região de Bento Gonçalves-RS, é um percurso de sete quilômetros que leva o viajante até a colônia de São Pedro. Ao longo da estrada, quase 30 construções em pedra e madeira o colocam dentro de um cenário europeu, e ainda oferecem todo o tipo de iguaria da região, como bons queijos, erva-mate, salames, conservas e muito mais.

17. Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres – Ilha do Mel-PR

A Ilha do Mel, no litoral paranaense, é um local preservado e tranquilo, que tem muito a oferecer aos viajantes que buscam um destino totalmente conectado com a natureza. Um de seus pontos mais bonitos é a Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, que foi construída entre 1767 e 1769 e tinha como função ser a principal defesa da vila de Paranaguá.

Publicidade

Nordeste

18. Baía dos Porcos – Fernando de Noronha-PE

A Baía dos Porcos é considerada um dos pontos mais bonitos da ilha de Fernando de Noronha. Você vai percorrer uma trilha a pé e chegar em uma pequena praia cheia de pedras que formam piscinas naturais, além de ter como vista o morro Dois Irmãos.

19. Piscinas naturais de Maragogi-AL

Maragogi é uma praia paradisíaca que fica no norte do estado de Alagoas, e também oferecer aos seus visitantes paisagens dignas de praias do Caribe. Para completar o visual, belíssimas piscinas naturais se forma entre os corais.

20. Cânion do Xingó-SE

Quem vai ao Sergipe poderá conhecer o Cânion do Xingó, no rio São Francisco. Um passeio de barco vai levar você até o encontro rochoso, onde você poderá mergulhar em águas transparentes. O cânion surgiu depois do represamento de águas para a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó.

21. Gruta Azul – Chapada Diamantina-BA

Um dos belíssimos pontos de visitação da Chapada Diamantina é a Gruta Azul, que tem este nome por conta da cor de sua água, que tem 70 metros de profundidade. Em alguns momentos do ano, um feixe de luz penetra as pedras e deixa o visual do local ainda mais mágico.

22. Pelourinho – Salvador-BA

O centro histórico de Salvador permite que o visitante embarque em uma viagem pelo começo da história do Brasil, principalmente pelas ruas e ruelas do Pelourinho. De arquitetura colonial portuguesa, a região é tombada como Patrimônio Histórico pela UNESCO.

23. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses-MA

Criado no ano de 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses compreende uma área de preservação de mais de 150 mil hectares. A paisagem é formada pela força do vento, com dunas de areia que também formam lagoas belíssimas nas épocas mais chuvosas.

24. Morro do Pai Inácio – Chapada Diamantina-BA

Outro ponto de interesse da Chapada Diamantina é o Morro do Pai Inácio. Com 1.120 metros de altitude, ele pode oferecer uma das mais belas vistas da Chapada. Para esta aventura, você vai sair da cidade de Palmeiras e enfrentar uma subida de 300 metros.

25. Piscinas Naturais – Maracajaú-RN

As piscinas naturais de Maracajaú, no Rio Grande do Norte, aparecem por conta dos inúmeros parrachos no mar. Quando a maré está baixa, os recifes de corais formam piscinas de águas mornas nas quais você pode mergulhar e ver criaturas marinhas de todas as cores, em uma área de mais de 13 km de preservação.

26. Praia do Patacho – Porto das Pedras-AL

Dentre as belas praias de Alagoas, a praia do Patacho tem um atrativo a mais: durante a maré baixa, a paisagem fica ainda mais bonita com piscinas naturais. A praia ainda ganha pontos por ser paradisíaca, com poucos visitantes e mar bastante calmo.

27. Praia dos Carneiros – Tamandaré-PE

De águas mornas e cristalinas, a Praia dos Carneiros, em Pernambuco tem em sua paisagem uma igrejinha do século XVIII, a Capela de São Benedito. A água do mar também se encontra com a do rio, formando o cenário paradisíaco desta que é uma das mais belas praias do estado.

28. Duna do Pôr do Sol – Jericoacoara-CE

Jericoacoara é um destino procurado por milhares de brasileiros e estrangeiros, e um de seus principais atrativos é curtir o pôr do sol na Duna do Pôr do Sol. Ao cair da tarde, vários turistas sobem a duna para observar o belo fenômeno da natureza.

29. Praia do Carro Quebrado – Barra de Santo Antônio-AL

A Praia do Carro Quebrado é uma praia deserta em Alagoas que está dentro de uma área de preservação ambiental. Por isso, é um destino ideal para quem gosta de natureza, mas não está preocupado com estrutura para o turista. A vegetação quase intacta é o grande atrativo do local.

30. Gruta de Ubajara – Ubajara-CE

O último destino selecionado no nordeste brasileiro é a Gruta de Ubajara, que fica dentro do Parque Nacional de Ubajara. Para chegar até lá, você precisa pegar um teleférico e descer mais de 500 metros, em uma aventura que será recompensada pelo belíssimo visual.

Sudeste

31. Gruta do Maquiné – Cordisburgo-MG

Já na região sudeste, temos mais uma gruta para quem gosta de explorar a natureza. A Gruta do Maquiné, no estado de Minas Gerais, foi descoberta em 1825 e é considerada o berço da paleontologia brasileira.

32. Cavernas do PETAR – Apiai-SP

O Parque Estadual e Turístico do Alto da Ribeira possui uma das maiores concentrações de cavernas do mundo, com mais de 350 diferentes. Além disso, é um ambiente de fauna e flora preservada, constituindo uma das maiores extensões de Mata Atlântica original do Brasil.

33. Centro Histórico de Ouro Preto-MG

O centro histórico da cidade de Ouro Preto é um destino imperdível para quem gosta de explorar a história local. Com construções imponentes e igrejas esculpidas por Antônio Francisco de Lisboa, o Aleijadinho, as ruas revelam belíssima arquitetura colonial portuguesa, do auge do Ciclo do Ouro no Brasil.

34. Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Teresópolis-RJ

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é um dos pontos de natureza mais bonitos do estado do Rio de Janeiro, com mais de 20 mil hectares de mata nativa. O local é ideal para quem gosta de fazer trilhas e deseja fazer escaladas, com possibilidade de acampamento e guias para ajudar os viajantes nos diversos percursos.

35. Centro Histórico de Paraty-RJ

Palco do principal festival literário do principal festival de fotografia do país, a cidade de Paraty, no litoral fluminense, é outro passeio pelo Brasil colonial. Charmosas construções históricas contrastam com belas paisagens naturais, com muitas atrações para seus turistas.

36. Pão de Açucar – Rio de Janeiro-RJ

Estar no alto do Pão de Açúcar é se colocar dentro de uma bela canção de Tom e Vinícius. Através do bondinho, você poderá ir do Morro da Urca ao Pão de Açucar, tendo como paisagem a Baía de Guanabara, o Cristo Redentor e toda a beleza do Rio de Janeiro.

37. Ilha de Cataguases – Angra dos Reis-RJ

A Ilha de Cataguases, em Angra dos Reis, oferece um cenário paradisíaco aos seus visitantes. Com águas de cor de esmeralda e areia branquinha, o cenário é um dos mais belos do nosso litoral, e é permeado por densa vegetação da Mata Atlântica.

38. Av. Paulista – São Paulo-SP

Uma verdadeira selva de pedra também tem suas belezas. A Avenida Paulista, na capital de São Paulo e maior cidade do país, reúne expressões de arte, política e economia, como centro de ebulição dos descontentamentos da população. Um passeio do Paraíso à Consolação é obrigatório para qualquer turista de passagem pela cidade.

39. Inhotim – Brumadinho-MG

O Instituto Inhotim abriga o maior museu de arte contemporânea da América Latina. Há poucos quilômetros de Belo Horizonte, o local é capaz de deixar seus visitantes deslumbrados, reunindo arte e natureza em um só local.

40. Cachoeira do Tabuleiro – Parque Nacional da Serra do Cipó-MG

A Cachoeira do Tabuleiro é a terceira maior queda do Brasil e é um dos atrativos do percurso da Estrada Real, em Minas Gerais. Ela está localizada dentro do Parque Municipal Ribeirão do Campo e tem 273 metros de quedra livre em um paredão de pedra, e a visitação pode ser no topo ou na base da cachoeira.

41. Museu Imperial – Petrópolis-RJ

O Museu Imperial, localizado na cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, o principal museu de acervo da monarquia brasileira. Lá, o visitante poderá conhecer ambientes preservados e ver até mesmo a coroa de D. Pedro II.

42. Cristo Redentor – Rio de Janeiro-RJ

Um dos pontos turísticos mais famosos e visitados do mundo, o Cristo Redentor é um dos pontos mais emblemáticos do país. Do alto do morro do Corcovado, você terá uma das visões mais bonitas que o Brasil pode oferecer, conferindo todas as paisagens cinematográficas do Rio de Janeiro.

43. Centro turístico de Campos do Jordão-SP

A região de serra de São Paulo também reserva ótimas surpresas, como o simpático centro turístico da cidade de Campos do Jordão. O destino é muito indicado no inverno, quando um festival movimenta a cidade com várias atrações. No centro turístico, você vai encontrar arquitetura em estilo alpino e ótimas opções de restaurantes para desfrutar vinhos e cervejas artesanais.

44. Museu de Arte Contemporânea de Niterói – Niteói-RJ

Principal cartão postal da cidade de Niterói, o Museu de Arte Contemporânea foi projetado por Oscar Niemeyer e abriga a segunda maior coleção de obras contemporâneas do país. Localizado na orla, ele oferece uma vista panorâmica para a cidade do Rio de Janeiro.

Centro-Oeste

45. Parque Nacional do Pantanal Matogrossense-MT

Patrimônio Natural Mundial da UNESCO, o Parque Nacional do Pantanal Matogrossense é uma áera de preservação de mais de 130 mil hectares que foi criada no ano de 1981. Apesar do tamanho, ela representa apenas 1% de todo o Pantanal.

46. Abismo Anhumas- Bonito-MS

Um dos destinos mais procurados dos amantes da natureza é a cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. E os aventureiros vão se apaixonar pelo abismo Anhumas, uma caverna submersa que precisa de mais de 70 metros de rapel para se chegar a um belíssimo lago cristalino.

47. Vale da Lua – Chapada dos Veadeiros-GO

Dentro da Chapada dos Veadeiros, o Vale da Lua é um dos pontos mais conhecidos. Ao longo do Rio São Miguel, você poderá observar pedras de granito que foram esculpidas pela água, formando o que mais parecem ser crateras lunares. A obra de arte vem sendo formada há mais de 600 milhões de anos.

48. Caverna Aroe Jari – Chapada dos Guimarães-MT

A caverna Aroe Jari, na Chapada dos Guimarães, é a maior gruta de arenino do Brasil, com 1,5 km de extensão. O local abriga pinturas rupestres e ainda tem uma belíssima lagoa de águas azuis.

49. Recanto Ecológico da Lagoa Azul – Nobres-MT

O Recanto Ecológico da Lagoa Azul, em Nobres, no Mato Grosso, é mais uma opcão de ecoturismo. Lá você vai mergulhas em poços de águas cristalinas e ver várias espécies de peixes, em um ambiente de natureza quase intocada.

50. Eixo Monumental – Brasília-DF

Terminamos nosso passeio pelo Brasil na capital federal. O Eixo Monumental é a principal avenida do Plano Piloto de Brasília, projetado por Oscar Niemeyer e com paisagismo de Burle Marx. São 16 km de extensão, da rodoviária da cidade até a Praça dos Três Poderes, principal ponto político do país.