7 bons motivos pelos quais você deveria ir à Oktoberfest

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Para quem ainda não conhece, a Oktoberfest é um famoso festival de cerveja comemorado originalmente na cidade de Munique, na Alemanha, porém que hoje já está tão popular que pode ser encontrado em outros diversos países.

Continua após o anúncio

Apesar de seu nome, o evento oficial se inicia em meados de setembro com término previsto para o dia 5 de outubro, mas aqui no Brasil a agenda costuma ser um pouquinho diferente e é bastante comum a festa acontecer no próprio mês de outubro.

Confira abaixo algumas razões que farão com que você queira celebrar a tradição, a moda, a culinária, a dança e a música alemã agora mesmo!

1. O principal: cerveja boa

iStock

iStock

Nos dias atuais, são consumidos cerca de 700 mil litros de cerveja anualmente pelos milhares de visitantes da Oktoberfest, afinal, se o evento é um festival focado nesta bebida, nada mais justo do que encontrarmos por lá as melhores opções de marcas variadas – nacionais e internacionais – certo?

Entre os chopps e cervejas artesanais disponíveis na festa, estão a Eisenbahn, Wunderbier e Bierland. O patrocínio do evento de Blumenau desde o ano passado é da Schin, então sem dúvidas terá uma boa oferta de chopps da marca na Oktoberfest 2016.

2. Evento tradicional em muitos lugares do mundo

iStock

iStock

A Oktoberfest espalhou-se para diferentes países devido ao aumento da sua fama conforme o passar dos anos. Entre eles estão Argentina, Estados Unidos, Hong Kong, Vietnã, Itália, Austrália entre outros. E claro que o Brasil não poderia ficar de fora, né? O mais conhecido e popular do país pode ser encontrado na cidade de Blumenau, em Santa Catarina.

3. Pessoal vestido à caráter

iStock

iStock

No início do festival em Munique, acontece o tradicional desfile com roupas típicas, onde cerca de dez mil pessoas participam vestidas à caráter e se divertem com as músicas alemãs e danças culturais.

E sem dúvidas essa moda pegou, já que mesmo fora da Alemanha é bastante comum nos depararmos com homens vestidos com peças como chapéu, suspensórios, coletes, meias altas e sapatos, e mulheres com vestidinhos volumosos, aventais, blusas de manga bufante, e acessórios como tiaras ou lenços.

4. Comida alemã típica e maravilhosa

iStock

iStock

E quem disse que a festa só oferece cervejas e farra? Por lá, é possível se deliciar com muitas opções de comidas típicas alemãs, como batatas recheadas gratinadas com queijo, Bretzel (um tipo de rosca de farinha), costela defumada (Kassler) com purê de batata, Eisbein (joelho de porco) com chucrute, escalope de vitela com batata frita, frango à Oktoberfest com batata e farofa, salsichas típicas, Apfelstrudel (doce de maçã) entre outros pratos salgados e doces maravilhosos de dar água na boca.

5. Ambiente de festa e diversão

iStock

iStock

Se o que você procura é alegria e diversão, a Oktoberfest é com certeza seu destino certo. Em Blumenau, são exatos 19 dias de muita festa com direito à shows, desfiles, teatros, bandas variadas e muito mais. É possível também comprar camarotes individuais ou empresariais, onde você consegue curtir com os amigos com muito mais conforto e tranquilidade.

6. Espaço para as crianças

iStock

iStock

De alguns anos para cá, os organizadores da Oktoberfest estão tentando dirigir a imagem do evento também às famílias, e não somente aos adultos que vão para lá curtir e beber sem parar. Para isso, apostaram em ambientes com jogos, roda-gigante, montanhas-russas e desfiles tradicionais divertidos e tranquilos abertos para pessoas de todas as idades. De qualquer forma, se levar seus filhos ao programa, opte pela diversão em uma tarde de domingo, que tal?

7. Tem dança típica alemã

iStock

iStock

A Oktoberfest é realmente uma festa sensacional. Além das cervejas variadas, comidas incríveis e toda a diversão, ainda é possível se reunir com as pessoas para curtir as bandas alemãs e dançar suas coreografias típicas, principalmente durante os famosos desfiles, uma das maiores atrações do evento, que agradam a todos com sua riqueza cultural e alegria.