Jalapão: guia completo com fotos e informações da região do Tocantins

Escrito por Bruno Mendes

O Parque Estadual do Jalapão, localizado no Estado do Tocantins, é um oásis natural que conta com cachoeiras, lindas formações rochosas, dunas e toda a coleção de atrativos que o cerrado brasileiro apresenta. Pensa em sair das multidões e encontrar paz no contato com a natureza pura e preservada? Esse é o lugar perfeito!

Para convencê-lo a fazer a malas e conhecer o destino ainda pouco explorado no território nacional, confira esse guia com informações e lindas imagens do local. Você vai se apaixonar!

Onde fica o Jalapão

Ocupando uma área equivalente ao estado de Sergipe, a região do Jalapão fica no Tocantins, ao norte do país. O Parque estadual é formado por 8 municípios e as cidades de Mateiros, São Félix do Tocantins e Ponta Alta do Tocantins são as principais.

A região é bastante rústica e não dispõe de grandes hotéis, no entanto, é garantido encontrar aquelas pousadas simples e confortáveis. Fique certo que você se sentirá 100% acolhido e agraciado pela grande protagonista de toda a área: a natureza.

Como ir?

IStock

O Jalapão está situado a 300 quilômetros de Palmas. A capital do Tocantins recebe voos diretos de São Paulo, Goiânia e Brasília, e quem mora em outras regiões precisará fazer conexões. Chegando ao aeroporto, o viajante poderá pegar um ônibus interestadual ou ir de carro até alguma das principais cidades do destino.

Atenção: as estradas são acidentadas, cheias de obstáculos, então, se a ideia for percorrer vias por de carro, ele deverá ter tração nas 4 rodas, certo?

O que fazer em Jalapão: 8 atrações imperdíveis para incluir em seu roteiro

Conheça alguns dos principais atrativos da região tocantinense e se prepare para momentos de muita diversão, contemplação e relaxamento!

1. Fervedouro

IStock

Situado em uma fazenda que fica a 45 quilômetros de Mateiros, o Fervedouro é um tipo de lagoa formada por nascente subterrânea, e graças a mistura da areia à água, é possível boiar sem afundar. Pense nos seus momentos mais relaxantes nessas águas, longe de todos os problemas, que tal?

2. As dunas do Jalapão

IStock

Você que já viajou para o Rio Grande do Norte ou Ceará ou outras regiões praianas, já deve ter apreciado algumas dunas de diferentes tamanhos. No Jalapão há montanhas de areia de mais de 40 metros de altura, que surgiram após a erosão de rochas.

Elas ficam na proximidade da Serra do Espírito Santo e dividem o espaço com uma linda vegetação e um lago. Dica: contemple o pôr do sol do seu ponto mais alto.

3. Morro do Gorgulho

As inusitadas formações rochosas do Morro do Gorgulho, que se igualam pelo tom avermelhado, são o destaque da região, que conta com vegetação exótica e excelentes espaços para trilhas.

Foi a ação do tempo — com atividades da chuva e vento — que desenharam a paisagem instigante. Não deixe levar o celular carregador ou preferencialmente a máquina fotográfica profissional para fazer vários registros.

4. Pedra Furada


IStock

Acessada por uma pequena trilha, e situada a cerca de 35 km de Ponte Alta do Tocantins, a Pedra Furada é um dos principais atrativos de toda a região. O local conta com arenitos em formato de arcos que lembram grandes portas, que foram moldados dessa forma devido à contínua ação de ventos e chuvas.

Lembra da recomendação anterior em relação aos veículos 4×4? Até chegar ao destino, o caminho por estradas de terra e areia é longo, portanto, não deixe de seguir viagem com carros preparados. Recomendação extra: vá bem devagar para ir apreciando as plantações de eucalipto do entorno.

5. Serra do Espírito Santos

IStock

Localizada a 30 quilômetros de Mateiros, a Serra do Espírito Santo é a atração nota 10 para o turista que ama trilha e busca aventura durante a trip. São 8 quilômetros até o topo, o que inicialmente não aparenta muito, mas não espere facilidade no percurso, pois há um quilômetro de subida íngreme e o clima quente também surge como obstáculo.

De todo modo, ao chegar ao topo você será presenteado com essa vista da imagem acima. Observar a imensidão validará qualquer esforço!

6. Cachoeira da Fumaça

Ainda que o banho na Cachoeira da Fumaça não seja permitido por motivos de segurança, é uma ótima ideia ir ao lugar para tirar fotos, apreciar e absorver a energia que só lugares com tais riquezas naturais são capazes de promover.

Situada a 90 quilômetros da cidade de Ponta Alta, a cachoeira tem 45 quilômetros de queda d’água. Além da beleza visual, o visitante não ficará indiferente ao estrondo das águas com o solo.

7. Prainha do Rio Novo

IStock

A Prainha do Rio Novo fica perto da Cachoeira da Velha e é um excelente atrativo para o viajante que gosta de mergulho com máscara para observar os peixes e até mesmo se refrescar.

Considerado um dos principais pontos turísticos do Jalapão, a região recebe boa quantidade de turistas, que nos dias ensolarados também adoram sentar na areia e fazer piquenique. Passeio recomendadíssimo, só é preciso ter atenção com as correntezas ocasionais. Fica no raso, tudo bem?

8. Morro da Catedral

IStock

O Morro da Catedral certamente é o monumento natural mais imponente entre todos os pontos turísticos acessíveis da região, e recebeu esse nome pois a rocha tem formato similar ao de um grande templo.

Para chegar ao ponto mais alto, o viajante poderá passar por uma trilha para bicicletas e outros dois outros caminhos. Como em qualquer outra caminhada do tipo, recomenda-se ir com roupas leves e confortáveis, e levar garrafinhas de água para a providencial hidratação.

5 Pousadas em Jalapão para você se hospedar com tranquilidade

  1. Jalapão Ecolodge: Localizado em São Félix do Tocantins, base dos principais passeios pelo Jalapão, este hotel é completamente integrado à natureza local e conta com 5 quartos e um restaurante. O estabelecimento ainda oferece aluguel de bicicletas e assistência completa para os passeios.
  2. Pousada Buritis do Jalapão: Situada em Mateiros, cidade perto de ótimos pontos turísticos do Jalapão, esta hospedagem mescla simplicidade e muito conforto e possui a estrutura certa para agradar todos os tipos de viajantes.
  3. Pousada Águas do Jalapão: Mesclando charme e a rusticidade do cerrado, o estabelecimento fica em Ponta Alta do Tocantins, uma das principais regiões de acesso às maravilhas do Jalapão. Além das boas acomodações, o hóspede já estará em contato com a atmosfera única tocantinense.
  4. Pousada Cachoeiras do Jalapão: Localizada no município de São Félix do Tocantins, dispõe de quartos simples e confortáveis para viajantes que irão ao Jalapão sozinhos, com amigos ou familiares.
  5. Pousada São Félix: Situada em São Félix do Tocantins, esta opção de hospedagem disponibiliza aos hóspedes área de lazer com mesa de sinuca, piscina e bar.

10 fotos de Jalapão para você ficar com mais vontade ainda de conhecer

1. Lindas cachoeiras preenchem o cenário

IStock

2. A recompensa do fim de uma trilha

IStock

3. Prepare o seu 4×4

IStock

4. Ótimas corredeiras para a prática de rafting

IStock

5. Sempre Viva, planta típica do cerrado

Istock

6. Ah… essa imensidão!

IStock

7. O belo contato da vegetação com as formações rochosas

IStock

8. Mais uma foto da Pedra Furada

IStock

9. Uma flor do cerrado

IStock

10. A estrada é um convite para o retorno

IStock

Viajar para o Jalapão é ter a oportunidade entrar em contato com paisagens preservadas e de múltiplas belezas. Conheça esse trecho encantador do cenário brasileiro e surpreenda-se!

PARA VOCÊ