20 atrações imperdíveis em Tóquio, cidade-sede das Olimpíadas 2020

Escrito por Bruno Mendes

O Rio de Janeiro passou o bastão para Tóquio e em 2020 a capital do Japão será a cidade-sede das olimpíadas. Limpa, organizada e muito cosmopolita, Tóquio é uma metrópole de importância global e com uma série de atrativos. É claro que a cidade é um paraíso para os amantes de tecnologia, ou qualquer novidade no campo da eletrônica, mas os cenários naturais e diferentes cantos nipônicos são muito interessantes.

Para quem deseja vivenciar o clima olímpico entre milhares de turistas do mundo inteiro, daqui a quatro anos ou mesmo àqueles que pretendem viajar antes dos jogos, o Viajali indica 20 atrações incríveis em Tóquio. Se o mundo adorou a alegria, a malemolência e a afetividade dos brasileiros nas Olimpíadas de 2016, que tal descobrir pessoalmente e guardar na memória o que há de melhor no famoso território japonês? Certamente depois de conferir essas opções você irá dar uma conferida em sites de passagens aéreas!

1. Tokyo Sky Free

iStock

iStock

Se você quer ver Tóquio do alto e ficar admirado com a moderna paisagem urbanista da capital japonesa, não há opção melhor que a Tokyo Sky Free, uma torre de 634 metros de altura cujas plataformas com pontos de observação estão a 350 e 450 metros do chão. O local também contempla lojas e restaurantes.

Dica importante: adquira os tickets com antecedência para evitar passar longos períodos na fila no dia do passeio.

2. Shybuya

Se você gosta de lugar cheio e de uma confusão – na melhor acepção do termo – ficará maravilhado com o bairro Shybuya. É lá que existe o famoso mega cruzamento de ruas, quando 8 sinais fecham ao mesmo tempo e um amontoado de pessoas atravessam a via, e o melhor de tudo: não há esbarrões, pois cada um respeita o espaço do outro com disciplina e educação habituais do Japão.

Os mega telões, anúncios publicitários para todos os lados e a infinidade de opções em termos de transporte marcam o visual urbano de Shybuya e, de certa fórmula, são pontos simbólicos de uma das cidades mais dinâmicas e desenvolvidas do mundo.

3. The Nacional Art Center

Com mais de 14 mil metros quadrados, o Centro Nacional de Arte do Japão é um dos mais modernos museus do mundo e, com sua fachada de vidro, já é uma atração por si só em termos de grandiosidade arquitetônica.

4. Disney Resort Tokyo

O famoso parque temático americano tem em Tóquio uma importante filial, onde os graciosos personagens mesclam as características originais com os principais traços da cultura oriental. É um barato embarcar nesse universo dos sonhos e ver o Mickey e a Minnie de quimono e as apresentações em inglês e japonês.

O parque, que fica a pouco mais de 15 minutos do centro de Tóquio, sempre lota de japoneses e turistas do mundo inteiro e tem brinquedos que agradam adultos e crianças na mesma proporção. Quem já foi à Disney sabe bem como é.

5. Ginza

Ginza é o bairro com as vitrines mais chiques, restaurantes e as maiores lojas de departamentos de Tóquio. Este é o bairro perfeito para passear um dia inteiro – dois, ou três, quem sabe – e fazer compras, aproveitando para contemplar um ambiente marcado pelo glamour, limpeza e organização. Chegar lá é muito fácil, pois o bairro tem muitas linhas de metrô.

6.  Shinjuku Gyoen

Não dá para visitar Tóquio sem conhecer este irresistível jardim localizado no distrito de Shinjuku. O Jardim Nacional de Shinjuku Gyoen é preenchido por mais de mil cerejeiras e cerca de 10 mil árvores. No espaço verde, os jovens sentam para conversar e fazer piquenique, casais de namorados passeiam e os pais levam os filhos para aproveitar a natureza. Um dos principais pontos de calmaria da capital nipônica.

7. Santuário Hanazono

Fundado no século 17, o Hanazono é um santuário xintoísta (uma antiga crença politeísta do Japão) que em seu longo período de história foi destruído e reconstruído inúmeras vezes. Além da rica história e arquitetura típica, ele é famoso atualmente pelos mercados de antiguidade e os festivais: Bon Orodri e Tori-no-Ichi.

8. Torre de Tóquio

Erguida em 1958, a Torre de Tóquio é inspirada da Torre Eiffel em Paris, embora seja mais alta com seus 333 metros de altura. O observatório do monumento está a 145 metros de altura, de onde se tem uma belíssima vista de 360 graus da cidade. No local há espaço para apresentações musicais e um café.

9. Asakusa

Asakusa é o mais especial templo de Tóquio. Conhecê-lo pessoalmente é ter a oportunidade de escapar, por um certo período, do cotidiano moderno e high-tech do grande centro urbano para contemplar a tranquilidade de um autêntico templo budista. Lá, você encontrará lugar para comprar lembrancinhas, comidas e apreciará a beleza das construções e decorações de um marco da cultura japonesa.

10. Metrô de Tóquio

Muitos viajantes – principalmente mochileiros e andarilhos em geral – consideram que andar no transporte público por várias partes da cidade visitada é a melhor parte do passeio, afinal este é a modo mais genuíno de conhecer os verdadeiros hábitos da população local.

Andar no metrô de Tóquio é uma excelente ideia: o transporte é um show em termos de pontualidade e com 286 km de trilhos e mais de 280 estações é o quinto maior sistema metroviário do mundo.

11. Parque Ueno

O parque Ueno é um dos queridinhos espaços naturais de Tóquio e está situado na região norte da cidade. A área verde tem lindas cerejeiras e em seu perímetro há zoológico, museu e templos. As crianças vão adorar!

12. Mori Art Museum

Esse é um museu de arte contemporânea cuja coleção para exposição permanente tem em torno de 5000 peças.  A biblioteca tem cerca de 100 mil obras e o espaço oferece cursos, oficinas e workshops em distintas disciplinas artísticas.

13. Golden Gai

Golden Gai é o reduto boêmio de Tóquio que fica no bairro Shinjuku. São cerca de 200 bares para tomar uns drinks e escutar diferentes tipos de músicas na região com prédios baixinhos e decoração colorida. Os estabelecimentos são muito pequenos e bem exóticos.

14. Yanaka

Yanaka, região que fica próxima à estação Nippori, é um local que dispõe de petiscos locais, bancas que vendem saquê, casas de chá e vários restaurantes. Da mesma forma que muitos outros lugares por Tóquio, a região é muito cheia, mas nem por isso desorganizada. Uma curiosidade interessante: há mais japoneses do que turistas nesse canto da cidade que parece de outra época, pois tudo é mais rústico e com aquele leve e saboroso gostinho de antiguidade.

15. Hachiko

A estátua de bronze do cachorro Hachiko, situada em frente à estação de Shibuya, homenageia o animal que, sentado em frente à estação, sempre esperava seu dono chegar do trabalho. Certo dia, o professor universitário teve uma hemorragia cerebral e morreu na Universidade, mas o cachorro continuou a esperá-lo no mesmo horário e no mesmo local por quase 10 anos.

O filme Sempre ao seu lado, com o ator Richard Gere, conta essa comovente história e fez sucesso no Brasil. Então, se você tem o seu cachorrinho, ou mesmo ama o animal e quer fazer uma singela homenagem ao fidelíssimo Hachiko, não deixe de conferir a estátua de perto.

16. Tokyo Dome

iStock

iStock

O Tokyo Dome é um estádio com capacidade para 55 mil pessoas e destinado às partidas de futebol americano e shows musicais. A moderníssima arena fica no centro de Tóquio e no espaço climatizado dá para ter uma ideia de como os japoneses apreciam os seus times de coração.

17. Pokémon Center

Você adora capturar os monstrinhos no Pokémon Go? Em Tóquio com certeza irá querer ficar o dia inteiro no Pokémon Center, uma loja enorme dos célebres personagens. Situada em Ikebukuro, uma região com outras tantas opções de lazer e muito movimentada, a loja disponibiliza vários bichinhos de pelúcia, jogos e tantos outros itens. Impossível sair de lá com a bolsa de compras vazia.

18. Kyubey

Sentiu aquela fome e quer comer com qualidade? O restaurante Kyubey, em Ginza, tem um dos melhores sushis da cidade de Tóquio. Então, depois de tanta diversão pelos parques e centros de compra, vale a pena dar uma passada lá. O ambiente é minimalista e o atendimento é ótimo.

19. Akihabara

Akihabara é um bairro que os aficionados por cosplay, anime, mangás e games em geral precisam visitar: lá é comum os jovens andarem pelas ruas vestidos como os seus personagens favoritos e também há bandas e grupos que fazem apresentações nas ruas, além dos eventos mundialmente conhecidos de anime que ocorrem todos os anos.

A região também é conhecida por ser o reduto dos eletrônicos, com várias lojas que disponibilizam notebooks, tablets e smartphones por preços muito baixos. Se existe o paraíso da cultura geek, este lugar se chama Akihabara.

20. Karaoke Kan

O Karaoke-Kan é um edifício com 10 andares dedicados à diversão favorita dos cantores de chuveiro. Foi em uma das cabines que os personagens vividos pelos atores Bill Murray e Scarlett Johansson se divertiram com seus amigos japoneses no filme Encontros e Desencontros, da diretora Sofia Coppola.

PARA VOCÊ