10 imagens impressionantes da Cachoeira dos Ciganos: um oásis paranaense

Para quem gosta de natureza com quedas d’água, a Cachoeira dos Ciganos é um destino maravilhoso. O espaço encanta por suas belezas atraentes e seu clima aconchegante. A seguir, confira mais detalhes sobre esse paraíso!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica a Cachoeira dos Ciganos

Localizada a mais ou menos 50 km de São José dos Pinhais, via Estrada Velha da Guaricana no PR, a Cachoeira dos Ciganos é uma das opções de águas naturais mais próximas de Curitiba.

Como chegar

Há mais de uma opção para chegar à Cachoeira dos Ciganos. Partindo de Curitiba, você pode ir de carro pela rodovia BR-376 até a Estrada Velha da Guaricana. O percurso dura aproximadamente 1h30. Ao chegar na entrada da trilha, você precisará seguir por uns vinte minutos até a cachoeira.

A região é reconhecida por suas trilhas, então, você pode aproveitar um belo passeio de bicicleta tranquilamente. Para os ciclistas, o acesso preferencial é pela estrada do Sítio Antônio Wosniaki. As trilhas são fáceis de serem encontradas e seguidas.

Agora que você já sabe como chegar à Cachoeira dos Ciganos, confira algumas dicas que vão deixar a sua viagem ainda mais incrível!

Dicas e informações importantes para aproveitar melhor a Cachoeira dos Ciganos

Antes de pegar a estrada, é importante estar bem informado. Por isso, anote algumas dicas que vão enriquecer sua viagem!

  • Valor do passeio: por se tratar de uma propriedade particular, existe uma taxa que deve ser paga ($) para entrar na Cachoeira dos Ciganos. O valor gira em torno de R$ 10, entretanto, é importante checar com antecedência, pois as taxas estão sujeitas a mudanças.
  • Você pode pagar por um guia: além de visitar por conta própria, no local, há a opção de contratar ($) um guia. Esse te acompanhará pelas trilhas, apresentando curiosidades históricas e os principais pontos turísticos da região. Essa opção é muito buscada por turistas de primeira viagem, sendo bem interessante para aproveitar ainda mais o passeio.
  • Se tiver uma barraca, faça um camping: o espaço é ideal para quem gosta de acampar. Sabendo disso, o turismo local incentiva a prática do camping ($). Entretanto, há algumas normas, por exemplo, respeitar os horários de início e saída da Cachoeira, que são: check-in a partir das 9h e check-out até às 18h. Você também precisará levar a própria barraca, pois elas não são ofertadas no local.
  • Não esqueça o filtro solar: a região da cachoeira (e principalmente a trilha) é muito quente e o clima pode atingir altas temperaturas. Por isso, não hesite em caprichar no filtro solar de sua preferência. Assim, você aproveitará melhor tudo que a cachoeira tem de bom sem correr riscos.
  • Sobre o estacionamento: caso opte por não deixar seu veículo na beira da estrada ou próximo da entrada, o local oferece um estacionamento privativo ($). O horário de funcionamento obedece ao horário da cachoeira, das 9h às 18h.
  • Repelente também é uma boa pedida: a trilha conta com uma vegetação extensa, lar de muitos insetos e mosquitos. Por isso, não deixe de levar um repelente, principalmente se você for alérgico à picada de insetos.

Depois dessas dicas e informações, você já está sonhando com as férias, não é mesmo? Mas antes de fechar a viagem, veja algumas imagens que vão te encantar completamente.

Publicidade

10 fotos encantadoras para se apaixonar pela Cachoeira dos Ciganos

Confira as mais lindas imagens que demonstram muitas das riquezas presentes na Cachoeira dos Ciganos! É de encher os olhos!

1. Um verdadeiro paraíso natural

2. Aproveite o clima delicioso

3. Que transmite paz e acolhimento

4. Com uma queda d’água cativante

5. Cristalina e pura

6. Aproveite a paisagem incrível

7. Repleta de cores

8. Diversos tons de verde

9. E belezas únicas

10. Que você só vê na Cachoeira dos Ciganos!

Imagina, passar um final de semana inesquecível só curtindo a paz! Há muitas outras paisagens especiais para quem ama a natureza. A seguir, conheça um pouco mais.

Um pouquinho mais da Cachoeira dos Ciganos

Para além das imagens belíssimas, por que não assistir alguns vídeos que exibem melhor as belezas da cachoeira?

Conhecendo o lugar

Para iniciar, um vídeo curto no qual o turista apresenta uma visão geral sobre a trilha e o passeio pela Cachoeira dos Ciganos. Muitos momentos bonitos do trajeto são capturados sempre em belas imagens que vão te deixar com muita vontade de ir conhecer o local!

Breve tour pela trilha

Nesse vlog, os viajantes apresentam o caminho que leva à Cachoeira dos Ciganos, mostrando detalhes da trilha. Durante o percurso, as paisagens são as protagonistas, com o acréscimo de comentários sobre o caminho. Um ótimo vídeo para ter uma noção bacana da trilha, só assistindo para entender!

A estrada e suas belezas

No último vídeo, a grande estrela é a Estrada Guaricana: um caminho perfeito para quem viaja de carro. Além de instruções, também há o registro da fauna e flora local, que cobrem vários trechos da estrada com lindas paisagens.

Publicidade

Agora que você já conferiu dicas, fotos e vídeos sobre a Cachoeira dos Ciganos, a vontade de visitar só aumentou, não é mesmo? Então, não deixe passar essa chance, faça as malas e aproveite o passeio! Já que esse destino te interessou, que tal dar uma olhada na Cachoeira da Mariquinha? Boa viagem!