Conheça Curitiba e aproveite as quatro estações na cidade sorriso

Se há uma cidade no Brasil em que você pode experimentar as quatro estações do ano em um único dia, essa cidade é Curitiba. No entanto, não é apenas a variação climática que a torna convidativa, existem muitos passeios que tornam a sua viagem inesquecível. Que tal saber mais sobre a capital do Paraná, também conhecida como Cidade Sorriso? Confira os detalhes!

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica Curitiba

Localizada na região sul do Brasil e no leste do Paraná, Curitiba possui 432 km² de área. O destino está a 18 km do Aeroporto Afonso Pena, localizado na região metropolitana da capital, pelo qual é possível chegar de avião, e a 120 km da Ilha do Mel, no litoral paranaense.

O que fazer em Curitiba

Afinal, o que você pode fazer em Curitiba? Dá uma olhada nas dicas abaixo e já selecione o que deseja para o seu roteiro.

1. Ir ao Jardim Botânico

O Jardim Botânico é um ponto de parada obrigatória para tirar fotos e admirar as estufas. Localizado no bairro de mesmo nome, é próximo ao centro e não precisa pagar para aproveitar a atração.

2. Passear no Parque Barigui

Famoso por suas capivaras, o Parque Barigui agrada aos mais variados tipos de turistas. Você pode ir caminhar, tirar fotos e fazer um piquenique. Para quem gosta de esportes, dá para praticar corrida, andar de bicicleta, patins, skate e longboard.

3. Conhecer o Largo da Ordem

O passeio promete ter duas intenções, a primeira mais turística, para conhecer o lado mais antigo da cidade. Vá até o Cavalo Babão, entre na Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas, conheça o Memorial de Curitiba. À noite, não deixe de aproveitar os barzinhos da região.

4. Visitar o Museu Oscar Niemeyer (MON)

Conhecido também como Museu do Olho, o MON sempre tem diferentes exposições. A entrada só é grátis às quartas-feiras. No entanto, você pode passear na área externa, tomar um cafezinho no Café do MON e, se levar o pet, passear com ele pelo ParCão.

5. Dar uma passada no mercado municipal

Ele é uma parada obrigatória para quem faz questão de um passeio gastronômico e quer levar algumas lembrancinhas da viagem. Além dos restaurantes, o Mercado Municipal conta com várias lojinhas e um setor de orgânicos, com alimentos livres de agrotóxicos.

Publicidade

6. Fazer a trilha do Bosque Alemão

A trilha de João e Maria, acompanhada de sua história, é divertida para ser feita por crianças e adultos. Também há uma biblioteca infantil e a Torre dos Filósofos, na qual as fotos ficam incríveis e você tem uma vista panorâmica da cidade.

7. Caminhar pelo Passeio Público

Um dos parques mais antigos de Curitiba, está localizado na região central e fica perto do Shopping Mueller. Foi o primeiro zoológico da cidade e hoje o espaço é indicado para passear com a família, tirar fotos e acompanhar pequenos espetáculos no Coreto Digital.

8. Aproveitar a vista da Torre Panorâmica

Outra opção legal para quem quer ver a cidade nas alturas. A visita é paga e você tem uma vista de 360º de Curitiba. Também é possível conhecer o painel Poty Lazzaroto e o Museu do Telefone, este na entrada da Torre.

9. Andar pela Rua XV de Novembro

A Rua das Flores, mais conhecida como Rua XV de Novembro, é um grande calçadão livre apenas para os pedestres no qual é possível caminhar à vontade. Vale visitar as lojas, o Bondinho e fazer mais cliques da sua viagem.

10. Fazer um tour de botecos em Curitiba

Para quem não dispensa uma boa cervejinha, vale a pena considerar um tour de botecos pela cidade. Curitiba tem quatro regiões bastante frequentadas pelo público jovem e que gosta de cerveja: o Largo da Ordem, a Itupava, a Vicente Machado e a Trajano Reis. Convide os amigos e aproveite para conhecer os bares e botecos.

Gostou das sugestões para conhecer a fria Curitiba? Veja agora onde se hospedar e mais algumas fotos de pontos turísticos da cidade.

Onde se hospedar em Curitiba

A cidade sorriso conta com hotéis para os mais variados perfis. Confira três sugestões de onde ficar durante sua viagem.

  • Hotel Centro Europeu – $$: localizado no centro da cidade, é confortável e possui bom custo-benefício, apesar de estar em um prédio mais antigo.
  • Hotel Nikko – $$$: o hotel não possui estacionamento próprio, porém seus quartos são confortáveis e bem iluminados. Também tem um bom custo-benefício e ótima localização.
  • Bourbon Curitiba Convention Hotel – $$$$: com piscina e quartos modernos, o hotel de luxo possui camas grandes e confortáveis, além de academia e bar à disposição dos hóspedes.

Agora que você já conheceu as opções de hospedagem, continue por aqui para ver mais fotos de Curitiba.

10 fotos encantadoras de Curitiba para te convencer a conhecer a cidade sorriso

Ainda está em dúvida sobre sua viagem? Então, dá uma espiada nesses cliques curitibanos e conheça mais da capital paranaense.

Publicidade

1. Curitiba tem muitos parques lindos

2. Porém, a região central de Curitiba também encanta

3. Que tal subir na Torre dos Filósofos?

4. Outro atrativo é o MON, que merece uma visita

5. Faça uma parada para leitura no Farol do Saber

6. Também vale pegar o ônibus de turismo de Curitiba

7. No inverno, tome um quentão e visite a feirinha na Praça Osório

8. Na Ópera de Arame, aproveite para assistir a um show ao vivo

9. Independentemente do clima, você deve ir ao Bosque João Paulo II

10. Por último, não vá embora sem um passeio de biarticulado, ok?

Você já conhecia Curitiba? Gostou de saber mais sobre a cidade? Agora, segue por aqui e vai conferir também a matéria sobre Foz do Iguaçu.