A Cascata das Andorinhas, também chamada de Gruta das Andorinhas, é um destino em meio à mata atlântica com uma fauna e flora exuberantes. E o melhor é que está na cidade de Rolante, conhecida como a capital nacional das cucas, tradicional bolo da culinária alemã. Então, venha descobrir essa cascata que é um local ideal para relaxar.
Entre os municípios de Riozinho e Rolante, na região metropolitana de Porto Alegre, fica uma cascatas maravilhosa. A Cascata das Andorinhas pertence à Rolante, está a 20 km do centro da cidade e faz parte do Circuito Cascatas e Montanhas. A atração está a aproximadamente 120 km da capital gaúcha, 85 km de Gramado, 80 de São Francisco de Paula, 60 km de Três Coroas, 55 km de Santo Antônio da Patrulha e 20 km de Riozinho.
Como chegar
Para quem vem de Porto Alegre, há algumas opções de trajeto que podem ser feitas pela BR-290 ou BR-116. Uma vez pela região, use a estrada RS-239. A melhor maneira é chegar até a cidade de Rolante e partir rumo ao município de Riozinho. No caminho, você vai passar por uma comunidade local e vai encontrar uma bifurcação que leva ou para Cascata das Andorinhas ou para a Cascata do Chuvisqueiro. Mas calma, pois está tudo bem sinalizado. Contudo, para chegar à cascata, você terá que percorrer uma trilha, em meio à mata e parte no rio, a pé, que dura cerca de 15 minutos.
Não importa se você visitar sozinho, com a família, com amigos ou excursão. O importante é aproveitar a Cascata que tem esse nome por causa da quantidade de aves andorinha encontradas pela gruta da cascata e região.
Dicas e informação importante sobre a Cascata das Andorinhas
Para você desfrutar o melhor do passeio, é importante estar por dentro dessas dicas e informações. Por isso, confira, a seguir, o que te espera por lá.
Como é o trajeto até a Cascata das Andorinhas : uma parte da estrada é pela terra, mas nada que assuste. Contudo, é bom evitar passar por ali após dias muito chuvosos para não ter o risco de atolar.
A paisagem: apesar da cascata ter apenas 15 metros, o diferencial é que a queda d’água passa entre duas rochas, uma espécie de cânion, caindo em uma gruta e formando um pequeno lago. Então, você já imaginou como é o local para fotos, né? Aliás, muita gente visita o local entre às 10h e 15h, pois os raios de sol passam pela fenda criando uma paisagem ainda mais bonita.
Quando visitar: a entrada e o estacionamento são gratuitos e você pode visitar quando quiser. Contudo, não vá em meses de seca, pois é possível você se decepcionar com o pouco volume que cai da queda d’água. Por isso, entre outubro e março é mais indicado, pois além das chuvas mais constantes, é possível tomar banho no rio e se refrescar por causa do clima mais quente. Porém, não vá após dias de chuva, pois o rio fica cheio, dificultando a travessia, e as pedras ficam escorregadias. Por fim, em épocas do ano, é possível encontrar excursões por ali, podendo ter um pouco de movimento.
Infraestrutura simples: atualmente não há uma infraestrutura completa com banheiros ou até mesmo espaço para camping, ou seja, o desenvolvimento urbano não chegou por ali. Contudo, isso não é um ponto negativo, pois o local fica mais vazio tornando a atração um verdadeiro espaço de contemplação da natureza. Por fim, por ser vazio, tente visitar pela manhã e tarde, não pela noite, pois fica tudo vazio, podendo ser perigoso.
O que levar e o que vestir: primeiramente, você deve levar itens comuns de aventuras na mata e em cachoeiras como chapéu, protetor solar, mochila com lanches e água, uma muda extra de roupas e até mesmo repelente. Se você for no verão, use roupas leves e confortáveis; mas se for no inverno, não esqueça de um casaco. Por fim, a dica final é usar tênis ou botas que possam ser molhados, pois você terá que atravessar pelo rio ao menos duas vezes, mas não se preocupe, pois são trajetos curtos.
Visite outras cascatas: já que você está pela região, pode visitar outras cascatas por ali. Então, vá para a cidade de Riozinho e conheça a Cascata do Chuvisqueiro, com 76 metros de altura, e a Cascata das Três Quedas.
Conheça o Caminho das Pipas: provavelmente para chegar até a cascata, você terá que passar por esse caminho que reúne vinícolas e cantinas que servem comidas típicas alemãs, como o famoso bolo cuca.
Seguindo essas dicas, não tem erro, ou seja, você vai aproveitar muito o passeio sem passar estresse. Agora, veja algumas hospedagens pela região da Cascata das Andorinhas.
Onde se hospedar
Há poucas opções pela região de Rolante e Riozinho, onde está a cascata e, por isso, muitas pessoas optam por se hospedar em cidades mais distantes, como Novo Hamburgo, Três Coroas e até em Gramado e Canela. Durante o passeio, os turistas fazem um passeio bate volta até essa atração. Então, confira algumas hospedagens.
Publicidade
Sítio Amborella – $: em Riozinho, a apenas 6 km da Cascata das Andorinhas, fica esse sítio com algumas cabanas para locação. O espaço é simples, mas se você topa em viver uma experiência de passar a noite em um sítio, essa opção é para você.
Pousada Paranhana – $: pousada em Três Coroas, a 60 km de Rolante. Está próximo ao rio Paranhana com espaço para caminhadas, pesca de lazer, piquenique e é pet friendly.
Pousada São Chico Eco Village – $$: localizada em São Francisco de Paula, distante a 20 km de Rolante, a hospedagem é uma espécie de hotel fazenda com atividades extras e quartos simples, mas aconchegantes.
Pousada do Engenho – $$$: também em São Francisco de Paula, a pousada é uma das mais procuradas da região com cabanas sofisticadas, ideais para casais apaixonados.
Estribo Hotel Estância – $$$: uma das melhores opções da região em Santo Antônio da Patrulha, a 55 km de Rolante. Acomodações luxuosas e muitas atividades, incluindo uma pequena trilha, piscinas, quadras e até passeio de trator.
Após conhecer essas hospedagens, veja qual se encaixa mais no seu perfil de viajante e reserve, com antecedência, para descansar após o passeio à Cascata das Andorinhas.
10 fotos da Cascata das Andorinhas par deixar qualquer um com vontade de visitar
Após conhecer um pouco mais sobre a Cascata das Andorinhas, que tal ver algumas fotos das paisagens de tirar o fôlego?
Após essas fotos, você ficou com vontade de conhecer o destino? Coloque no roteiro e parta rumo à Cascata das Andorinhas. Mas antes de terminar o post, confira alguns vídeos que vão aumentar ainda mais a vontade de descobrir essa maravilha da natureza gaúcha.
Um pouquinho mais sobre a Cascata das Andorinhas
Por fim, para terminar esse post, confira vídeos incríveis com dicas importantes para conhecer o destino. Aperte o play e divirta-se:
Um lugar inspirador em meio à natureza
O Canal Arruma Essa Mala desembarcou em Rolante e mostrou todo o trajeto até a Cascata, inclusive os trechos que passam por partes do rio. Então, aperte o play para conferir algumas dicas do passeio.
Embarque em uma kombi até a Cascata
O casal do Canal Pernas Pelo Mundo subiu à bordo de uma kombi e mostrou o trajeto até esse paraíso escondido no Rio Grande do Sul. Eles inclusive levaram o cachorro para o passeio. Confira algumas informações da atração nesse vídeo.
Uma paisagem de cinema
Publicidade
Não deixe de assistir esse vlog com direito a imagens incríveis da Cascata ou Gruta das Andorinhas. Um vídeo para deixar qualquer um com vontade de conhecer essa maravilha da natureza.
Se Rio Grande do Sul está no seu roteiro de viagem, não deixe de passar por essa cascata deslumbrante. Agora confira um roteiro completo de Gramado.