Farol de Santa Marta: conheça praias deslumbrantes do sul catarinense

Escrito por Gabriella Soares

Farol de Santa Marta, destino paradisíaco para os turistas, foi primeiro descoberto por pescadores e surfistas, que viram nas praias mais selvagens um mar de oportunidades. O farol está localizado em Laguna, Santa Catarina, e foi construído em 1891 pelos franceses utilizando pedras, areia e óleo de baleia. Esse destino tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros.

Continua após o anúncio

Como chegar

Laguna está a 130 km de Florianópolis, capital catarinense. Caso você saia da cidade, o acesso é pela rodovia BR-101. Depois de entrar no trevo para Laguna, é só seguir as placas até a balsa, que atravessa um canal de cerca de 1 km. E então, continue pela estrada por mais 18 km para chegar até o Farol de Santa Marta.

Para quem deseja sair da praia de Guarda do Embaú, em Palhoça, é possível ir de ônibus, táxi ou de carro. Se partir da Praia Rosa, você gastará 1h44 para chegar no farol de carro e também precisará passar pela balsa.

O que fazer no Farol de Santa Marta

O Farol de Santa Marta possibilita uma série de atividades turísticas para todos os gostos. É possível surfar, fazer trilhas, ver baleias, pescar e muito mais:

1. Farol de Santa Marta

O farol é o maior das Américas e o terceiro do mundo, por isso, você não pode deixar de visitá-lo. Essas estatísticas não levam em conta o tamanho, mas o alcance do feixe de iluminação, que chega a 85 quilômetros de distância. A vista é incrível e é possível enxergar todas as praias e lagoas a 29 metros de altura.

2. Baleias franca

Você pode ver os animais entre agosto e novembro até mesmo da areia da praia. O local faz parte da Rota da Baleia Franca, que inclui outras cidades de Santa Catarina. As baleias costumam sair da Antártida nessa época para acasalar em águas mais quentes. É um dos principais espetáculos do Farol de Santa Marta.

3. Praias

O Farol de Santa Marta possui muitas praias famosas e que, por isso, atraem pessoas de todo o país. Entre as mais populares estão a Praia do Cardoso, caracterizada por dar acesso ao mar aberto e ter uma extensa faixa de areia; e a Prainha, que é mais urbanizada. Além dessas duas, ainda há mais nove praias: Praia da Cigana, Praia da Teresa, Praia da Galheta, Praia do Ipuã, Praia Grande, Praia do Siri, Barra, Tamborete e Praia do Gravatá.

4. Trilhas

É sempre incrível andar pelas praias durante o pôr do sol, mas o farol de Santa Marta possui trilhas com diferentes níveis de dificuldades. É possível caminhar no entorno do farol, entre uma praia e outra e até subir o Morro do Céu e visualizar a imensidão da Praia Grande.

Continua após o anúncio

5. Sambaquis

A visita aos sambaquis é indispensável para quem gosta de se conectar com a natureza e com a história. Esses sítios arqueológicos são chamados de “cemitérios indígenas” e são considerados patrimônios da humanidade. Os sambaquis do Farol de Santa Marta têm mais de 4.500 anos e, embora sejam muito comuns no litoral brasileiro, os maiores estão em Santa Catarina.

6. Dunas

As dunas também fazem parte do roteiro de quem quer viver a experiência completa no Farol de Santa Marta. Além do passeio a pé, é possível brincar de sandboard, conhecido como esquibunda. A Praia Grande possui muitas dunas e é mais deserta, perfeita para quem busca tranquilidade.

7. Surfar

As praias do Farol de Santa Marta oferecem tudo o que os surfistas mais procuram: ondas perfeitas. Na Praia do Cardoso, as ondas podem chegar a até 10m. Dependendo da época do ano, surfistas podem dividir o espaço com baleias e botos. Durante a alta temporada também é possível praticar stand-up paddle.

8. Vida noturna

Embora o clima de paz e tranquilidade domine a região, é possível aproveitar a vida noturna em bares e restaurantes em volta das praias. É comum que jovens fiquem na praia até o amanhecer para aproveitar a belíssima vista.

9. Pesca de tainha

Você pode tanto praticar a pesca como ser um observador. Como as rochas se estendem para dentro do mar, é possível pescar em águas mais profundas. De maio a julho, acontece a temporada da Pesca da Tainha em várias praias de Santa Catarina.

10. Frutos do mar

As praias são ideais para pesca, por isso, um grande sucesso do Farol de Santa Marta são os frutos do mar e peixes. É possível experimentar deliciosos peixes assados, linguado ao molho de camarão, a tainha assada, pastel de camarão e casquinha de siri.

É impossível não ficar encantado pelo farol e suas belíssimas atrações turísticas.

Onde se hospedar no Farol de Santa Marta

Depois de descobrir as paisagens paradisíacas do farol, veja uma lista com alguns locais em que você pode ficar para aproveitar o melhor da sua viagem.

Pousada Vista ao Farol – $$

É muito comum os turistas se hospedarem em pousadas durante a viagem em Laguna. A Vista ao Farol é uma das mais tradicionais da região e oferece lounge compartilhado, jardim e churrasqueira. A propriedade dispõe de piscina ao ar livre, Wi-Fi gratuito e estacionamento privativo de cortesia.

Pousada Laguna – $$$

A Pousada Laguna está localizada a beira-mar e dispõe de jardim, Wi-Fi gratuito e churrasqueira. Além dos quartos família, é possível desfrutar de varanda com vista para a piscina.

Moinho Bacana – $

Moinho Bacana é uma pousada que oferece aos hóspedes piscina ao ar livre, bar, jardim e Wi-Fi gratuito em toda a propriedade. Por um valor adicional, você pode contratar o translado para o aeroporto.

Laguna Tourist Hotel – $$$$

Caso você esteja procurando por mais conforto e exclusividade, o Laguna Tourist Hotel é ideal. O hotel dispõe de TV a cabo nos quartos e varanda com bela vista para o mar e para o lago. Além disso, oferece piscina aquecida, casa noturna, academia, restaurante panorâmico e acesso privativo à Praia do Gi.

Casas na vila- $

Você também pode alugar casas na vila próxima a prainha do farol diretamente com os moradores e pescadores da região por um valor mais baixo. Escolhendo essa opção, você terá uma vista privilegiada das belezas naturais de Laguna, já que essas residências geralmente estão situadas sobre morros.

O Farol de Santa Marta possui acomodações para todos os gostos e com diferentes valores, por isso, o local tem se consolidado como um importante destino turístico de Santa Catarina.

12 fotos com as belezas do Farol de Santa Marta

Se você ainda não está convencido, veja estas fotos maravilhosas do farol:

1. As rochas permitem chegar bem perto do mar

2. E este visual incrível pode ser observado a partir das 5h30

3. O farol é encantador

4. A Praia do Cardoso atrai pessoas do Brasil todo

5. Já o Farol de Santa Marta é perfeito para surfistas

6. O Farol de Santa Marta é um paraíso natural

7. O pôr-do-sol é deslumbrante

8. Aqui você pode encontrar o maior mamífero do planeta

9. O farol é incrível de todos os ângulos

10. E as comidas são incrivelmente saborosas

11. Existem dunas bem pertinho das praias

12. A vila cresceu e a beleza continuou

As belezas naturais de Laguna impressionam. Se você adora praia, não pode deixar de visitar esses pontos turísticos!

Vídeos que provam que você precisa conhecer o farol

Mais do que ler sobre esse paraíso, veja a experiência de pessoas que se apaixonaram pelo Farol de Santa Marta:

Sinta-se na praia

A catarinense Gleice Brigido mostra as belezas do Farol de Santa Marta e uma vista geral da cidade de Laguna, local em que ela e o marido escolheram para passar parte da lua de mel.

Destino certo para aventuras

Suelen e Henrique viajam pelo Brasil em uma kombi e escolheram o Farol de Santa Marta como um dos primeiros destinos para essa aventura. Com câmera na mão e estilo vlog, a dupla mostra as belezas de Laguna.

A vista do farol

O viajante César conta sobre as mudanças na região, como funciona o acesso às praias e demonstra como o caminho é recompensador. Além disso, ele subiu o morro do Farol de Santa Marta e contou como foi a experiência completa.

Depois de se encantar com as praias do Farol de Santa Marta, conheça a Guarda do Embaú, outro destino famoso no litoral catarinense.

 
   

PARA VOCÊ