Ilha do Papagaio: um recanto de paz e tranquilidade em Santa Catarina

Escrito por Marta Stegani

Já pensou na possibilidade de ter uma ilha só para você? Acredite que isso é possível! A Ilha do Papagaio, localizada no litoral de Santa Catarina, pertence a uma família que comprou o espaço e decidiu criar uma pousada para compartilhar esse paraíso com mais pessoas.

Ali, é possível aproveitar as águas tranquilas para remar, mergulhar e tomar banho, desbravar trilhas ou apenas desfrutar de todo conforto que a pousada oferece, tudo à beira mar. Vem descobrir esse cenário deslumbrante e programe seus dias de relax pertinho da natureza!

Mapa da Ilha do Papagaio

A Ilha do Papagaio é uma ilha particular situada no município de Palhoça, a aproximadamente 45 km de Florianópolis, litoral de Santa Catarina. Ela está localizada na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca e é uma das regiões mais preservadas do litoral catarinense.

Como chegar à Ilha do Papagaio

Quem sai de outros estados com destino à Ilha do Papagaio deve desembarcar no Aeroporto Internacional de Florianópolis. Depois, pela BR 101, deve-se passar o trevo da Praia do Sonho e seguir até a Ponta do Papagaio. O visitante deve deixar o carro no estacionamento localizado ali e seguir a viagem em um barco enviado pela pousada. O trajeto é bem curto e você já poderá ir apreciando a paisagem!

Pousada Ilha do Papagaio

Em 1972, um pescador chegou até a Ilha do Papagaio e descobriu que o local estava à venda. Apaixonado, ele comprou a ilha e a transformou no destino de férias da família. Mas, foi só em 1993, após diversas obras de adaptação, que a pousada foi aberta para que mais pessoas pudessem desfrutar desse paraíso.

Acomodações

A pousada conta com 23 bangalôs completamente integrados à natureza, de frente para o mar e com muito conforto e privacidade. As instalações são todas um charme! Além da fauna e flora, que se fazem presentes em cada canto, o visitante tem uma série de serviços à disposição para relaxar e se divertir, como piscina, sala de leitura, espaço para massagem, serviço de praia e equipamentos para a prática de esporte na água ou em terra firme.

Restaurante

A pousada conta com um delicioso e refinado restaurante que serve pratos da culinária internacional, ostras e mariscos fresquinhos e menu infantil. Já para os momentos de praia, o hóspede conta com um bar para petiscar e tomar drinks.

Se você pretende passar apenas um dia na ilha, a pousada oferece o serviço de day-use, ou seja, você vai poder desfrutar de todos esses benefícios e de toda a infraestrutura e ter um dia inesquecível!

O que fazer na Ilha do Papagaio

Trilhas, natureza, relax e o som dos pássaros: sente só um gostinho de tudo o que você vai poder aproveitar na ilha.

1. Trilhas

A Ilha do Papagaio é o lugar perfeito para quem gosta de trilhas e quer acrescentar uma pitada de emoção à viagem. Partindo da pousada, o visitante tem 12 trilhas à disposição de nível fácil, intermediário e avançado e, ao final, uma vista panorâmica para as praias e ilhas da região.

2. Passeio de caiaque e stand-up paddle

A Ilha do Papagaio tem mar calmo ideal para navegar e praticar esportes aquáticos. Uma das opções é pegar um caiaque e vivenciar a ilha por outro ângulo: através do mar. Já quem gosta de stand-up pode relaxar e curtir a vista e a tranquilidade das águas.

3. Mergulho

Além de toda beleza que é fácil enxergar, por baixo das águas existe muito mais! Para conhecer o que a natureza nos reserva, é possível fazer mergulho de snorkel e conhecer a diversidade da fauna e flora submarina.

4. Passeio de barco

Os passeios de barco pela Ilha do Papagaio te levam para lugares incríveis! É possível ir até a Praia do Sonho, Guarda do Embaú e Gamboa. Seguindo para o norte, chega-se até Ribeirão da Ilha e as praias de Naufragados e, ao sul, Siriú, Garopaba, Praia do Rosa, entre outras.

5. Observação de pássaros, golfinhos e baleias

A llha do Papagaio é um viveiro a céu aberto e recebe a visita mais que especial de diversas espécies de aves exóticas que vêm em busca de alimento nas muitas árvores frutíferas espalhadas pela pousada. Golfinhos também costumam dar o ar da graça na região e, no inverno, de junho a setembro, baleias e pinguins que saem da Antártida em busca de águas mais quentes para procriar também param por ali.

O destino é perfeito para ser curtido em família, entre amigos, mas também é uma excelente escolha para a lua de mel.

Vídeos para te convencer a visitar a Ilha do Papagaio

Veja mais um pouco de como é o clima na ilha, como chegar e algumas dicas para ajudar na viagem.

Passeio na Ilha do Papagaio

Embarque em uma viagem com essa família e conheça a estrutura da Pousada Ilha do Papagaio, os caminhos para as trilhas e mirantes e veja também que é possível curtir a viagem com um bebê!

Voo pela Ilha do Papagaio

Neste vídeo você irá sobrevoar a Ilha do Papagaio e ver a formação, a grandiosidade do mar e o charme dela por outro ângulo. Confira!

Tour pela ilha e Pousada do Papagaio

Aqui, a Cris Rivera dá uma visão bem real de como é se hospedar na Ilha do Papagaio. O lugar é encantador e as acomodações da pousada são bastante caprichadas.

Só pelos vídeos já dá para sentir o clima de paz e dá aquela vontade de fazer as malas e fugir!

Mais fotos da Ilha do Papagaio que vão fazer você suspirar

Veja como a natureza foi generosa e caprichou na beleza da ilha!

1. Ao chegar na ilha você será recepecionado com um drink

2. Uma varanda, uma rede e esse visual são o sinônimo de paz

3. Eis a paleta de cores do paraíso

4. Quando os primeiros raios de sol iluminam a ilha

5. É tanta beleza que nem precisa de filtro!

6. O visual também é incrível para quem vem do mar

7. Pegue seu caiaque e saia para explorar o paraíso!

8. Já imaginou dormir e acordar assim com o som das ondas?

9. Impossível resistir a tanta paz e beleza!

10. Caminhar pelos costões é um ótimo passeio para desbravar a ilha!

11. É assim que o dia se despede da janela do seu bangalô

12. Mas você também pode contemplar mais de perto o espetáculo!

13. A pousada é pet friendly e vai deixar até seu bichinho relaxado!

14. Convencido a curtir esse espetáculo da natureza?

15. Um barquinho estará esperando por você para mais essa aventura!

Deu para sentir a vibe do lugar?

Aproveitando que você estará pertinho da Ilha da Magia, descubra o que fazer em Florianópolis e encante-se também por esse pedaço do paraíso!

PARA VOCÊ