Guarda do Embaú: paisagens espetaculares no litoral de Santa Catarina

Escrito por Nicole Dias

Está em busca de um paraíso para curtir sombra, paisagens de fazer o coração bater mais forte e água cristalina, tudo isso sem precisar sair do Brasil? Na Guarda do Embaú, litoral de Santa Catarina, é possível viver esses momentos inesquecíveis! Point de surfistas, essa vila fica na cidade de Palhoça e atrai muitos visitantes devido às suas praias e belezas naturais.

Para saber quais são as principais atrações, onde se hospedar por lá e quais são as melhores dicas para montar o seu roteiro, basta continuar lendo esse post. Prepare-se para cair de amores por esse recanto catarinense.

Índice do conteúdo:

Onde fica Guarda do Embaú

Localizada no município de Palhoça, em Santa Catarina, a Guarda do Embaú tem um fácil acesso. Fica a cerca de 50 quilômetros de distância de Florianópolis e pouco mais de 80 de Balneário Camboriú.

Palhoça faz divisa com as cidades de São José, São Pedro de Alcântara, Santo Amaro da Imperatriz e Paulo Lopes. As praias próximas da Guarda do Embaú, por sua vez, são a Praia de Cima, a Ponta do Papagaio e a Praia do Sonho.

Como chegar

Existem várias formas de se ir da capital catarinense até o litoral. Se você pretende ir de transporte público, vale a pena se informar no Terminal TICEN sobre os horários dos ônibus – há viagens diárias para Palhoça. O aeroporto mais próximo da Guarda do Embaú também fica em Floripa.

De carro, boa parte do trajeto é via BR 101. O caminho é o mesmo realizado para a Praia da Pinheira, e é feita a travessia do Rio da Madre para chegar à praia.

O que fazer na Guarda do Embaú

Prepare a roupa de banho! As atrações da Guarda do Embaú são perfeitas para quem ama aproveitar o ar livre, em contato com a natureza. Abaixo, 5 dos passeios mais legais de se fazer por lá.

Trilha da Pedra do Urubu

Uma das atividades preferidas entre os visitantes da Guarda do Embaú, essa trilha é bastante íngreme, mas proporciona uma vista de tirar o fôlego e pode ser feita até mesmo por crianças. Não se preocupe, pois o percurso é bem sinalizado. Fica a dica: o espaço no topo é pequeno, então procure fazer o seu passeio em momentos de baixo movimento! Use tênis e roupas leves – e não esqueça do protetor solar.

Vale da Utopia

No meio das montanhas entre a Praia da Guarda do Embaú e a Praia da Pinheira fica esse lugarzinho good vibes. Para chegar até ele, é necessário fazer uma verdadeira jornada por lama, subidas e descidas. O vale consiste em uma propriedade privada onde é possível acampar. Há pouca infraestrutura, mas o local dispõe de um banheiro e bar. A beleza da simplicidade.

Prainha

A Prainha tem muito a ver com seu nome: é pequena, mas adorável. Seu acesso é feito por uma trilha curta. Trata-se de um ponto certo para curtir a tranquilidade, já que não é frequentada por muita gente. A água do mar é limpinha, porém gelada mesmo nos dias de calor intenso.

Praia da Guarda do Embaú

Querida entre os surfistas, a Praia da Guarda do Embaú pode ser acessada em pequenos barcos – há diversos barqueiros à disposição para esse trajeto e o preço é baixo. A praia é bastante movimentada e conta com ótima infraestrutura, com vários quiosques e extensa faixa de areia.

Praia da Pinheira

Rodeada por uma natureza exuberante, a Praia da Pinheira fica dentro de uma área ambiental, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. Perfeita para famílias com crianças, a praia conta com boa estrutura e grande faixa de areia. No verão a praia fica bem movimentada, mas ao longo do ano o sossego predomina.

Se você quer aproveitar o melhor da vida, não pode deixar de conhecer a Guarda do Embaú.

Hotéis e pousadas na Guarda do Embaú

De campings mais baratinhos a pousadas com vistas incríveis, não faltam boas opções de hospedagem na Guarda do Embaú. Confira boas sugestões.

Moradas da Lu – $$$

Excelente opção para quem deseja se hospedar em apartamentos equipados, as Moradas da Lu ainda contam com um grande destaque: a vista. Seja de frente para o mar ou para as montanhas, o visual é incrível. As acomodações atendem até 8 pessoas. Entre os serviços, café da manhã, estacionamento e internet wi-fi.

  • Endereço: R. Hercílio Nicolau dos Santos, s/n.

Pousada Xaxá – $$$

Conforto e custo-benefício: essa é a premissa da Pousada Xaxá. Rodeada pela natureza, a hospedagem fica um pouco afastada da praia, mas compensa pelas suas comodidades. Os espaços sociais têm um visual bacana, enquanto as suítes e chalés são confortáveis. Os funcionários e proprietários são muito atenciosos.

  • Endereço: R. Aderbal Ramos da Silva, 2222.

Pousada Container Eco Guarda – $$

Que tal se hospedar em um local com conceito diferenciado? Nessa pousada, a ideia é ficar em containers! Ecológica, a hospedagem conta com cama box, televisão, ar-condicionado, minicozinha e varanda privativa. A localização é outro ponto alto: a poucos minutos de caminhada da praia.

  • Endereço: R. Adélia, s/n.

Pousada Raízes da Guarda – $$

Ideal para quem procura por paz e tranquilidade, essa pousada conta com 14 acomodações, entre suítes e chalés. Todas são equipadas com cozinha completa, televisão e ventilador ou ar-condicionado. Há estacionamento interno, área de uso comum com churrasqueira e um lindo jardim.

  • Endereço: R. Vinte e Três, s/n.

Camping Beira Rio – $

Para quem quer gastar pouco com hospedagem, os campings são uma boa opção. Entre as alternativas disponíveis na Guarda do Embaú, o Camping Beira Rio está entre os locais mais populares. Ele oferece uma área com cozinha coletiva e ambiente de recreação. O camping fica ao lado do Rio da Madre e possui internet wi-fi, espaço para lavar roupa, pontos de energia e de água, churrasqueiras e banheiros.

  • Endereço: R. Nicolau Luciano dos Santos, s/n.

Escolha a alternativa de hospedagem que mais combina com o seu estilo de viagem e já faça sua reserva!

Dicas de quem já foi à Guarda do Embaú

Uma ótima forma de se planejar é conferindo dicas de quem já esteve no seu destino. Anote as dicas a seguir para organizar seu passeio pela Guarda do Embaú.

Guarda do Embaú: o que fazer, dicas e valores

De trilhas alternativas até dicas de pousadas e preços de camping, o vídeo de Dayana Langaro é bastante completo e informativo. Vale a pena dar o play, também, para conferir lindas imagens do litoral.

O que fazer em um dia na Guarda do Embaú

Não precisa ficar triste se o seu tempo na Guarda do Embaú for curto. Em um dia é possível aproveitar bastante, e as dicas do vídeo da Fer Rebello podem ajudar na montagem do seu roteiro por um dos lugares mais lindos de Santa Catarina!

Atravessando o rio na Guarda do Embaú sem barco

Para chegar até a praia é preciso fazer uma travessia do rio. Embora muita gente opte pelo conforto dos barquinhos que fazem o trajeto, é possível ir andando ou nadando, conforme a maré. No vídeo acima, veja como foi feita a travessia sem barco.

Está chegando a hora de fazer as malas, hein?

Mais fotos da Guarda do Embaú que darão vontade de viajar

Agora que você já conferiu as melhores atrações e hospedagens da Guarda do Embaú, chegou a hora de se apaixonar um pouquinho mais por esse destino. Encante-se com a seleção de fotos!

1. Não é por acaso que a Guarda do Embaú é um lugar tão queridinho

2. Lá é possível conhecer praias lindas

3. Praticar esportes

4. Ter contato direto com a natureza

5. E ver cenários lindos como esse

6. Dá pra acreditar nesse entardecer?

7. Sim, a água lá é geladinha

8. E há belezas por todos os lados

9. Dizem que a energia por lá é única

10. E que todo mundo que vai, deseja voltar

11. A Guarda do Embaú espera por você

12. Partiu?

A Guarda do Embaú é legal de se visitar o ano inteiro, mas é no verão que o movimento fica bem intenso, especialmente em dezembro e janeiro.

Quer conhecer um pouco mais do litoral catarinense? Não deixe de ir até a Ilha do Papagaio, um recanto de paz e tranquilidade em Santa Catarina.

PARA VOCÊ