Ilha Comprida: um guia completo do extremo Litoral Sul Paulista

Escrito por Sheila Almendros

Rica em biodiversidade, Ilha Comprida mantém o cenário perfeito para os amantes da natureza, que desejam se afastar das grandes movimentações turísticas para viver momentos relaxantes durante os merecidos dias de folga. E para comprovar isso, basta conferir este guia completo sobre o destino e descobrir como curti-lo ao máximo:

Continua após o anúncio

Onde fica a Ilha Comprida

Ilha Comprida fica no extremo Litoral Sul do estado de São Paulo, já na divisa com o Paraná. São 213 km de distância da capital até o destino, com rotas diferentes que podem variar de 3 até 5 horas de viagem.

Como chegar

Há 3 rotas diferentes para chegar até Ilha Comprida, partindo da capital paulista: pela BR 116, pela BR 101 e via BR 478. O acesso à ilha pode ser feito por Iguapé, atravessando a ponte, por balsa ou por Cananéia.

O que você precisa saber antes de ir

Tome nota das principais informações sobre Ilha Comprida, para que você aproveite o local ao máximo e sem restrições:

  • Autorização para veículos: excursões e fretados precisam de autorização para entrar no município. Para mais informações, acesse a página da prefeitura e garanta também o formulário de acesso.
  • Baixo custo: Ilha Comprida é conhecida por seu um destino simples e de baixo custo. Os preços são acessíveis até mesmo da alta temporada, tanto de hospedagens quanto em restaurantes e atrações.
  • Melhor época para ir: durante o verão, Ilha Comprida recebe eventos diversos, como shows, exposições artísticas e bloquinhos. Já no inverno, acontecem os festivais de gastronomia, festas juninas e a Festa do Bom Jesus de Iguape, ou seja, tem atrações para todos os gostos, o ano inteiro.
  • Alimentação: os restaurantes de Ilha Comprida são bem simples, e oferecem um cardápio regado de opções caseiras, peixes e frutos do mar. Aproveite o clima de vila do local para curtir uma experiência única.
  • Destino de muitas famílias: Ilha Comprida recebe muitas famílias observadores de aves durante todo o ano, por isso, é muito comum encontrar por lá muitas casas para aluguel de temporada e hospedagens com bastante espaço para acomodar todos.

Em Ilha Comprida, você encontrará uma atmosfera única de simplicidade, rusticidade e natureza intacta – um destino perfeito para recarregar as energias.

O que fazer na Ilha Comprida

Conheça as principais atrações de Ilha Comprida e como você poderá aproveitar ao máximo cada uma delas, sem moderação:

1. Boqueirão do Norte

A praia mais movimentada de Ilha Comprida é também a mais agitada pelos turistas. É a primeira visão de quem chega na ilha por Iguape. Conte com infraestrutura completa, grande e larga faixa de areia e um mar convidativo ao surf. Muitos jovens marcam presença no Boqueirão do Norte e participam efetivamente do movimento nos quiosques tocando música ao longo do dia.

2. Boqueirão do Sul

Já a Boqueirão do Sul é uma praia muito procurada por visitantes vindo de Cananéia. Possui infraestrutura boa para receber seu público, sendo mais frequentada por famílias e casais. O movimento costuma ser menor que de sua xará ao Norte, o que resulta em uma atração perfeita para curtir com as crianças.

Continua após o anúncio

3. Praia das Pedrinhas

A simplicidade da Praia das Pedrinhas é um convite para o descanso. O local conta com uma rusticidade ímpar, alguns poucos quiosques e restaurantes uma encantadora vila de pescadores e uma vegetação intacta de tirar o fôlego. Nas proximidades, há restaurantes, lojas e mercadinhos. E o acesso até o local é feito por uma estrada de terra.

4. Praia Do Viareggio

Não tão longe do Centro está a praia Do Viareggio, com sua tranquilidade e privacidade. O local é pouco frequentado por turistas, ideal para curtir a dois ou com a família, possui boa pavimentação, um vilarejo de pescadores e poucos quiosques que atendem necessidades básicas com prontidão. Aproveite para relaxar e curtir o momento com contemplação.

5. Ponta da Praia

Ao norte da ilha está a Ponta da Praia. Apesar de não ser própria para o banho, é ótima para a pesca e oferece uma experiência diferente das demais praias. O local possui diversos escombros de casas destruídas pela maré, um único quiosque, praticamente deserta, e é preciso ficar atento com o ritmo do mar para não ficar preso por lá. Aproveite a visita para conhecer a fauna e flora da região e também a geomorfologia da Ilha Comprida por meio das trilhas guiadas oferecidas pelos locais.

6. Iguape

A cidade vizinha Iguape é um destino bastante pitoresco que merece a sua visita durante a viagem. Trate-se de um destino com diversas construções históricas, cercada pela natureza intacta e que oferece muitas atrações culturais ao longo do ano. Não deixe de visitar a praia de Juréia, seu centro histórico com diversos museus, o Mirante do Cristo Redentor, entre outras atrações.

7. Cananéia

Reconhecida como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, Cananéia, a outra vizinha de Ilha Comprida, é também a primeira cidade fundada no Brasil, que merece um bate volta bem caprichado. Visite as praias, especialmente a Ilha do Cardoso e a Praia do Pereirinha, o vilarejo de Ararapira, mais conhecido como Vila Fantasmas, e o Roteiro das Cachoeiras.

8. Dunas do Araçá

A 7 km do centro está o Parque das Dunas do Araçá, que apesar de estar no meio de uma ilha tropical brasileira, te faz lembrar um verdadeiro deserto americano. Quem possui um carro off road 4×4 pode se aventurar melhor no passeio, mas é possível também curtir o local a pé. Não há infraestrutura nas redondezas, portanto leve um lanchinho e todo o aparato para a sua estadia ser confortável.

9. Juruvaúva

A praia de Juruvaúva garante inúmeras surpresas durante o seu passeio, pois trata-se de um espaço maravilhoso, que ainda conta com a presença de dunas com mais de 10 metros de altura. A vista do alto do monte é impressionante e rende diversas fotos inacreditáveis. Sua localização está logo depois da estrada das Pedrinhas, com acesso pela av. Beira Mar, sentido sul.

A Ilha Comprida oferece atrações ligadas ao ecoturismo que oferecerão a melhor experiência durante a sua viagem. Não deixe de perambular pelas vilas caiçaras, conhecer os restaurantes mais tradicionais da região, passear de Catamarã Maratayama para visualizar o entorno da ilha e, também, as trilhas por entre as praias.

Onde ficar na Ilha Comprida

Agora, confira esta lista de lugares para ficar em Ilha Comprida. Há hospedagens para todos os gostos e bolsos, com conforto garantido.

  • Associação Sabesp Ilha Comprida – $: o estabelecimento beira-mar possui duas piscinas, quartos individuais, wi-fi gratuito e café da manhã incluso na diária.
  • Pousada Canto da Ilha – $$: a pousada oferece banheiro privativo, quartos com TV, café continental e ótima localização. Perfeita para casais.
  • Adriana Beach Pousada – $$$: conte com acomodações com varanda, jacuzzi compartilhada, redes, café da manhã caprichado e praia a apenas 35 metros.

Na Ilha Comprida, não faltarão opções de hospedagem que atendem perfeitamente às suas expectativas. Aproveite cada segundo de seus passeios e relaxe em sua pousada preferida no fim do dia.

Vídeos sobre a Ilha Comprida que aumentarão sua vontade de viajar

Confira os melhores vídeos sobre Ilha Comprida, para conhecer mais a fundo o que te aguarda durante a sua viagem por este destino paradisíaco:

Imagens de Ilha Comprida

Neste vídeo, você conferirá registros incríveis de Ilha Comprida, até mesmo em aéreas terrestres, como em um passeio de 4×4 pelas praias e Dunas do destino. Os cenários são de arrancar suspiros, acredite!

O que fazer em Ilha Comprida

A vlogueira oferece dicas imperdíveis de passeios, restaurantes e hospedagens em Ilha Comprida, com registros de cada uma das opções apresentadas, como chegar e o que fazer em cada local.

Ilha Comprida e Iguape

Veja todo o percurso realizado partindo de Cananéia, passando por Ilha Comprida, com destino a Iguape. O passeio conta com um itinerário de ponta a ponta, com rota por todas as atrações indicadas aqui.

Com esses vídeos, certamente você se convenceu de que a Ilha Comprida oferece encantos inesquecíveis durante toda a sua estadia por lá. Que tal fazer deste destino uma realidade nas suas próximas férias?

13 fotos da Ilha Comprida para te arrancar suspiros

As imagens inspiradoras, a seguir, são a maior e melhor comprovação de que os encantos de Ilha Comprida vão fazer você se apaixonar. Confira:

1. Consegue imaginar se refrescando neste mar?

2. E curtindo esse nascer do sol?

3. Cada cenário renderá inúmeras fotos incríveis

4. Aproveite para fazer boas caminhadas pela orla

5. Atente-se a altura da maré

6. Aproveite cada cenário para muitos cliques

7. E aprecie a natureza sem moderação

8. O céu da Ilha Comprida mais parece uma pintura

9. Por lá até as casinhas destruídas pela natureza rendem cliques impressionantes

10. Na vizinha, Cananéia, você também encontrará preciosidades

11. Como construções preservadas desde seu surgimento

12. Como não se apaixonar por este pôr do sol?

13. Uma natureza intacta digna de contemplação!

Aproveite a sua viagem para conhecer também a vizinha Ilha do Cardoso, um local perfeito para apreciar a natureza.