Quixadá: conheça a “Terra dos Monólitos”, no sertão cearense

Escrito por Liz Santana
Em 04.12.20

Quixadá é uma cidade bastante conhecida pelas opções de atividades radicais. O local recebe muitos aventureiros que vão realizar trilhas, rapel e escaladas. Sem dúvidas, esse é o lugar perfeito para observar a natureza, aproveitar as cachoeiras e admirar as lindas paisagens. Confira mais informações sobre esse destino a seguir!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Quixadá

O destino fica a 170 km de Fortaleza, no semiárido do Nordeste. O lugar possui a caatinga como vegetação principal e sua população é de cerca de 70 mil habitantes. Aliás, a região é impulsionada pela atividade turística, pelo lazer e cultura, além de possuir formações rochosas que se moldaram ao longo do tempo.

História de Quixadá

A cidade foi fundada em 1870, e quem nasce lá recebe o gentílico de “quixadaense”. Seu nome é derivado do termo indígena “quixeurá”, que significa “Oh! Eu sou o Senhor”, e o local é marcado por mistérios e relatos de abduções de habitantes.

Segundo ufólogos e historiadores, uma luz estranha que saía das rochas era utilizada como fonte de energia para seres extraterrestres. Além disso, algumas pessoas afirmaram ter contato com ETs através dessas formações rochosas em Quixadá.

O que fazer em Quixadá

Quixadá é marcada por cenários de chão rachado e árvores com galhos secos, além de ser palco para muitas histórias. O local é perfeito para a prática de esportes radicais, principal atrativo da região. Por isso, listamos as principais atrações dessa cidade para te deixar com vontade de conhecê-la na sua próxima viagem ao Ceará. Acompanhe:

1. Pedra da Galinha Choca

A Pedra da Galinha Choca é um dos destinos mais buscados de Quixadá. Para chegar ao local, é necessário fazer uma trilha, que pode ser feita com a ajuda de um guia. Segundo algumas pessoas, já foram avistados OVNIs no local, o que aguça mais ainda a curiosidade dos turistas. Embora o caminho para chegar seja mal conservado, sem dúvidas, esse ponto turístico vai te impressionar.

2. Serra do Estevão

A Serra do Estevão fica entre os municípios de Choró e Quixadá. Ela é uma montanha de cerca de 24 km de altura, que funciona como uma divisora de águas das bacias dos rios Choró e Sitiá. O local ainda possui a caatinga como vegetação predominante e possui árvores de grande porte. Aliás, segundo a história, Estevão era o nome do primeiro ocupante dessas terras.

3. Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão

Certamente, o Santuário de Nossa Senhora Imaculada vai agradar aos mais católicos. Essa atração de Quixadá possui estátuas de arte sacra na parte interna e externamente tem uma rampa para voo livre, além da vista maravilhosa. Em outra parte, o turista ainda encontrará um restaurante que serve uma deliciosa comida caseira. Você vai amar a sensação de paz que o local transmite.

4. Fazenda Não Me Deixes

Se estiver em busca de um local tranquilo para ir com a família, conheça a Fazenda Não Me Deixes. A atração fica um pouco distante da área urbana, a cerca de 30 km do centro. O espaço é bem preservado e conta a história da escritora Rachel de Queiroz, antiga proprietária do local. No entanto, para visitar a fazenda é necessário agendar previamente e pagar o valor de R$ 30.

5. Pedra do Cruzeiro

A Pedra do Cruzeiro é um monólito de Quixadá, com 190 metros de altura. Essa atração é bastante imponente e pode ser vista de várias regiões da cidade. Aliás, ela é visitada sobretudo por estudantes de geografia das universidades federais próximas e por turistas curiosos. Vale salientar que essa é a pedra escolhida para ser enfeitada durante o Natal e é onde ocorre a queima de fogos de artifícios no Réveillon.

6. Museu Histórico Jacinto de Sousa

Já quem busca passeios culturais poderá visitar o Museu Histórico Jacinto de Sousa. O local possui fácil acesso e é ótimo para ir com a família e conhecer a história da cidade. Embora não seja tão conservado, o seu acervo possui objetos e peças antigas, além de construções da época dos escravos.

7. Pedra da Faladeira – Açude do Cedro

O Açude do Cedro é uma construção histórica centenária de onde é possível avistar muitos pontos turísticos de Quixadá. O local é considerado o símbolo da cidade e é perfeito para dar uma caminhada e admirar as paisagens. Aliás, bem perto existem alguns restaurantes, caso o turista decida fazer uma parada.

8. Memorial Rachel de Queiroz – Chalé da Pedra

Enfim, nossa última dica de atração turística é o Memorial Rachel de Queiroz. Esse é mais um local para conhecer a obra de Rachel de Queiroz – a primeira mulher que ingressou na Academia Brasileira de Letras. O espaço é lindo, bem preservado e ótimo para tirar fotos na área externa.

Primeiramente, antes de se jogar nas aventuras de Quixadá, é muito importante que você procure uma agência de turismo. Verifique se a empresa é reconhecida e se o guia utiliza os equipamentos de segurança para a realização das atividades. Cuide da sua segurança e busque sempre profissionais confiáveis.

15 fotos encantadoras para se apaixonar por Quixadá

Se apaixonar pelo Ceará é muito fácil. Basta ver as imagens de praias e lindos cenários naturais. Mas aqui você verá as paisagens de uma parte do estado que talvez você não conheça. Então confira os atrativos mais encantadores desse destino especial!

1. Quando você for ao Ceará

2. Conheça todos os encantos

3. E o charme da cidade de Quixadá

4. No sertão cearense

5. Um lugar cheio de belezas naturais

6. E atrações turísticas para visitar

7. Fazer um turismo de aventura

8. E contemplar as paisagens

9. Que são de tirar o fôlego

10. Sem dúvidas, você vai amar os passeios

11. Os museus incríveis

12. Os cenários encantadores

13. E as fazendas locais

14. A cidade está de portas…

15. … e janelas abertas para te receber!

Quixadá é repleta de encantos, não é mesmo? E, por falar em cidades interioranas, conheça também as belezas de Ubajara – localizada na Serra da Ibiapaba, no Ceará.