7 motivos para você curtir as belezas naturais da Serra da Ibiapaba

A Serra da Ibiapaba é o lugar perfeito para quem busca contato com a natureza. Localizada entre os estados do Piauí e Ceará, a atração é cercada de belezas naturais e conta com uma biodiversidade riquíssima. O destino também é ideal para praticar esportes de aventura e curtir em família. Ficou curioso em conhecer? Então, confira o roteiro:

Publicidade

Onde fica a Serra da Ibiapaba

A Serra da Ibiapaba, também chamada Serra Grande, é uma região de montanhas localizada entre os estados do Piauí e Ceará. O local possui mais de 5.000 km² e reúne paisagens preservadas da Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Floresta Amazônica.

Como chegar

Para visitar a região, a dica é se estabelecer em cidades localizadas dentro da Serra da Ibiapaba. A mais visitada é Ubajara, localizada a 320 km de Fortaleza. Você pode conhecê-la partindo da capital cearense através da BR-222 e CE-187. Se preferir, você também pode ir de ônibus, por meio do Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé. A viagem dura em média 7 horas.

Caso você resolva conhecer o destino partindo do estado do Piauí através de Teresina, o acesso à Ubajara se dá pela BR-343, BR-222 e CE-187. De carro, a viagem dura em média 4h em um percurso de 290 km.

Por fim, é importante lembrar que a Serra de Ibiapaba contém trechos sinuosos e muitas curvas, por isso é preciso tomar cuidado na hora de conhecê-la. Um trecho da BR-222 (do km 0 ao 10) que corta a região, é considerado o mais perigoso do país. Portanto, é preciso ter atenção ao trafegá-lo.

O que fazer na Serra da Ibiapaba

A Serra da Ibiapaba está localizada entre 9 municípios nordestinos, então já dá para imaginar que não vão faltar programas para você curtir por lá, não é? O destino conta com muitos atrativos naturais, culturais e históricos que atraem muitos viajantes. A seguir, confira 7 motivos para você conhecer a região:

1. Parque Nacional de Ubajara

Localizado na cidade de Ubajara, o Parque Nacional de Ubajara é o destino mais visitado da Serra da Ibiapaba. Com mais de 6 mil hectares, o parque possui muitas belezas naturais e passeios incríveis. No local, você pode fazer trilhas ecológicas com acesso a grutas, cachoeiras e mirantes. Além disso, o espaço valoriza os costumes locais com espaços culturais e históricos.

Publicidade

2. Gruta de Ubajara

A Gruta de Ubajara é a principal atração do Parque Nacional, por isso não pode ficar de fora do seu roteiro. O atrativo possui uma extensão de 1.200 metros, onde o visitante tem acesso a inúmeras galerias. No espaço, é possível apreciar rochas como estalactites e estalagmites, que possuem rara beleza. Vale lembrar que para conhecer o local é preciso fazer uma trilha de 7 km em meio à natureza.

3. Mirante Gameleira

O Mirante Gameleira também é um dos atrativos do Parque Nacional e representa um bom programa para curtir em família. O local garante uma vista linda da Serra da Ibiapaba e revela paisagens preservadas que compõem o parque. Lá, também é possível avistar a Cachoeira da Gameleira, com suas águas cristalinas que cortam as montanhas. Por fim, para visitar o mirante basta fazer uma trilha de nível leve.

4. Cachoeira do Cafundó

A Cachoeira do Cafundó faz parte do Circuito das Cachoeiras do parque e é um bom programa para curtir momentos de sossego. A queda d’água está situada entre um paredão de rochas e a mata nativa, por isso é perfeita para relaxar e se refrescar. Para conhecê-la, é preciso fazer uma trilha de 3 km, de nível médio.

5. Ipê Park

Localizado na cidade de São Benedito, que também pertence à Serra da Ibiapaba, o Ipê Park garante experiências para um dia inteirinho de passeios. O espaço possui uma boa infraestrutura, com restaurante, área de lazer e atividades esportivas. No local, você pode curtir tirolesa, arvorismo e passeios em meio à natureza.

6. Sítio do Bosco

O Sítio do Bosco também está situado entre as belezas da Serra da Ibiapaba e fica na cidade de Tianguá. O destino possui cerca de 200 mil m² e conta com atrações para quem ama aventura. Entre as principais estão as trilhas ecológicas, rapel, voo livre e mirantes que garantem uma vista linda da região. Por fim, o espaço também tem uma infraestrutura completa, com chalés e área para camping.

7. Igrejinha do Céu

A Igrejinha do Céu é o atrativo histórico mais visitado da Serra, portanto você também precisa conhecer. Localizada na cidade de Viçosa do Ceará, a 47 km de Ubajara, a igreja é o destino perfeito para meditar e conhecer a história local. A atração também está próxima de uma área de lazer que conta com restaurante e parquinho infantil, tornando o passeio ideal para a família.

Por fim, para tornar a sua viagem ainda melhor, escolha conhecer a Serra da Ibiapaba com um guia turístico, assim é possível visitar todas as atrações com mais segurança. Sem contar que dessa forma você vai conhecer melhor sobre as histórias que cercam a região.

Dicas e informações sobre a Serra da Ibiapaba

Tome nota de informações importantes para curtir um passeio incrível na Serra da Ibiapaba. As dicas vão enriquecer a sua viagem e garantir uma estadia perfeita.

  • Quando ir: o melhor momento para visitar o destino é entre os meses de fevereiro e junho. Deste modo, é possível encontrar um clima agradável na região e um número menor de visitantes.
  • Clima: diferente da maioria das regiões do nordeste, a Serra da Ibiapaba possui um clima ameno, devido à altitude. A cidade de Ubajara, por exemplo, costuma ter temperaturas que se assemelham às cidades do sul do Brasil.
  • Cidades que pertencem à Serra: com mais de 5.000 km², o destino está localizado entre as cidades de Carnaubal, Croatá, São Benedito, Tianguá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, Ubajara e Viçosa do Ceará.
  • Quanto tempo para conhecer: o tempo ideal de viagem é de 3 a 5 dias, assim é possível conhecer melhor as cidades que pertencem à região.
  • Área de Proteção Ambiental: por fim, é importante saber que a Serra da Ibiapaba está localizada em uma Área de Proteção Ambiental. Portanto, é preciso respeitar a natureza durante cada passeio.

Tomou nota de todas as dicas? Então, agora você está pronto para realizar uma viagem incrível. No tópico seguinte, saiba onde descansar após curtir tantas aventuras.

Publicidade

Onde se hospedar perto da Serra da Ibiapaba

Entre um programa e outro é sempre bom descansar, então confira a seguir, opções de hospedagem para você desfrutar na Serra da Ibiapaba. As melhores escolhas ficam nas cidades mais conhecidas pelos visitantes: Ubajara e Tianguá.

  • Pousada Sítio do Alemão – $: essa opção é ideal para quem busca uma viagem mais econômica, pois possui quartos bem equipados por um bom preço. Ela também oferece bom café da manhã, estacionamento de cortesia, assim como um ótimo atendimento. O seu ponto alto está na localização, pois o espaço está situado em meio à natureza.
  • Hotel Ibiapaba – $$: essa sugestão fica em Tianguá e é uma boa escolha para uma viagem com os amigos. Ela possui quartos completos, área de lazer cheia de atividades e uma boa localização. Seu destaque está no custo-benefício.
  • Muda Eco Parque Hotel – $$$: essa opção possui muitas atividades de lazer, por isso é perfeita para um passeio com a família. O espaço também conta com quartos de luxo, bom café da manhã, assim com uma ótima recepção. O seu destaque está nos serviços de bem-estar.
  • Neblina Park Hotel – $$$: essa escolha fica próxima ao Parque Nacional de Ubajara. O hotel oferece apartamentos confortáveis e de luxo, boa localização e atividades de lazer. Por fim, o seu diferencial está na infraestrutura.

Além de todas essas opções, você também pode se hospedar mais próximo da natureza, escolhendo opções de camping, que também são comuns na região.

10 fotos da Serra da Ibiapaba para inspirar ainda mais o seu passeio

Para inspirar ainda mais a sua viagem, confira cliques lindos da Serra da Ibiapaba. A seleção é caprichada e certamente vai te arrancar suspiros. Olha só:

1. A Serra da Ibiapaba é o destino perfeito para quem ama natureza

2. E também não dispensa uma boa aventura

3. Localizada entre os estados do Piauí e Ceará

4. Essa região é um paraíso do nordeste do país!

5. Lá, você poderá conhecer cachoeiras incríveis

6. Fazer trilhas ecológicas

7. E descobrir paisagens únicas

8. Além disso, o local tem muita história boa para contar…

9. Sem dúvida, vale muito a pena fazer uma viagem para este destino

10. Pois, a região é um verdadeiro paraíso do nordeste!

Não dá para não se apaixonar por esse destino, não é? As suas belezas naturais e históricas, realmente, são um convite irrecusável!

Publicidade

Um pouquinho mais sobre a Serra da Ibiapaba

Por fim, assista a uma série de vlogs que retratam mais belezas da Serra da Ibiapaba. A seleção foi pensada para que você não tenha dúvidas em conhecer este destino incrível. Acompanhe e já vá preparando as suas malas!

Imagens aéreas da Serra da Ibiapaba

Nesse vídeo, você vai conhecer a Serra da Ibiapaba por imagens lindas e com riqueza de detalhes. O vlog mostra a beleza da natureza local, as montanhas que cercam a região, assim como a vegetação intocável. Com certeza, após assistir às cenas, você vai se apaixonar ainda mais pelo destino.

Passeio até a Igrejinha do Céu

Localizada na cidade de Viçosa do Ceará, a Igrejinha do Céu é um programa que não pode faltar em seu roteiro. Neste vlog, você vai ficar por dentro de mais detalhes sobre a atração e a sua infraestrutura. Vale a pena assistir e, claro, conhecer!

Tour pelo Sítio do Bosco

Por fim, neste vlog, um visitante faz um tour completo pelo Sítio do Bosco e mostra todas as atrações do local. O passeio revela as belezas do sítio que conta com área de camping, mirantes e até uma área de parapente. Não deixe de assistir, pois, o destino garante boas aventuras.

Pronto para conhecer de pertinho as belezas da Serra da Ibiapaba? Com certeza um passeio único te espera no nordeste do país. Que tal visitar também a cidade de Juazeiro do Norte? Ela fica no Ceará e conta com atrativos incríveis também.