10 motivos para ir para Jericoacoara o mais rápido possível

Escrito por Dani Starck

Que o Brasil está recheado de destinos incríveis para se visitar, não há dúvidas. Mas alguns deles são verdadeiramente mágicos e nem sempre lembrados pelos viajantes nacionais. Nesta lista, colocamos os motivos pelos quais Jericoacoara, no Ceará, é um desses lugares que você precisa conhecer.

Continua após o anúncio

Com ótimo clima, praias incríveis, paisagens belíssimas e um pôr do sol inesquecível, esta vila fica na cidade de Jijoca de Jericoacoara, cidade que fica há cerca de 300 km de Fortaleza. O local tem tudo para proporcionar ótimas férias para você, seja uma viagem de casal, entre amigos ou em família.

1. Viagem nacional

Um dos primeiros motivos que listamos aqui é que uma viagem nacional é sempre mais prática. Muitas vezes, você pode ir até de carro, dispensando as mais caras viagens de avião. Além disso, a burocracia para reserva de hotéis e compra de passeios é menor e você paga tudo em real, sem se preocupar com as altas e baixas do dólar.

2. Clima bom o ano todo

A região da cidade de Jijoca, onde fica Jericoacoara, não tem tempo ruim. Em qualquer época do ano, você encontrará belos dias de sol para aproveitar sua viagem. Mesmo no verão, as chuvas não duram o dia todo e ainda formam belas lagoas que deixam a paisagem de Jeri ainda mais bonita.

3. Natureza preservada

Para os amantes da natureza, Jeri é um prato cheio. Além de ter praias e paisagens belíssimas, tudo é muito preservado, já que o vilarejo fica dentro do Parque Nacional de Jericoacoara, uma área protegida de quase 9 mil hectares. O local é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

4. Passeios de buggy

Uma das atividades que você pode fazer em Jericoacoara é passear de buggy. Percorrendo dunas e indo de praia em praia, você poderá ver belas lagoas de águas cristalinas. Os passeios têm diferentes roteiros e permitem que você conheça toda a região de uma forma muito mais divertida.

5. Região boa para esportes náuticos

Conhecida dos esportistas náuticos por conta de seus bons ventos, Jericoacoara é um ótimo lugar para se praticar windsurfing, kitesurfing e outras atividades similares no mar. A região conta com várias escolas e instrutores para quem adora se aventurar e é um destino muito atraente para quem gosta de esportes radicais.

6. Pôr do sol famoso

Uma das atrações mais famosas de Jericoacoara é a Duna do Pôr do Sol. No alto da montanha de areia, os turistas se sentam para contemplar o pôr do sol no final da tarde, em uma cena verdadeiramente espetacular. Uma atividade obrigatória!

7. Forró pé de serra

A vida noturna de Jeri tem muito a oferecer para seus visitantes, principalmente para aqueles que vão se deixar levar pelo ritmo do forró pé de serra. São vários restaurantes e bares que  colocam os turistas para dançar e, ao final da noite, você ainda pode passar na Padaria Santo Antônio, que abre na madrugada e oferece os melhores quitutes da região para os viajantes.

8. Bons restaurantes com comida típica da região

Ir ao Ceará e não provar um bom Baião de dois deve ser considerado pecado grave, e no vilarejo em Jericoacoara você vai encontrar ótimos restaurantes e pousadas que oferecem comidas típicas da região, mas também existem opções de qualidade de outros estilos de culinária. Por conta da grande procura dos turistas, a oferta gastronômica da região está sempre se desenvolvendo.

9. A Pedra Furada

Grande ponto turístico da praia de Jericoacoara, a Pedra Furada fica há cerca de 4 km da vila e pode render uma bela caminhada, tanto na maré cheia quanto na maré baixa. No mês de julho, a formação rochosa fica ainda mais interessante, pois é possível ver o sol se pôr exatamente no buraco da pedra.

10. Belas e diferentes praias

Além de oferecer paisagens lindíssimas em sua praia principal e várias lagoas entre as dunas, a região também tem outras praias bonitas para visitar, como a praia do Preá, onde turistas costumam praticar esportes náuticos, e a praia da Malhada, ideal para a prática de surf e que fica no meio do caminho para a Pedra Furada.

Depois de conferir esta lista e estas imagens, você deve ter compreendido porque Jericoacoara é considerada uma das praias mais bonitas do mundo e recebe cada vez mais turistas, nacionais e internacionais. Uma viagem ideal para quem adora estar em contato com a natureza.