Ubajara: um destino que une natureza e história no interior do Ceará

Escrito por Luiz Felipe Gomes

Localizado no interior do Ceará, Ubajara é um destino único no Nordeste. Seu nome de origem indígena, significa “Senhor da Canoa” e faz referência a uma gruta de mesmo nome cheia de encantos na cidade. Além de muitas histórias e cultura, o município também possui uma natureza rara que proporciona ótimos passeios. Ficou curioso(a) em conhecer? Então, confira abaixo o nosso roteiro:

Continua após o anúncio

Como chegar em Ubajara

Ubajara está localizada na Serra da Ibiapaba, no interior do Ceará, a cerca de 300 km de Fortaleza. A cidade, com 104 anos de emancipação, é referência em ecoturismo, e além disso, conta com um dos climas mais agradáveis de todo o Nordeste.

Para chegar até este destino, a melhor forma é iniciar a viagem de Fortaleza. De carro, basta seguir pela BR-222 que liga o litoral ao interior do estado. Para quem deseja viajar de transporte público, é possível encontrar boas opções de passagens no Terminal Rodoviário Engenheiro João Thomé, também na capital. A viagem de ônibus dura em média 7 horas.

10 atrações de Ubajara que tornarão a sua viagem inesquecível

O município cearense de Ubajara é conhecido por combinar de forma única as belezas da serra e do sertão. Enquanto parte da região é de paisagens da Caatinga, outros cantinhos são de uma floresta tropical única. Veja, a seguir, o que essa união de cenários pode proporcionar ao seu roteiro:

1. Parque Nacional de Ubajara

Com uma área de mais de 6 mil hectares de Mata Atlântica, o Parque Nacional de Ubajara é o principal atrativo turístico do nosso destino. O local é porta de entrada para passeios ecológicos que revelam cachoeiras, grutas e uma rica biodiversidade. Para conhecê-lo você precisa da companhia indispensável de um guia, que disponibilizará roteiros imperdíveis. O Parque funciona de terça a domingo das 8h às 17h.

2. Gruta de Ubajara

A Gruta de Ubajara é o destino mais comum de quem visita o Parque Nacional, portanto, conhecê-la é uma rota obrigatória. Para isso é preciso fazer uma trilha de intensidade média com pouco mais de 7 km. Embora o acesso não seja tão fácil, ao chegar no local todo esforço é recompensado com muitas belezas naturais. A atração possui diversas galerias onde você poderá contemplar formações rochosas únicas.

3. Cachoeira do Cafundó

A Cachoeira do Cafundó é mais um atrativo fascinante do Parque Nacional de Ubajara. A queda d’água, que tem acesso por uma trilha de nível médio, é uma boa pedida para relaxar, e além disso, representa uma ótima opção para tomar um banho bem refrescante. Em meio a natureza, o local também é uma boa pedida para visitar com alguém especial.

4. Mirante Gameleira

Se você gosta de fazer fotos incríveis em sua viagem, certamente vai adorar conhecer o Mirante Gameleira, também no Parque Nacional. O local possui uma vista integrada da natureza e belas paisagens da Mata Atlântica. Boa opção para levar toda a família, o atrativo tem acesso por uma trilha de nível leve.

5. Cachoeira do Frade

A Cachoeira do Frade é considerada uma das cachoeiras mais bonitas de Ubajara. Localizada a cerca de 27 km do centro, a queda d’água possui mais de 15 metros de altura, e além de proporcionar momentos refrescantes, é perfeita para a prática de rapel. Se você gosta de uma boa aventura combinada a um visual incrível, certamente vai adorar conhecê-la.

Continua após o anúncio

6. Cachoeira do Boi Morto

Localizada a 13 km do centro de Ubajara, a Cachoeira do Boi Morto, embora tenha um nome bem peculiar, é também um excelente destino para refrescar-se. O local possui pequenas quedas d’águas muito convidativas e um balneário muito aconchegante. Se você busca uma rota perfeita para levar os amigos, então este é o cantinho ideal.

7. Bica do Ipu

Localizada no município de Ipu, a menos de 1h de Ubajara, a Bica do Ipu é um dos atrativos naturais mais fascinantes da região do nosso destino, e por isso entra para o nosso roteiro. A queda d’água de 130 metros, quebra exatamente na Serra de Ibiapaba e proporciona uma vista única. De fácil acesso, o local ainda possui uma excelente infraestrutura, preparada para receber os visitantes.

8. Arrocha Park

Além de trilhas ecológicas e atrativos naturais, Ubajara também conta com bons destinos para quem gosta de diversão e adrenalina, e uma boa opção é o Arrocha Park. Esse recanto oferece uma série de atividades de aventura, que são ideais para curtir com a família e amigos. Entre as principais dinâmicas, estão passeios a cavalo e de mini buggy, assim como a prática de arvorismo, tirolesa e escalada.

9. Sítio do Bosco Park

Localizado no município de Tianguá, a cerca de 35 km de Ubajara, o Sítio do Bosco Park é mais um destino imperdível para quem curte aventura. O espaço une natureza e esportes radicais e proporciona uma série de atividades. Entre as opções mais praticadas estão o rapel e o voo de parapente, que mostra um visual espetacular das montanhas. Além desses programas, o sítio também conta com restaurante e hospedagem.

10. Igreja Matriz de São José

Para fechar o seu roteiro de uma forma marcante e levar consigo parte da história do nosso destino, não deixe de fazer uma visita à Igreja Matriz de Ubajara. O centro religioso, inaugurado oficialmente em 1950, possui uma bela arquitetura e preserva com primazia a cultura e tradição da cidade. É possível visitá-la de segunda a sexta das 8h às 12h e das 14h às 17h.

De fato, não faltam excelentes opções de destinos para você aproveitar o interior do Ceará. As belezas de Ubajara são mesmo fascinantes e proporcionam ótimos passeios. Seja através da cultura, natureza ou história, você certamente terá uma viagem inesquecível.

Hotéis e pousadas

Para conhecer Ubajara com total animação e disposição para curtir todos os passeios, é essencial descansar em opções de estadias bem confortáveis, não é mesmo? Por isso separamos a seguir ótimas opções de hospedagem para a sua viagem. Confira:

  • Pousada Sítio do Alemão – $: essa opção de estadia é uma boa escolha para quem curte tranquilidade, uma vez que ela está localizada em meio a natureza. Com quartos aconchegantes e um café da manhã elogiado, a pousada garante o descanso necessário para iniciar o dia de passeios. Um destaque do espaço é que os anfitriões também oferecem dicas preciosas para o visitante conhecer melhor a cidade.
  • Pousada Gruta – $$: a pousada Gruta é uma opção de estadia tradicional em Ubajara e representa uma boa escolha para casais, já que além de possuir ambientes confortáveis, conta com quartos bem decorados e completos. Localizada perto do Parque Nacional, a pousada é ideal também para quem gosta de se hospedar bem pertinho dos atrativos turísticos.
  • Pousada Preocupação Zero – $$: essa é a melhor escolha para quem deseja viajar em família e relaxar em Ubajara. Isso porque a pousada possui ambiente familiar e uma recepção bastante elogiada. Além disso, o espaço também dispõe de quartos completos e oferece estacionamento gratuito.
  • Neblina Park Hotel – $$$: localizado em Ibiapaba, este hotel fica a apenas 300 metros do Parque Nacional de Ubajara. Conta com ambientes confortáveis e quartos bem equipados, mas também se destaca ao oferecer excelentes opções de lazer. No local é possível aproveitar um bom restaurante, piscinas, sala de jogos e praticar atividades ao ar livre – ideais para toda a família.

A maioria das opções de estadia em Ubajara possuem um ótimo custo-benefício, já que combinam bom preço com espaços bem aconchegantes. Para a sua viagem, certamente será fácil escolher o cantinho que mais combina com você.

15 fotos encantadoras de Ubajara para você apreciar

É muito provável que você já esteja encantado por Ubajara, mas ainda é necessário conhecer o nosso destino por ângulos e detalhes únicos. A seguir, aprecie uma seleção das melhores fotos de quem já visitou este belo município cearense:

1. Com um horizonte de encher os olhos

2. E um visual marcante

3. Ubajara é mesmo um destino admirável

4. Com um mirante que apresenta belas paisagens

5. Destinos históricos

6. E cachoeiras bem refrescantes

7. Não faltam atrativos para quem ama estar em contato com a natureza

8. A cachoeira do Frade é uma pedida perfeita para os mais aventureiros

9. Já a Bica do Ipu combina calmaria e aconchego

10. Trilhas ecológicas também esperam por você

11. E revelam cenários cheios de cores

12. E cheios de vida

13. Já é possível sentir a tranquilidade que nosso destino transmite, não é?

14. Então aproveite para visitá-lo em sua próxima viagem!

15. Um recanto único e marcante te aguarda no interior do Ceará!

Ubajara é mesmo um destino imperdível. Com clima bem aconchegante, o município é um dos lugares mais bonitos que você irá conhecer no Nordeste. Caso você deseje estender os dias de passeios pelo Ceará, não deixe de conhecer também a charmosa cidade de Juazeiro do Norte, que além de linda, respira cultura e tradição popular.