12 dunas espetaculares no Brasil: programe suas férias para conhecê-las

Escrito por Bruno Mendes

Dunas são espetaculares em qualquer lugar do mundo, mas é um privilégio morar em um país com tantas dessas montanhas de areia formadas pela ação do vento. Outro ponto favorável no Brasil: praticamente todas as dunas aqui ficam em praias incríveis, o que permite ao visitante mergulhar, ou mesmo sentir a brisa do mar entre uma diversão e outra no monte de areia. E há opções de lazer das mais radicais.

Nas dunas é possível praticar o sandboard, um esporte  que consiste na descida de dunas por uma  espécie de prancha. É muito divertido, mas se você não tiver habilidade com a prancha em pé, pode optar pelo “esquibunda”, em que você desce sentado em uma prancha, bem mais fácil! Se a ideia for caminhar calmamente entre as dunas e sentir a calmaria e a energia revigorante do vento e do sol, a pedida também é ótima. Estas são algumas das dunas mais incríveis do Brasil, aproveite!

1. Dunas da praia de Genipabu – Rio Grande do Norte

Não podemos visitar Natal sem conhecer a região das Dunas de Genipabu, que fica a cerca 20 quilômetros do centro de Natal. Além de tirar lindas fotos e sentir a deliciosa brisa do litoral do Rio Grande Norte, você poderá optar por passeios que incluem: passeio de buggy, esquibunda, almoço, banho de mar, etc.

Não deixe de conhecer ao menos uma vez na vida o encantador cenário que já foi visto em novelas como O clone, Flor do Caribe e Tieta do Agreste

2. Dunas da praia de Joaquina – Santa Catarina

As dunas de Florianópolis estão entre as mais belas do Brasil e conquistam basicamente todos os turistas que visitam a capital de Santa Catarina. Na praia de Joaquina é possível alugar a prancha sandboard e curtir o dia inteiro em meio a esse visual de tirar o fôlego!

3. Dunas de Piaçabuçu – Alagoas

O litoral alagoano é nacionalmente conhecido pela beleza em razão, sobretudo, das águas verdinhas e mornas da praia do Francês, Gunga, Pajuçara, dentre outras. Mas no extremo sul de alagoas, no município de Piaçabuçu, há cerca de 20 quilômetros de dunas em  região perto da foz do rio São Francisco. Na localidade há guias turísticos que auxiliam o visitante nesse deslumbrante passeio.

4. Dunas de Jalapão – Tocantins

O parque Nacional de Jalapão é desses lugares escondidos, de acesso difícil e sem sinal de celular. Estabelecer contato com este ambiente, é poder observar a natureza em sua forma mais autêntica. Embora o calor e o balançar frenético das caminhonetes do translado tornem a experiência cansativa em alguns momentos, curtir as cachoeiras e contemplar as incríveis dunas de areia vermelhada com 30 metros de altura já tornam esse passeio inesquecível!

Local recomendadíssimo para você quer dar uma escapadinha do “mundo urbano” para respirar ar puro e sentir a natureza preservada em seus aspectos mais belos.

5. Dunas de Trairi – Ceará

A pequena cidade de Trairi no Ceará é mais um desses paraísos naturais do litoral brasileiro. Além das praias de águas quentinhas e das piscinas naturais, o visitante poderá observar e se divertir em dunas igualmente encantadoras cercadas por vasta vegetação.

6. Dunas da Praia do Siriú – Santa Catarina

Integrante do Parque Nacional da Serra do Tabuleiro, a Praia do Siriú é um destacado atrativo turístico de Garopaba, Santa Catarina. As dunas de areias branquinhas são o ponto alto do local e super indicadas para a prática do sandboard. Não deixei de tomar um banho na Lagoa do Siriú após o proveito na areia.

7. Dunas de Mangue Seco – Bahia

Mangue Seco é a mais famosa locação da novela Tieta do Agreste e uma joia do litoral norte baiano, que fica quase na divisa com Sergipe. Lá, banhos de mar em praias semi desertas e os passeios de buggy pelas dunas serão uma feliz lembrança para toda a vida. Entre as diversas opções turísticas do litoral da Bahia, não deixe de visitar este minúsculo povoado que tem em torno de 300 habitantes.

8. Dunas da Ponta do Mel – Rio Grande do Norte

Ponta do Mel é um povoado situado no município de Areia Branca (RN).  A região conserva a indescritível atmosfera bucólica típica de cidadezinhas que estão distantes de grandes centros e é claro, formidáveis dunas. Todo mundo deve “fugir da civilização” ao menos uma vez na vida e esquecer todos os problemas em lugar como esse, concorda?

9. Dunas de Jericoacoara – Ceará

Jericoacoara é um dos mais importantes pontos turísticos do Nordeste e as redes no meio do mar são os símbolos mais identificados nas praias, mas entre os outros atrativos do local, a Duna Pôr do Sol é considerada, com seus 30 metros de altura, a maior do Ceará: olha só essa foto. Já imaginou que legal seria escorregar no esquibunda por esse monte de areia?

10. Dunas dos Lençóis Maranhenses – Maranhão

As dunas separadas por lagoas de água doce qualificam os Lençóis Maranhenses como uma das áreas naturais mais bonitas do Brasil. O paraíso é um Parque Nacional preservado e está localizado no município de Barreirinha (MA). As montanhas de areia chegam a 40 metros de altura em área com mais de 155 mil hectares.

11. Dunas de Cabo Frio – Rio de Janeiro

A cidade de Cabo Frio, localizada na região dos lagos do Rio de Janeiro, também é contemplada com dunas. Perto da Praia do Forte e no caminho para o município de Arraial do Cabo, há uma área de preservação ambiental denominada Parque das Dunas de Cabo Frio, que anualmente atrai visitantes e adeptos de campeonatos de sandboard.

12. Duna na praia de Ponta Negra em Natal – Rio Grande do Norte

A praia de Ponta Negra é a mais famosa da capital potiguar e sem dúvidas a vista mais identificada no local é a do Morro do Careca, uma duna com nada mais nada menos do que 100 metros de altura. Para manter a preservação do suntuoso bem natural, o sobe e desce é proibido desde 2004, mas só em apreciar já vale a pena. Prepare a máquina fotográfica!

PARA VOCÊ