11 destinos para você conhecer no Chile

Escrito por Dani Starck

O Chile é um país muito peculiar. Apesar de não ter um território tão grande, ele fica ao longo da costa do oceano Pacífico, na América do Sul, e sua extensão vai desde o frio da Patagônia até as paisagens desérticas do Atacama.

Isso faz com que uma visita a terras chilenas seja uma viagem cheia de contrastes, com paisagens distintas e muito para se conhecer. Além disso, você pode explorar o país de avião ou mesmo fazer uma viagem de carro, passando pela Argentina. O Chile é um país rico em cultura, ótimo para ecoturismo e amantes de vinho e que trata muito bem seus visitantes.

Confira abaixo 11 opções de destino no país, com dicas que certamente deixarão você com vontade de logo fazer as malas!

1. Santiago

O primeiro destino indicado não poderia ser outro: Santiago. A capital do país concentra um terço de toda a população chilena e traz muitos atrativos. Você poderá almoçar no belo Mercado Central, conhecer os museus dos Direitos Humanos e o Pré-Colombiano e desfrutar de uma bela paisagem no alto do Cerro San Cristóbal, com a cordilheira dos Andes servindo de moldura para a cidade.

2. Viña del Mar e Valparaíso

A poucos quilômetros da capital, você poderá visitar as cidades litorâneas de Viña del Mar e Valparaíso. A primeira é um dos balneários mais populares do país, com belas praias e paisagens. A segunda cidade é mais antiga, declarada patrimônio mundial pela UNESCO, com vários prédios históricos, construções coloridas, feirinhas de artesanato e uma das casas do poeta Pablo Neruda.

3. Rota do Vinho

Os vinhos chilenos estão entre os melhores rótulos do mundo e são muito apreciados aqui no Brasil. Por isso, uma viagem a este país pede um passeio por suas principais vinícolas – e não é preciso ir muito longe, já que a conhecida Rota do Vinho fica perto de Santiago. Seja de carro ou com excursões particulares, você pode pegar a estrada e degustar diferentes tipos de vinhos, conhecer as plantações e até mesmo as ricas histórias dos lugares, como na visita à famosa vinícola Concha y Toro e seu popular Casillero del Diablo.

4. Deserto do Atacama

Enquanto as três primeiras dicas enfatizavam o lado mais urbano do Chile, agora vamos falar de destinos voltados para os amantes da natureza e de boas aventuras. O Deserto do Atacama, no norte do país, reserva paisagens inesquecíveis para seus visitantes. Você vai ver lagos de águas cristalinas, flamingos coloridos, vulcões nevados e ainda conhecer o belo Vale da Lua, um local incrível de formações rochosas, com sal e areia, que um dia já esteve no fundo do mar.

5. Valle Nevado

A estação de esqui Valle Nevado também fica pertinho de Santiago e é um passeio belíssimo no inverno, mas também muito atraente no verão, por conta de sua paisagem incrível. No percurso para chegar aos mais de 2.800 metros acima do mar, você vai passar por famosas – e perigosas – 60 curvas, curtindo a paisagem da cordilheira. É possível aproveitar o dia por lá ou se hospedar no hotel, desfrutando de tudo que o local tem a oferecer, com 39 pistas de esqui e diferentes teleféricos.

6. Lagos Andinos

Os Lagos Andinos ficam no norte da Patagônia, ou seja, no sul do Chile. Com base na cidade de Puerto Varas, de colonização alemã, você poderá conhecer outras cidades por perto e fazer os passeios pelas cascatas do Rio Petrohué, e pegar um catamarã nas águas do Lago Todos Los Santos. Os mais aventureiros ainda podem chegar perto do vulcão Osorno, onde há uma estação de esqui e opções de trekking – ou seja, belas paisagens não vão faltar.

7. Capelas de Mármore

Outro destino imperdível na Patagônia são as Capelas de Mármore (também conhecidas como Cavernas de Mármore), que ficam no lado General Carrera. Localizado na divisa com a Argentina, este é o lado mais profundo do continente e é lá que você poderá encontrar estas belas cavernas, com mármore colorido e esculpido naturalmente, ao longo de 12 mil anos. Você poderá fazer passeios que o levarão para conferir toda esta beleza bem de pertinho.

8. Ilha de Páscoa

Apesar de estar a mais de 3 mil km do território continental chileno, a esta ilha pertence ao país. A Ilha de Páscoa é um dos destinos mais místicos e isolados do mundo. Ela foi descoberta em um domingo de Páscoa, no ano de 1722, e por isso recebe este nome. Lá, você irá encontrar os famosos moai, estátuas gigantes e misteriosas que estão por todo o território. Além disso, o visual conta com vulcões em contraste com belas praias, e também ótimos restaurantes e muita cultura polinésia.

9. Torres del Paine

Outra atração imperdível na Patagônia é o Parque Nacional Torres del Paine. O local foi declarado Reserva da Biosfera pela UNESCO, e recebe esse nome por causa das famosas torres naturais em sua paisagem. O destino de natureza selvagem é ótimo para acampar, mas, para quem não deseja uma aventura tão grande, pode ficar na cidade de Puerto Natales, a mais próxima do parque. Por lá, você vai ver não só a bela cordilheira, mas também glaciares, lagos e muitos animais selvagens da região.

10. San Alfonso del Mar e a maior piscina do mundo

É no resort San Alfonso del Mar, na cidade de Algarrobo, que você vai encontrar um destino que não foi criado pela natureza, mas que é de uma grandiosidade impressionante. Com quase 1 km de comprimento, temos a maior piscina do mundo, conhecida como Lagoa de Cristal. Uma visita a este lugar garante férias de verão em alto estilo.

11. Cajón del Maipo

Nossa última dica para quem vai visitar o Chile é o Cajón del Maipo, que fica a cerca de 100 km da capital do país, no vale do Rio Maipo. Lá, os viajantes vão encontrar paisagens belíssimas, além de águas termais e muitas opções de esporte ao ar livre – para fazer caminhadas, escalar, pescar, fazer rafiting e outros.

E aí, gostou das dicas? Tem algum outro destino no país que você gostaria de sugerir? Certamente, um país tão cheio de cultura e contrastes é um prato cheio para todos os viajantes!

PARA VOCÊ