Antofagasta: um guia completo da cidade portuária chilena

Escrito por Sheila Almendros

A cidade portuária de Antofagasta tornou-se uma das portas de entrada para o Atacama e possui praias iluminadas por influência do céu limpo do deserto vizinho. Seu nome foi dado por Manuel Mariano Melgarejo, que decidiu batizar a cidade com o nome da estância homônima que lhe pertencia em meados do ano 1870. Que tal conhecer um pouco mais desse destino litorâneo?

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Antofagasta

Situada ao norte do Chile, Antofagasta é também a capital regional de uma zona mineira no Atacama. O deserto fica a 3h30 de viagem de Antofagasta, a exatos 312 km de distância.

O que fazer em Antofagasta

A seguir, conheça as principais atrações de Antofagasta, o que você precisa saber sobre cada uma delas e como curtir ao máximo a cidade:

1. Monumento Natural La Portada

O monumento está localizado em uma das áreas selvagens protegidas no país, a 18 km de Antofagasta. Trata-se de um penhasco com formato de arco criado pela natureza, que pode ser avistado através de uma trilha bem sinalizada, de aproximadamente 10 minutos de percurso. O local ainda conta com um restaurante e um museu com entrada gratuita.

2. Ruínas de Huanchaca

A antiga fundição de prata da Companía Minera de Huanchaca da Bolívia, que já foi o refinador mais moderno da América do Sul, tornou-se Patrimônio Histórico Nacional e está aberta para visitação. O local funciona de terça a domingo, das 10h às 19h. Além da impressionante arquitetura, você poderá conhecer o museu, o anfiteatro, a esplanada e o Monumento Nacional das Ruínas de Huanchaca, uma das construções mais antigas da região.

3. Mão do Deserto

Uma das esculturas mais famosas do Deserto do Atacama está a 75 km ao sul de Antofagasta, ao lado da Rodovia Pan-Americana. Inaugurado em 1992, o monumento assinado pelo artista Mario Irarrázabal é feito de concreto armado, possui 11 metros de altura e resiste a altas e baixas temperaturas. Representa a força primitiva e traz uma reflexão sobre a vida e a morte. Aproveite para tirar muitas fotos lá!

4. Plaza Colón

Aproveite o passeio para ver todos os monumentos e construções históricas na Plaza Colón e em seu entorno, situada na região central da cidade. Além do comércio que funciona por ali, há a Torre do Relógio da colônia britânica, a catedral da cidade, o quiosque Retreta e a Estátua para a Espanha e a América, representadas por duas figuras femininas.

5. Cerro Paranal

É um observatório e centro de pesquisa astrofísica de suma importância, pertencente ao European Southern Observatory. A visitação pode ser feita somente mediante autorização dos escritórios ESO em Antofagasta, e as datas abertas são os últimos dois finais de semana de cada mês. Lá, você poderá conhecer de pertinho as instalações, os quatro telescópios, os equipamentos de última geração e ainda terá acesso a palestras com profissionais da área.

Continua após o anúncio

6. Bairro Histórico

Passear pelo Bairro Histórico de Antofagasta é conhecer também a história da cidade, através de todos os monumentos nacionais. Reconhecida como uma das sete zonas típicas do Norte do Chile, o bairro conta com a antiga alfândega – que hoje sedia o Museu Regional -, a antiga estação ferroviária para a Bolívia, os antigos escritórios de Salitre, entre outras construções. Não deixe de reparar em cada cantinho da região!

7. Museu Histórico de Antofagasta

O acervo desse museu narra toda a trajetória da cidade, desde sua criação e colonização até os dias atuais, passando por momentos importantes para o crescimento da região, como a exploração dos minerais. A entrada é gratuita e há tours guiados ou com audioguia – ideais para quem deseja uma experiência mais imersiva. O horário de funcionamento é de terça a sexta das 9h às 17h30 e nos finais de semana das 11h às 14h30.

8. La Chimba National Reserve

A 15 km ao norte de Antofagasta está a Reserva Nacional La Chimba, criada para conservar e controlar a vegetação nativa da região e sua biodiversidade. É possível encontrar diversas agências de turismo em Antofagasta que oferecem expedições para a exploração do local, e os visitantes poderão contemplar e fotografar um cenário de grande beleza cênica. Prepare seu calçado mais confortável, roupas leves e aventure-se por essas encostas ocidentais.

9. Praia Paraíso

Essa orla de Antofagasta realmente é um paraíso e vale a visita, mesmo que você não tenha muito tempo para estender uma canga e curtir o entorno. O local possui boa infraestrutura, ideal para passar o dia inteiro. O mar é de encher os olhos e ainda há, bem pertinho, o Terminal Pesqueiro – uma espécie de mercadão muito bem recomendado para experimentar o ceviche chileno e as famosas empanadas.

10. Paseo Prat

Não deixe de visitar a Paseo Prat, no centro da cidade. É um ótimo destino de compras e também um ponto especial com muitos restaurantes. O local é bastante agitado por turistas e moradores e é aberto somente para a circulação de pedestres. Pode apostar que o passeio renderá muitas fotos!

Em Antofagasta, você terá experiências incríveis e muitas histórias para contar ao voltar de viagem. Aproveite cada atração de maneira única e sem moderação!

O clima em Antofagasta

As temperaturas em Antofagasta costumam variar entre 13°C e 25°C; no verão, o tempo é morno e árido, enquanto o inverno é longo, seco e de temperaturas amenas. A época de maior movimento turístico na cidade é entre o fim de setembro e o começo de maio, quando o clima quente colabora para as atividades costumeiras.

Onde se hospedar

Encontre a opção perfeita de hospedagem em Antofagasta, que promete se encaixar perfeitamente no seu perfil de viajante. Acompanhe nossas sugestões:

  • Ibis Antofagasta – $$: a apenas 5 minutos de carro do centro da cidade, esse hotel possui saguão moderno, decoração minimalista e custo-benefício excelente.
  • RQ Antofagasta – $$$: pertinho da praia Paraíso, o hotel conta com piscina ao ar livre, café da manhã e wi-fi cortesia, dormitórios equipados e oferece cancelamento gratuito.
  • Hampton By Hilton Antofagasta – $$$$: com decoração moderna e quartos com vista para o mar, esse hotel ainda disponibiliza loja de aperitivos 24 horas, bar e um excelente café da manhã por conta da casa.

Já sabe qual dessas hospedagens mais tem a ver com você? Aproveite para pesquisar sobre cada região, a proximidade das atividades que mais te interessam e escolha a dedo a melhor opção!

10 fotos encantadoras de Antofagasta para inspirar a sua viagem

Abaixo, confira os melhores registros do Instagram, que destacam toda a beleza e encanto de Antofagasta e de suas atrações:

1. Impossível não se apaixonar pelo balneário de Antofagasta

2. E, em Huanchaca, você tirará as melhores fotos

3. Cada monumento te inspirará sem limites

4. E até a praça na região central mostrará sua fotogenia

5. Que tal se aproximar das estrelas em um importante observatório

6. E conferir a história da cidade se perdendo no Bairro Histórico?

7. Espia só como Antofagasta de cima é ainda mais linda

8. E te garantirá as melhores companhias

9. Aproveite os melhores momentos… Desde os jardins

10. Até a lindíssima praia de Antofagasta!

Gostou de Antofagasta? Apesar de não ser um destino tão comentado entre os brasileiros, vale a pena mudar esse cenário e incluir a cidade em sua wishlist. Aproveite para conferir também o que fazer no Chile e as principais atrações de nosso vizinho latino!