17 museus brasileiros que você precisa visitar uma vez em sua vida

Em um país de tamanho continental, cultura rica e diversificada e história cheia de reviravoltas, bons museus nos ajudam a contar nossa narrativa e formar essa colcha de retalhos que é o Brasil.

Publicidade

Na lista abaixo, você vai encontrar 17 lugares que são imperdíveis, em diferentes estados brasileiros. São museus de arte, de história, de cultura e de ciência e tecnologia, capazes de oferecer diversão e conhecimento em belos passeios. Além disso, alguns locais são imperdíveis por conta de sua arquitetura, como os museus desenhados por Oscar Niemeyer.

Confira estas ótimas opções de passeio Brasil afora!

1. Museu Histórico Nacional – Rio de Janeiro, RJ

Certamente, o Museu Histórico Nacional, localizado na zona portuária do Rio de Janeiro, é uma visita indispensável para quem gostaria de aprender mais sobre a história do Brasil. Fundado em 1922, ele é curado de uma forma muito didática, narrando de maneira linear a trajetória do país, com centenas de quadros, documentos e objetos icônicos dos mais de 500 anos de nossa história. Um passeio imperdível!

2. Museu Oscar Niemeyer – Curitiba, PR

O Museu Oscar Niemeyer, na capital paranaense, é um dos exemplos dessa lista que vale não só pelo seu acervo, mas também por sua arquitetura única – sua primeira parte foi inaugurada em 1967, com o maior vão livre do Brasil, e a segunda (o “olho”) é de 2002, e toda a obra é do renomado arquiteto que dá nome ao local. O museu conta com um importante acervo de obras de artistas paranaenses e recebe as principais mostras de arte que passam pelo país.

3. MASP – São Paulo, SP

O Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – ou apenas MASP, como é mais conhecido – é um dos pontos mais icônicos da Avenida Paulista. Além de ter um projeto arquitetônico muito interessante, ele recebe exposições de todo o mundo e tem em seu acervo permanente obras importantissimas de artistas como Renoir, Botticceli, Monet, Van Gogh, Degas, Vélazquez, Goya, Bosch e muitos outros. Um verdadeiro passeio pela História da Arte.

4. Museu Imperial – Petrópolis, RJ

Localizado em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, o Museu Imperial fica onde era a casa de verão do imperador D. Pedro II e sua família. Ao visitá-lo, você vai poder conferir de perto objetos importantes de nossa história, como as coroas de Pedro II e de seu pai, D. Pedro I, o trono usado pelo imperador, muitas jóias e objetos pessoais. No passeio, você também pode curtir o belo jardim do palácio.

5. Museu do Futebol – São Paulo, SP

O esporte mais importante para a maioria dos brasileiros merecia um templo para chamar de seu. Localizando dentro do Estádio Pacaembu, em São Paulo, o Museu do Futebol conta a história do esporte bretão, narra os principais feitos da seleção canarinho e ainda presta uma bela homenagem a torcedores de diversos times brasileiros. Muito interativa e rica em informação, a coleção é puro divertimento para quem ama futebol.

6. Instituto Inhotim – Brumadinho, MG

Localizado a 60 km da capital Belo Horizonte, o Instituto Inhotim é o maior museu de arte ao ar livre da Amética Latina, unindo natureza e criação humana de uma forma incrível. Mesmo que você não seja um amante das artes, um passeio pelos mais de 96 hectares de área com exposições (sendo mais de 700 hectares ao todo de preservação ecológica) vai colocar você para interagir com o meio ambiente e as obras, de forma harmoniosa e interessante. Um prato cheio, especialmente para quem gosta de fotografar.

Publicidade

7. Pinacoteca – São Paulo, SP

Se o MASP é o local para se ver obras de todo o mundo, a Pinacoteca, também em São Paulo, é especialmente interessante para quem gosta de arte brasileira. O museu mais antigo da cidade, fundado em 1905, exibe muitas pinturas dos séculos XIX e XX, com destaque para os modernistas Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e muito mais. Além disso, você poderá ver a Coleção Brasiliana, que traz estudos e obras feitos por artistas estrangeiros sobre o nosso país.

8. Instituto Ricardo Brennand – Recife, PE

O Instituto Ricardo Brennand reune arte, história e curiosidades em um complexo arquitetônico com peculiar estilo medieval, dentro da cidade de Recife. Idealizado pelo arquiteto e colecionador que dá nome ao instituto, o museu abria a maior coleçao de armas brancas do mundo. Basicamente, Brennand construiu o local para mostrar suas coleções, que também incluem obras do artista Frans Post e inúmeros objetos que remetem ao período de ocupação holandesa em Pernambuco.

9. Museu da Inconfidência – Ouro Preto, MG

A cidade de Ouro Preto é praticamente um grande museu histórico a céu aberto, mas, ainda assim, o Museu da Inconfidência é passagem obrigatória para entender mais sobre a história da região e do nosso país, pois traz a memória da Inconfidência Mineira e mostra aspectos importantes do Ciclo do Ouro, do século XVIII. Lá estão os restos mortais dos 16 inconfidentes e a declaraçao original da condenação de Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes.

10. Museu da República – Rio de Janeiro, RJ

Se no Museu Histórico Nacional você tem um panorama geral da nossa história, no Museu da República temos um recorte mais direcionado, que começa a partir de 1889 e vai até os dias atuais, com ênfase no episódio do suicídio de Getúlio Vargas, que ocorreu ali mesmo na sede do museu, o Palácio do Catete, na capital fluminense. Você poderá visitar o quarto de Vargas, ver a arma utilizada na tragédia e até mesmo o pijama que ele estava usando quando “saiu da vida para entrar para a história”.

11. Museu da Língua Portuguesa – São Paulo, SP

Localizado na bela Estação da Luz, logo ao lado da Pinacoteca de São Paulo, está o Museu da Língua Portuguesa. Ele conta com uma exposição permanente muito interessante, mostrando a construção de nosso idioma, mas se destaca mesmo pelas exposições temporárias, que já homenagearam Cazuza, Clarice Lispector, Machado de Assis e outros importantes artistas e escritores brasileiros e de língua portuguesa. Atualmente, ele passa por uma reforma, após um incêndio no final de 2015. A previsão do governo do estado é que ele seja reaberto em 2018. Vale a notar na agenda!

12. Catavento Cultural e Educacional – São Paulo, SP

Nem só de arte e história vivem os museus brasileiros. O Catavento Cultural e Educacional é um dos mais visitados da capital paulista e exibe mais de 200 instalações sobre ciência e tecnologia, atraindo um público interessado em informação e diversão. Os conhecimentos são transmitidos de forma lúdica, em diversos espaços interativos que vão agradar pessoas de todas as idades.

13. Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS – Porto Alegre, RS

Para os visitantes e habitantes do sul, a dica de museu de ciência fica por conta do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, localizado em Porto Alegre. São centenas de instalações interativas e informativas dentro de um dos maiores museus de ciências naturais da América Latina. Você poderá participar de brincadeiras e experiências que ensinam ciência e tecnologia de uma forma muito mais divertida.

14. Museu da Gente Sergipana – Aracaju, SE

O Museu da Gente Sergipana, em Aracaju, é um projeto de Marcello Dantas, o mesmo responsável pelo Museu da Língua Portuguesa. Sua coleção é uma verdadeira ode à identidade do povo sergipano, e o local se destaca por trazer uma exposição interativa, cheia de tecnologia e criatividade. Você poderá se ver com roupas típicas, fazer compras em feiras abertas e até mesmo virar um repentista, tudo de forma muito atraente para turistas de todo o mundo, ensinando a cultura local para seus visitantes.

15. Museu Nacional de Belas Artes – Rio de Janeiro, RJ

Em qualquer país você vai encontrar um Museu de Belas Artes, e o nosso exemplar não fica devendo em nada a outros museus mundo afora. O Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, fica entre a Biblioteca Nacional e o Teatro Municipal da cidade. Além do endereço e da arquitetura imponente, o local abriga um acervo de pinturas, esculturas e arte decorativa incrível, que começou com a coleção trazida por Dom João IV, quando em sua fuga para o Brasil em 1808.

Publicidade

16. Museu de Arte do Rio Grande do Sul – Porto Alegre,RS

Localizado no coração do Centro Histórico de Porto Alegre, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul fica dentro de um prédio imponente, construído em 1913. Além da arquitetura, os visitantes podem apreciar obras de arte nacionais e estrangeiras, além de desfrutar da intensa e variada agenda cultural do museu. O MARGS também recebe importantes exposições de nível internacional.

17. MAC – Niterói, RJ

O último museu desta seleção é uma obra de arte por si só. Principal cartão cartão-postal da cidade, o Museu de Arte Contenporânea de Niterói foi desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurado em 1996. O local abriga a coleção de João Sattamini, com mais de mil obras brasileiras dos anos de 1950 a 1990, com nomes como Mira Schendel e Tomie Ohtake.

Em nossa lista, não inserimos o importante Museu do Ipiranga, em São Paulo. No momento, ele passa por reformas estruturais e tem previsão de reabertura somente em 2022. No entanto, quem quiser pode passear por seu belo jardim e admirar a beleza de sua arquitetura. Mas, se você acha que faltou algum outro museu brasileiro imperdível nessa lista, deixe sua dica nos comentários.