Reabertura do Museu do Ipiranga traz novidades e modernização

Por
Atualizado em 16.03.23

Após 9 anos fechado, o Museu do Ipiranga reabre em São Paulo e celebra o bicentenário da Independência do Brasil. O edifício histórico é um monumento à Proclamação da República, o berço da nação e um espaço de memória brasileira. Além do riquíssimo acervo, está aberto para visitação o Parque da Independência, o Jardim Francês e um mirante com uma vista incrível. Quer dicas sobre o que fazer em SP? Então confira informações sobre as visitas, exposições, atrações e muito mais!

Publicidade

Onde fica o Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga está localizado a 10 km da Avenida Paulista, na Zona Sul, na Vila Monumento. O edifício fica perto do Parque da Independência, que está na região do Ipiranga. O endereço é Rua dos Patriotas, nº 20, Vila Monumento, São Paulo – SP, CEP 04261-050. Como o prédio ocupa um espaço considerável, é comum seu número sofrer uma pequena alteração no GPS.

Como chegar

Para quem utiliza metrô, basta embarcar na linha 2 verde e desembarcar na estação Alto do Ipiranga. Se for de ônibus, qualquer uma das seguintes linhas param perto do Museu: 218, 314J-10, 4113-10, 4706-10, 476G-10, 478P-10, 5705-10. De trem, é só usar a Linha 710. De carro próprio, táxi ou motorista por aplicativo também é possível chegar, porém a viagem fica um pouco mais cara.

Você precisará atravessar uma parte do Parque da Independência para chegar ao Museu. Então, aproveite para visitar outras atrações famosas, como a Casa do Grito, o Monumento da Independência, a Cripta Imperial e o Museu de Zoologia.

História do Museu do Ipiranga

Em 7 de setembro de 1822, na deserta região do Ipiranga, Dom Pedro proclamou a Independência do Brasil – a famosa cena idealizada e retrada no quadro ‘Independência ou Morte’, de Pedro Américo. Desde o princípio, havia um projeto para transformar o local em uma espécie de Altar da Pátria. Assim, entre 1885 e 1890, foi construído um edifício-monumento. Em 1894, o Museu Paulista foi transferido para o prédio.

Ao longo das décadas, a construção passou por diversas melhorias: criação de jardins, integração à Universidade de São Paulo, entre outras. Em 2013, o Museu foi fechado para obras por causa da estrutura, e permaneceu assim durante 9 anos.

Reabertura do Museu do Ipiranga

No bicentenário da Independência do Brasil, em 07 de setembro de 2022, o Museu do Ipiranga finalmente reabriu suas portas. Com nova aparência, restaurado, modernizado e acessível para todos os públicos. A área interna dobrou de tamanho, são: 49 salas, 450 mil itens, incluindo obras audiovisuais e recursos multissensoriais, como as salas com cheiros.

Publicidade

Com a promessa de celebrar a diversidade do povo e a identidade do país, o novo museu é um pedacinho da memória do Brasil. No próximo tópico, confira dicas e informações essenciais para agendar a sua visita!

Como visitar o Museu do Ipiranga

Um boato muito comum é que o Museu Ipiranga já foi residência do imperador e da família real portuguesa. Entretanto, o imponente edifício nunca teve um morador. Desde a sua concepção, ele foi criado para ser um marco da Independência. Se quer conhecer a história do Brasil, esse passeio cultural precisa entrar para a sua agenda! Confira algumas informações que te ajudarão a se organizar:

  • Valor de entrada: a entrada é gratuita, mas incentiva-se a doação de 1 kg de alimento não perecível para a entrada.
  • Dias e horários de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 11h às 17h.
  • Como agendar: é preciso retirar o seu ingresso com antecedência pelo site oficial.
  • Normas: nos espaços expositivos, é proibido o consumo de bebidas e alimentos, a circulação com mochilas de grande porte, o uso de flash, tripés e bastões. Além disso, equipamentos sonoros não são permitidos nos ambientes do Museu e no jardim francês.
  • Estacionamento: estacione nas proximidades do Parque da Independência, mas chegue cedo para encontrar um lugar. Atualmente, o estacionamento do museu não está funcionando, entretanto, futuramente, haverá vagas para idosos e pessoas com deficiência.

Coloque o Ipiranga na lista de museus em São Paulo que você precisa conhecer. Geralmente, as visitas são autoguiadas, ou seja, você faz o seu tour. Para se familiarizar com o espaço, no próximo tópico, confira atrações e exposições imperdíveis.

Atrações para conhecer o Museu do Ipiranga

O Museu do Ipiranga possui um valor imensurável para o país. Da arquitetura às exposições, o belo e a história se unem em um acervo histórico que todo brasileiro deveria ver pelo menos uma vez na vida! No local, você encontrará:

1. Parque da Independência

Sua jornada histórica começará antes de entrar no museu. O Parque da Independência é uma área verde com diversas atrações, entre elas, pista de cooper, playground, o Monumento da Independência, a Casa do Grito e a Cripta Imperial – com os restos mortais da família real. Conforme atravessa o parque, você vai se aproximando cada vez mais do Museu do Ipiranga.

2. Jardim Francês

O Jardim Francês é conectado ao Parque da Independência por meio de um caminho. Ele recebeu esse nome porque seu paisagismo foi inspirado no Palácio de Versalhes. Ao chegar perto, você sentirá o cheiro de rosas e azaleias, além de ver palmeiras, topiarias e fontes com jatos d’água. O espaço foi projetado pelo belga Arsenio Puttemans e entregue em 1909. Contemple a beleza do local e tire muitas fotos, mas saiba que seu passeio está só começando.

3. Exposição “Para Entender o Museu”

Quando chegar às escadarias estonteantes, você estará a um passo de um passeio cultural inesquecível. Entre na primeira sala para conhecer a história da construção do edifício e da evolução do acervo. Alguns itens históricos foram encontrados recentemente durante escavações para a restauração.

4. Exposição “Uma História do Brasil”

No saguão, estão as obras que retratam a história da Independência do Brasil. Você verá retratos da Imperatriz Leopoldina, da cadete Maria Quitéria (que fingiu ser homem para fazer parte do Exército) e de outras figuras importantes da época, como os bandeirantes. Nesse espaço, está o famoso quadro “Independência ou morte!”, de Pedro Américo. Também fazem parte da exposição as pinturas “Fundação de São Vicente”, “Fazenda de Café do Vale da Paraíba”, “Salto de Itu”, “Índio de perfil”, “Avenida Paulista no dia da inauguração”, “Fazenda Soledade”. Quando estiver subindo as escadas, observe as ânforas com águas de rios do Brasil e nas pinturas de Tarsila do Amaral.

5. Exposições “Passados Imaginados” e “Territórios em Disputa”

Em “Passados Imaginados”, pinturas antigas e maquetes de gesso retratam a história de São Paulo de uma maneira muito divertida. Já em “Territórios em Disputa”, os conflitos entre indígenas, portugueses, espanhóis, franceses e holandeses são contados por meio de vídeos e mapas.

Publicidade

6. Exposições “Mundos do Trabalho” e “Casas e Coisas”

O cotidiano dos indígenas escravizados e imigrantes é retratado em “Mundos do Trabalho”. Você verá ferramentas, peças de Santos Dumont e imagens do trabalho manual. Já em “Casas e Coisas”, como o nome mesmo diz, há materiais de escritório, sala e cozinha.

7. Exposições “Catalogar: moedas e medalhas” e “Coletar: imagens e objetos”

Em “Catalogar”, você verá como são catalogadas as medalhas, além de aprender sobre a evolução da moeda brasileira. Em “Coletar”, as mudanças nas políticas de coleta de documentos são o destaque.

8. Exposição “A Cidade Vista de Cima”

Fotografias aéreas contam a história da região do Ipiranga ao longo dos anos. Essa sala dá acesso ao mirante construído após a restauração.

9. Mirante do Museu do Ipiranga

Suba até a torre central do Museu do Ipiranga e tenha uma vista 360° incrível. Lá do alto, você verá o jardim francês, bem como os bairros do Mooca, Vila Prudente, Av. Paulista e a Serra da Cantareira. O acesso ao mirante é controlado, por isso, espere enfrentar uma fila para subir.

10. Exposição “Conservar Brinquedos e Comunicar: Louças”

A exposição “Conservar Brinquedos e Comunicar: Louças” mostra o processo de preservação e conservação dos brinquedos e louças antigas ao longo dos séculos. Os objetos são fantásticos e fazem qualquer pessoa relembrar o passado.

Além das atrações apresentadas, há uma sala de exposições temporárias no subsolo. O museu conta com uma ampla acessibilidade, incluindo audioguia, audiodescrição, Libras, piso tátil e exploração sensorial.

7 fotos do Museu do Ipiranga para conhecer o Brasil

Embora a família real não tenha morado no edifício, a construção, criada pelo arquiteto italiano radicado no Brasil, Tommaso Gaudenzio Bezzi, lembra os majestosos palácios. Confira alguns registros de quem passou por lá e o que você pode fazer além do museu.

1. Bem-vindo ao Museu do Ipiranga

2. Passe no jardim francês inspirado Palácio de Versalhes

3. Os detalhes da arquitetura interior merecem sua atenção

4. Visite o mirante construído após a restauração

5. No Parque da Independência, visite a Casa do Grito

6. O Monumento à Independência criado em 1922

7. E a Cripta Imperial, que guarda os restos mortais da família imperial

Ao longo das exposições, você verá obras de Benedito Calixto, Oscar Pereira da Silva, Almeida Junior, Guilherme Gaensly, Antonio de Souza Lobo, entre outros artistas que estão nos livros escolares. Por isso, visitar o museu do Ipiranga com crianças é uma verdadeira imersão em uma aula de história.

Vídeos sobre o Museu do Ipiranga para você se ambientar pela região

Nessa seleção, você verá o Museu do Ipiranga antes e depois da reforma. Além disso, há imagens da inauguração da reabertura, que contou com um incrível show de drones.

Diário de reforma do Museu do Ipiranga

O canal ‘Museu do Ipiranga’ documentou a reforma do edifício. Acima, veja o último episódio para entender como foi o processo de montagem, a produção dos materiais multissensoriais e o planejamento dos detalhes arquitetônicos.

Museu do Ipiranga de perto

Antes da reforma, o canal ‘Que Viagem’ visitou o Parque da Independência e contou algumas curiosidades sobre o Museu do Ipiranga. No vídeo, você também verá o Monumento à Independência e a Casa do Grito.

Reabertura depois da restauração

A Miilla Amorim foi à reabertura do Museu do Ipiranga e assistiu ao show noturno com drones. Confira como foi a celebração do bicentenário da Independência do Brasil.

Gostou de conhecer o Museu do Ipiranga? Na capital paulista, há muitas atividades interessantes. Se você está em busca de passeios tradicionais, também pode conhecer o Mercado Municipal de São Paulo, o Zoológico de São Paulo e os melhores parques para andar de bicicleta em São Paulo. Para descansar, que tal um Airbnb ou uma acomodação com piscina privativa em São Paulo?