Turismo rural: 15 destinos para aproveitar o melhor do interior do Brasil

Escrito por Gabriella Soares

O turismo rural é uma forma diferente e muito interessante de aproveitar uma viagem, descansar e entrar em contato com a natureza. Viver uma experiência no campo pode ser uma ótima alternativa à vida nos grandes centros, e o Brasil possui diversas regiões para se aproveitar. Conheça abaixo os melhores destinos para se conectar com as raízes brasileiras e relaxar.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é turismo rural

Também chamado de agroturismo, o turismo rural é, basicamente, toda atividade turística realizada no meio rural, que envolvem de alguma forma a agropecuária ou seus produtos e serviços, assim como os locais naturais que são característicos dessas áreas. Ou seja, aproveitar as delicias culinárias do interior, estadias em hotel-fazenda e ainda atividades de lazer e de esporte na área rural contam como esse tipo de viagem.

Essas características do turismo rural são definidas assim desde 1950 e começou principalmente no continente europeu. A estratégia de valorização de cidades do interior foi importada para o Brasil mais recentemente, em 1980, principalmente na região de Santa Catarina. No entanto, agora essa é uma prática muito incentivada em todo o Brasil.

Benefícios do turismo rural

  • O turismo rural pode ser uma forma de aliviar o estresse da vida cotidiana nas grandes cidades. Afinal, essa é uma verdadeira experiência no campo, focada no bem-estar do viajante.
  • Financeiramente, esse tipo de viagem também é muito positiva. Afinal, é possível economizar muito mais do que em outros destinos turísticos. Além disso, muitos locais são naturalmente mais baratos.
  • A aproximação com a natureza é outro grande trunfo do turismo rural. Esse é, no final das contas, um dos maiores objetivos desse tipo de aventura.
  • Experimentar comidas e ingredientes locais também é um dos benefícios, já que muitos destinos são regiões produtoras e oferecem alimentos da melhor qualidade aos visitantes.
  • A saúde física, assim como a mental, também é beneficiada durante as férias no campo. Isso porque essas são regiões que não têm muita poluição e é possível aproveitar um ar mais limpo.
  • O intercâmbio cultural é outro grande motivo para fazer o turismo rural. Afinal, ainda que essas sejam viagens nacionais, o Brasil é um país culturalmente diverso e é possível conhecer um pouco dessa bela multiplicidade.

Como se pode ver, os benefícios do turismo rural podem ser muitos, esses são apenas alguns dos principais. Cada destino reserva um conjunto diferente de características e surpresas para os visitantes. E esse é o grande atrativo de conhecer um pouco mais do interior brasileiro e suas diferenças em relação aos grandes centros. É uma rica e inesquecível experiência.

15 destinos para turismo rural

O Brasil tem diversos destinos encantadores pelo interior de seus estados. Muitos lugares já são famosos como cidades de escape para a população dos grandes centros urbanos e são realmente maravilhosas. No entanto, também há diversos destinos que ainda não são muito conhecidos e que reservam belezas incríveis para relaxar ou ainda se aventurar pelo solo brasileiro. Veja abaixo as melhores dicas de como aproveitar sua viagem de turismo rural:

1. Gravatá

A natureza exuberante do interior do Recife é a grande atração da cidade de Gravatá, um destino tradicional para quem busca o agroturismo. Apesar de estar em meio ao nordeste, a região conta com um clima serrano e tem sua história fundada a parir da vida fazendeira e o comércio de itens produzidos localmente. Além disso, há também paisagens, como cachoeiras, piscinas naturais e matas fechadas, que encantam a todos.

2. Cabaceiras

Na Paraíba, a cerca de 180 quilômetros da capital João Pessoa, fica a famosa Cabaceiras, que já foi cenário do clássico filme Auto da Compadecida. As grandes atrações de turismo rural da cidade são sua produção artesanal utilizando couro, a sua tradicional festa do Bode Rei, que ocorre sempre em junho, e as belezas naturais características de Cabaceiras. O Lajeado de Pai Mateus é um lugar que precisa ser visitado.

3. Ilhéus

Uma ótima opção de turismo rural na Bahia é a região de Ilhéus, que conta com uma forte produção de cacau. Os visitantes podem visitar as fazendas tradicionais e as plantações para conhecer o dia a dia da vida no campo, além de visitar locais históricos na área. Outro atrativo é que Ilhéus possui diversas reservas naturais e lindas paisagens para aproveitar, o que só faz a viagem mais preciosa.

4. Venda Nova do Imigrante

A Venda Nova do Imigrante é a região serrana do Espírito Santo e possui diversas propriedades de turismo rural, além de uma paisagem natural de tirar o fôlego. Esse tipo de experiência é tão comum na região que ela é conhecida como a capital nacional do agroturismo. Ali, você pode conhecer até 70 locais, incluindo fazendas, vinícolas e cachaçarias, além de ter a experiência de fazer a colheita de frutas.

Continua após o anúncio

5. Parelheiros

Pertinho da capital de São Paulo, a cidade de Parelheiros é um destino maravilhoso para aproveitar a vida no campo. Na região é possível aproveitar passeios náuticos, trilhas em meio a mata nativa e conhecer as chácaras que ficam na área. Além disso, em Parelheiros também é possível encontrar tribos indígenas e conhecer um pouco mais da cultura deles, já que algumas são abertas para visitação turística.

6. Circuito das Frutas

Uma experiência diferente de turismo rural é o Circuito das Frutas, que reúne cidades como Itupeva, Louveira e Jundiaí, no interior de São Paulo. O circuito pode ser realizado em um final de semana e foca-se nas épocas de colheitas de diferentes frutas, incluindo a uva. Inclusive, em Itupeva é possível visitar adegas para degustar os deliciosos sucos e vinhos. Além disso, esse circuito conta com a maravilhosa culinária campeira.

7. Vassouras

A região de Vassouras, no Rio de Janeiro, conta com uma grande cultura cafeeira, além de diversas fazendas que datam do século XIX. Com uma rica história, essa cidade conta com diversos locais abertos para visitação, um Festival do Café, que é realizado todo mês de julho, e diversas paisagens belíssimas. É possível aproveitar diversas áreas arborizadas, além da famosa Cachoeira Grande, que fica na região.

8. Lages

Lages é uma das cidades conhecida como pioneira do turismo rural no Brasil. Localizada no sul de Santa Catarina, a região é cheia de fazendas que recebem visitantes para mostrar como é o seu dia a dia e as particularidades da vida rural. Além disso, para quem curte a natureza, existe também a Coxilha Rica, uma planície de cerca de 100 quilômetros com belos rios e campos verdes para apreciar.

9. Acolhida na Colônia

O Acolhida na Colônia é um projeto que reúne 21 cidades de cinco regiões diferentes de Santa Catarina. Nesses locais, diversas fazendas abriram suas portas para os turistas conhecerem e aproveitarem uma típica experiência fazendeira, como conversas com os colonos, experimentação de bolos, doces e geleias feitos em casa com cultivo próprio. Os turistas ficam em pequenos e confortáveis chalés e as refeições caseiras estão inclusas na estadia.

10. Bento Gonçalves

No Rio Grande do Sul, a grande atração de turismo rural é a bela cidade de Bento Gonçalves, que também é conhecida como a capital nacional da uva e do vinho. Em seu interior existem diversas parreiras e vinícolas, as quais é possível visitar e degustar um pouco da deliciosa bebida. Além disso, a região também conta com lindas paisagens que mostram um pouco dos encantos da Serra Gaúcha.

11. Rota do Café Verde de Baturité

A cultura cafeeira é uma das grandes atrações do turismo rural no Brasil e um exemplo disso é a Rota do Café Verde de Baturité, no Ceará. Os cafezais dessa região ficam em grandes fazendas à margem da Mata Atlântica. Diferente de outros locais, a Rota foca-se na produção orgânica e artesanal, que pode ser acompanhada pelo visitante em sua totalidade, além de conhecer a história e a tradição.

12. Vale do Café

Outro destino que é pautado pelo delicioso café brasileiro é o Vale do Café, no Rio de Janeiro, que refere-se à parte fluminense do Vale do Paraíba. Essa região abarca cerca de 12 cidades, nos quais existem diversas fazendas antigas que foram reconstruídas por seus valores históricos. Nelas é possível conhecer sobre a história da própria terra e da região, além de experimentar um pouco do café local.

13. Vinhedo

Já para quem gostaria de aproveitar outro tipo de bebida durante o turismo rural, a cidade de Vinhedo, em São Paulo, pode ser ideal. Na cidade é possível experimentar os deliciosos vinhos da região, que desde 1950 são a atração da Festa da Uva e das adegas familiares, as quais se pode visitar. Outras atrações da região são os sítios que ficam no interior e suas ricas histórias.

14. Betim

Minas Gerais também é cheia de belezas e oportunidades para a prática do turismo rural e uma das suas melhores cidades para isso é Betim. Cheia de fazendas, alambiques e reservas naturais, essa região é uma experiência completa para qualquer viajante. Em Betim é possível aproveitar as belezas e delícias mineiras, mas para quem quer uma viagem mais agitada também é possível conhecer em detalhes sua exuberante natureza.

15. Campo Verde

Na parte mais central do Brasil, em Mato Grosso, fica a charmosa cidade de Campo Verde. Nessa região, o visitante vai encontrar maravilhosos hotéis fazenda e diversas áreas verdes em que cavalgar é quase mandatório. Além disso, Campo Verde é uma cidade focada na produção de algodão e os turistas podem visitar as plantações e conhecer de perto as indústrias locais. Assim, essa é uma viagem tranquila e cheia de charme.

Todos esses são destinos verdadeiramente maravilhosos para quem se interessa pelo turismo rural. O Brasil tem lindos lugares e conhecer seu interior pode ser uma aventura inesquecível. E para que você possa começar a se preparar para a sua viagem, confira algumas das melhores pousadas do interior de São Paulo. Conforto, contato com a natureza e muitas belezas no campo é o que te aguarda!