Arembepe: praias cheias de natureza e cultura no norte da Bahia

Escrito por Gabriella Soares

Arembepe é uma pequena vila baiana onde você pode encontrar tudo para uma das melhores viagens da sua vida. Nesse que é um dos melhores destinos baianos, há praias, piscinas naturais, além de natureza preservada e até uma aldeia hippie. O nome já diz tudo, significando “aquilo que nos envolve”. Conheça mais sobre a beleza e a atmosfera desse verdadeiro paraíso:

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Arembepe

Localizada a cerca de 50 km de Salvador, a vila de Arembepe fica no município de Camaçari, no litoral norte da Bahia. Para chegar a esse vilarejo, o melhor caminho é pegar a Av. Luís Viana até a BR 324 e, depois, entrar na BA 535. É possível fazer a viagem de carro, táxi/aplicativo ou ônibus, e o percurso leva cerca de 1h.

O que fazer por lá

Contando com toda a beleza do litoral baiano, Arembepe garante uma viagem inesquecível para todos. Lá, é possível aproveitar um mar de águas cristalinas, muita natureza, piscina natural e a inconfundível e muito procurada Aldeia Hippie. Confira as principais atrações desse lindo destino:

1. Praia de Arembepe

A Praia de Arembepe é uma das principais da região e conta com tudo para um típico e incrível dia de verão. O mar na região tem águas cristalinas e, como nessa praia há diversos recifes, é possível aproveitar as piscinas naturais que se formam durante a maré baixa. Também é uma ótima oportunidade para dar um mergulho e visualizar a estonteante e rica vida marinha do litoral norte baiano.

2. Praia de Interlagos

Essa praia fica em uma propriedade particular, em um condomínio local, mas é aberta ao público. A grande atração da Praia de Interlagos é que ela fica em uma área em que o mar é mais agitado, o que garante ondas mais altas. Assim, o lugar atrai muitos surfistas e visitantes atrás de aventuras. Vale a pena conhecer a atração, que é acessível por meio da Praia do Piruí.

3. Praia de Jauá

A Praia de Jauá também é um dos lugares em que é possível encontrar muitos surfistas, já que conta com ondas fortes. Além disso, essa praia também atrai muitas pessoas interessadas em suas belas piscinas naturais, que são ideais para o banho. Sendo assim, a praia é bem movimentada nos finais de semana, então, se deseja curtir com mais tranquilidade, visite-a durante a semana.

4. Aldeia Hippie

Sem dúvida, um dos lugares mais procurados de Arembepe é a Aldeia Hippie, que é uma das comunidades mais antigas desse tipo em todo o Brasil. Um verdadeiro point hippie nos anos 1970, a aldeia já recebeu astros como Mick Jagger e Janis Joplin. A atração fica entre as dunas do Rio Capivara e o mar, e os visitantes podem conhecer a cultura local em uma experiência imersiva e inesquecível.

5. Praia do Piruí

Para quem quer aproveitar o melhor dos dois mundos, a Praia do Piruí reúne piscinas naturais e a prática de esportes aquáticos. Isso acontece porque, durante a maré alta, o mar fica agitado e apresenta ótimas ondas para se surfar e aproveitar a praia com energia. Já durante a maré baixa, as águas ficam muito mais calmas e se acumulam em pequenas piscinas naturais, ideais para um banho de mar.

Continua após o anúncio

6. Praia do Canto

A Praia do Canto é uma das mais movimentadas da região, porque conta com uma atração de encher os olhos: corais. Cercada por uma barra de corais coloridos, essa praia é um belo lugar para relaxar, além de ser possível mergulhar e ver as belezas da vida marinha de perto. Além disso, conta com uma ótima infraestrutura, cheia de barracas de comidas e bebidas.

7. Emissário de Arembepe

Um lugar incrível para visitar e tirar fotos é o Emissário de Arembepe, que fica na Praia do Canto. Trata-se de uma estrutura similar a uma ponte, na qual os pescadores ficam. Seja de cima, de onde é possível ver o lindo litoral e o horizonte, ou de baixo, onde parece que você está adentrando no mar, esse é um lugar incrível para visitar.

8. Praia de Barra do Jacuípe

A Praia de Barra do Jacuípe é um pouco mais distante, mas, ainda assim, vale a pena a visita. É nesse lugar que o mar encontra o Rio Jacuípe e os coqueiros que fazem parte da orla da praia. É um lindo cenário, com águas cristalinas, areia branca e diversos recifes. A paisagem conta também com um banco de areia, que embeleza ainda mais a Barra do Jacuípe.

9. Projeto Tamar

Localizado na Praia de Arembepe, o Projeto Tamar é característico de toda região. É nessa bela área que os biólogos trabalham para proteger as tartarugas e outros animais marinhos, com locais cercados para proteger os ovos e os filhotes. Se você fizer sua viagem entre dezembro e fevereiro, pode testemunhar o momento em que as pequenas tartarugas são soltas no mar. Uma visão verdadeiramente única.

10. Restaurantes

Para quem visita a Bahia, uma das experiências quase obrigatórias é aproveitar a rica e deliciosa culinária, e, em Arembepe, não é diferente. Seja nos restaurantes perto das praias ou nos mais próximos do centro da vila, é possível experimentar pratos típicos, como acarajé, sarapatel, moqueca e vatapá. Existem ainda muitas outras receitas, com variações mais locais, que encantam todos os visitantes.

O litoral norte da Bahia reserva muitas belezas para os seus visitantes, assim como a charmosa vila de Arembepe. Então, monte o seu roteiro com as atrações que mais chamaram a sua atenção e não deixe de conhecer esse pequeno paraíso. Será uma viagem inesquecível, que vai fazer o seu verão ainda mais especial!

Hotéis e pousadas

Para quem deseja aproveitar plenamente a vila de Arembepe, o melhor é se hospedar na região. E como essa é uma área turística tão próxima de Salvador, existem diversas opções para todos os gostos. Veja os principais hotéis e pousadas na vila e perto de suas principais praias:

  • Descanso do Pescador – $: essa é uma pousada simples e que aposta no contato com a natureza. Fica próxima à Praia de Arembepe e oferece buffet de café da manhã.
  • Pousada a Capela – $$: um pouco mais distante das principais praias, essa pousada oferece aos seus hóspedes piscina, restaurante e bar, além de um terraço ao ar livre.
  • Oyo Arembepe Beach Hotel – $$$: à beira-mar, esse hotel conta com piscina, restaurante e quartos com vista para o mar, além de jardim, bar e salão jogos.
  • Alfazema Cultural Bed and Breakfast – $$$$: já esse hotel conta com serviço de transfer a partir do aeroporto de Salvador, vista para o mar e área para redes próxima à praia. Além disso, há também o buffet de café da manhã.

Compare entre essas opções e escolha o hotel ou a pousada que mais tem a ver com você e sua viagem. Com diferentes preços e acomodações, é possível encontrar a hospedagem ideal e garantir que seu passeio seja a mais confortável possível.

Vídeos sobre Arembepe para você conhecer a charmosa vila

Para que você possa se preparar para a viagem, o melhor é que conheça todos os detalhes de seu destino. E, para isso, o mais recomendável é que confira as experiências e opiniões de quem já foi a Arembepe e experimentou tudo o que essa pequena vila tem a oferecer. Pensando nisso, separamos os melhores vídeos para você. Veja só:

Um paraíso tropical na Bahia

Nesse vídeo do canal Bateu Vontade, é possível conhecer os melhores pontos turísticos da pequena vila pesqueira, como a Aldeia Hippie e suas principais praias.

A comunidade hippie mais famosa do Brasil

A Aldeia Hippie é o lugar mais famoso de Arembepe e um dos pontos turísticos mais procurados desde o início dos anos 1970. Com esse vídeo do canal Família Nômade, você pode conhecer todos os seus detalhes.

O caminho para uma linda paisagem

Um dos principais pontos turísticos procurados pelos visitantes é o Emissário de Arembepe, que você pode ver em detalhes nesse vídeo do canal Passeios e Viagens.

A paisagem de tirar o fôlego de Arembepe

Já com esse outro vídeo do canal Passeios e Viagens, conheça todas as belezas que fazem parte das principais praias desse destino paradisíaco.

Não deixe de anotar todas as dicas de quem já foi a esse lindo destino. Assim, você garante que sua viagem seja tranquila e que você estará preparado para qualquer imprevisto.

20 fotos que vão te encantar e te convencer a fazer essa viagem

A exuberância da natureza e as paisagens naturais são alguns dos principais atrativos de Arembepe. Além disso, o clima hippie ainda presente nessa encantadora vila faz dela um dos principais destinos do litoral baiano. Confira abaixo as mais belas imagens desse maravilhoso local:

1. Arembepe é um verdadeiro paraíso no litoral norte da Bahia

2. É um destino romântico, muito procurado pelos casais

3. Mas também é um ótimo lugar para relaxar e curtir o clima

4. Não poderia haver um lugar melhor para se conectar com a natureza

5. E, para isso, nada melhor que a Aldeia Hippie de Arembepe

6. Também é um ótimo lugar para a prática de esportes como o surf

7. Que pode ser praticado nas surpreendentes ondas da Praia do Piruí

8. Que também conta com uma linda e encantadora paisagem

9. Outro lugar que garante muita diversão é a Praia de Jauá

10. E a Praia de Interlagos, que fica em um terreno particular

11. E é cheia de belas rochas e águas transparentes

12. A Praia do Canto também é uma beleza à parte

13. Que conta com uma encantadora paisagem

14. Cheia dos coqueiros que são característicos da região

15. Outro ponto muito interessante e visitado é o Emissário de Arembepe

16. Que garante que a paisagem seja ainda mais linda

17. A Praia de Barra do Jacuípe é outro lugar que você precisa conhecer

18. Aprecie toda sua calmaria e beleza natural

19. Arembepe é um lindo lugar para relaxar e aproveitar o verão

20. Além de garantir belíssimas paisagens!

Essa é uma vila que você precisa conhecer. Não deixe de aproveitar todo o encanto de Arembepe, assim como a atmosfera de paz e amor que ainda está muito presente na região. E já que você vai estar no estado, aproveite para visitar também outras belezas e pontos turísticos de Salvador.