O que fazer em Ilhéus: 15 dicas imperdíveis para você aproveitar a cidade

Escrito por Liz Santana

Ilhéus é uma cidade cheia de encantos, e fica localizada no sul da Bahia. Conhecida mundialmente através dos livros de Jorge Amado, o local é riquíssimo culturalmente e mescla arquitetura colonial com belas praias. Se você vai conhecer a cidade, leia este artigo com dicas de atrações incríveis e saiba o que fazer em Ilhéus.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que fazer em Ilhéus

Tomar um sorvete na praça, caminhar pelas areias da praia ou simplesmente conhecer as construções antigas do centro histórico da cidade. São muitas as opções de lazer nessa cidade. Se é o seu sonho visitar Ilhéus, embarque nessa leitura e conheça os principais pontos turísticos da cidade.

1. Bar Vesúvio

Esse é o famoso bar de um dos romances de Jorge Amado e, por essa razão, um dos mais visitados entre os que vão até a cidade. De dia você poderá provar uma iguaria do cardápio do bar e tirar uma foto ao lado da estátua do escritor. Se preferir ir à noite, verá apresentações de teatro às terças, inspiradas no romance Gabriela.

2. Praias do Sul

Quando nos perguntamos o que fazer em Ilhéus, uma das primeiras coisas que nos vem à mente são as praias. O sul da Bahia tem um lindo litoral, para todos os tipos de visitantes. Esteja ele em busca de descanso, aventuras de buggy ou das melhores ondas para surfar.

3. Casa de Cultura Jorge Amado

O museu tem como objetivo mostrar a vida e a obra do escritor. O visitante encontrará fotografias e outros objetos pertencentes à Jorge Amado, que viveu no local. Além disso, a casa ainda funciona como o Instituto Histórico de Ilhéus e como uma Fundação Cultural. O horário de funcionamento é de segunda à sábado.

4. Fábrica de Chocolate Caseiro

Bem perto de Ilhéus é possível visitar uma fábrica de produção de chocolate artesanal. Primeira do nordeste, a fábrica é uma das principais atrações para turistas. Além disso, ela ainda tem uma lojinha e uma mini fazenda para você fazer umas comprinhas.

5. Catedral de São Sebastião

Se você ainda tem dúvidas sobre o que fazer em Ilhéus, te daremos mais uma opção. Conheça uma das igrejas mais lindas da Bahia, inaugurada no ano de 1967. Todos os detalhes dela foram feitos no estilo neoclássico, embora seu interior é bastante discreto. Vale a pena fazer uma visita!

6. Lagoa Encantada

A cerca de 34 quilômetros da cidade é possível conhecer a Lagoa Encantada, onde o turista pode navegar durante o passeio. Os passeios duram cerca de seis horas. Para você que está com o tempo livre e não sabe o que fazer em Ilhéus, essa pode ser uma opção diferenciada.

7. Fazendas de Cacau

Já pensou em realizar um tour guiado nas principais fazendas de cacau da cidade? As visitas apresentam ao turista todo o processo de plantio e colheita do cacau até a produção de chocolate. São realizadas degustações e refeições típicas de Ilhéus.

Continua após o anúncio

8. Mercado de Artesanato de Ilhéus

O momento das compras é o mais esperados por muitas pessoas que viajam à uma nova cidade. Em Ilhéus, temos o Mercado de Artesanato, onde você poderá encontrar lembranças de viagem e iguarias da cidade como chocolate em pó, por um preço em conta e com grande variedade. Mas vale pechinchar para levar o máximo de presentes para amigos e familiares.

9. Teatro Municipal

O Teatro Municipal é um dos pontos mais visitados em Ilhéus. Essa casa de espetáculos, também conhecida como Cine-Teatro, recebe uma grande produção teatral, movimentando a cena cultural noturna da cidade. Atualmente, o local está revitalizado, mais um motivo para você visitá-lo.

10. Morro de Pernambuco

Seu destino são as praias de Ilhéus? Dê uma parada no Morro de Pernambuco. Poucos são os que conhecem esse local, que tem um linda paisagem que apaixona todos os visitantes que vão ao litoral Sul. O local parece uma ilha e é possível avistar o mar na praia das Conchas, o Centro Histórico e a Baía do Pontal, também em Ilhéus.

11. Bataclan

Conhecido na cidade por ser um antigo cabaré, o Bataclan hoje em dia é uma das principais atrações da cidade. Ele era frequentado pelos antigos coronéis, donos de fazendas de cacau e hoje funciona como um bar e restaurante, mas ainda mexe com a imaginação de muitas pessoas. Mais uma opção para você que não sabe o que fazer em Ilhéus.

12. Mirante da Piedade

Conhecida também como a cidade dos mirantes, Ilhéus oferece ao turista várias chances de se encantar pelas paisagens, vistas de cima. O Mirante da Piedade fica bem ao lado do Museu da Piedade, outra atração turística da cidade que possui uma arquitetura fantástica. Para chegar, você pode ir tanto de carro, quanto a pé.

13. Praia do Cristo

Localizada na Baía de Ilhéus, na região do encontro do rio com o mar, essa praia oferece ao turista uma linda vista. Além disso, você poderá alugar um caiaque ou um stand up paddle e aproveitar seu passeio. Ademais, há no local um Cristo com os braços abertos, no qual os turistas aproveitam para tirar várias fotos.

14. Praia dos Milionários

Esse é um dos pontos mais badalados de Ilhéus e que tem em suas areias muitas histórias do passado colonial da cidade. Ao longo da praia, estão instalados restaurantes e chuveiros onde é possível se refrescar após um banho de mar.

15. Igreja Matriz de São Jorge dos Ilhéus

Se você está em busca de história e arquitetura colonial, conheça essa igreja. Ela é a mais antiga construção religiosa da cidade e conta a história local. Ademais, você conhecerá o acervo com imagens barrocas e outros documentos no Museu de Arte Sacra, mais um ponto turístico imperdível.

Impossível não ficar fascinado com as atrações de Ilhéus. E se você quiser conhecer mais sobre a cidade, acompanhe as dicas de turistas que já visitaram a cidade e recomendam o passeio.

Dicas de quem já foi a Ilhéus

Nada melhor que pegar as melhores dicas de quem já foi para Ilhéus e adaptar ao nosso gosto. Então acompanhe os roteiros dos turistas que já viajaram ao local e amaram a experiência.

Parada Cultural: lugares especiais em Ilhéus

Nesse vídeo são listados alguns dos pontos mais conhecidos de Ilhéus, com uma breve história sobre os locais. Uma aventura imperdível!

Um passeio pelas praias e mirantes

Além do roteiro cultural, das praias e cachoeiras, conheça os morros de Ilhéus, atrações bastante visitadas pelos turistas.

Uma aventura pelas praias e cachoeiras de Ilhéus

Já conheceu a cidade toda e não sabe mais o que fazer em Ilhéus? Que tal alugar um carro e ir em busca das praias e cachoeiras nas proximidades? Confira as dicas do vídeo e coloque mais essas atrações no seu roteiro de viagem.

Ilhéus é uma cidade encantadora, não é mesmo? E por falar em atrações imperdíveis na cidade e nas redondezas, porque não dar um pulo na vizinha Itacaré? Para ajudar, daremos a você alguns motivos para viajar para Itacaré, não perca!

 
   

PARA VOCÊ