Natal em Campos do Jordão: conheça lugares românticos e muita magia

Escrito por Gabriella Soares

O Natal em Campos do Jordão pode ser uma experiência única para quem deseja curtir o final do ano em um clima mais frio e com muito charme. A cidade reserva encantadoras e deliciosas atrações para seus visitantes, além de oferecer alternativas para todas as idades. Com diversas experiência e delícias gastronômicas, é possível ter um final de ano perfeito.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Onde fica Campos do Jordão

Localizada a cerca de 180 quilômetros de São Paulo, Campos do Jordão é uma cidade serrana que fica a uma altitude de mais de 1,6 mil metros. A melhor forma de chegar até lá é partindo da capital pela Marginal Tietê e pela Dutra até a Estrada de Ferro, em uma viagem de duas horas. De ônibus, é só ir até o Terminal Tietê; diversas empresas fazem o percurso.

O que você precisa saber antes de ir

A cidade de Campos do Jordão é um ponto turístico famoso em São Paulo e apresenta algumas características únicas. Por isso, o melhor a fazer é se preparar para a sua viagem, principalmente para que não haja nenhum imprevisto que atrapalhe o seu Natal. Por isso, separamos algumas informações importantes de se prestar atenção. Confira:

  • Clima: por mais que dezembro seja verão, como essa é uma região serrana, as temperaturas podem cair, principalmente durante a noite.
  • Roupas: não se esqueça de levar casacos, cachecóis e meias quentes. Se quiser explorar a natureza, coloque um tênis para caminhadas em sua mala.
  • Decorações: Campos do Jordão começa a se preparar para o Natal no final de novembro, mas para aproveitar as decorações, o melhor é viajar após 15 de dezembro.
  • Hospedagem: todos os hotéis e pousadas funcionam durante o Natal em Campos do Jordão. Uma dica é se hospedar perto da Vila Capivari, onde se concentram as atrações.
  • Restaurantes: também ficam abertos durante o Natal, mas alguns têm uma programação e cardápio especiais, então pode ser interessante visitar o máximo possível de estabelecimentos.
  • Preço: como Campos do Jordão é uma cidade turística por natureza, os custos de viagem podem ser um pouco altos, mas há a vantagem do Natal não ser alta temporada.
  • Crianças: a cidade durante dezembro é muito amigável com crianças, com diversas atrações que são pensadas especialmente para elas.

Não deixe de anotar essas dicas e informações e garanta que a sua viagem de fim de ano seja a mais tranquila possível. Assim, você e sua família podem aproveitar ao máximo do mágico Natal de Campos de Jordão.

O que fazer no Natal em Campos do Jordão

Sendo um dos principais destinos no Brasil para quem deseja fugir do calor durante as festas de final de ano, Campos do Jordão possui uma agenda cultural e gastronômica específica para a época. Com atrações para curtir com as crianças, com a família ou entre namorados, o Natal em Campos de Jordão tem tudo para ser uma viagem inesquecível. Confira abaixo os principais eventos e locais para se aproveitar:

1. Trem do Papai Noel

Uma das melhores formas de conhecer os principais pontos turísticos de Campos do Jordão é fazer um passeio pelo Trem do Papai Noel. Essa é uma opção que começa tarde na temporada, apenas a partir do dia 22 de dezembro, na Estrada de Ferro da cidade. O trajeto, que conta a todo momento com a presença do Papai Noel, custa R$ 12 e dura 30 minutos durante a tarde.

2. Natal dos Sonhos

Em uma experiência que reúne diversos eventos culturais durante o final do ano, o Natal dos Sonhos é uma das principais atrações da região. Além da chegada do Papai Noel a cidade, há ainda diversas decorações espalhadas pelos parques de Campos de Jordão e apresentações artísticas, como o tradicional evento da Orquestra Regional, no dia 24 de dezembro, na Concha Acústica, localizada no Centro Turístico.

3. Praça de Abernéssia

A Praça de Abernéssia é o local ideal para ir para aproveitar a magia do fim de ano com as crianças. Com uma decoração caprichada, todo o local se torna em um pequeno universo mágico, cheio de luzes e personagens infantis. A praça central conta também com algumas das melhores decorações de Natal, como lindos anjos iluminados. Além disso, há diversos brinquedos para que os pequenos se divirtam pela praça.

Continua após o anúncio

4. Boulevard Geneve

Uma das principais galerias de compras e restaurantes de Campos do Jordão ganha um toque especial durante o Natal. A Boulevard Geneve se enfeita com diversas sombrinhas coloridas das quais se penduram diversas luzes de LED que iluminam as noites de dezembro na cidade. Todo o local fica com um charme único e um clima muito romântico. É o lugar ideal para aproveitar a noite e experimentar as delícias da região.

5. Sans Souci

E por falar nas delícias que se pode encontrar em Campos do Jordão no Natal, um dos lugares quase obrigatórios para visitar, principalmente se você estiver viajando com alguém que ama, é o Sans Souci. Nesse romântico restaurante, localizado em um prédio que se assemelha a um castelo e rodeado de flores, é possível experimentar os melhores pratos salgados e doces. E tudo isso com um visual verdadeiramente encantador.

6. Festival Gastronômico das Frutas Vermelhas

O final de ano é a temporada de frutas vermelhas e, sendo assim, os restaurantes e cafés de Campos do Jordão se enchem de deliciosos pratos que fazem parte do Festival Gastronômico da Frutas Vermelhas. Nessa época, desde os restaurantes mais chiques até os mais simples criam os mais diversos e criativos pratos com morangos, amoras e várias ouras frutas para o deleite do público. Vale a pena conferir!

7. Corrida Iluminada de Natal

Outra tradição da época na cidade é a Corrida Iluminada de Natal, que combina o espírito esportivo com o natalino em um momento de descontração. A Corrida é pensada para todos os públicos, então há trechos de diferentes distâncias, em que se pode também caminhar, e o trajeto oficial, com seis quilômetros. O evento começa na Praça do Capivari e termina com os esportistas sendo recebidos pelo Papai Noel.

8. Parque Capivari

Um dos principais pontos turísticos do Natal de Campos do Jordão é o Parque Capivari, onde ocorre a parada, um desfile festivo que já se transformou em uma tradição da cidade. Nele, diversas pessoas dançam e interagem com o público em figurinos coloridos e alegres durante a semana de festas. Além disso, a parada também traz para o público temas natalinos clássicos, como fantasias e encenações de O Quebra Nozes.

9. Fábrica de Chocolate Araucária

Outro ponto turístico muito visitado na época de Natal em Campos do Jordão é a Fábrica de Chocolate Araucária. Nesse lugar é possível conhecer toda a história do chocolate, além de ver em primeira mão como o doce é produzido. Também é possível provar um pouco do chocolate da fábrica e comprá-lo ao fim da visita guiada. Fábrica e Loja ficam abertas das 10h às 18 e o tour é gratuito.

10. Natal Luz de Campos do Jordão

O Natal Luz de Campos do Jordão é uma atração para se aproveitar durante toda a viagem. Isso porque ela consiste na decoração de toda a cidade, que se transforma completamente a partir do dia 15 de dezembro até pelo menos a primeira semana de janeiro. Durante esse período, todas as praças, parques e pontos públicos se enfeitam com muitas luzes de LED, bonecos, árvores e outros símbolos natalinos.

Como é possível ver, existem diversas opções para aproveitar um inesquecível Natal em Campos do Jordão. Tudo o que você precisa fazer é escolher as atrações que mais chamaram a sua atenção e fazer desse momento festivo um dos mais especiais da sua vida. É uma viagem cheia de charme, um clima mágico e diversas delícias para aproveitar.

Vídeos sobre o Natal em Campos do Jordão que vão te convencer a viajar

É impossível ver todas as experiências que podem ser aproveitadas nessa linda cidade serrana. Além de todas as suas atrações, é possível perceber qual é o clima que toma toda a cidade durante o mês de dezembro e que fazem com que todos os visitantes se apaixonem. Pensando nisso, separamos abaixo alguns dos melhores vídeos de viajantes que já aproveitaram essa época mágica em Campos do Jordão. Confira:

Uma cidade lindamente decorada

Neste vídeo é possível ver um pouco de como a cidade se transforma com a decoração do Natal, além de ver trechos do trajeto até o local e muitas dicas.

A tradicional abertura do Natal em Campos do Jordão

Uma das tradições da cidade é a sua abertura das festividades natalinas, que abre espaço para outras diversas atrações. Aqui, além de ver a abertura do evento, você passeia pela cidade e acompanha um pouco das demais atrações.

Atrações para todos os gostos

Aqui é possível conhecer algumas das outras atrações disponíveis em Campos do Jordão, além de um pouco das decorações da cidade também.

Muita beleza natural em meio as comemorações de fim de ano

Uma viagem de Natal para Campos do Jordão também inclui aproveitar as maravilhas da região serrana, como mostra esse vídeo do canal Diário de Mille.

Aproveite as dicas desses viajantes, pois essa pode ser também uma ótima forma de você se preparar para a sua viagem. Afinal, os vídeos já demonstram tudo o que é possível aproveitar na região serrana para ter um fim de ano diferente de todos os outros.

15 fotos do Natal em Campos do Jordão que vão te encantar

Mas se você ainda não está convencido a passar o seu Natal em Campos do Jordão, ver mais detalhes de algumas das belezas e atrações que se pode aproveitar na cidade pode ser exatamente o que vai mudar a sua opinião. Com decorações maravilhosas e o charme que só essa cidade serrana tem, é impossível não querer visitá-la. Assim, veja abaixo algumas das melhores imagens das atrações:

1. O charme de Campos de Jordão é inegável, assim como a beleza de suas ruas

2. Com sua arquitetura maravilhosa que lembra as das pequenas vilas europeias

3. Mas a Boulevard Geneve ganha um ar e iluminação especiais na época de natal

4. As ruas da cidade ganham também as mais belas decorações natalinas

5. Até a Estrada de Ferro também se transforma, com a presença do Papai Noel

6. E o passeio se torna ainda mais especial, assim como as belezas do caminho

7. Mas as belezas da cidade também se encontram em seus belíssimos prédios

8. Que se enfeitam para o belo e público Natal de Campos do Jordão

9. Além disso, seus restaurantes têm tudo para ser o cenário romântico perfeito

10. E com fachadas cheias do charme que é característico de Campos do Jordão

11. Assim como tem algumas das melhores delícias para experimentar na cidade

12. Outra opção é aproveitar o Festival Gastronômico das Frutas Vermelhas

13. Ou ainda as delícias que podem ser encontradas na Fábrica Araucária

14. O Natal em Campos do Jordão é um verdadeiro evento em toda a cidade

15. E é um espetáculo que com toda a certeza vale a pena conferir

Passar o Natal em Campos do Jordão será uma das melhores experiências para você e sua família. Essa é uma cidade incrível para aproveitar em uma época encantadora. E não deixe de conferir também algumas das outras atrações de Campos de Jordão. Dessa forma, você pode aproveitar ainda mais a sua viagem.