Por Pablo Mingoti
Atualizado em 08.08.22
Segurança, infraestrutura, cultura e entretenimento fazem de Viena a melhor cidade do mundo para se viver. Se você está planejando um roteiro para a Europa, precisa passar alguns dias na capital da Áustria. A seguir, veja informações e dicas que te levarão ao destino da felicidade.
Publicidade
Por que gastar tempo se estressando, se você pode tomar um bom café vienense com um delicioso pedaço de torta? Para isso, é importante chegar à cidade com o dever de casa bem-feitinho. Por exemplo, não há catracas ou cobradores nos ônibus e metrôs. É preciso comprar os tickets no autoatendimento da estação, dentro dos transportes ou pelo aplicativo. Assim, comece a planejar sua viagem com as informações abaixo:
Por fim, é sempre bom levar um pouco de dinheiro em espécie, pois muitos estabelecimentos não aceitam cartão de crédito e débito. Com todas essas informações, sua viagem a Viena começa a ganhar forma. A seguir, saiba mais sobre a cidade que viu Beethoven e Mozart crescerem!
Viena, capital da Áustria, fica na Europa central. Em uma viagem de trem, você pode conhecer as cidades vizinhas: Salzburg (300 km), Bratislava, capital da Eslováquia (65 km), Graz, na Áustria (200 km), e Linz, também no país (180 km).
Um voo até Viena pode durar cerca de 15h (prepare-se para lidar com o jet lag). Além disso, as companhias aéreas brasileiras não oferecem voo direto para o destino. Você precisará fazer conexão em outros locais da Europa – Madri, Londres, Paris, Amsterdam ou Portugal. Ao desembarcar no aeroporto da capital, você terá mais 18 km para percorrer até o centro. A pequena viagem pode ser feita de trem, ônibus ou carros de aplicativo, esse último com preços bastante atrativos.
Se você estiver em um tour pela Europa, pode pegar um trem até Viena partindo de Paris, Praga, Veneza ou Budapeste. A road trip também é uma opção, porém, apesar de alguns países europeus permitirem a condução de veículos apenas com apresentação de CNH brasileira e passaporte, a Áustria exige a Permissão Internacional para Dirigir (PID).
Marcada pelo domínio da Dinastia de Habsburgos, a história de Viena é antiga. A cidade possui influência romanas, celtas e alemãs. Em nenhum outro lugar do mundo, você encontrará uma universidade em funcionamento desde o século XIV. Não há nada mais catártico do que assistir a um espetáculo na Casa de Ópera construída no século XIX. Abaixo, conheça os principais pontos turísticos da cidade da música:
Publicidade
O parque temático mais antigo do mundo está em Viena. O local não é grande, porém conta com muitas atrações históricas. A roda-gigante de 60 metros sofreu sérios danos durante a II Guerra Mundial, mas foi restaurada e se tornou cartão postal da cidade. O chapéu mexicano mais alto do mundo também está no Prater. Prepare-se para começar os passeios com muita aventura!
A ‘casinha’ de verão da família imperial de Viena é uma das grandes atrações do destino. É possível visitar os incríveis jardins, fazer um tour pelo interior do palácio, percorrer um labirinto e subir no Gloriette, um ‘morrinho’ com uma vista magnífica do entorno. Casa esteja recebendo excursões, você pode reservar um passeio no Tiergarten, o zoológico mais antigo do mundo e um dos poucos que abriga pandas gigantes.
A Ópera de Viena foi inaugurada em 1869, com uma obra de Mozart. Após uma bomba atingir o prédio em 1945, o local foi reconstruído e as portas foram reabertas com visitas guiadas e shows de ópera.
O Palácio Hofburg pertenceu à família mais nobre e importante da Áustria. Os aposentos imperiais contam com biblioteca, capela e os famosos museus: Sisi e Prataria da Corte. O escritório do presidente da Áustria também está por lá. Uma visita para você se sentir parte da realeza!
Um enorme edifício com arquitetura estilo historicismo. O Parlamento da Áustria está na principal avenida de Viena, a Ringstrasse. Em 1918, após a queda do Império Habsburgo, o espaço sediou um dos eventos mais históricos da Áustria, a Proclamação da República. É possível realizar visitas guiadas.
Para fechar o tour pelos monumentos da realeza, visite o Palácio de Belvedere. O edifício pertenceu ao príncipe Eugenio de Saboya. Dividido em Alto e Baixo Belvedere, é possível visitar o interior do prédio. Vale destacar que os outros palácios de Viena são mais bonitos.
O Stadpark fica próximo à Ópera de Viena. O parque é rodeado por matas e possui muitos espaços de convivência. Você pode fazer uma caminhada, visitar a famosa estátua de Johann Strauss e conhecer o edifício Kursalon, com sorte, até assistir pequenos shows musicais no local. Espaço público, gratuito.
Viena vista de cima! A torre do Danúbio possui 252 m de altura. Além do mirante, um restaurante giratório complementa a atração. E não é só isso, os mais aventureiros podem saltar de bungee jumping. Uma experiência única, poética e encantadora.
Naschmarkt é um mercado ao ar livre. O estilo europeu prevalece nas barracas que vendem alimentos, flores, lembrancinhas etc. O evento é famoso entre os turistas por preservar a nostalgia do Marché aux puces (ou mercado de pulgas), bazares que surgiram no subúrbio de Paris e comercializavam de tudo com bons preços e trocas de produtos. Atualmente, os preços não são tão baratos e a cobrança de gorjeta costuma ser alta.
Publicidade
A Catedral de Viena é a principal construção religiosa para visitar tanto pela beleza quanto pela localização. Você verá a fachada, o interior, incluindo catacumbas, e até um museu. É possível fazer tours guiados por € 5,50. Outros templos lindos da cidade são: a Igreja de São Carlos Borromeu, a Igreja São Pedro e a Igreja Votiva do Divino Salvador. Os horários de funcionamento dependem da época do ano e da programação interna do espaço.
Os mais famosos são o Museu da História da Arte e o Museu de Carruagens Imperiais. No primeiro, é possível ver exposições de obras de arte gregas e egípcias. No segundo, que está no Palácio Schönbrunn, você conhecerá carruagens incríveis. Outros museus na região são: Museu Albertina, Museu de História Natural, Museu Freud, Museu de Móveis Imperiais, entre outros. Antes de ir, confira a programação nos sites das instituições.
Ao montar o roteiro, considere a localização das atividades. Você pode planejar para conhecer algumas atrações em um tour a pé. No entanto, se o semáforo estiver fechado para pedestres, mesmo que não esteja vindo nenhum veículo, espere pacientemente, pois, se atravessar, pode levar uma multa.
No verão, a temperatura é agradável e o dia anoitece mais tarde, inclusive, dizem que os moradores ficam mais felizes. No inverno, prepare-se para temperaturas extremas, porém, as paisagens são encantadoras, especialmente quando a neve cobre a cidade. Abaixo, confira uma relação mês a mês para descobrir a melhor época de acordo com seu perfil.
Não importa a época do ano, as roupas de inverno precisam estar na sua mala! Se possível, fique pelo menos 4 dias na cidade, pois há muitas atividades e o clima vienense é puro aconchego. Com certeza, beber um Glühwein em uma hospedagem confortável ajudará a espantar o frio.
No horário de verão da Europa, Viena está 5 horas adiantada em relação ao horário de Brasília. A diferença é o suficiente para você perder um pouco o fôlego durante as longas caminhadas pela capital da Áustria. Para descansar dos fusos horários, veja quais são as regiões que oferecem as melhores hospedagens:
As principais atrações de Viena estão concentradas no centro, como a avenida Ringstrasse e a Catedral. Você pode se hospedar no confortável Austria Trend Hotel. Se procura uma opção mais econômica, considere a Pension Dr. Geissler. Já a elegância fica por conta do Hilton Vienna Plaza.
Nessa região, estão o Rio Danúbio e o parque Prater. Muitas pessoas que viajam a trabalho preferem ficar por aqui, pois o local é próximo ao centro comercial da cidade. Caso esse seja o seu perfil, fique no Austria Classic Hotel Wien. O moderno Der Wilhelmshof também é uma ótima opção. Já o charmoso e requintado SO/ Vienna costuma atrair mais turistas viajantes do que empresários.
Perto do Landstrasse, fica o Stadpark. A região é perfeita para quem busca menos movimento. Comece olhando o sofisticado Hilton Vienna Park. O InterContinental Wien também é elegante. Opções mais econômicas ficam por conta do Mercure Grand Hotel Biedermeier Wien e do Ibis budget Wien Sankt Marx.
Na avaliação dos turistas, o distrito 6 é considerado o melhor local para ficar. A região é distante o suficiente da agitação do centro, porém possui fácil acesso para diversas atrações, principalmente locais de compras. Restaurantes próximos são uma ótima vantagem. O Boutiquehotel Das Tyrol é a opção mais sofisticada de Mariahilf. Para economizar, o Hotel Beethoven Wien pode ser uma boa opção. Por fim, o Jaz in the City Vienna possui um ótimo custo-benefício.
Os distritos 7 e 8 são muito parecidos, descolados, meio hipsters e com muitas casas noturnas ao redor. Caso você queira um local para descansar, é melhor evitar as regiões. Agora, se é o que procura, dê uma olhada no Max Brown 7th District ou no luxuoso Hotel Sans Souci Wien. No Distrito 8, não deixe de conferir o Flemings Selection Hotel Wien-City e o Hotel Josefshof am Rathaus.
Com uma vibe jovem e perto de universidades, o distrito 9 é muito procurado por quem gosta de mais badalação. Veja o Hotel Calmo e o The Harmonie Vienna. Agora, se você procura algo mais em conta, opte pelo Hotel Regina.
Uma área tranquila com muita diversidade de culturas e perto de uma das principais estações de metrô de Viena. Para quem procura algo em conta, mas quer ficar em uma rede hoteleira conhecida, dê uma olhada no Novotel Wien Hauptbahnhof. Outra opção mais em conta, porém bem simples, é o Hotel Johann Strauss. E para fechar, o ibis Wien Hauptbahnhof é uma opção intermediária.
Não se esqueça de conferir as opiniões de turistas que já se hospedaram nos hotéis. Além disso, se você não quiser ficar na capital, procure hospedagens nas cidades ou países perto de Viena, como em Bratislava, Salzburgo, Budapeste e Praga.
Por ser um país germânico, o vinho e a cerveja são as bebidas mais consumidas em Viena. É claro que os deliciosos drinks acompanham pratos típicos que surpreendem em sabores. Veja o que pedir:
Por fim, saiba que os austríacos costumam jantar e almoçar cedo. Então, não apareça em um restaurante às 16h querendo almoçar, pois vão te servir a janta. Além disso, é obrigatório pagar 10% de “gorjeta” do valor da refeição.
Uma cidade cheia de curiosidades e com uma cultura muito peculiar. Por exemplo, é comum as pessoas beberem água nas torneiras públicas, inclusive, a qualidade é considerada uma das melhores do mundo. Para conhecer mais sobre o destino, veja a seleção de vídeos abaixo:
O Diogo Kyirillos, do canal Vida Nômade, viajou para Viena. Ele conta sua experiência e dá ótimas dicas de viagem, incluindo hospedagem, transporte público e as principais atrações. Aperte o play e anote tudo!
O canal Alemanizando apresenta várias atrações que possuem marcas das guerras. Além disso, mostra um miniparque temático, uma igreja e muitos prédios históricos. Dicas de hotel e airbnb também estão no vídeo que começa com uma cena inusitada. Confira!
Um casal de viajantes experimentou o prato Wiener Schnitzel feito com carne de porco empanada. Veja como foi a experiência e se você terá coragem de comer. Além disso, há lindas imagens de prédios históricos e igrejas.
A infraestrutura de Viena deixa muitos países com inveja. Não há lixo nas ruas e à noite fica tudo iluminado. O canal Viajante Sincera é realmente muito sincero! Com opiniões bem-humoradas do destino, um casal fala sobre o roteiro que fizeram pela Europa.
Pamela Scapella e amigos exploram a cultura vienense. Você vai ver como são as ruas, preços de comida e o que pode ou não fazer por lá. Aproveite para anotar tudo!
A arquitetura de Viena é realmente surpreendente, tanto que a Unesco tornar a cidade Patrimônio da Humanidade. A seguir, conheça a perspectiva de alguns turistas que eternizaram a beleza da capital em cliques maravilhosos.
Você não vai encontrar lixo no chão e tudo é muito bem cuidado. Tire fotos em todas as atrações turísticas e aproveite cada segunda da viagem. Veja abaixo o que te espera em Viena:
Viena é mesmo um sonho, não é? Aproveite que você está na Europa e coloque Marselha no seu roteiro. A cidade mais antiga da França promete uma experiência memorável.