Vitória: passeios históricos, muitas praias e culinária na capital capixaba

Capital do Espírito Santo, Vitória é um destino cheio de belas praias, parques e diversos pontos turísticos interessantes. Se você tem vontade de fazer a próxima viagem para esse destino, veja dicas e informações valiosas que te ajudarão a montar o roteiro dos seus sonhos.

Publicidade

O que você precisa saber antes de ir a Vitória

Conhecer um novo destino é sempre uma aventura, e é normal ficar com muitas dúvidas durante o planejamento da viagem. Por isso, a seguir, veja algumas dicas que te ajudarão nos preparativos e na sua estadia em Vitória:

  • Como se deslocar na cidade: Vitória não é uma cidade muito grande, então, você pode fazer uso do transporte público para se locomover entre os principais pontos turísticos. Existem muitas linhas de ônibus na cidade e o tempo de espera não costuma ser longo. Além disso, você ainda pode utilizar aplicativos de transporte.
  • O clima de Vitória: a temperatura de Vitória é estável e, na maior parte do ano, costuma fazer calor. Em geral, a temperatura mínima não fica abaixo de 18°C e a máxima fica por volta dos 30°C.
  • Quantos dias ficar: Vitória tem diversos pontos turísticos, então, se você quiser fazer um tour básico, reserve pelo menos 3 dias. Entretanto, para um passeio completo, uma semana é o ideal. É um pouco difícil conseguir explorar todas as atrações, mas você pode curtir os seus dias organizando melhor o seu roteiro de viagem.
  • A cidade é segura: ao contrário de outros centros urbanos do Brasil, Vitória é considerada uma cidade relativamente segura. Assim, é possível aproveitar o passeio com mais tranquilidade.
  • Prepare-se para caminhar: por se tratar de uma cidade relativamente pequena, é possível transitar entre algumas atrações turísticas a pé. Então, você pode aproveitar para fazer uma caminhada, contemplar as paisagens e conhecer ainda mais sobre a cultura local.

Seguindo essas dicas, sua experiência de viagem será muito mais completa. Monte o roteiro de acordo com o seu gosto e aproveite cada uma das atrações da cidade!

Onde fica Vitória

Vitória é uma das cidades mais antigas do Brasil e está localizada no estado do Espírito Santo, às margens do Oceano Atlântico. A capital litorânea atrai diversos turistas interessados em admirar suas belezas naturais. Para chegar ao destino, basta desembarcar no Aeroporto Eurico Salles. Vale dizer que esse aeroporto opera apenas voos domésticos. Viajar de ônibus também é uma ótima opção, assim, você desembarcará na rodoviária, no bairro Ilha do Príncipe. De qualquer forma, é possível seguir para o hotel utilizando um táxi ou o transporte público.

Além da capital, vale a pena conhecer algumas cidades vizinhas, principalmente porque há diversos passeios interessantes nas redondezas. Abaixo, confira duas opções que merecem sua visita:

Vila Velha

Vila Velha é um município muito conhecido pelo seu litoral. A cidade conta com diversas praias, ilhas e museus. A 8 Km de Vitória, aproveite a viagem para conhecer a Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, uma das maiores do Brasil.

Guarapari

As praias de Guarapari estão entre as queridinhas do Espírito Santo. A cidade também é vizinha de Vitória e possui várias belezas naturais. Ela está localizada a 55 Km da capital e é um destino muito procurado por turistas de diversas partes do mundo.

Publicidade

O que fazer em Vitória

Por ser a capital, Vitória possui diversos passeios interessantes. A seguir, veja as principais atrações turísticas e monte seu roteiro de acordo com o seu estilo. Lembre-se de considerar a quantidade de dias que você pretende ficar por lá:

1. Escadaria Maria Ortiz

A Escadaria Maria Ortiz fica na parte central da cidade e é considerada um importante monumento histórico da região. Recebeu esse nome em homenagem à heroína Maria Ortiz, que lutou contra a invasão holandesa no século XVII. Por essa razão, ela é símbolo da vitória dos capixabas contra os inimigos holandeses.

  • Preço de entrada: entrada franca.
  • Horário de funcionamento: 24 horas. O melhor horário para visitar essa atração é às 11h, pois o local não é tão movimentado.

2. Morro do Penedo

O Morro do Penedo é uma unidade de conservação, que fica em Vila Velha, às margens do canal da baía de Vitória. A atração agrada principalmente turistas aventureiros, quem gosta de atividade física e de estar em contato com a natureza. Você pode fazer a trilha até o alto do morro e apreciar a bela paisagem dos municípios de Vila Velha e de Vitória.

  • Preço de entrada: o valor da travessia de barco para chegar até o morro é de aproximadamente R$ 85.
  • Horário de funcionamento: das 7h às 13h.

3. Parque Municipal Pedra da Cebola

Inaugurado em 1997, com mais de 100 mil metros quadrados, o Parque Municipal Pedra da Cebola é uma importante opção de lazer para os moradores da cidade. O local abriga pequenas espécies de répteis e aves, além de uma vasta vegetação. Ele recebeu esse nome devido à presença de uma pedra muito parecida com uma cebola. Se você está buscando uma opção de passeio para descansar em meio à natureza, essa atração é perfeita.

  • Preço de entrada: entrada franca.
  • Horário de funcionamento: diariamente das 05h às 22h. Porém, toda segunda-feira, o parque permanece fechado das 09h às 17h para manutenção interna.

4. Convento Nossa Senhora da Penha

O Convento Nossa Senhora da Penha fica localizado em Vila Velha, mas, a partir dele, é possível ter uma visão panorâmica da cidade de Vitória. Ele foi fundado em 1558 e é considerado um símbolo turístico do Espírito Santo. Ao chegar à portaria, o turista precisa subir uma estrada pavimentada por 1,2 km. O trajeto também pode ser feito de carro.

  • Preço de entrada: a entrada é franca.
  • Horário de funcionamento: o horário de funcionamento do convento é de segunda-feira a sexta-feira das 06h às 17h, aos sábados das 06h às 19h30 e aos domingos das 04h às 17h.
  • 5. Theatro Carlos Gomes

    Construído entre 1924 e 1928, o Theatro Carlos Gomes é um patrimônio cultural da cidade. Localizado no centro histórico de Vitória, o edifício foi inspirado no Teatro Scala, de Milão, e projetado pelo arquiteto italiano André Carloni. Aproveite para conhecer essa beleza arquitetônica e para assistir alguma peça que estiver em cartaz.

    • Preço de entrada: as visitas guiadas são gratuitas. Já o valor dos ingressos para as peças varia de acordo com as obras que estiverem disponíveis.
    • Horário de funcionamento: as visitas guiadas acontecem de quarta-feira a domingo, das 13h às 17h.

    6. Píer de Iemanjá

    Esse ponto turístico fica localizado entre o Rio Santa Maria e a Praia do Camburi. Com 350 metros de extensão, o Píer de Iemanjá é muito visitado por pescadores, pessoas religiosas ou por quem quer fazer uma caminhada e apreciar a belíssima paisagem do lugar. Em algumas ocasiões, é possível observar a passagem de tartarugas pela costa.

    • Preço de entrada: entrada franca.
    • Horário de funcionamento: 24 horas.

    7. Pedra da Ilha do Boi

    A Pedra da Ilha do Boi fica no bairro de mesmo nome. Ela tem apenas 15 metros de altura, porém é um ponto turístico bastante conhecido, pois oferece uma visão privilegiada de outras atrações da cidade, como a Terceira Ponte, a Curva da Jurema e a ilha do Frade.

    • Preço de entrada: entrada franca.
    • Horário de funcionamento: 24 horas.

    8. Triângulo das Bermudas

    O Triângulo das Bermudas é perfeito para aproveitar a noite em Vitória. Ele é um calçadão com diversos bares, restaurantes e boates. Apesar de se destacar como atividade noturna, durante o dia, você pode passear no calçadão, provar o melhor da culinária local e conversar com os moradores.

    Publicidade

    • Preço de entrada: entrada franca.
    • Horário de funcionamento: 24 horas.
    • 9. Projeto Tamar

      O Projeto Tamar atua na proteção de diversas espécies de tartarugas. A unidade de Vitória fica localizada na Av. Nossa Sra. dos Navegantes. No local, o turista pode acompanhar detalhes do dia a dia dos animais. Além disso, é possível fazer uma trilha até os ossos de uma tartaruga gigante que viveu na região, bem como passear em alguns pontos turísticos da cidade, entre eles, o Convento da Penha.

      • Preço de entrada: o ingresso custa R$ 24. Idosos, estudantes e professores pagam meia entrada e para crianças com menos de 5 anos a entrada é franca.
      • Horário de funcionamento: o projeto é aberto ao público de terça-feira a domingo das 10h às 17h.

      10. Catedral Metropolitana de Vitória e o Palácio Anchieta

      No centro histórico de Vitória, você poderá visitar a Catedral Metropolitana e o Palácio Anchieta. As atrações ficam a 240 metros de distância uma da outra. Então, aproveite o passeio pela região central e explore essas maravilhas históricas.

      • Preço de entrada: entrada franca.
      • Horário de funcionamento: a Catedral Metropolitana de Vitória fica aberta ao público diariamente das 07h às 19h. Já o Palácio Anchieta funciona de segunda-feira a sexta-feira das 09h às 17h, e aos fins de semana das 09h às 16h.

      Essas são apenas algumas das principais atrações de Vitória. É claro que o seu roteiro precisa de algumas praias para ficar completo. Então, continue a leitura e descubra os melhores locais para estender uma cadeira, pegar um bronzeado e tomar uma água de coco.

      Praias em Vitória para relaxar à beira mar

      A seguir, veja uma seleção com as principais praias de Vitória e confira alguns detalhes importantes para a elaboração do seu roteiro de viagem.

      Publicidade

      1. Praia de Camburi

      Essa é uma das praias mais conhecidas de Vitória. Possui uma faixa de areia bem extensa, entretanto, alguns pontos não são próprios para banho. O local hospeda muitos turistas, pois a região possui uma ótima estrutura para receber os visitantes. Próximo à orla, há diversos quiosques, restaurantes, pista de skate e muito mais.

      2. Curva da Jurema

      A Praia da Curva da Jurema é um ponto turístico que costuma ficar bem lotado em Vitória. Ela é quase uma extensão da Praia do Canto. Próximo ao local, há restaurantes, quiosques e um shopping.

      3. Praia do Suá

      A Praia do Suá fica localizada no bairro da Enseada, a 6 km do centro de Vitória e próximo ao Convento Nossa Senhora da Penha. Ela também possui alguns pontos que, em determinadas épocas, são impróprios para banho. Esse lugar, com águas tranquilas e quase sem onda, é perfeito para quem busca um dia calmo. Entretanto, a infraestrutura não é das melhores. É preciso levar água e algo para comer, pois não há quiosques ou restaurantes nas proximidades.

      4. Praia da Direita e Praia da Esquerda

      Duas praias pouco movimentadas, mas que apresentam paisagens incríveis. Elas ficam localizadas no bairro Ilha do Boi, a 7 km do centro da cidade. A Praia da Direita é ótima para banho, já a Praia da Esquerda apresenta indícios de poluição. Saindo da Praia da Direita, você vai precisar subir um escadão com 160 degraus para chegar até a Praia da Esquerda.

      5. Praia Grande

      Localizada no bairro da Ilha do Boi, essa praia é bem movimentada. Ela possui águas tranquilas, sem ondas, perfeitas para banho. A Ilha de Frade fica próxima ao local, então, você pode aproveitar e dar uma passada por lá.

    Todas as praias podem ser acessadas por meio do transporte público da cidade. Vale a pena conhecer pelo menos algumas. Não esqueça de levar óculos de sol e protetor solar para aproveitar o dia sem incômodos.

    Roteiros em Vitória para facilitar a criação do seu roteiro de viagem

    Vitória é uma cidade com diversas atrações para explorar e, com isso, é preciso ter um roteiro bem definido para poder aproveitar melhor a sua viagem. Veja a seguir algumas opções de roteiro para quem vai passar um, dois ou até quatro dias nesse destino.

    O que fazer em Vitória em um dia

    Um dia é pouco para conhecer Vitória. No entanto, se você estiver de passagem pela cidade, vale a pena organizar um passeio pelos principais pontos turísticos. Considere:

    • Visitar a Praia do Canto e a Praia do Suá;
    • Conhecer o Projeto Tamar e a Praça do Papa;
    • Tomar um drink e cantar no karaokê do Pub 426 no Triângulo das Bermudas.

    Aproveite também para fazer uma caminhada pelas ruas de Vitória. Com certeza, seu dia será marcante e você colocará a capital nos seus planos para futuras férias mais longas.

    O que fazer em Vitória em um fim de semana

    O fim de semana na capital capixaba promete uma experiência inesquecível. Não perca tempo, anote as sugestões abaixo e aproveite cada segundo da viagem!

    Sábado:

    Domingo:

    • Participar da visita guiada no Theatro Carlos Gomes
    • Fazer um passeio no Parque Estadual da Fonte Grande
    • Experimentar o Salmão Grelhado do Restaurante Bella Victória

    Passe pelo centro da cidade e aproveite para comprar souvenirs. Afinal, você terá muita história para contar aos amigos e eles vão amar os mimos.

    O que fazer em Vitória em 4 dias

    Agora, se você vai passar pelo menos 4 dias em Vitória, pode ter certeza de que nenhum deles será entediante. Considere fazer as atividades a seguir:

    Dia 1:

    • Caminhar no calçadão até chegar no Píer de Iemanjá
    • Aproveitar um dia de sol na Praia de Camburi
    • Almoçar moqueca capixaba no Restaurante Partido Alto, a apenas 300 metros da Praia de Camburi

    Dia 2:

    • Visitar a Praia Grande e a Praia da Direita
    • Pescar na Pedra da Pescaria a 500 metros da Praia Grande
    • Almoçar a fregola, um tipo de massa cozida em caldo de moqueca, no Peppe Restaurante
    • Dia 3:

      • Visitar a Escadaria Maria Ortiz e a Catedral Metropolitana de Vitória, no centro histórico da cidade
      • Conhecer o Museu de artes do Espírito Santo
      • Comer o Mingnon Impressionista no A Oca – Bistrô & Ateliê. Um verdadeiro almoço histórico
      • Dia 4:

        Em quatros dias, é possível conhecer vários pontos turísticos. No entanto, se tiver disponibilidade, não hesite em estender as férias para descansar bastante, conhecer outras atrações e, até mesmo, visitar as cidades vizinhas.

        Seja qual for o roteiro escolhido, aprecie as belezas da cidade litorânea. Para evitar grandes surpresas da natureza, a seguir, conheça a previsão climática anual da capital.

        Qual a melhor época para ir a Vitória?

        Você pode visitar a capital capixaba em qualquer época. No entanto, a cidade costuma receber um número maior de turistas entre novembro e fevereiro. Se quiser fugir da movimentação, escolha um mês fora da temporada.

        • Janeiro: calor intenso (24ºC a 31ºC), muita chuva, alta temporada
        • Fevereiro: calor intenso (24ºC a 31ºC), muita chuva, alta temporada
        • Março: calor intenso (24ºC a 31ºC), muita chuva, baixa temporada
        • Abril: calor intenso (23ºC a 30ºC), pouca chuva, baixa temporada
        • Maio: calor ameno (21ºC a 28ºC), pouca chuva, baixa temporada
        • Junho: calor ameno (19ºC a 27ºC), pouca chuva, média temporada
        • Julho: calor ameno (19ºC a 27ºC), pouca chuva, média temporada
        • Agosto: calor ameno (19ºC a 27ºC), muita chuva, baixa temporada
        • Setembro: calor ameno (20ºC a 27ºC), pouca chuva, baixa temporada
        • Outubro: calor ameno (22ºC a 28ºC), muita chuva, baixa temporada
        • Novembro: calor intenso (23ºC a 29ºC), muita chuva, alta temporada
        • Dezembro: calor intenso (24ºC a 30ºC), muita chuva, alta temporada

        Antes de organizar suas atividades do dia, dá uma olhadinha na previsão do tempo. Seja com chuva ou com sol, o mais importante é se divertir!

        Onde se hospedar em Vitória

        Há uma grande variedade de hotéis em Vitória. A maioria das opções está localizada nas proximidades da Praia do Canto e da Praia de Camburi. Abaixo, confira alguns detalhes que te ajudarão a encontrar a hospedagem ideal.

        Região da Praia do Canto

        A Praia do Canto é considerada uma região nobre de Vitória e recebe muitos turistas. Uma boa opção de hospedagem é o Hotel Costa Vitória, que oferece acomodações confortáveis e fica a 3 minutos da praia. Outra ótima opção é o Praia do Canto Apart Hotel, uma hospedagem com acomodações luxuosas e piscina ao ar livre.

        Jardim da Penha

        O Jardim da Penha fica próximo à Praia do Camburi e é um bairro com uma boa estrutura para turistas. Há várias lojas, mercados, bancos, entre outros serviços essenciais. Considere se hospedar no Bristol Alameda Vitória, um hotel localizado em frente à Praia do Camburi, com quartos luxuosos e diversas comodidades. O Ibis Vitória Praia do Camburi também é muito bem avaliado pelos clientes e fica a 200 metros da praia.

        Enseada do Suá

        A Enseada do Suá é um bairro bem tranquilo, sem incidência de vida noturna. Se você gosta de passear durante o dia e dormir cedo para renovar as energias, pode considerar se hospedar no Golden Tulip Porto Vitória , um hotel luxuoso com habitações bem equipadas. O Go Inn Vitória é uma opção mais econômica, com quartos confortáveis, e a 12 minutos da praia.

        Antes de reservar o hotel, não esqueça de verificar todas as comodidades oferecidas. Além disso, considere seu orçamento e a opção que mais facilita a sua locomoção entre uma atividade e outra.

        Gastronomia em Vitória

        A culinária capixaba é rica, principalmente, em pratos compostos por frutos do mar devido à tradição pesqueira da população. A seguir, confira alguns pratos típicos de Vitória, bem como ótimas opções de restaurante para uma experiência gastronômica local.

        • Torta Capixaba: feita de moqueca com ovos, a torta capixaba é um prato tradicional da Páscoa, mas você pode experimentar essa delícia em qualquer época do ano, no Restaurante Pirão e no Restaurante Enseada Geraldinho.
        • Moqueca: a moqueca capixaba é, sem dúvidas, um dos pratos mais famosos da região. Ela pode ser preparada com peixes, crustáceos, marisco ou ovos, e é servida em diversos restaurantes de Vitória. Entre eles, estão o Papaguth e o Restaurante São Pedro.
        • Torta de Coco Gaeta: essa é uma das principais sobremesas da cidade de Vitória, também conhecida como Torta de Coco dos Deuses. Prove essa delícia no Restaurante Enseada Geraldinho e no Restaurante Gaeta.
        • Arroz de marisco: o arroz de marisco é mais uma estrela da culinária capixaba. Ele é servido geralmente com bananas verdes fritas ou cebolas marinadas. Encontre esse prato típico no Restaurante Ilha do Caranguejo ou no Kiosque Alemão.

        O Espírito Santo passou por uma influência gastronômica de alguns lugares do mundo, como Portugal, África e o norte da Europa. Aproveite a sua viagem para experimentar os pratos típicos da região e para descobrir novos sabores!

        Turistando em Vitória para explorar cada parte desse destino

        Quem foi, não se arrependeu e ainda compartilhou muitas dicas legais. Então, aproveite! Confira uma seleção de vídeos, com muitas informações e imagens maravilhosas de Vitória.

        3 motivos para conhecer Vitória

        Um morador tem lugar de fala quando o assunto é as belezas da sua cidade. Nesse vídeo, confira algumas dicas e informações de quem realmente conhece a capital litorânea.

        Roteiro de 2 dias em Vitória

        Esse vídeo apresenta uma opção de roteiro de dois dias. Acompanhe as atividades bem de pertinho e veja se elas são a sua vibe.

        Um tour pela cidade

        Se você pensa em passar o carnaval em Vitória, assista esse vídeo. Acompanhe um tour pela cidade, com muitas dicas, imagens das atrações e animação.

        E aí, o que achou dos vídeos? Com as dicas fresquinhas, siga para o próximo tópico e veja mais um pouco da beleza capixaba.

        10 fotos encantadoras da capital capixaba

        Vitória é um destino com diversas paisagens belíssimas e você pode aproveitar as suas próximas férias para conhecer tudo de perto. Mas, até lá, confira alguns cliques que mostram a beleza desse paraíso litorâneo.

        1. Vitória possui uma enorme riqueza cultural

        2. O litoral é um espetáculo da natureza

        3. Com um clima acolhedor

        4. Se você está planejando visitar a cidade

        5. Não deixe de explorar cada cantinho dela

        6. Visite a Catedral Metropolitana de Vitória

        7. O Convento Nossa Senhora da Penha

        8. O Parque Municipal Pedra da Cebola

        9. O Centro Histórico da cidade

        10. E as praias desse paraíso litorâneo!

        O que achou do destino? Vitória é mesmo um lugar com diversos pontos interessantes. Porém, a sua viagem pode ser ainda melhor, basta estender um pouquinho mais as férias e aproveitar a oportunidade para conhecer as Montanhas Capixabas!