Vila Velha: conheça as melhores praias e atrações do município capixaba

Escrito por Vivian Camacho

Se você ainda não conhece os encantos do Espirito Santo, Vila Velha será uma ótima oportunidade para que você comece a se apaixonar pelas belezas capixabas. A mais antiga cidade do estado é também a segunda mais populosa e uma das mais procuradas para turismo.

O município, que fica apenas 7 km de distância de Vitória, está ligado à capital por três pontes, sendo a mais famosa delas a Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, a maior obra realizada pelo estado e uma das maiores do Brasil. Hoje, ela é o cartão postal de Vila Velha, e garante um belo visual logo na chegada à cidade.

Praias de Vila Velha

O litoral de Vila Velha possui 32 km de praia, algumas delas consideradas as melhores e mais belas do Espirito Santo. Confira abaixo as mais procuradas delas para você incluir em seu roteiro:

1. Praia da Costa

Localizada no centro da cidade, a Praia da Costa é uma das preferidas pelos moradores e turistas de Vila Velha. De areia grossa e dourada, com vários pontos de águas calmas e limpa, ideais para banho. O calçadão possui uma ciclovia e infraestrutura muito bem organizada, fazendo com que este seja um ponto muito procurado por quem pratica esportes também. Hotéis, pousadas, bares e ótimos restaurantes para todos os gostos e bolsos é o que não faltam na região.

2. Praia de Itapuã

Popular entre os moradores de classe alta de Vila Velha, a Praia de Itapuã é muito frequentada não só por banhistas, mas também por praticantes de esportes, já que a sua larga e extensa faixa de areia comporta todos sem apertos. É também um dos principais pontos de pesca de arremesso, e existe por lá uma comunidade de pescadores que saem todas as tardes para a prática do arrastão de rede.

3. Praia de Itaparica

Também próxima ao centro, entre as praias da Costa e de Itapoã, está a praia de Itaparica. Sua ótima infraestrutura conta com quiosques e restaurantes servindo pratos típicos capixabas, e durante a noite, o pagode ao vivo atrai muitos jovens, transformando o local na faixa de areia mais animada da cidade. Se você procura por agitação, já sabe para onde ir!

4. Praia da Baleia

A Praia da Baleia é uma das dez praias mais limpas do estado, porém suas ondas grandes e fortes fazem com que o mar não seja recomendado para banhistas, e sim para surfistas. Aproveite a calmaria do entorno para ter um dia relaxante, caminhando pela orla ou só contemplando a paisagem em uma espreguiçadeira. Dica: não esqueça de levar seus comes e bebes para lá, pois não há quiosques e restaurantes por perto.

5. Praia da Barra do Jucu

A mais ou menos 10 quilômetros de distância do centro e mais afastada da agitação está a praia da Barra do Jucu. A antiga vila de pescadores ainda possui suas características rudimentares preservadas: o lugar é semideserto e com infraestrutura apenas no povoado. É uma praia de águas claras, mas que em alguns pontos podem ficar mais escuras por conta do encontro do mar com o rio Jucu. O repuxo e as ondas fortes a tornam desaconselhável para banho, mas boa para pesca e para a prática de surfe.

5 Atrações em Vila Velha que prometem enriquecer o seu roteiro

Além das belas praias, Vila Velha oferece um turismo cultural riquíssimo com atrações cheias de história e paisagens deslumbrantes. Veja alguns pontos que não podem ficar de fora da sua lista:

1. Convento Nossa Senhora da Penha

Vivian Camacho

O convento Nossa Senhora da Penha foi construído em um penhasco com 154 metros de altura, de onde se tem uma vista panorâmica da cidade de Vila Velha e da capital Vitória. O início de sua construção data de 1558, ou seja, é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil. O local já passou por várias reformas e ampliações, e hoje o complexo abrange uma área de 632,226 m², onde alguns outros atrativos estão alocados, como a Gruta do Frei Pedro Palácios, um Museu e uma lojinha de alimentos e presentes.

2. Morro do Moreno

Para quem gosta de estar em contato com a natureza e praticar esportes ao ar livre, esse é o lugar ideal. A trilha para chegar até o local, que também pode ser feita de moto ou bicicleta, é um pouco cansativa, mas a vista lá de cima faz compensar todo o esforço. Se programe para ir bem cedo e assistir um lindo nascer do sol.

3. Farol de Santa Luzia

Construída com placas trazidas diretamente da Escócia, a torre metálica de 12 metros de altura foi inaugurada por D. Pedro II no ano de 1871. O terreno onde fica o Farol de Santa Luzia é de responsabilidade da Marinha do Brasil, e ficou fechado para visitação durante muitos anos, enquanto passava por algumas reformas. Hoje só é permitida a entrada de 25 pessoas por vez com permanência de 20 minutos, tempo relativamente curto, mas que vai valer a pena não só pela vista, mas também por render belas fotos.

4. Fábrica de chocolates Garoto

Vivian Camacho

Os amantes de chocolate não podem deixar passar batido uma visita à fábrica da Garoto, que está entre as dez maiores fábricas da iguaria no mundo, sendo a maior da América Latina. Por lá, além de fazer um “choco tour”, (que deve ser agendado com antecedência e custa em torno de R$25) você visitará um museu que mostra um pouco da história da marca e dos seus produtos. Não deixe também de passar pela lojinha e garantir os seus chocolates.

5. Museu Vale

Situado na antiga estação ferroviária Pedro Nolasco, o Museu Vale possui um riquíssimo acervo permanente, que narra a história da construção da Estrada de Ferro que ligava Vitória a Minas, e recebe frequentemente mostras temporárias de artistas locais e internacionais sobre arte contemporânea, além de shows de música ao vivo. Aproveite para conferir a programação durante a sua passagem por Vila Velha, e curta o melhor deste passeio cultural.

Se você nunca tinha pensado em incluir Vila Velha no seu roteiro de viagens, agora é a hora! Aproveite as nossas dicas e desfrute de todas as riquezas que a cidade tem para te oferecer.

PARA VOCÊ