6 dicas para quem vai se aventurar no Pico da Bandeira

O Pico da Bandeira é sensacional para quem gosta de fazer trilhas e acampar. Como toda aventura, é preciso estar preparado e tomar alguns cuidados é essencial. Por isso, veja dicas que vão ser importantes para você aproveitar sua viagem à Serra do Caparaó, no Espírito Santo.

Publicidade

Índice do conteúdo:

Onde fica o Pico da Bandeira

O Pico da Bandeira fica localizado na Serra do Caparaó, em um ponto que faz divisa com os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A atração fica a uma distância de 245 km do aeroporto de Vitória.

Como chegar

Partindo de Vitória no Espirito Santo, você terá duas opções: alugar um carro ou ir para a rodoviária de Vitória e seguir para a cidade de Alto do Caparaó. Neste caso, a média da passagem é R$ 140 (o preço pode mudar) e o trajeto é de aproximadamente 6 horas.

Depois de chegar ao seu destino, é só aproveitar o que ele tem de melhor. Confira as dicas a seguir comece agora mesmo a organizar o seu roteiro de viagem!

Dicas e informações importantes sobre o Pico da Bandeira para quem vai se aventurar nessa atração

A seguir veja algumas dicas e informações importantes, principalmente para quem está indo visitar esse destino pela primeira vez:

1. Qual é a altitude do pico?

O Pico da Bandeira possui altitude de 2.890 m e é o ponto mais alto de toda a região sudeste do Brasil. A altitude proporciona uma paisagem fantástica do alto do pico.

É também o terceiro maior ponto do país, ficando apenas 100 metros atrás do primeiro lugar, que é ocupado pelo Pico da Neblina.

Publicidade

2. Acampamento

A 3,5 km do início da trilha você vai se deparar com o Camping Tronqueira do Terreirão. Você pode aproveitar para montar acampamento e descansar um pouco.

As pessoas também gostam de acampar no cume do Pico da Bandeira e apreciar principalmente a beleza do pôr do sol dessa região.

3. Melhor época do ano para visitar

É possível visitar o Pico da Bandeira em qualquer época do ano. Mas, o ideal é viajar quando o tempo não estiver tão chuvoso. Os meses de abril e outubro são os melhores, pois é a época com menos chances de chuva no Brasil.

No entanto, os mais aventureiros sobem o pico até mesmo no inverno, quando as temperaturas chegam a graus negativos.

4. Como é a trilha?

Subindo pelo lado mineiro, a trilha até o alto do pico tem pouco mais de 6 km. Ao caminhar 3,5 km você vai chegar no Camping Tronqueira do Terreirão.

Depois disso, a trilha vai ficar um pouco mais difícil, pois o terreno possui uma subida mais íngreme e com muitas pedras pelo caminho.

5. Tempo de subida até o pico

Se você fazer a trilha sem paradas, pode demorar em média 5 horas para chegar até o cume do pico, e mais 5 horas para voltar.

Entretanto, geralmente as pessoas costumam fazer paradas estratégicas para aproveitar mais a aventura. Na primeira parte da trilha você vai se deparar com um riacho, e pode parar para acampar no Terreirão.

6. Temperatura média do lugar

O Pico da Bandeira é considerado o ponto mais frio da região sudeste do Brasil. Por isso, é muito importante levar agasalhos, roupas impermeáveis e calçados adequados.

Publicidade

Mesmo no verão, as temperaturas tendem a ser mais baixas do que o normal e no inverno já foi registrada a temperatura de -14°C no alto do pico.

Antes de viajar, não se esqueça de escolher a hospedagem. Fazer a reserva do hotel com antecedência é essencial para aproveitar melhor qualquer viagem.

Onde se hospedar

Nas proximidades do Pico da Bandeira existem diversas opções de hotéis e pousadas para você descansar depois de curtir um dia de atividades. Confira uma seleção de hospedagens para diversos orçamentos e descubra qual delas é a ideal para você:

  • Pousada Querência – $: se você quer um ambiente simples, com um ótimo custo-benefício e cercada por natureza, a Pousada Querência pode ser uma excelente opção. Ela fica localizada a 8 km de distância do Pico da Bandeira e oferece uma tranquilidade única aos seus visitantes.
  • Pousada Alto Caparaó – $$: a Pousada Alto Caparaó é uma propriedade que dispõe de cozinha compartilhada, churrasqueira e quartos para a família. Além disso, alguns quartos possuem varanda, proporcionado uma vista da montanha. E o melhor é que ela fica a 7 km do Pico da Bandeira.
  • Recanto Serra Monte – $$$: este é um hotel simples e com ambiente agradável. O local possui algumas comodidades como piscina, sauna, churrasqueira, entre outros. A hospedagem possui um bom custo-benefício e também garante uma linda vista das montanhas.
  • Água Marinha Pousada Caparaó – $$$$: esta é uma hospedagem que oferece acomodações luxuosas e suítes com banheira de hidromassagem. Fica localizada a quase 9 km do Pico da Bandeira, e você tem a opção de fazer trilhas e passeios de bike pelas proximidades da pousada.
  • Casa do Lago – $$$$$: a Casa do Lago é uma opção de hospedagem luxuosa, que proporciona um ambiente rústico e tem uma excelente estrutura para receber os hóspedes. Do local é possível avistar as montanhas, o lago e o belíssimo jardim do hotel.

Antes de escolher a sua hospedagem, considere todas as comodidades que você deseja obter. Afinal, cada viagem é única e você merece aproveitar ao máximo cada momento.

Publicidade

10 fotos encantadoras do Pico da Bandeira para admirar a beleza desse lugar

As paisagens da região são mesmo de tirar o fôlego. Confira a seguir algumas imagens maravilhosas que foram capturadas no Pico da Bandeira:

1. O Pico da Bandeira é um lindo espetáculo ao ar livre

2. Suas paisagens naturais impressionam os visitantes

3. Você pode aproveitar para recarregar as energias

4. Fugindo, muitas vezes, de uma rotina agitada

5. O destino conta com cenários magníficos

6. Que merecem ser contemplados

7. E acima de tudo, registrados

8. O pôr do sol é um verdadeiro espetáculo

9. Prepare-se para viver momentos únicos

10. No terceiro pico mais alto de todo o país!

O que achou de cada uma dessas paisagens? Quem visita o Pico da Bandeira costuma falar que as paisagens são mais impressionantes pessoalmente.

Um pouquinho sobre o Pico da Bandeira para ver antes de viajar

É sempre bom ver vídeos que mostram um destino antes de viajar para ele, não é mesmo? Por isso, veja alguns vídeos que foram gravados no Pico da Bandeira e mostram a beleza da região:

Fazendo a trilha em um dia de chuva

Para algumas pessoas a chuva não é impedimento para viver uma aventura. Nesse vídeo, acompanhe um grupo de pessoas que vão subir o Pico da Bandeira, mesmo que o clima não esteja tão favorável para uma caminhada.

Subindo até o Pico da Bandeira

Acompanhe a trilha até o cume do pico. Você vai observar como a parte inicial da trilha é bem mais simples de ser feita. Vai ver também um pouco do camping. Além disso, você vai ver as paisagens maravilhosas a quase 3 mil metros de altitude.

Acampando no Pico da Bandeira em um dia muito frio

Você teria coragem de encarar temperaturas negativas para acampar no Pico da Bandeira? Nesse vídeo, acompanhe um dia de acampamento em meio a temperaturas congelantes. Este conteúdo é essencial para os mais aventureiros.

O que achou desse destino? O Pico da Bandeira é um destino realmente encantador, principalmente se você gosta de se aventurar pela natureza. Se você gosta de adrenalina, confira também 11 destinos incríveis para fazer a sua viagem para as montanhas e divirta-se!