Praias de Guarapari: informações e imagens desse litoral incrível

Escrito por Bruno Mendes

Vai passar uma temporada de lazer no Espírito Santo? Não deixe de conhecer as praias de Guarapari, um litoral agraciado com atrações naturais de primeira linha, que encantam aquele turista mais pacato e também a turma que gosta de badalação.

Águas esverdeadas, piscinas naturais, ambientes relaxantes e inspiradores e, evidentemente, boa infraestrutura para tomar uma gelada nos quiosques à beira mar até o fim da tarde. As praias de Guarapari são lindas e vão te proporcionar férias inesquecíveis.

15 praias de Guarapari para você conhecer

Imagina só o privilégio: você vai passar uma temporada em Guarapari e terá tempo de sobra para conhecer diferentes praias na cidade. Elaboramos essa lista para facilitar a sua escolha, confira e aproveite.

1. Praia de Santa Mônica

A praia de Santa Mônica está localizada na região norte de Guarapari, a cerca de 5 quilômetros do centro do município, e é uma grande piscina de água salgada, fato que a torna bastante procurada por famílias, afinal quanto menos agito da maré, maior a segurança.

Estruturada com calçadão, área para estacionamentos, restaurantes e quiosques, a praia também é ideal para o banhista que deseja passar o dia pegando sol e comendo bem entre um mergulho e outro.

2. Praia dos Adventistas

Vista a partir de um pequeno morro, a praia dos Adventistas está entre as mais bonitas de Guarapari. E de pertinho o encanto não some, pois ela é bem aconchegante e o mar tão tranquilo que dá para nadar a vontade.

3. Praia da Aldeia

Na praia da Aldeia não há bares e quiosques e na baixa temporada ela é visitada basicamente por moradores de um condomínio próximo. Quem não tem o privilégio de viver perto desse paraíso, precisa fazer um percurso a pé passando por outras praias, o que não deixa de ser um passeio interessante, pois é viável observar de pertinho as melhores mostras naturais de Guarapari.

4. Praia das Conchas

Rústica e pouco conhecida por turistas, a praia das Conchas é ideal para quem busca um destino fora do roteiro e, é claro, apreciar o clima tranquilo e pacato de um local lindo.

Ela pode ser acessada por trilhas, o que confere ao passeio aquele tom aventuresco que agrada muitos viajantes.

5. Praia do Morro

A praia do Morro é urbanizada e muito visitada, tem quatro quilômetros de extensão e está entre as maiores de Guarapari. Eis uma atração que recebe todos os tipos de visitantes: famílias com crianças, casais de adultos, atletas que gostam de dar uma corridinha no calçadão, jovens baladeiros, etc.

Contando com quiosques, calçadão e quadras de esportes, a praia possui uma área com o mar agitado e outra onde as ondas praticamente inexistem, o que é ótimo para o lazer familiar.

6. Praia das Virtudes

Uma graciosa enseada cercada por pedras e com o mar clarinho, essa é a Praia das Virtudes. Englobando o circuito histórico de Guarapari, ela tem apenas 70 metros de extensão e a depender da movimentação da maré, são formadas piscinas naturais.

7. Praia dos Namorados

Conforme o próprio nome sugere, a praia dos Namorados conta com atmosfera romântica, muito adequada aos pombinhos que querem dar uma volta e sentar na graminha para apreciar o pôr do sol. Emoldurada por pedras suntuosas que formam piscinas naturais, a praia fica localizada na região central de Guarapari e é bastante visitada.

Mesmo badalada, conserva aquele clima gostoso, bem tranquilo que é típico de lugares isolados. Há boa infraestrutura, com banheiros, bares e estacionamentos nas proximidades.

8. Praia do Meio

A praia do Meio é continuação da igualmente bela praia das Castanheiras e recebe milhares de turistas todos os anos. Como o mar não tem muitas ondas, ela é muito boa para crianças, que também vão adorar brincar na areia enquanto os pais conversam entre os comes e bebes em algum quiosque.

9. Praia da Areia Preta

Mais uma atração imperdível do centro de Guarapari. A praia de Areia Preta, do mesmo modo que a maioria das praias de Guarapari, tem o mar calmo, sendo muito boa para aquele banho mais relaxante e seguro.

Olha só que curiosidade bacana: ela é conhecida por sua areia escura, que possui elevado teor de radioatividade, característica muito boa para o tratamento de reumatismos, artrite e outras doenças (1). Viu? Além de se divertir o passeio nesse atrativo será medicinal. Imperdível!

10. Praia das Pelotas

Situada logo depois da Areia Preta, a praia das Pelotas é uma excelente opção para o visitante que deseja curtir momentos de tranquilidade e aquela energia positiva só encontrada nas praias desérticas.

Por sua extensão há várias conchinhas, o que faz com que a praia seja visitada por muitos artesãos, que buscam materiais para seus trabalhos.

11. Praia Bacutia

Considerada uma das melhores praias de Guarapari, a Bacutia é muito familiar e urbanizada. Ela é cercada por prédios de alto padrão e conta com calçadão para caminhadas, belíssimos coqueiros e vegetação nativa na proximidade da faixa de areia.

O mar de águas tranquilas e claras é perfeito para crianças ou mesmo para a turma que não curte ondas fortes. Depois do mergulho, vale sentar em algum dos quiosques e saborear petiscos ou sabores típicos do Espírito Santo, como a moqueca capixaba.

12. Praia de Meaípe

As areias douradas, a brisa acolhedora e toda a atmosfera bucólica encantam visitantes que vão a praia de Meaípe, esse conhecidíssimo ponto turístico de Guarapari. A calmaria faz com que o lugar seja um refúgio interessante para a galera que pretende descansar, mas no verão a região é bastante badalada.

Meaípe recebe muitos turistas de mineiros e paulistas e de outras cidades do Espírito Santo durante a alta estação. Por perto há um espaço com boate e palco, onde acontecem diferentes shows noturnos.

13. Praia de Peracanga

Se você pretende um lugar realmente tranquilo, vai para a praia de Peracanga, um belíssimo atrativo que fica a cerca de sete quilômetros do centro de Guarapari. Limpa e com mar calminho, ela é contornada por vegetação e tem quiosques que disponibilizam tira-gostos e bebidas.

Ao contrário de outras praias de Guarapari, os carros de som na orla são proibidos, ou seja, pode contar com comodidade, bem-estar e silêncio.

14. Praia Vermelha

Acessada por uma trilha, a praia Vermelha é protegida pelo Parque Municipal do Morro da Pescaria e é uma espécie de santuário ecológico. Ela tem 20 metros de extensão, é desértica e atende ao perfil daquele visitante que busca contemplar aspectos mais puros da natureza.

15. Praia da Fonte

A praia da Fonte é mais vazia que as demais praias centrais de Guarapari. Acessada por uma escadaria de madeira, ela fica abaixo de uma rua de ladeira, onde se localizam belos edifícios.

Sua faixa de areia tem apenas 100 metros de extensão e ela não possui bares, portanto, caso queira passar o dia, é ideal levar alimentos e bebidas. Curiosidade: na praia existe um poço erguido por jesuítas no século XVI.

20 fotos das praias de Guarapari que são um espetáculo da natureza

Os moradores do Espírito Santo têm sorte de morar em região de mostras naturais tão belas. Certamente você gostou de algumas – ou todas – praias mostradas acima, certo? Então dá uma olhada nestas 20 imagens que selecionamos.

1. Aquele banho de mar tranquilo

2. As praias de Guarapari são perfeitas até o fim da tarde

3. Caminhar na areia fofa e esquecer dos problemas. Que tal?

4. Um lugar relaxante, terapêutico

5. Um recanto paradisíaco escondido

6. Ah, essa sombrinha!

7. Para refrescar o passeio

8. Em Guarapari o cenário natural interage perfeitamente com o urbano

9. Passe o protetor solar, peça uma bebida, um petisco e divirta-se

10. Com os amigos ou mesmo sozinho, sinta toda a energia desse paraíso

11. O sol é quente e a brisa fresquinha

12. Tire muitas fotos

13. Mesmo cheias, as praias oferecem ótima infraestrutura

14. E oferecem ótimos cenários para fotos

15. Você vai gostar do cair da noite

16. O estresse foi embora

17. Vista aérea da praia de Peracanga

18. É possível achar alguns cantinhos desérticos

19. Ou um ponto mais alto para observar o cenário por uma nova perspectiva

20. Será fácil querer retornar para esse lugar tão belo e surpreendente

Já imaginou como será a sua programação por Guarapari? Será prazeroso conhecer todas estas praias. Se não for viajar de carro, adquira as passagens e faça a reserva no hotel escolhido. Suas folgas serão inesquecíveis. Que tal conhecer outras praias do Espírito Santo para embalar a viagem?

PARA VOCÊ