O que você precisa saber para aproveitar as Montanhas Capixabas – ES

A região das Montanhas Capixabas, no Espiríto Santo, é conhecida pelas suas belas paisagens e por atrair turistas de diversas partes do mundo. Se você gosta de curtir um passeio em meio à natureza, vai se encantar por esse destino. Confira as principais atrações do local, além dicas e fotos incríveis.

Publicidade

Onde fica as Montanhas Capixabas

A região turística das Montanhas Capixabas está localizada na região serrana do estado do Espírito Santo. Ela é composta por nove municípios que se destacam pelas suas áreas montanhosas, com uma enorme beleza natural. As cidades que fazem parte desse destino turístico são: Afonso Cláudio, Brejetuba, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante.

Como chegar

Para chegar até a região das Montanhas Capixabas, é preciso desembarcar no Aeroporto de Vitória. Você pode começar a sua viagem indo para o município de Domingos Martins, que fica a 65 km do aeroporto. Para quem vai de carro, é possível fazer esse trajeto em aproximadamente uma hora.

Quando chegar às Montanhas Capixabas, é só aproveitar para relaxar e explorar ao máximo a região. São muitos municípios para conhecer, com diversas atrações turísticas famosas. Continue a leitura para conhecer as principais.

O que fazer para explorar a região das Montanhas Capixabas

Nas Montanhas Capixabas, há muitas atividades e lugares para explorar, tantas que é até difícil saber por onde começar. Mas não se preocupe! A seguir, confira as principais atrações para montar um roteiro perfeito:

1. Parque Estadual da Pedra Azul

Localizado na cidade de Domingos Martins, o Parque Estadual da Pedra Azul conta com diversas opções de lazer. Você pode fazer trilhas, aproveitar para tomar banho nas piscinas naturais e contemplar as paisagens nos mirantes do local. A Pedra Azul é considerada um importante patrimônio da região e o parque fica aberto para visitação de terça a domingo das 08h às 11h e das 13h às 16h.

2. Gruta do Limoeiro

Localizada a 15 km do centro da cidade de Castelo, a Gruta do Limoeiro é considerada a mais importante do estado do Espírito Santo. Ela possui diversos salões internos e formações rochosas com uma beleza singular. Na entrada da gruta, há um paredão com 30 metros de altura, e uma garganta que possui 40 metros de largura e 6 metros de altura. No interior, há fontes de água, morcegos, pedras e galerias belíssimas.

Publicidade

3. Cachoeira da Rampa em Brejetuba

Um importante ponto turístico de Brejetuba, a Cachoeira da Rampa possui esse nome pelo seu formato característico que lembra uma rampa. Sua queda d’água possui impressionantes 93 metros de altura e é uma cachoeira ideal para a prática de rapel. Você pode aproveitar para visitá-la em um dia quente e curtir um banho em suas águas tranquilas.

4. Parque Nacional do Forno Grande

Esse parque fica em uma grande área de preservação ambiental na zona rural do município de Castelo. Criado na década de 60, o Parque Nacional do Forno Grande possui uma área de 730 hectares e a visita garante uma boa caminhada. A trilha possui duração média de 3 horas e você poderá conhecer a Cachoeira do parque, a Gruta da Santinha, os Poços Amarelos e o Mirante da Pedra Azul.

5. Rampa de Ubá

A Rampa de Ubá está localizada no município de Castelo. Ela é considerada uma das melhores rampas de voo do mundo, com 902 metros de altitude e 860 metros de desnível. No local, a paisagem montanhosa é magnífica. Se você gosta de atividades mais radicais, pode ser uma ótima ideia saltar de parapente na Rampa de Ubá.

6. Cachoeira do Caiado

A Cachoeira do Caiado é um lugar perfeito para aproveitar uma tarde de sol. Localizada no município de Vargem Alta, ela possui uma queda d’água discreta, de aproximadamente 10 metros, e um grande volume de água formando uma piscina natural. A atração é perfeita, principalmente para quem viaja com crianças, e o local não costuma ficar lotado.

7. Pedra do Submarino

A Pedra do Submarino é uma montanha localizada em Brejetuba. O local é bastante visitado por pessoas que gostam de praticar esportes radicais. Seu formato longo e arredondado lembra a forma de um submarino. A pedra possui 480 metros de altura e você pode aproveitar para tirar fotos belíssimas, fazer uma trilha e admirar as paisagens do local.

Essas são apenas algumas das atrações que você pode explorar nesse destino maravilhoso. Quando for viajar, aproveite para conversar com os moradores locais e descobrir ainda mais encantos da região.

Dicas e informações importantes para a sua viagem

A seguir, veja algumas dicas que vão ser muito úteis para a sua viagem às Montanhas Capixabas:

  • Use roupas adequadas para cada tipo de passeio: se você vai fazer uma trilha ou algum outro passeio ao ar livre, é aconselhável usar roupas e calçados confortáveis.
  • Melhor época do ano para ir: a maioria dos turistas costuma visitar a região no inverno, na esperança de aproveitar o friozinho nas montanhas. Mas se você gostar de cachoeiras, a melhor opção é viajar no verão.
  • Leve repelente e protetor solar: não esqueça de proteger a sua pele ao fazer passeios externos. Leve repelente e protetor solar para evitar problemas desagradáveis que possam atrapalhar a sua viagem.
  • Alugue um veículo: como a região das Montanhas Capixabas é muito extensa, para curtir melhor o passeio, o mais indicado é alugar um carro. Dessa forma, você poderá conferir muito mais atrações.
  • Fique atento ao seu roteiro de viagem: procure separar as atrações que você quer visitar de acordo com a distância entre cada uma delas. Você não vai querer visitar uma cidade nova e, de repente, precisar voltar para uma anterior porque ficou faltando conhecer algum ponto do local, não é?

Com essas dicas, você certamente aproveitará ainda mais os seus momentos na região das Montanhas Capixabas. Além disso, também é importante ficar bem atento às opções de hospedagem que a região oferece.

Onde se hospedar

A hospedagem é um ponto muito importante a se considerar antes de visitar as Montanhas Capixabas. A região é bem extensa, então, você deve avaliar em qual município quer permanecer por mais tempo antes de reservar o seu hotel. A seguir, veja uma seleção com os principais hotéis da região:

Publicidade

  • Vital Hotel – $: o Vital Hotel fica na cidade de Marechal Floriano e oferece acomodações simples com uma ótima estrutura para os hóspedes. O custo-benefício é considerado bom, assim como a localização do hotel, a apenas 1 km do centro da cidade.
  • Pousada Águas da Mata – $$: localizada a 10 km do centro de Brejetuba, a Pousada Águas da Mata oferece habitações confortáveis com um ótimo custo-benefício. A pousada disponibiliza algumas opções de lazer e fica próxima a uma cachoeira.
  • Pousada na Montanha – $$$: localizada em Domingos Martins, a Pousada na Montanha oferece suítes de luxo a um valor considerado atrativo. No local, é possível usufruir de algumas comodidades, como lounge compartilhado, churrasqueira, piscina ao ar livre, entre outros.

Caso você queira aproveitar ao máximo a região, é interessante se hospedar em mais de um hotel. Você pode ajustar o seu roteiro de viagem escolhendo quantos dias quer passar em cada cidade e, dessa forma, escolher duas ou mais opções de hospedagem.

10 fotos encantadoras das Montanhas Capixabas para já começar a admirar esse paraíso

As paisagens das Montanhas Capixabas são realmente magníficas. A seguir, confira algumas imagens que mostram um pouco da beleza natural da região.

1. As Montanhas Capixabas são conhecidas pelas suas belezas

2. A imensidão é estonteante de tão incrível

3. Aproveite muito as paisagens magníficas

4. Cada montanha possui a sua própria história

5. E você pode aproveitar a viagem para conhecer cada uma delas

6. Vale a pena conferir cada pedacinho

7. Desse destino maravilhoso

8. É importante valorizar a natureza brasileira

9. Não esqueça de registrar suas experiências

10. As Montanhas Capixabas esperam a sua visita

O que achou desse destino? Fazer uma viagem por essas montanhas é conhecer muitas histórias, muitos lugares e viver muitas experiências interessantes. Confira também o que fazer para curtir alguns dias em Santa Tereza, um encanto de cidade na região serrana de Espírito Santo.