7 passeios para conhecer as maravilhas de Iriri, o Caribe Capixaba

Por
Atualizado em 06.12.21

Iriri significa ostra em língua indígena e combina com a história do balneário que antigamente era uma vila de pescadores. Com o desenvolvimento da região, o local se tornou turístico e conhecido como Caribe Capixaba por conta da beleza de suas praias. Esse é destino único e perfeito para as férias em família ou entre amigos que buscam tranquilidade. Confira a seguir mais informações sobre Iriri.

Publicidade

Onde fica Iriri

No litoral sul do Espírito Santo fica um dos locais mais visitados do estado, o balneário de Iriri, composto pelas praias de Areia Preta, Costa Azul, dos Namorados e Santa Helena. O balneário está no município de Anchieta, há cerca de 85 km da capital Vitória e há 30 km de Guarapari, outra região turística do Espírito Santo.

Como chegar

É possível chegar até esse paraíso de diferentes maneiras: de carro, avião ou ônibus. Se você mora mais longe do Espírito Santo, a melhor maneira é pegar um voo e pousar no aeroporto de Vitória e de lá utilizar um meio de transporte (ônibus, carro, van ou aplicativo) até Iriri.

Se você gosta de road trips, é possível chegar de carro ou ônibus seguindo a rodovia do Sol. Muitos moradores de Minas Gerais e do Rio de Janeiro costumam viajar para Iriri. Já outros, aproveitam a viagem até o destino para visitar outras praias no estado. Uma dica para se locomover pelo balneário, é alugar um carro pela comodidade.

Agora que você já sabe onde fica e como chegar em Iriri, descubra a seguir os atrativos turísticos do destino.

O que fazer em Iriri

Relaxar. Essa é a palavra de ordem no balneário de Iriri. O turista pode visitar as praias, fazer caminhadas, praticar stand up paddle, experimentar a culinária local e descansar muito. Confira abaixo as atividades que não podem faltar no seu roteiro:

1. Relaxar na praia

Parece óbvio, mas as praias são as atrações principais. Então, pegue a sua cadeira, o guarda-sol e escolha entre as 4 principais praias do Balneário: Areia Preta, Costa Azul, dos Namorados e Santa Helena. Em cada uma, há um diferencial e conta com um visual incrível! Você pode tomar sol, brincar na areia ou alugar equipamentos, como stand up paddle.

Publicidade

2. Travessia entre as praias do Balneário

Para aqueles que gostam de caminhadas e esportes, a travessia entre as praias de Costa Azul até a Areia Preta se torna uma opção de atividade. A duração da caminhada é de 20 minutos e acontece em meio a algumas pedras e trilhas. Então, se for realizar esse passeio, cuidado com o caminho! Também fique atento com a maré, pois se estiver alta, pode não favorecer o passeio.

3. Aproveitar a vida noturna

É na rua principal do Balneário de Iriri que se concentra a vida noturna. Entre as atividades para se fazer de noite estão os bares, principalmente os localizados na Praia da Costa Azul, que é conhecida por atrair um público mais jovem. Também há muitas opções de restaurantes que abrem assim que o sol se põe e que são ótimas pedidas para famílias e casais apaixonados. Em algumas épocas do ano, é possível visitar feirinhas de artesanato e de gastronomia e ouvir música ao vivo. Um passeio ideal pós-praia depois daquele banho no hotel ou na pousada.

4. Visitar a Ilha dos Cabritos

Há algumas embarcações de empresas locais que levam visitantes em um barco/escuna até a Ilha de Cabritos entre Iriri e Piúma. O passeios dura cerca de 1h30. A embarcação atraca e você aproveita um pouco da ilha, que não tem muita estrutura. Há hoteis que oferem esse passeio. Antes de embarcar, fique atento para saber se o transporte é adequado e com segurança.

5. Passear em Anchieta

O Balneário de Iriri está há cerca de 7 km do centro de Anchieta. Você pode aproveitar a estadia e visitar as outras 19 praias incríveis do município como a Praia de Castelhanos, Ubu, Partati e outras escondidas.

Como você pôde perceber, as praias ou passeios ao ar livre são as atividades principais, como em todo destino litorâneo.

As melhores praias de Iriri para relaxar

As 4 principais praias de Iriri são conhecidas pelas águas calmas e em tons de azul, ideais para famílias com crianças e para aqueles que querem tirar fotos incríveis. Veja a seguir, mais informações sobre elas:

  • Areia Preta: é a praia mais famosa de Iriri e também a que atrai mais jovens por causa das atividades noturnas. O que chama atenção é a cor da areia que é um pouco diferente. Devido à concentração de minerais, a areia é escura, conhecida como areia monazítica, composta por titânio, ferro magnético e outros metais. Muitos visitantes acredidam que a areia e até a água possuem curas medicinais. Existem estudos que comprovam que areias desse tipo costumam ter funções terapêuticas. Se preferir um pouco menos de movimento, vá para o canto esquerdo da praia, mas cuidado com as pedras ao entrar no mar;
  • Costa Azul: parece que você está em um lago, pois o mar dessa praia quase não tem ondas, o que torna o local ideal para famílias com crianças. Fora da temporada, a praia fica muito calma. Porém, com a chegada do verão, as famílias costumam lotar a areia, ficando um pouco movimentada. Possui quiosques, restaurantes e sorveterias no calçadão;
  • Praia dos Namorados: por ser uma praia um pouco mais escondida do que as outras, é a que menos recebe visitantes. É calma, relaxante e parece que os tons de azul e verde da água ficam mais evidentes por aqui. Não possui muitos quiosques e restaurantes, mas o local é um ponto de encontro para quem quer descansar do agito e para namorados que gostam de ver o pôr do sol e a lua;
  • Santa Helena: uma praia mais rústica que também fica mais escondida e por esse motivo, tem menos movimento. Muitas famílias com crianças e pessoas que querem relaxar vão para essa praia. A cor da água é um pouco menos azul do que as outras, mas bem transparente.

A dificuldade nessas praias pode ser em encontrar um estacionamento para o carro. Então, chegue cedo para conseguir um lugar. Vale destacar que podem ter dias que as cores das águas podem variam por conta do tempo ou até mesmo algas e sedimentos marinhos. Uma dica, é tentar visitar o destino fora da temporada, mas sem dúvidas as paisagens são incríveis em qualquer época do ano!

Bares e restaurantes em Iriri

Como todo destino litorâneo, os frutos do mar são o destaque, mas você também encontra outras opções deliciosas, olha só:

  • Tutti Buoni – $$: restaurante italiano não tem erro! Você vai encontrar opções de massas, pizzas, risotos, carnes e frutos do mar. As pizzas são uma boa pedida, principalmente no jantar;
  • Rare Rock Steakhouse– $$: um local simples que oferece carnes com destaque para os hambúrgueres;
  • Sorveteria Fioretto – $$$: praia e sorvete sempre combinam. Essa rede de sorveteria famosa no Espírito Santo tem uma unidade em Iriri, que abre somente no verão e oferece até opções sem açúcar e sem lactose;
  • Restaurante Recanto da Pedra – $$$: um dos melhores restaurantes da região, de frente para o mar e com cardápio variado. O visitante pode experimentar frutos do mar, carnes e até sushi. No mesmo prédio onde está o restaurante, há uma pousada com quartos aconchegantes para alugar.

As opções acima são as mais conhecidas e frequentadas, mas também há outras espalhadas pelas praias como bares, de comida japonesa e buffet. E não se assuste, os preços não costumam ser muito salgados. As opções não são muitas, mas as que estão disponíveis servem para matar a fome.

Publicidade

Onde se hospedar

O Balneário de Iriri possui ótimas opções de hospedagens para todos os bolsos e gostos. Veja abaixo algumas das opções:

  • Hotel Portal da Lua – $: essa opção possui com ótimo custo-benefíio e é simples, mas aconchegante. Por estar a poucos metros da praia, é muito tranquilo. Os quartos se destacam pela vista deslumbrante: você pode ter a visão da Praia da Costa Azul ou da Praia dos Namorados;
  • Hotel Espadarte – $$: de frente para a Praia da Areia Preta, o diferencial desse hotel está nos quartos que possuem uma ótima qualidade. Também está em uma localização privilegiada, quase não precisa de carro para se locomover pela região;
  • Pousadas das Flores – $$: uma pousada simples, mas agradável. O diferencial é que por ser uma pousada familiar, o atendimento costuma agradar os visitantes e está localizada na Praia da Areia Preta;
  • Pousada da Mata – $$: uma pousada rodeada por árvores e um clima relaxante. Os quartos dão a impressão de estar hospedado em um hotel fazenda;
  • Hotel Pontal das Rochas – $$$: pode-se dizer que é a melhor opção de Iriri, de frente para a Praia Costa Azul. A hospedagem possui quartos aconchegantes, ideal para as férias de descanso e relaxamento.

A região não tem hospedagens muito sofisticadas, todas são simples, mas oferecem ótimo custo-benefício, ideal para quem quer aproveitar o Balneário pela manhã e descansar à noite.

10 fotos encantadoras de Iriri para inspirar os viajantes

Com as cores do mar em tons de azul e verde, as praias de Iriri são ideais para quem gosta de natureza e tirar fotos para as redes sociais. Confira os melhores registros:

1. Aprecie os tons azul e verde do mar

2. Procure hotéis com vista para as praias

3. E descubra as belezas da região

4. Iriri é ótimo para praticar esportes aquáticos

5. Caminhar à beira-mar

6. Aproveitar a vida

7. E contemplar a natureza

8. Relaxe um pouco na praia

9. Visite restaurantes e bares locais

10. Aproveite ao máximo as belezas desse destino incrível!

Após essas fotos, você ficou com vontade de conhecer as praias? Não deixe de visitar o Balneário de Iriri e tirar incríveis fotos para compartilhar com os amigos e nas redes sociais.

Publicidade

Um pouquinho sobre Iriri para motivar a visita

Acompenhe abaixo alguns vídeos para anotar mais informações sobre Iriri:

Roteiro ideal para crianças

O vídeo acima mostra como Iriri é um local ideal para famílias com crianças. Você vai poder acompanhar o roteiro de uma família por restaurantes, praias e ambientes de mergulho com imagens incríveis das paisagens. Prepare sua família e pegue a estrada rumo ao destino turístico!

Dicas para uma viagem a dois

Esse casal passou por três praias do Balneário e contou várias as dicas, desde passeios até restaurantes. Eles também mostraram o hotel Espadarte, umas das opções de hospedagem, e compartilharam as experiências durante a viagem. Você vai ficar com vontade de conhecer a região com o amor da sua vida.

Iriri durante o verão

Esse vídeo especial mostra como é um dia de praia no Balneário de Iriri na alta temporada. Você vai perceber que o local é destino para turistas de diferentes locais do Brasil, principalmente do Rio de Janeiro. Não se assuste com o movimento, pois é intenso no verão.

Gostou de conhecer o balneário de Iriri? Aproveite e descubra também as belezas de Jacaraípe.