10 destinos obrigatórios para quem ama ecoturismo

Escrito por André Macedo

Nos últimos tempos, a procura por ecoturismo tem crescido bastante. Esse tipo de turismo procura criar atividades divertidas e memoráveis sem degradar a natureza, evitando a perda da beleza do local. Se você curte estar em contato com o meio-ambiente, mas detesta poluição, confira nossa lista com 10 lugares obrigatórios para visitar com a consciência tranquila!

Continua após o anúncio

1. Palau

Desconhecido por muitos, Palau é um arquipélago próximo das Filipinas. Esse pequeno país conta com cerca de 20 mil habitantes e uma área terrestre de 459 km, mas não se engane: suas reservas marinhas são gigantescas e responsáveis por proteger grande parte da biodiversidade marinha do mundo.

Como já é de se esperar de um destino tão pequeno e exclusivo, conhecê-lo não sai barato. Só para estar no país já é necessário pagar uma taxa de 50 dólares e, basicamente, todas as atrações são pagas, sem contar que as passagens dificilmente sairão por menos de 2000 dólares. Apesar de tudo isso, Palau é um destino memorável e que vale a pena visitar – desde que não precise hipotecar a casa ou algo assim.

2. Haida Gwaii, Canadá

Assim como Palau, Haida Gwaii também é um arquipélago isolado que atrai amantes do ecoturismo do mundo todo. As ilhas foram inclusas na lista de melhores destinos da National Geographic de 2015, graças ao seu status de paraíso do caiaque. Nos passeios marítimos, você poderá encontrar baleias e leões marinhos, enquanto os apaixonados por bike e escalada observarão alguns ursos negros.

3. Butão

O Reino de Butão é um pequeno país monárquico no sul da Ásia e é considerado um dos lugares mais ecologicamente corretos do mundo, sem contar que sua população é a mais feliz da Ásia e a oitava do mundo. Por custar no mínimo 250 dólares por dia e sua localização remota, só visita o país quem realmente tiver vontade e possibilidade. Mesmo assim, suas trilhas desafiadoras com paisagens de tirar o fôlego têm chamado a atenção de cada vez mais turistas.

4. Groenlândia

Escolhida pela National Geographic como o “must” turístico de 2016, a Groenlândia traz uma proposta diferente para o mundo do ecoturismo. Explorar suas geleiras gigantescas em trenós, conhecer icebergs e observar a aurora boreal estão entre as atividades mais procuradas pelos turistas.

5. Costa Rica

A capital da Pura Vida é um dos destinos mais procurados pelos amantes de ecoturismo, e mesmo assim não parece perder toda sua riqueza cultural e ecológica. Além de praias que parecem saídas de uma pintura, suas florestas são perfeitas para praticar esportes da natureza, sem contar que nelas você pode encontrar mais de 500 espécies de orquídeas! Afinal, o que esperar de um país que tem um santuário para bichos-preguiça?

6. Cuba

Mesmo com o aumento gigantesco de turistas em Cuba desde a permissão para entrada de turistas americanos, suas 253 áreas reservadas e sete áreas consideradas Patrimônio Histórico pela UNESCO permanecerão preservadas. Suas águas cristalinas tornam Cuba um dos destinos favoritos dos amantes de mergulho.

7. Laos

Localizado no sul asiático, Laos virou um destino popular de turistas, subindo de 100 mil visitantes anuais para quase 2 milhões. Esse aumento pode ameaçar o ecossistema de qualquer país, mas Laos consegue se manter linda graças ao foco no ecoturismo. Pequenos vilarejos oferecem passeios em trilhas e escaladas perto de áreas reservadas, evitando a exploração de grandes empresas e ainda gerando uma renda maior para populações de classes mais baixas.

8. Camboja

Por mais que esse país no sudeste asiático não seja muito bom em proteger seu meio-ambiente, Camboja serve de sede para diversas iniciativas de ecoturismo. As montanhas Cardamomo são visitadas por turistas amantes de espores radicais, como ciclismo na montanha e trilhas.

9. Noruega

A Noruega é um ótimo exemplo da força dos turistas: o ecoturismo e atividades ecologicamente corretas ganharam força graças à demanda de visitantes, que agora podem aproveitar tranquilamente passeios marinhos, ciclismo nas montanhas e conhecendo suas superfícies cobertas de neve.

10. Maldivas

Localizado no Oceano Índico, Maldivas é um pequeno paraíso tropical composto por 1196 ilhas, sendo que apenas 203 dessas são habitadas. O país tem cada vez mais focado em políticas verdes e hoje é líder mundial do setor ecoturista. Suas praias paradisíacas atraem amantes de mergulho e surfe, promovendo formas de turismo cada vez menos poluentes e negativas para seus corais e natureza em geral.