25 restaurantes em Sorocaba para comer muitíssimo bem

Escrito por Bárbara Costa

Da culinária manauara à oriental, passando por pratos saudáveis e massas: sabia que os restaurantes em Sorocaba atendem a diversos gostos e todos os bolsos? Essa cidade do interior paulista reúne o melhor da gastronomia em seu território.

Ficou curioso? A seguir, confira quais lugares conhecer e mais informações sobre cada um deles!

Restaurantes românticos em Sorocaba

Quando o jantar (ou almoço) for a dois, opte pelos endereços a seguir em Sorocaba!

1. Duo Bistrô & Rotisseria

O Duo oferece um espaço aconchegante e intimista que é perfeito para curtir com o seu par! Por lá, vocês podem aproveitar o melhor da culinária italiana clássica e francesa contemporânea.

O cardápio passa por alterações a cada semana, mas a casa tem um prato fixo que faz sucesso entre os frequentadores: o gnocchi de batata doce selado e recheado com queijo. Também já passaram pelo menu delícias como ravioli de porcini com fonduta de queijos trufados e atum selado com lemon pepper acompanhado por musseline de pupunha.

  • Endereço: R. Aparecida, 626 – Jardim Santa Rosália.

2. Capolino Cucina Italiana

O Capolino se localiza na Av. Washington Luiz, considerada uma rota gastronômica de Sorocaba, e revive o espírito das simpáticas cantinas italianas. Simplicidade, elegância e qualidade: essa combinação promete deixar seu encontro romântico mais do que especial.

Como prato principal, experimente o Polpettone alla Parmigiana, o conchiglione de ricota, espinafre e nozes no molho ao sugo ou a lasagna de berinjela recheada com queijo no molho ao sugo. Só de ler já dá água na boca, não?

  • Endereço: Av. Washington Luiz, 764 – Jardim Emília.

3. Tradição Urbana – Bar & Restaurante

O lema dessa casa que resistiu ao tempo e ao progresso na Vila Santa Rosália é: preservar a memória, a história e os sonhos. A cozinha regional e o ambiente rústico, que inclui uma varanda de tijolinhos, são bastante convidativos para um encontro com o seu amor.

Os dadinhos de tapioca com melaço, a batata recheada com molho bechamel, o mignon calabrês e o bolinho de bacalhau com molho caipira prometem não decepcionar. Para beber, escolha entre as opções de cervejas e vinhos.

  • Endereço: R. Ana Monteiro de Carvalho, 75 – Jardim Santa Rosália.

4. Yoshi’s Japanese Food

A primeira unidade do Yoshi’s já tem mais de 20 anos de tradição e se localiza na capital paulista. Desde 2005, porém, Sorocaba conta com essa opção imperdível da culinária japonesa. Que tal uma noite (ou um almoço) oriental ao lado do seu amor?

A casa oferece o clássico rodízio nas versões executivo (com mais de 80 opções de pratos) e premium (mais de 100). Mas o menu à la carte também fica à disposição dos clientes, incluindo camarão recheado e kastudon, entre outras iguarias nipônicas.

  • Endereço: Av. Gisele Constantino, 1850 – Shopping Iguatemi.

5. Café da Vila

Essa mistura de bistrô e bar fica em um charmoso espaço com decoração rústica, flores e plantas. Quer aconchego maior para o seu encontro romântico — seja de manhã, de tarde ou à noite? O lema da casa é: produtos artesanais, criações diárias e ideias originais.

Pelo cardápio que muda a cada semana, já passaram o Goulash (cozido de músculo com cebola, tomate, alho e alecrim), as batatas recheadas com brócolis e provolone e os folhados cremosos. Para beber, vocês podem optar pelos sucos, drinks ou chopps!

  • Endereço: R. Capitão Nascimento Filho, 127 – Vergueiro.

E então? Já decidiu onde será seu encontro romântico?

Restaurantes baratos em Sorocaba

Muitas vezes, tudo o que queremos é fazer uma boa refeição sem gastar muito, não é mesmo? Veja onde se esbaldar em Sorocaba!

6. Maloca Peixaria Amazônica

A Maloca Peixaria Amazônica é o endereço certo para você que quer degustar uma comida manauara de primeira e, de quebra, pagar um preço justo. O cardápio traz mais de 50 opções de entradas, pratos principais, acompanhamentos e sobremesas.

Escolha entre a costela de tambaqui, o tucunaré recheado, a moqueca de pirarucu com camarão ou o picadinho de pintado. De sobremesa, aproveite o cupuaçu, típico da região Norte, em um petit gateau único. Bom apetite!

  • Endereço: R. Minas Gerais, 334 – Centro.

7. Dini’s Burger

Quando a ideia é fazer uma refeição prática e econômica, nada melhor do que um bom burger, concorda? Em Sorocaba, o Dini’s conta com um rodízio de miniburgers que promete surpreender: são 8 sabores do cardápio por um só valor.

Para acompanhar, peça um delicioso milk shake de paçoca! Se preferir, há a alternativa de pedir as opções de burgers do menu, como o crunchy e o veggie. Aproveite também as promoções de cerveja que a casa costuma promover!

  • Endereço: Av. São Francisco, 328 – Jardim Santa Rosália.

8. Tammy Pastelaria

A história dessa famosa pastelaria de Sorocaba começou em 1977. Hoje, o cardápio conta com mais de 60 tipos de pastéis em diversos sabores e tamanhos. Com o lema “comer e beber bem com o melhor atendimento e o menor preço sempre”, a casa oferece promoções a cada semana.

Experimente os clássicos pastéis de camarão, frango com catupiry e carne com batata ou os tradicionais de pizza e bauru. A seção de excêntricos traz os sabores carne seca e tomate seco com mussarela de búfala, entre outros. Para fechar, que tal um pastel de chocolate com nozes?

  • Endereço: Av. Doutor Américo Figueiredo, 4.073 – Júlio de Mesquita Filho.

9. Dom Pimenta

O lugar ideal de Sorocaba para provar porções deliciosas, ótimas pimentas e, de quebra, aquele chopp geladíssimo é o Dom Pimenta. Nesse ambiente descontraído, você pode aproveitar as promoções de chopp em dobro e os petiscos a preços honestos.

Às quartas-feiras, a casa oferece o rodízio de Buffalo Wings, com todos os molhos do cardápio à sua disposição. Também há a opção de pedir as apetitosas tirinhas de mozarela empanadas e acompanhadas de molho de páprica picante ou a porção de fritas e bacon.

  • Endereço: Rua Fernando Silva, 15 – Jardim Astro.

10. Delnero Restaurante

Sabe aquele buffet farto, em que você paga um valor e pode comer à vontade? Essa é a melhor descrição para o Delnero! É possível se esbaldar com as opções de aves, peixes, carnes assadas, massas artesanais, saladas e grelhados na hora.

Além disso, a casa oferece pratos especiais em determinados dias da semana, a exemplo da tradicional feijoada e das iguarias árabes, como kibe cru, charutinhos, coalhada e babaganoush. Para completar, o cafezinho e a sobremesa são cortesias!

  • Endereço: R. Domingos Júlio, 281 – Parque Campolim.

Viu só como não é preciso gastar muito para degustar deliciosos pratos em Sorocaba?

Restaurantes sofisticados em Sorocaba

Algumas ocasiões especiais pedem lugares mais requintados, certo? Confira as melhores opções em Sorocaba!

11. La Doc Gastronomia

O foco desse que é um dos mais renomados restaurantes do Brasil é a culinária clássica italiana. O termo “Doc” remete à expressão Denominação de Origem Controlada, um sistema que certifica a qualidade e a procedência de produtos da Comunidade Comum Europeia.

Os ingredientes cuidadosamente selecionados aparecem em pratos como: Gnocchi Della Fortuna, Pranzo Vegano, La Doc Al Mare e Speciali di Primavera. Para harmonizar, você pode escolher entre os mais de 150 rótulos minuciosamente selecionados da adega.

  • Endereço: R. Francisco Moron Fernandes, 216 – Parque Campolim.

12. Bumbu Restaurante & Sushi Bar

Trata-se de um espaço rústico-contemporâneo com toque exótico que promete deixar aquela data importante mais especial ainda. Nesse ambiente descolado e de excelente gastronomia, os pratos servidos são exclusivos e têm apresentações únicas.

Entre as inúmeras opções de carnes, você pode experimentar o Steak Bumbu, o Bangkok (carré de cordeiro grelhado, crosta crocante e ervas ao molho roti e purê de batata doce trufado) ou a Panceta Pururuca. Para acompanhar, opte pelas cervejas ou pelos drinks especiais.

  • Endereço: Av. Mario Campolim, 677 – Parque Campolim.

13. Restaurante El Tranvía

O El Tranvía é um restaurante tipicamente uruguaio, que serve carnes 100% importadas e assadas na parrilla de lenha. Assim, os cortes adquirem maciez e sabor inconfundíveis — que, junto ao padrão de excelência do atendimento, deixarão seu jantar inesquecível!

No cardápio, você pode optar pelos cortes nobres uruguaios e argentinos, como o bife ancho, o bife de chorizo, o vacio (fraldinha) e o asado de tira (costela). Não deixe de experimentar também a saborosa picanha de cordeiro!

  • Endereço: Av. Gisele Constantino, 1850 – 258 – Parque Campolim.

14. Dinastia Gastronomia & Espaço de Eventos

A casa, com seu espaço agradável e aconchegante, busca pelos melhores ingredientes de cada estação para compor receitas exclusivas. Que tal uma experiência gastronômica única para aquela ocasião especial?

A especialidade da Dinastia é o Bacalhau à Lagareiro, um grande clássico da culinária internacional. Experimente também a Lagosta à Thermidor, os Lagostins à Moda do Algarve, a Batuta de Mignon e o Risoto de Cogumelos Selvagem!

  • Endereço: R. Capitão Nascimento Filho, 149 – Jardim Vergueiro.

15. Naomi Culinária Japonesa

Um dos diferenciais do Naomi é o atendimento personalizado: o chef e os gerentes estão sempre próximos e prontos para ajudar os clientes. A tecnologia também contribui para a agilidade dos pedidos, já que cada mesa conta com um tablet. Aqui, a exclusividade marcará seu jantar especial!

Experimente os jyos de salmão flambado com laranja, geleia de frutas vermelhas ou alho negro. Outras opções imperdíveis são: sashimi de polvo com azeite trufado quente e curry, lula rechada com cogumelos e sashimi de tilápia com molho pesto e flor de sal.

  • Endereço: Av. Barão de Tatuí, 836 – Jardim Vergueiro.

Quando a ocasião pede um restaurante sofisticado, Sorocaba também não fica para trás!

Restaurantes para almoço no domingo em Sorocaba

Não tem nada melhor do que tirar uma folguinha da cozinha no domingo e comer fora, não é mesmo? Veja as melhores opções para o seu almoço!

16. Restaurante Kostela do Japonês

O Kostela do Japonês tem um buffet perfeito para o seu almoço de domingo! A carne assada, com aquele gostinho de brasa, certamente vai impressionar você com o seu sabor inconfundível.

Além disso, há opções de saladas, legumes e verduras para acompanhar. Os ingredientes são sempre fresquinhos e o cuidado no preparo fará com que você se sinta em casa. Já decidiu se vai querer sua carne ao ponto ou mal passada?

  • Endereço: Av. Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 2970 – Além Ponte.

17. Vecchio Cancian

O restaurante pertence ao casal de origem italiana Josué e Mariana Cancian, tendo surgido como uma extensão do Frigorífico Cancian. Portanto, o forte da casa são as carnes — e há uma boutique anexada, com cerca de 60 variedades de embutidos.

O ambiente do Vecchio Cancian é confortável e aconchegante na medida certa para uma refeição junto a toda a família. Entre as carnes, experimente uma das linguiças, a costela, o joelho ou a picanha bovina!

  • Endereço: Av. Santos Dumont, 400 – Jardim Ana Maria.

18. Mundo Espanha

Que tal um almoço espanhol para o domingo? No cardápio, você vai encontrar paellas (mais de dez tipos), bocadillos, tapas e tortillas de dar água na boca. Um pequeno empório funciona dentro do restaurante e oferece os ingredientes usados nos pratos, como páprica defumada, frtos do mar etc.

Para acompanhar as receitas, peça um dos vinhos espanhóis, a sangria, o tinto de verano ou o chopp geladinho! Vale lembrar que, além da comida, a decoração do ambiente e as músicas são inspiradas no país europeu.

  • Endereço: R. Professora Francisca de Queiroz, 110 – Vila Independência.

19. O Koreano

Já pensou que a culinária sul-coreana pode ser uma ótima pedida para o seu almoço de domingo? Você terá uma imersão na culinária oriental e poderá desfrutar de um atendimento que não deixa a desejar.

Experimente o Japtche (macarrão de batata doce com cogumelo, cenoura, cebola, pimentão e bulgogui), o Soomaki (alga crocante recheada com arroz, filé mignon marinado em molho coreano, cream cheese e molho picante) ou o Tchajang (nhoque ao molho escuro à base de soja coreana)!

  • Endereço: R. Goiás, 106 – Centro.

20. Tomo & iLife

Esse estabelecimento prova que é possível ser saudável (e comer bem!) mesmo no almoço de domingo. O espaço reúne a lanchonete gourmet iLife e um restaurante oriental, cujo conceito foi assinado pelo chef Koji Yokomizo.

Por lá, você encontra opções de uramakis, sushis jyos, hot rolls e temakis especiais. Já no iLife, sucos naturais, saladas, wraps, pastas e o melhor da culinária saudável estão à disposição os clientes.

  • Endereço: Av. Domingos Júlio, 181 – Parque Campolim.

Viu só como não faltam opções para você se fartar naquele domingo preguiçoso?

Restaurantes com playground em Sorocaba

Para acomodar toda a sua família durante o almoço ou jantar, o restaurante precisa ter um bom espaço disponível, certo? Veja a quais estabelecimentos de Sorocaba ir!

21. Bar e Restaurante do Alemão

Trata-se de uma filial do centenário Bar do Alemão de Itu, ideal para reunir a família e os amigos em torno de uma mesa farta e deliciosa. A casa conta com um salão climatizado e oferece fácil acesso a pessoas com mobilidade reduzida (além, é claro, daquele espaço especial para as crianças).

O clássico prato da casa é o Filé à Parmegiana, mas a Costela de Chão é de encher os olhos. Os acompanhamentos são: arroz branco, feijão tropeiro e salada de rúcula. A caipirinha também está incluída no pacote! Nada mal para curtir com a família, concorda?

  • Endereço: Av. Washington Luís, 546 – Campolim.

22. Restaurante e Buffet Refazenda

Quer um almoço em família delicioso e próximo à natureza? A dica é: se jogue no buffet do Refazenda! A comida feita no fogão de lenha, com temperos especiais e grelhados preparados na hora, promete conquistar você!

O ambiente é rústico e lembra as grandes cozinhas das fazendas; no bar, é possível encontrar uma cachaçaria artesanal. Que tal reservar o fim de semana para levar as crianças a um almoço cheio de simplicidade e momentos relaxantes?

  • Endereço: R. 28 de outubro, 150 – Alto da Boa Vista.

23. Babbo Pizzaria e Choperia

Quer coisa melhor do que saborear uma boa pizza com a família? Nos dias de terça, quinta e domingo, vocês podem aproveitar o variado rodízio! Além disso, a casa conta com um espaço kids ideal para as crianças brincarem à vontade.

Entre as opções de sabores, há: caprese, champignon, nordestina, portuguesa, pomodoro e escarola. Para fechar, delicie-se com as pizzas de doce de leite, chocolate com coco e M&M’s!

  • Endereço: R. Belmira Loureiro de Almeida, 381 – Jardim Piratininga.

24. Bona Parma

O espaço kids do Bona Parma faz sucesso entre os frequentadores mirins! E o melhor é que, aos domingos, há monitores à disposição dos pequenos. O restaurante é especializado em parmegianas, macarrão no queijo, polpetones e pizzas gourmet.

Mas o cardápio também traz opções de peixes: à moda da casa (Saint Peter à dorê com molho de camarão) e à Belle Meunieri (filé de Saint Peter grelhado com molho de alcaparras, champignon e camarão). Bom apetite!

  • Endereço: R. Professor Toledo, 729 – Centro.

25. Bella Parma Ristorante

A especialidade da casa é o filé à parmegiana. Além do clássico prato com mignon, são oferecidas opções com peixe, frango e berinjela. O menu traz também as seções de peixes, massas, filés especiais, aves e pratos kids.

Por lá, as crianças contam com mais do que receitas exclusivas: há um espaço dedicado especialmente a elas, que permite aos pais fazerem suas refeições sossegados enquanto os filhos se divertem com toda a segurança. Ótimo para os papais e as mamães, não?

  • Endereço: Av. Pereira da Silva, 1752 – Santa Rosália.

Como você viu, o interior de SP não deixa a desejar quando o assunto é culinária de qualidade. Basta decidir a ocasião e o valor que está disposto a gastar antes de se jogar nas opções gastronômicas dos restaurantes em Sorocaba!

PARA VOCÊ