20 praias de Pernambuco para conhecer um dos mais belos litorais do Brasil

Por
Atualizado em 08.02.23

Durante o ano todo, as praias de Pernambuco são elogiadas por visitantes do Brasil e do mundo inteiro. Suas lindas paisagens, brisa fresca e mar quentinho garantem muita tranquilidade e diversão. Você prefere mares tranquilos ou agitados? Gosta daquela faixa de areia cheia de turistas ou curte recantos mais calmos? No litoral pernambucano, será fácil encontrar diferentes opções. Veja abaixo!

Publicidade

Viajali

1. Praia Carne de Vaca

Situada no município de Goiana, norte de Pernambuco, a praia Carne de Vaca é ideal para famílias ou quem gosta de mares menos agitados. As águas rasas e mornas e a atmosfera tranquila do local fazem com que o passeio seja relaxante e até mesmo terapêutico.

Não espere infraestrutura de primeira, pois essa é uma daquelas praias de perfil quase desértico. Se você nutre aquela vontade de fugir um pouco do mundo, é um ótimo destino.

2. Barra de Catuama

A praia Barra de Catuama também fica localizada no município de Goiana. Ainda que conserve os aspectos simples e a tranquilidade da praia Carne de Vaca, recebe boa quantidade de visitantes e veranistas nos dias de mais calor e, principalmente, na alta temporada.

Há hotéis modestos, porém agradáveis na região, assim como opções para o almoço. Lugar imperdível para aquele momento de sossego entre amigos e familiares.

3. Praia do Forte Orange

Muito visitada nos fins de semana e na alta temporada, essa praia fica localizada na Ilha de Itamaracá e é super-recomendada a quem ama movimento, alto-astral e aquele típico clima de férias em paisagens tropicais.

Propício para banho e para a prática de esportes náuticos, o mar é calmo e ganha belíssimo contorno azulado com a incidência do sol. Prepare-se para passar o dia inteiro se bronzeando à beira-mar e curtindo com os amigos enquanto toma aquela cervejinha gelada.

4. Praia da Coroa do Avião

O passeio de lancha até a minúscula ilha em que fica a praia da Coroa do Avião, em Itamaracá, já é divertidíssimo. Chegando lá, o viajante encontrará mais um encanto da natureza pernambucana: vento agradável constante e uma vegetação que harmoniza perfeitamente com o mar e as areias claras.

Se você vai levar criança ou não abre mão daquele quê de comodidade, não se preocupe, pois existem quiosques e bares por perto.

Publicidade

5. Praia Pontal de Maria Farinha

Antes até do primeiro mergulho, será fácil entender por que a praia Pontal de Maria Farinha, localizada no município de Paulista, é considerada uma das mais especiais de Pernambuco. Além do mar tranquilo e de águas cristalinas e quentinhas, a faixa de areia é ampla, ou seja, ideal para boas caminhadas.

Contornada por vegetação nativa e belíssimos coqueiros, ela recebe boa quantidade de visitantes todos os anos, mas nada que minimize a calmaria. Será prazeroso pegar sol, se refrescar e, é claro, tomar água de coco saboreando uns petiscos nas barracas próximas.

6. Praia de Pau Amarelo

As piscinas naturais da praia de Pau Amarelo são um playground para a criançada, jovens e até adultos que gostam de relaxar sentindo a marolinha. Depois do mergulho e do providencial banho de sol, uma boa ideia é caminhar ou até dar uma corridinha na areia. Quem foi que disse que não dá para se exercitar um pouquinho durante o lazer, certo?

Mesmo com estrutura simples, o local contempla bares que oferecem bons exemplares da culinária pernambucana. Mais uma atração nota 10 de Paulista.

7. Praia do Janga

Apesar de não ser tão boa para o banho, a Praia do Janga é perfeita para aquele passeio no comecinho da manhã ou no entardecer com toda a família. Excelente ponto para registros fotográficos e para saborear aquela água de coco entre boas conversas.

Que tal programar um passeio para Paulista, conhecer essas praias lindas e ter mais algumas boas surpresas? A cidade é acolhedora e um refúgio indescritível.

8. Praia da Casa Caiada

O Carnaval em Olinda é um dos mais famosos do Brasil, mas as praias da cidade, que fica a menos de 10 km de Recife, também merecem destaque. Na Praia da Casa Caiada, o turista poderá fazer caminhadas pela areia, tomar banho na água quentinha e sentir o clima calmo e relaxante, mesmo que ela encha de turistas nos dias mais ensolarados.

Na região, há prédios de alto padrão e ótimos hotéis e pousadas, além de bares e restaurantes, caso o viajante queira petiscar, tomar uma cerveja geladinha ou fazer uma refeição completa.

9. Praia Bairro Novo

Uma praia famosíssima de Olinda é a Bairro Novo: com públicos variados – desde famílias completas a jovens e idosos -, costuma lotar bastante na alta temporada. O mar é calmo e as águas são limpas, ideal para banhos e brincar com crianças.

Publicidade

É comum encontrar grupos de amigos conversando na areia no entardecer, já que a praia tranquila oferece um espetáculo no momento do pôr do sol.

10. Praia do Farol

O Farol de Olinda é um dos mais prestigiados pontos turísticos da cidade. Já a praia é recomendada aos visitantes com filhos pequenos, afinal será viável aproveitar o dia no mar calminho de águas quentes com total segurança.

Dica: brinque com seus filhos no mar ou na areia até o finzinho da tarde e só dê uma pausa para saborear um irresistível peixinho na brasa.

11. Praia do Pina

Bastante frequentada por recifenses e visitantes, a Praia do Pina é uma continuação da Boa Viagem. Há bons restaurantes e bares perto, e ela também é indicada para quem deseja curtir os dia de sol na capital pernambucana e ficar pertinho dos principais bairros.

Lembre-se de ter cuidado com os tubarões, pois, nas praias de Recife, a incidência de ataques costuma ser alta. Para curtir o mar com segurança, leia as placas com atenção e evite mergulhar em dias de maré cheia ou com feridas na pele.

12. Praia de Boa Viagem

A Praia de Boa Viagem é a mais famosa de Pernambuco e uma das mais visitadas em todo o Brasil. Repleta de turistas o ano inteiro, é uma daquelas orlas para quem gosta de curtir o fervo da cidade.

Contornada por prédios luxuosos, ela fica próxima a diversos bares e quiosques, portanto o turista poderá aproveitar sol e mar o dia inteiro e com todo o conforto. Você irá adorar esse cartão-postal de Recife. Só um alerta: preste atenção aos avisos sobre tubarão e não entre no mar em partes proibidas, ok?

13. Praia da Piedade

O município Jaboatão dos Guararapes é parada obrigatória no tour por Pernambuco, em razão da importância histórica e das praias graciosas. Falando nisso, se estiver por lá, não desperdice os dias de céu azul e corra para a bela Praia da Piedade.

Nessa praia, o mar é mais agitado e tem boas ondas, sendo propício para a prática de kitsurf ou surf. Por outro lado, se você prefere jogar futebol, vôlei ou até mesmo pegar aquela cor de verão, vai gostar do mesmo jeito.

14. Praia de Candeias

O que dizer da imagem desse finzinho de dia na praia de Candeias em Jaboatão dos Guararapes? Será um privilégio surfar e pegar uma onda com a prancha de bodyboard – ou mesmo caminhar pelos 3 km de uma das mais belas praias de Pernambuco.

Há boa infraestrutura de bares e aquele clima calmo que tanto encanta o visitante mais sossegado. Ótima pedida.

15. Praia de Calhetas

A Praia de Calhetas, situada no município de Cabo de Santo Agostinho, está naquele grupo das mais belas do Brasil. Então, se você pretende se divertir em um ambiente natural que, além de confortável e relaxante, tem cenário de cartão-postal, pode parar por aqui.

Sua diversão será completa: você poderá ficar no mar o dia inteiro, fazer trilhas pela vegetação do entorno, passear de lancha, praticar snorkel, descer na tirolesa e saborear uns tira-gostos enquanto toma uma cervejinha gelada. Precisa de mais?

16. Praia do Paraíso

Diferente da atração anterior, essa praia não é do tipo efervescente e entra naquela linha “não turística”. O mar calmo de águas transparentes forma piscinas naturais, o que torna o local bem agradável para pessoas pacatas e famílias.

Nos arredores, há bangalôs de palha que formam sombrinhas bem interessantes. Como a proposta é rústica, não há tanta infraestrutura, então a melhor recomendação é levar comidas e bebidas.

17. Porto de Galinhas

O distrito de Porto de Galinhas, pertencente ao município de Ipojuca, é desses pontos turísticos que você precisa visitar ao menos uma vez na vida. As praias contornadas por coqueiros e com mares azulados são tão lindas quanto as do Caribe, Algarve e de outras costas pelo mundo.

Na praia que leva o nome do distrito, o viajante ficará encantado com o repertório paisagístico. Em especial, irá adorar as piscinas naturais que permitem aquele banho relaxante. Eis um destino nota 10 para adultos, crianças, viajantes pacatos ou festeiros.

18. Praia de Maracaípe

Ainda em Ipojuca, os surfistas ou praticantes de kite surf se sentirão em casa na Praia de Maracaípe, um recanto com ondas grandes e agitadas. Se você tem filhos pequenos, é claro que poderá curtir o local, mas sempre aproveitando com segurança, ok?!

As areias fofas são perfeitas para os pequenos brincarem de castelinhos e há quiosques bem bacanas – seja para um pit stop na hora do almoço ou para aquele comes e bebes mais simples.

19. Praia dos Carneiros

A charmosíssima Praia dos Carneiros fica no município de Tamandaré e tem como um dos atrativos a Igreja de São Benedito, construída no século XVIII. Por lá, são realizados casamentos e outras cerimônias todos os anos.

Será que é uma boa ideia programar um matrimônio nesse paraíso pernambucano? Mesmo que não seja o seu caso, será um privilégio mergulhar nas águas quentes, tirar muitas fotos e sentir toda a energia de mais uma praia memorável.

20. Praia de Gravatá

Impensável encerrar esta lista sem uma atração especial. Situada em São José da Coroa Grande, a Praia de Gravatá é mais um daqueles destinos para o viajante cujo ímpeto maior é se “esconder” do mundo e estabelecer contato com a natureza, só com ela.

Basicamente frequentada por pescadores e pessoas que moram por perto, o local tem mar tranquilo e águas quentes. Dependendo da maré, ainda podem surgir piscinas naturais. O que acha?

Viu como as praias de Pernambuco são belas do norte ao sul do estado? Depois desse passeio, visite também o arquipélago de Fernando de Noronha e fique certo(a) de que não há limites para a beleza no Nordeste brasileiro!