20 restaurantes em Campinas para todos os bolsos e paladares

Escrito por Nicole Dias

Entre as cidades mais ricas do Brasil, Campinas, em São Paulo, é sede de muitas empresas e local onde encontros de negócios acontecem. No entanto, não são apenas esses os seus atrativos. Um visitante pode se surpreender com os restaurantes de Campinas, uma vez que são centenas de opções que atendem aos mais variados públicos.

Da churrascaria para ir com a família inteira até o bistrô intimista para celebrar um momento especial, tudo você encontra pela cidade. E se você está planejando um roteiro de comes e bebes no interior de SP, não deixe de considerar as sugestões que estão na lista abaixo.

Restaurantes românticos em Campinas

Nesses locais o romantismo impera, seja por causa das luzes de velas ou pelo cardápio elaborado com atenção. Cenário perfeito para um jantar que é puro amor.

1. Estação Marupiara

Alto astral, comida boa e ambiente gostosinho: fórmula perfeita para uma ótima refeição com quem você gosta, não é mesmo? Esse é o clima da Estação Marupiara, restaurante cuidadosamente decorado e com um cardápio especial elaborado pela chef Vivi Moraes. Durante o dia, a pedida é aproveitar as mesinhas no charmoso espaço ao ar livre. À noite, a iluminação com luz de velas dá o tom do jantar. Inesquecível.

Endereço: R. Manuel Saturnino do Amaral, 29 – Joaquim Egídio.

2. Cantina Brunelli

Uma noite apaixonante com tempero italiano faz o seu estilo? Então nem pense duas vezes e leve seu amor na Cantina Brunelli. Em ambiente rústico, a casa oferece deliciosas massas caseiras com diversos molhos, risotos, filés e sobremesas. Não deixe de experimentar as bruschettas e o saboroso Torteloni Alla Siciliana. Harmonize com um bom vinho e muitos beijinhos!

Endereço: Av. Júlio de Mesquita, 1057 – Cambuí.

3. Lume

Que tal uma noite para ficar sempre na memória? É hora de se deixar levar pelos sabores da gastronomia inovadora do Lume. Com espaço moderninho e intimista, o restaurante conta com um cardápio elaborado com perfeição. O atendimento atencioso é bastante elogiado pelos clientes. Os pratos autorais são criativos e lindamente apresentados. Um regalo aos olhos e ao paladar.

Endereço: R. Bandeirantes, 66 – Cambuí.

4. Bistrô La Palette

Todo o charme francês sem nem precisar carimbar o seu passaporte. Onde? No La Palette! O bistrô traz a mais fina gastronomia da França em um ambiente sofisticado. O cardápio é alterado todos os meses, valorizando os ingredientes de cada temporada e dando preferência a itens fresquíssimos. O prazer de uma excelente refeição já começa nas entradas, com opções como queijo de cabra com mel e castanhas.

Endereço: Av. Royal Palm Plaza, 277 – Jd. Nova Califórnia.

5. Cafezal

Eleito diversas vezes pela revista Veja como o melhor restaurante para se ir a dois, o Cafezal reúne todos os elementos importantes para uma noite de amor: música ambiente na medida, iluminação com luz de velas e intenção de ser um refúgio romântico. O cardápio não fica para trás e conta com pratos requintados, como camarão ao molho de champagne com risoto de parmesão ou cordeiro com risoto de limão siciliano.

Endereço: R. Dr. Diogo Prado, 40 – Cambuí.

Não deixe de considerar esses locais quando for celebrar um aniversário de namoro… Ou mesmo pedir em casamento a pessoa que ganhou seu coração.

Restaurantes baratos em Campinas

Quem não quer gastar muito com alimentação não precisa se preocupar. Basta se dirigir a alguns dos endereços que são conhecidos pela comida de qualidade e pelo preço justo.

6. Bar do Carioca

Comida de boteco pode ser uma refeição e tanto, especialmente em um local que oferece opções deliciosas e preço honesto. O Bar do Carioca já foi, inclusive, vencedor de prêmios de gastronomia. Quando estiver por Campinas, não deixe de prestigiar. O atendimento por lá é rápido, a cerveja é gelada e os petiscos são muito gostosos, especialmente o ovo com carne de porco e o camarão empanado com Doritos.

Endereço: R. Erasmo Braga, 1067 – Castelo.

7. Casa Do Yakisoba

Experimentar um prato diferente não significa necessariamente causar um rombo no orçamento. Na Casa Do Yakisoba você pode colocar um tempero diferente no seu almoço ou jantar e ainda pagar um preço mais do que honesto. Além do yakissoba, que dá nome ao estabelecimento, há outras iguarias da culinária oriental, como hot roll, temaki, guioza e tempurá.

Endereço: Av. Princesa D’Oeste, 694 – Vila Lemos.

8. Raízes Zen

Se você é daquelas pessoas que acham que uma alimentação balanceada e vegetariana precisa de muito investimento, precisa conhecer o Raízes Zen. O restaurante, que abre para almoço todos os dias e jantar de segunda a sábado, oferece um cardápio rico e sem nada de carne. Tudo isso com um preço excelente e gostosuras que fogem do lugar comum, como pizza de gorgonzola com damasco e kebab de caponata. Você vai se apaixonar!

Endereço: R. Barreto Leme, 2288 – Cambuí.

9. Hamburgueria Le Pinguê

Se comer hambúrguer já é muito bom, imagina quando ele não custa muito caro? Certamente torna a experiência muito mais agradável. Na Le Pinguê o cardápio é variado e os combos de hambúrguer e batatinha frita são elogiados pelos clientes. O bacana é que mesmo quem é vegetariano é contemplado pelo menu, basta trocar a carne de qualquer um dos lanches por cogumelos shitake.

Endereço: R. Dr. Emílio Ribas, 411 – Cambuí.

10. Farol

Com boa localização, muita variedade e comida gostosa, o Farol Restaurante é a opção perfeita para quem quer comer uma comida caseira com tempero na medida certa e valor amigo. O ambiente é aconchegante e tudo é muito limpinho. O buffet de saladas é enorme e cheio de vegetais fresquinhos, então sem desculpas na hora que for montar seu prato saudável, hein?

Endereço: R. Sacramento, 385 – Vila Itapura.

Viu que legal? Lugares diferentes para almoçar de segunda a sexta-feira!

Restaurantes sofisticados em Campinas

Pelo menos uma vez na vida, permita-se a experiência de ir a um restaurante elegante. Os sabores, a apresentação dos pratos e o ambiente promovem sensações de puro bem-estar.

11. Restaurante Matisse

Referência de gastronomia, o restaurante Matisse fica dentro do Royal Palm Residence, hotel long stay em Campinas. Com influência da culinária internacional, o menu é variado e preza pelos melhores ingredientes. A cozinha contemporânea ganha um toque de brasilidade e é um deleite ao paladar. O Matisse abre todos os dias para o almoço e de segunda a sábado para o jantar.

Endereço: R. Conceição, 450 – Centro.

12. Lagundri Campinas

Baseado na cozinha asiática, especialmente a gastronomia tailandesa, o Lagundri traz excelência em cada detalhe, do atendimento e decoração do espaço até, claro, o cardápio assinado pelo chef Marcelo Amaral. A casa funciona de terça a domingo para o almoço e de terça a sábado para jantar. Reservas podem ser feitas através do telefone (19) 3251-0719 ou pelo site.

Endereço: R. Sampainho, 58 – Cambuí.

13. Olivetto Restaurante e Enoteca

Um restaurante que tem a sofisticação como ingrediente principal. Parece promissor, não é mesmo? No Olivetto os jantares tornam as noites memoráveis. O objetivo da casa é atender os apaixonados pela alta gastronomia. A cozinha internacional encanta pela diversidade e frescor dos pratos. A carta de vinhos conta com mais de 800 rótulos à disposição. Escolha perfeita para ocasiões especiais.

Endereço: Av. Cel. Silva Téles, 843 – Cambuí.

14. Théo Medeiros

Mais do que uma refeição, chegou a hora de despertar os seus sentidos. A proposta do chef Théo Medeiros é oferecer aos seus clientes uma culinária caprichada, com pratos que causam suspiros por causa de seu sabor, aroma, textura e apresentação. O estabelecimento conta com uma pitoresca área externa e uma área interna mais intimista. Importante ressaltar que os pagamentos devem ser feitos em dinheiro ou cheque.

Endereço: R. Sampaio Ferraz, 175 – Cambuí.

15. Bellini

Reconhecido como melhor restaurante italiano de 2018 pela Veja Campinas, o Bellini é um daqueles locais que os apaixonados por uma boa culinária precisam conhecer. Os ambientes são elegantemente decorados, enquanto no menu se destacam as massas frescas, preparadas no próprio restaurante, as carnes e os peixes. Há um espaço kids com monitoria para as crianças. Ao meio dia é servido almoço executivo de alto padrão.

Endereço: Av. José de Souza Campos, 425 – Cambuí.

Já decidiu onde você viverá momentos gastronômicos inesquecíveis?

Restaurantes de Campinas para ir com a família

Procurando um local que seja bacana de ir com a família inteira? Eis algumas das melhores opções em Campinas.

16. Vila Paraíso Restaurante

Estar em família já é maravilhoso. Em contato com a natureza fica ainda melhor. Mais do que uma refeição, no Vila Paraíso é possível viver uma experiência completa. O restaurante fica no distrito de Joaquim Egídio e encanta por sua área verde preservada e um lindo lago. As crianças vão amar ter um espaço para explorar, enquanto os adultos podem desfrutar de todos os aromas e sabores elaborados pelo chef Ricardo Barreira.

Endereço: R. Dr. Heitor Penteado 1716 – Joaquim Egídio.

17. Maria Antonieta

Clássicos da cozinha francesa servidos em um ambiente encantador. Essa é a experiência proporcionada no Maria Antonieta, que é, ao mesmo tempo, restaurante, boulangerie e patisserie. O restaurante oferece café da manhã, brunch, almoço, jantar e lanches diversos. Opção agradável para uma refeição sem pressa com a família. Aberto todos os dias, das 7h às 22h.

Endereço: R. Coronel Quirino, 1239 – Cambuí.

18. Gua.co

Toda a praticidade de um restaurante fast food com os interessantes sabores da culinária mexicana. No Gua.co a ideia é comer bem, com saúde e com valor acessível. Entre as opções do menu, burritos, tacos e saladas. Os clientes podem escolher os recheios e todos os ingredientes, o que torna uma experiência bacana e que agrada os mais diferentes gostos. Há opções veganas, vários adicionais e complementos.

Endereço: R. Maria Monteiro, 570 – Cambuí e Av. Albino J. B. Oliveira, 1615 – Barão Geraldo.

19. Burgo Hamburgueria Artesanal

Tem coisa mais gostosa que família toda reunida e um apetitoso hambúrguer na mesa? Tem sim: quando a hamburgueria ainda por cima é um charme, a trilha sonora é boa e cada um pode montar seu lanche da maneira que preferir. Assim fica top, hein? Além de promoções de cerveja no happy hour e petiscos como palitos de queijo, o cardápio ainda conta com o hambúrguer kids, perfeito para os pequenos.

Endereço: Av. Dr. Jesuíno Marcondes Machado, 1741 – Nova Campinas.

20. O Matuto

Churrasco ou sushi? As duas coisas! O Matuto já tem décadas de história em Campinas e atrai diversos públicos em virtude de suas carnes nobres, mesas de saladas, pratos quentes e comida japonesa. Há diversas unidades do restaurante pela cidade, sendo que sua história se iniciou em uma pequena garagem do bairro Jardim Leonor. Há espaço kids para a criançada se divertir.

Endereço: 1) R. Ibitinga, 11 – Vila João Jorge, 2) R. Luis Otávio, 651 – Jardim Profa. Tarcília, 3) Av. Marechal Carmona, 532 – Vila João Jorge e 4) Av. John Boyd Dunlop, 3900 – Jardim Ipaussurama.

Definitivamente, Campinas é o local certo tanto para quem quer praticidade e economia quanto para quem procura por algo especial. Já decidiu qual dos restaurantes receberá a sua visita? Dica extra: se estiver por Campinas, não deixe de visitar a Cachoeira do Sol, que fica bem pertinho, em Monte Alegre do Sul. Trata-se de uma das 20 cachoeiras mais bonitas de São Paulo!

PARA VOCÊ