Restaurantes na Barra da Tijuca: 25 opções para aproveitar o bairro

Escrito por Bárbara Costa

A Zona Oeste do Rio de Janeiro tem vida própria inclusive quando o assunto é gastronomia. Os restaurantes da Barra da Tijuca provam que existem opções variadas: próximas da praia, com vista privilegiada, românticas, requintadas ou econômicas. Portanto, é possível degustar excelentes pratos e ser atendido em diversas ocasiões sem precisar sair da região.

Quer saber quais restaurantes valem uma visita? Veja a seleção abaixo!

Restaurantes românticos na Barra da Tijuca

Quando você quiser aquele almoço ou jantar a dois no Rio, saiba que a Barra da Tijuca conta com boas opções. Descubra a seguir!

1. Gabbiano Ristorante

Que tal um encontro romântico nesse pedacinho da Itália na Barra? O Gabbiano tem o certificado de qualidade Ospitalità Italiana, o qual apenas seletos restaurantes do mundo recebem do governo italiano. A sofisticação e o clima de aconchego proporcionados pelo projeto de iluminação — além, é claro, de massas como o Spaghettoni alla Carbonara di Mare e o Pappardelle con Scampi e Asparagi — certamente deixarão sua noite especial.

Endereço: Av. das Américas, 3255 – Shopping Barra Garden.

2. Quadrifoglio Restaurante

Mais uma opção italiana e aconchegante na Barra é o Quadrifoglio, com um cardápio que transita entre o sofisticado e o tradicional. A suavidade e os sabores dos pratos preparados pelo chef Renato Ialenti, junto aos mais de 100 rótulos da carta de vinhos, prometem enriquecer sua experiência. Experimente o risotto di mare (arroz arbóreo com tomate, lulas, camarões, lagostins e cavaquinha) e o ossobuco de vitelo servido com risoto de açafrão.

Endereço: Av. das Américas, 3900 – Village Mall.

3. CT Brasserie

Para sair um pouco das massas e da culinária italiana, que tal um exemplar da cozinha francesa na Barra? O CT Brasserie faz parte do grupo Troisgros Brasil e traz um cardápio bastante variado de entradas, pratos principais e sobremesas. Peça o ovo poché Paul Bocuse para começar e um linguado com banana caramelizada, purê de baroa e quinoa como prato principal. Para fechar, vá de torta brûlée de morango e hortelã!

Endereço: Av. das Américas, 3900 – Village Mall.

4. Org Bistrô

Aconchego é a palavra de ordem desse charmoso restaurante. Seu você quer um encontro romântico solar e cheio de cor, o Org Bistrô é a melhor opção na Barra. Além de tudo, vocês ainda vão degustar comidinhas que priorizam ingredientes orgânicos. Experimente os bolinhos de quinoa, o quiche e a miniciabatta integral com queijo de cabra, tomatinho “candy”, rúcula e azeite de limão siciliano.

Endereço: Av. Olegário Maciel, 175 – Loja G.

5. Mori Ohta Sushi

Um bom japa não poderia ficar de fora da lista de restaurantes românticos na Barra, concorda? O Mori Ohta Sushi alia técnicas tradicionais, criatividade e matéria-prima de qualidade para oferecer ao público um “casual sushi”. Experimente o Carpaccio de Shake trufado com fios de batata doce e molho ponzu e o Baterá Shake Especial, com crispy, ovas, azeite trufado, raspas de limão e sal do himalaia.

Endereço: Av. das Américas, 4666 – Barra Shopping.

Já decidiu em qual restaurante terá um programinha a dois na Barra da Tijuca?

Restaurantes com uma bela vista na Barra da Tijuca

Um bairro com uma natureza tão privilegiada quanto a Barra exige restaurantes que destaquem toda essa beleza, não acha? Por isso, confira os melhores estabelecimentos com vista da região!

6. Shiso

O restaurante Shiso tem uma localização privilegiada: fica dentro do Grand Hyatt Rio de Janeiro, na orla da Barra da Tijuca. Em um ambiente elegante e intimista, são servidos os autênticos pratos japoneses, incluindo a Wagyu (uma tradicional carne no Japão pouco encontrada por aqui). Peça os Yakitoris, espetos preparados no carvão, e os Makizushis, enrolados que levam diferentes tipos de peixe e frutos do mar.

Endereço: Av. Lúcio Costa, 9600.

7. Pesqueiro RJ

Em funcionamento há 27 anos na praia da Barra da Tijuca, o Pesqueiro RJ inclui o restaurante, a varanda gourmet e o One Beach Club. Referência em “gastronomia aliada ao lazer”, o estabelecimento conta com um cardápio rico em pescados frescos e frutos do mar. Para acompanhar os pratos, experimente as refrescantes jarras de Clericot ou o Ula Ula (drink com tequila, xarope de romã, sour mix e espuma de gengibre).

Endereço: Av. Lúcio Costa, s/n – Ilha 25.

8. Hollandaise

A vista da orla da Barra que o Hollandaise oferece é estonteante. A localização estratégica e a atmosfera intimista dessa mistura de bistrô e brasserie prometem a você uma experiência memorável. Prove o carpaccio de salmão fresco com azeite trufado, os mexilhões à provençal e o linguine com camarões picantes. Para fechar, que tal uma trilogia de cheesecake (com caldas de damasco, frutas vermelhas e goiaba)?

Endereço: Av. Lúcio Costa, 5750.

9. Maccherone

Como o nome já indica (maccherone significa macarrão), temos mais um italiano na Barra — dessa vez, com vista para a orla. Outro diferencial é que o menu da casa transita também pela culinária francesa. Em um ambiente acolhedor e de decoração clássica, são servidos risotos, massas frescas, peixes e carnes nobres, além de sobremesas de dar água na boca.

Endereço: Av. Lúcio Costa, 6250.

10. Cais Bar Ilha Da Gigoia

Vista maravilhosa é um assunto que o Cais Bar domina: localizado em uma ilha da Barra da Tijuca, o estabelecimento proporciona uma experiência única a seus clientes. Para começar, é preciso deixar o carro para trás e pegar um barco que leve até o local. No cardápio, você verá delícias brasileiras como os bolinhos de feijoada, a casquinha de siri e o baião de dois. A casa também conta com boas opções de peixes e frutos do mar.

Endereço: Alameda dos Ingás – 190.

E então, qual vista você vai preferir para o seu almoço ou jantar?

Restaurantes para jantar na Barra da Tijuca

A Barra da Tijuca também reserva ótimos restaurantes para um delicioso jantar. Veja os mais indicados!

11. Camarada Camarão

O Camarada Camarão se intitula informal, rústico e elegante, com referências ao lugar onde tudo começou: Praia de Boa Viagem, em Recife. No cardápio, destacam-se pratos como o Filé Oswaldo Aranha (dois tournedos grelhados e cobertos com lâminas de alho crocante e molho rôti) e o Arroz Camarada (arroz de camarões com tomates frescos, cebola, pimentão, leite de coco, queijo coalho e cebolinha, salpicado com castanha de caju).

Endereço: Av. das Américas, 7777 – Loja 334.

12. Nagayama

O atendimento de excelência desse restaurante japonês promete encantar você. No cardápio, itens tradicionais da culinária japonesa, como sushis ou sashimis, são os que mais têm espaço — experimente os de toro (barriga de atum) e centolla (caranguejo chileno). Mas as robatinhas de meca e a merluza marinada em missô também fazem sucesso entre a fiel clientela.

Endereço: Av. das Américas, 3900.

13. Mamma Jamma

Essa deliciosa pizzaria rústica tem uma unidade em funcionamento na Barra desde 2015. Priorizando ingredientes selecionados e de qualidade, a Mamma Jamma está sempre pesquisando novas combinações para melhor atender o público. Prove os sabores Margherita Gourmet (mozzarella de búfala, tomate-cereja, manjericão e molho de tomate natural) e Tartuafata (provolone, mozzarella, shitake, figos secos, azeite trufado e molho de tomate).

Endereço: Av. Ayrton Senna, 2150.

14. Barra Grill

Há mais de 20 anos oferecendo um atendimento primoroso na região, o Barra Grill é uma ótima pedida para aquele jantar em família. 25 cortes de carne, cuidadosamente selecionados pelo chef Jeferson Finger, estão à disposição dos clientes. Para acompanhar a costelinha de cordeiro, o galeto desossado e a picanha nobre, entre outros, há um variado buffet de saladas e frios.

Endereço: Av. Min. Ivan Lins, 314.

15. Corrientes 348

Os apreciadores de carnes encontram no Corrientes 348 um autêntico representante da culinária argentina. Os cortes nobres, de primeira linha e provenientes de locais conceituados, carregam o melhor do estilo portenho: são altos, macios e suculentos. Mas também é possível encontrar opções como salada de quinoa e a deliciosa polenta provenzal. Vale uma visita!

Endereço: Av. das Américas, 7777.

Viu só como não faltam opções para um delicioso jantar na Barra da Tijuca?

Restaurantes na orla da Barra da Tijuca

A proximidade com a praia torna alguns restaurantes ainda mais gostosos. Descubra quais você precisa conhecer!

16. Fratelli

O clima rústico e acolhedor desse charmoso restaurante é reforçado pelos tijolos autênticos de mais de 100 anos garimpados na Itália. A adega do Fratelli conta com nada menos do que 3.200 garrafas e 250 rótulos, sendo bem requisitada entre os frequentadores.

No menu, o destaque vai para o Penne alla Carnacina (com cogumelos, creme de leite e presunto de parma) e o Ravioli del peccato (massa verde recheada com maçã, pera e canela ao molho cremoso de queijo brie).

Endereço: Av. Lúcio Costa, 2916.

17. Nativo – Bar e Restaurante

A proposta do Nativo é oferecer uma “ótima experiência gastronômica num ambiente leve e descontraído”. Com a bela vista para a praia da Barra e a qualidade dos pratos servidos, podemos dizer que essa missão vem sendo cumprida com êxito! Experimente o ravióli de camarão (aberto com molho de manga) ou o filé de dourado com molho de limão e risoto de nirá!

Endereço: Av. Lúcio Costa, 1976 – Loja K.

18. Velero Restaurante

Das agradáveis mesas do Velero, é possível sentir a brisa da Praia do Pepê. Quer coisa melhor para um almoço no fim de semana? Além de churrasco, frutos do mar, comida de buteco e buffets completos, o estabelecimento oferece carne de sol, moquecas e risotos. Como você pode notar, a variedade é um ponto alto do local!

Endereço: Av. do Pepê, 1430.

19. Bangalô Restaurante

O clima praiano e o alto astral são contagiantes no Bangalô. Levando boas comidas e bebidas aos clientes, o estabelecimento conta com mesas na calçada e debaixo de amendoeiras, o que contribui para aumentar a descontração. Nessa cozinha contemporânea, a vez é dos peixes e frutos do mar — a exemplo do bacalhau ao forno, do polvo ao forno com batatas ao murro e da paella.

Endereço: Av. Lúcio Costa, 1976 – Lojas B e C.

20. ALOHA – Cozinha e Bar

A expressão havaiana que dá nome ao estabelecimento remete às semelhanças do país com o Rio: as belíssimas praias e o surf. O conceito de comfort food adotado pelo Aloha reforça essa vibe do Havaí e da Barra, com opções saudáveis e para todos os gostos. O tartar de salmão fresco e o atum semigrelhado na crosta de gergelim negro com saladinha oriental são de dar água na boca!

Endereço: Av. Lúcio Costa, 1976 – Loja I.

Como vimos, a Barra da Tijuca tem ótimos restaurantes para relaxar na orla!

Restaurantes baratos na Barra da Tijuca

Quer fazer uma refeição prática e econômica depois daquele banho de mar? Confira onde isso é possível na Barra da Tijuca!

21. Bibi Sucos

Como já dá para imaginar, a especialidade da casa são os sucos (mais de 40 sabores estão disponíveis). Porém, há opções de tapiocas, hambúrgueres, açaí, creme de frutas, porções, omeletes, massas e saladas. Você também pode montar combinações com grelhados, como tilápia, salmão, frango e filé mignon. E o melhor é que os preços são bem justos!

Endereço: Av. Olegário Maciel, 440.

22. Beco do Alemão

O buffet a quilo é ótimo para fazer uma refeição de qualidade, rápida e econômica, não acha? O Beco do Alemão conta com variadas opções de saladas, pratos quentes, churrascos, comida japonesa e sobremesas deliciosas. Cada dia da semana é dedicado à cozinha de algum lugar do mundo, como a árabe, a mineira e a alemã. Vale experimentar!

Endereço: Av. das Américas, 1600.

23. Toca da Traíra

Por aqui, as receitas são saborosas, os peixes chegam fresquinhos e o atendimento é personalizado. O pintado na brasa gratinado na manteiga e no queijo é um dos destaques da casa, podendo vir com maionese Califórnia e arroz ou ao queijo cremoso (acompanhado de arroz branco e purê), entre outras opções. E, claro, a traíra sem espinha é a pedida obrigatória!

Endereço: Av. Lúcio Costa, 8000.

24. Na Brasa Columbia

Uma curiosidade sobre o restaurante é que, no início de sua história, os clientes faziam suas refeições em balcões com banquetas, o que rendeu o apelido de “bunda de fora”. A primeira unidade foi inaugurada ainda em 1974, mas até hoje o Na Brasa Columbia inova no preparo de frangos e galetos em churrasqueiras de carvão. Não deixe de provar o Medalhão de Frango à Piamontese!

Endereço: Av. Olegário Maciel, 7.

25. Faenza Pizza Grill

Nesse estabelecimento que é uma mistura de bar e restaurante, as pizzas são artesanais e preparadas no forno a lenha. Na hora do almoço, por exemplo, os clientes podem desfrutar de um buffet no quilo, enquanto na parte da noite é comum que a Faenza seja um ponto de parada antes da balada. Uma boa (e econômica!) opção da casa é o rodízio de pizzas, com 15 sabores.

Endereço: Av. Armando Lombardi, 493.

Os restaurantes da Barra da Tijuca têm tudo para agradar tanto aqueles que querem ficar pertinho da praia quanto quem busca por opções mais refinadas. Já escolheu o seu?

PARA VOCÊ