15 coisas imperdíveis para fazer em Orlando fora dos parques

Escrito por Caroline Hecke

Muita gente vai à Florida e nem imagina tudo o que o “sunshine state” tem a oferecer. Muito mais do que belas praias na área de Miami ou parques temáticos em Orlando, é possível aproveitar as férias por lá de diversas formas. Quando se fala em Orlando, a Disney é a primeira referência, mas a cidade não se resume aos parques temáticos: a região conta com inúmeras atrações para todo o tipo de público, de todas as idades. Aqui, reunimos alguns dos programas mais legais para quem quer aproveitar um pouco das férias longe do Mickey.

1. Ir a uma partida do Orlando Magic

Esse é um ótimo programa para quem vai a qualquer parte dos Estados Unidos: ver uma partida de basquete. O jogo acaba ficando em segundo plano quando se pensa em toda a experiência de entretenimento que uma partida de basquete nos Estados Unidos oferece. Além de tudo, é uma grata surpresa para o brasileiro, acostumado com as brigas em estádios de futebol, ver torcedores de times rivais acompanhando as partidas pacificamente, lado a lado.

2. Fazer um tour de caiaque

Se você não quer apenas passear pelos rios artificiais dos parques de diversão, pode embarcar em uma aventura mais autêntica e optar por um passeio de caiaque. Alguns hotéis da região oferecem esse tipo de passeio guiado pelo Shingle Creek Regional Park, o que é altamente aconselhável, já que você certamente encontrará animais perigosos ao longo do passeio, como o famoso Alligator, os enorme jacarés da Flórida.

3. Curtir a vista do Orlando Eye

O recém-inaugurado complexo de entretenimento é uma ótima opção para quem quer ficar longe do Mickey. De cima da Orlando Eye, você terá a belíssima vista panorâmica do centro da Flórida.

4. Bons drinks no Icebar

Pertinho do Orlando Eye existe a diversão perfeita para os mais crescidinhos: o Icebar segue o modelo tradicional dos bares de gelo espalhados pelo mundo. Aproveite para se refrescar e curtir boas bebidas – lembrando que, nos Estados Unidos, a idade mínima para o consumo de álcool é 21 anos.

5. Se divertir no WonderWorks

O WonderWorks é bastante divertido para quem está com crianças. A chamativa casa de ponta cabeça da International Drive é um parque interativo indoor. Lá dentro, você poderá se divertir com simuladores de vários tipos, como os simuladores de terremotos e furacões, além de se surpreender com atrações curiosas, como deitar em uma cama de pregos e observar o comportamento da água em uma câmara de gravidade zero. O WonderWorks conta com mais de 100 brinquedos e, por ser coberto, é uma ótima ideia para os dias de chuva.

6. Relaxar nos jardins do Harry P. Leu Gardens

Orlando tem um belíssimo jardim botânico, o Harry P. Leu Gardens. Abrigando a maior coleção de camélias da América do Norte, o local é ideal para quem busca um pouco de paz e tranquilidade durante as férias. Na primavera, a experiência é ainda mais impressionante: nessa época os enormes jardins de rosas estão mais floridos.

7. Curtir a Church Street Station

Se você visitou Orlando nos anos 90 deve ter boas lembranças do Church Street. Naquela época, esse era um dos lugares mais badalados da cidade, com seus shows temáticos do Velho Oeste e dançarinas de Can-Can. O local foi perdendo a popularidade e chegou a ser fechado, mas foi restaurado e reabriu recentemente, prometendo voltar com tudo aos seus tempos áureos. A antiga estação de trem funciona como um complexo de bares e restaurantes perfeitos para um passeio em galera, família ou casais. Nos dias de jogos do time de futebol Orlando City Soccer Club, esse é um dos pontos de encontro dos torcedores da cidade.

8. Jogar Golfe

E não estamos falando dos diversos campos de mini-golfe espalhados pela International Drive. Orlando tem mais de 170 campos de golfe para quem quer jogar como gente grande.

9. Conhecer a NASA

A Agência Espacial Norte-Americana conta com uma enorme estrutura em Cabo Canaveral, pertinho de Orlando. Do Kennedy Space Center são lançadas missões espaciais desde os anos 40, o que inclui em sua história os foguetes que viajaram à lua e todas as missões icônicas da Guerra Fria. Nas áreas abertas aos visitantes você irá conhecer centros de controle, dezenas de naves espaciais, trajes e equipamentos originais usados em missões. Se der sorte, você pode até acompanhar o lançamento de um foguete espacial, basta ficar de olho a agenda de lançamentos no site do complexo.

10. Visitar Celebration

Celebration pode ser considerada como uma cidade dos sonhos. Desenvolvida pela Walt Disney Ccompany, ela fica localizada no Condado de Osceola, mas funciona de forma independente. Ela foi projetada com uma arquitetura que retoma o final do século XIX, algo que, segundo a Disney, “traduz a essência da América”. Você vai perceber que isso realmente faz todo sentido, afinal, ao andar pela cidade você vai se sentir dentro daqueles filmes americanos da Sessão da Tarde. Por lá, além de fazer belas fotos, você pode se deliciar com gastronomia do famoso restaurante Columbia e caminhar pela Market Street tomando um sorvete artesanal.

11. Aproveitar a gastronomia em Winter Park

Ok, Winter Park não faz parte de Orlando, mas a cidade vizinha fica a cerca de 20 minutos de carro saindo de Orlando. Assim como Celebration, Winter Park faz você se sentir dentro de um filme. A caminhada na cidade já vale a pena, mas você pode ter uma experiência ainda melhor experimentando os diversos restaurantes da região.

12. Conhecer um Museu de Arte Americana

Aproveite o passeio por Winter Park para conhecer o Charles Hosmer Morse Museum of American Art. O museu traz mais de 250 peças de arte, incluindo esculturas e jóias preciosas.

13. Conhecer uma vila de pioneiros

No condado de Osceola você pode conhecer uma vila de pioneiros mantida pela Osceola County Historical Society. A Pioneer Village reúne uma série de construções originais do século XVIII, que mostram a história das famílias pioneiras que colonizaram e construíram a Flórida.

14. Tomar cervejas artesanais

Existem mais de 20 rótulos disponíveis na Orlando Brewing Company, a microcervejaria totalmente orgânica de Orlando. O lugar é um prato cheio para quem gosta de cervejas artesanais e quer experimentar as maravilhas do lúpulo fresco norte-americano. A fábrica oferece tours gratuitos na cervejaria de segunda a sexta às 18h e conta com música ao vivo nas sextas e sábados, a partir das 19h.

15. Compras!

Fechamos nossas dicas com o mais tradicional programa dos brasileiros quando estão em Orlando: shopping! Orlando tem uma enorme variedade de Malls e Outlets perfeitos para quem quer economizar e voltar com roupas, perfumes, calçados e eletrônicos na bagagem. Mesmo com o dólar alto, muitos produtos podem sair entre 2 a 5 vezes mais baratas do que no Brasil. Fique atento ao limite de U$500 da alfândega e boas compras!

PARA VOCÊ