Antuérpia: dicas do que fazer na segunda maior cidade da Bélgica

Atrás apenas da capital Bruxelas, Antuérpia é a segunda maior cidade da Bélgica e está no grupo das mais visitadas do país. Bela, cosmopolita e conhecida como o centro mundial de diamantes, fica localizada no norte do país, bem perto da Holanda e tem atrativos que agradam a todos os tipos de visitantes.

Publicidade

A Antuérpia pode ser considerada uma cidade média para grande, mas conserva ares daqueles lugarejos de contos de fada em razão das construções centenárias e da atmosfera bucólica. Confira as principais atrações e programe já uma viagem inesquecível:

1. Rua Meir

IStock

As cidades turísticas geralmente têm aquela rua movimentada que pode ser considerada um ponto turístico importante, certo? A rua Meir é a via ideal para as compras na Antuérpia e contempla vários tipos de lojas, restaurantes, cafeterias, lojinhas e muito mais.

2. Catedral de Nossa Senhora

IStock

Sem estar perto já é possível ficar impressionado com a Catedral de Nossa Senhora, afinal os 123 metros da torre já a configuram como a edificação mais alta da cidade. A igreja começou a ser construída em 1521 e só foi concluída após 170 anos. Mesmo que você não seja religioso, é uma ótima ideia ir até o local e contemplar a beleza arquitetônica do templo.

3. Middelheimpark

Se o visitante quer relaxar em contato com lindas mostras da natureza, a boa é ir ao Middelheimpark, um parque que conta com lago, museu a céu aberto, espaços para trilhas e muito mais. Ok, não é recomendado ir no rigoroso inverno belga, mas no verão a opção é para lá de convidativa!

4. Grote Markt

A Grote Markt, que em bom português significa “praça grande”, é a principal praça da Antuérpia. Grande, arejada e perto de importantes pontos turísticos (como o belíssimo prédio da prefeitura), a atração é aquele lugar bacana para o turista tirar fotos, observar o ir e vir de moradores locais e outros turistas, e até parar em alguns dos restaurantes por perto para petiscar.

5. Distrito dos Diamantes

Conhecida no mundo inteiro como a capital dos diamantes, a Antuérpia tem histórica tradição em lapidação e venda do cristal. Então, se você está interessado em adquirir alguns exemplares, vale ir até o distrito dos diamantes, região com várias lojinhas. Não dá para mentir: os preços são bem salgados, mas se você ama joias de primeira linha, é recomendado conhecer o bairro.

6. Castelo Het Seen

Conhecer o castelo Het Seen é um bom programa para aquele visitante que ama história. Erguida em 1200, a fortaleza medieval já foi prisão e hoje é um espaço de memória à Segunda Guerra Mundial. Além de todo o conhecimento que poderá ser obtido sobre a guerra, o viajante irá conferir de perto e tocar nas paredes deste marco da antiguidade. Imperdível.

Publicidade

7. Museu Real de Belas Artes de Antuérpia

O Museu Real é mais um interessantíssimo atrativo dedicado a história que merece ser descoberto na Antuérpia. Construído no século XIX, o lugar disponibiliza desenhos, pinturas e esculturas que marcaram distintas épocas (mais precisamente do século XIV ao XX).

8. Park Spoor Noord

Por breves momentos na Antuérpia você já perceberá que a natureza harmoniza perfeitamente com o requinte urbano dos bairros, e o Park Spoor Noord é mais um parque que deve ser visitado em algum momento da viagem. Além de toda a área verde, o local tem espaço para andar de skate, fonte com água limpa e um terraço que funciona no verão.

3 cidades próximas a Antuérpia que você pode conhecer durante a viagem

O viajante que estiver na Antuérpia e quiser fazer uma pequena tour por cidades próximas terá ótimas surpresas. A Bélgica é aquele típico país que mescla várias características interessantes em seus aspectos naturais, construções históricas e alternativas de lazer mais joviais, que são sempre imperdíveis nessas trips da vida. Dá uma olhada nestes três destinos super bacanas:

Bruxelas

IStock

A capital da Bélgica fica a 53 quilômetros de Antuérpia e é considerada uma das cidades mais bonitas do mundo. Além de contemplar monumentos centenários, parques naturais e o agradabilíssimo ir e vir de transeuntes em ruas para lá de charmosas, o viajante poderá provar a famosíssima cerveja belga. Veja só esses atrativos:

  • Cervejaria Cantillon: Já que mencionamos a cerveja, vale começar sugerindo esta que é uma das cervejarias mais tradicionais da Bélgica. Se você gosta da bebida, é indicado conhecer um pouco da produção e degustar alguns sabores diferentes.
  • Parque do Cinquentenário: Um magnífico arco do triunfo recepciona os turistas neste excelente parque urbano de Bruxelas. Inaugurado no século XIX, o Parque do Cinquentenário tem diversas estátuas e é o lugar certo para quem ama áreas verdes.
  • Mini-Europa: Trata-se de um parque com reproduções em miniatura de monumentos famosos da União Européia.
  • Grand Place: Patrimônio Mundial da Unesco, esse atrativo é um admirável conjunto de construções, que reúne exemplares góticos, neogóticos, barrocos e clássicos do século XV ao XVIII. O edifício da prefeitura tem maior importância, mas todos os demais são incríveis.
  • Mont Des Arts: O viajante que passar alguns dias em Bruxelas não pode perder oportunidade de conhecer o quarteirão dos museus. A região histórica também conta com lindos cenários naturais e mirantes.

Bruges

IStock

Bruges é a típica cidadezinha que parece ter sido tirada de uma fábula antiga, e é um excepcional destino ao visitante for para Antuérpia, pois só um pouco mais de 100 quilômetros separam as cidades. Vale sentir os ares bucólicos e se divertir bastante em uma das cidades medievais com melhor preservação no velho continente.

  • Centro Histórico de Bruges: Você ficará maravilhado com tanta maravilha arquitetônica no centro de Bruges. Tire parte do dia para caminhar pelas vias e observar edificações importantes que servem como museus, basílica e muito mais.
  • Basílica do Sangue Sagrado: Há uma lenda que diz que neste belo templo de Bruges, erguido no século XII, está guardada uma garrafa com o sangue de Jesus. Ao passar pelo centro, vale a pena conhecer um pouco mais dessa história e admirar a suntuosa construção.
  • Museu Groeninge: Construído na década de 1930, esse museu contempla a coleção de arte sacra, pinturas flamengas, barrocas e renascentistas. Há vários exemplares dos séculos XIV ao XX.
  • Grote Markt: É claro que não podemos deixar de incluir a praça mais importante de Bruges nessa lista. Cercado por lindos edifícios, restaurantes e com várias lojas, o local conta com comerciantes de todos os tipos e muitos turistas.
  • Campanário de Bruges: Os 83 metros de altura fazem dessa torre medieval o monumento mais identificável em Bruges. Se você subir os 336 degraus terá uma linda vista da cidade lá do topo.

Gante

IStock

Situada a aproximadamente 60 quilômetros de Antuérpia, Gante reúne todas as belas características naturais e arquitetônicas da Bélgica. A cidade é universitária, portanto, cheia de jovens, além de ter lindos canais e uma atmosfera para lá de receptiva. Seguem algumas boas opções de lazer:

  • Castelo dos Condes: Esse castelo de 1180 é um dos mais valiosos destinos de Gante, e além de ter sido a residência dos Condes, já serviu de prisão e quase foi abandonado. Curiosidade: no interior do prédio existem alguns aparelhos de tortura utilizados em passado bem distante.
  • Passeios de Barco: Gante tem vários canais navegáveis, ideais para fazer um passeio de barco, e por isso é uma atração concorrida. O trajeto dura um pouco menos de 1 hora e o guia fornece várias informações sobre os locais famosos da cidade.
  • Catedral de São Bavo: O templo erguido no século V é um dos mais visitados pontos turísticos de Gante, e dispõe de pinturas religiosas e esculturas que elucidam o requinte de diferentes estilos.
  • Centro de Gante: A área central de Gante tem várias lojinhas interessantes, restaurantes e a graciosa atmosfera jovial da cidade. Mesmo que você não planeje fazer compras, não deixe de caminhar pelas ruas e tirar algumas fotos.
  • Bar De Dulle Griet: Pensou em tomar drink? A melhor pedida é ir a esse bar que tem a cara medieval de Gante, e mais de 250 rótulos de cerveja. Opção perfeita para encerrar a noite.

Passear pela Antuérpia e por todas as cidades próximas será memorável por várias razões. A Bélgica é tão moderna quanto clássica e tão aristocrática quanto jovial, ou seja, é um destino adequado para todos os tipos de turistas!