Auckland: o que você precisa conhecer na maior cidade da Nova Zelândia

Escrito por Marta Stegani

Embora não seja a capital, Auckland é a maior e mais importante cidade da Nova Zelândia. Por ser a porta de entrada para o país – é ali que está o principal aeroporto e onde chegam voos de diversas partes do mundo – muitas pessoas consideram Auckland apenas como um ponto de parada, mas, acredite, vale a pena destinar alguns dias para conhecer o destino.

Auckland tem um clima agradável, uma excelente qualidade de vida e belezas naturais que impressionam! Lá é possível ter a chance de pisar em vulcões inativos e ver a cidade de seu ponto mais alto, a Sky Tower, a 328 metros de altura! Além, disso a metrópole também é uma boa escolha para quem deseja fazer intercâmbio. Continue aqui e descubra mais sobre essa cidade!

O que você precisa saber sobre Auckland

Auckland é uma cidade que desperta muita curiosidade em quem vive em outro continente. Conheça algumas curiosidades que vão ser muito úteis se você pretende desembarcar por lá!

Auckland é a maior cidade e o centro financeiro da Nova Zelândia. Ela já foi considerada como a 3ª melhor do mundo para se viver de acordo com o “Quality of Living Index 2017”. A boa notícia para os brasileiros é que as temperaturas são amenas: os invernos costumam ser moderados e os verões quentes e úmidos. O fuso horário está 15 horas a frente do horário do Brasil, o que requer um pouco de paciência para a adaptação.

Não deixe de conhecer e se impressionar com as belezas de Auckland!

Onde fica Auckland

Auckland está em cima de vulcões e o mar é parte fundamental de sua construção. Saiba mais sobre a interessante localização da cidade!

Auckland é uma cidade da Nova Zelândia, na Oceania. O país é formado por duas ilhas: Ilha do Norte e Ilha do Sul, e é do lado Norte que está Auckland. A cidade é banhada pelo Mar da Tasmânia e pelo Oceano Pacífico, por isso, tem essa forte ligação com o mar e é conhecida como a Cidade das Velas. Outro fato interessante é que Auckland está localizada no Anel de Fogo do Pacífico e foi construída em cima de aproximadamente 50 vulcões – todos inativos, fique tranquilo!

Auckland está localizada a mais de 600 km da capital Wellington – que também está na Ilha Norte – e a mais de 1.000 km de Christchurch, a maior cidade da Ilha Sul.

O principal aeroporto da Nova Zelândia está localizado em Auckland, portanto, aproveite sua escala não apenas para desembarcar e seguir viagem para o seu destino, mas também para explorar a cidade!

O que fazer em Auckland

Depois de colocar o sono em dia, saia para conhecer o ponto mais alto do Hemisfério Sul, caminhar em vulcões e se encantar pelos museus e áreas verdes!

1. Sky Tower

A Sky Tower é uma torre de telecomunicações que é o símbolo da Nova Zelândia. Com 328 metros de altura, a torre é a mais alta não apenas da cidade, como também do Hemisfério Sul! De seu observatório, o visitante tem uma vista 360º de Auckland!

No alto também há um restaurante giratório, onde é possível dar uma volta pela cidade durante a refeição, e diversas outras atrações que fazem parte do complexo do SkyCity Auckland. Para os corajosos, é possível fazer um tour a céu aberto ao redor da torre e até saltar de bungee jump. Encara?

  • Endereço: Victoria St W, Auckland, 1010.
  • Horário de funcionamento: de maio a outubro – diariamente, das 9h às 22h; de novembro a abril – de domingo a quinta, das 8h30 às 22h30 e às sextas e sábados, das 8h30 às 23h30.
  • Valor de entrada: adultos – $32; crianças de 6 a 14 anos – $13; menores de 5 anos – gratuito.

2. Albert Park

Bem no centro da cidade está localizado o Albert Park, um parque com jardins em estilo vitoriano, muito verde, flores coloridas, fontes e uma estátua da Rainha Vitória, construída como um marco do 16º ano de seu reinado, em 1899. Vale a pena parar para observar a beleza do local e relaxar um pouco.

  • Endereço: 33-43 Princes St, Auckland, 1010.

3. Auckland Art Gallery Toi o Tāmaki

Se você gosta de arte, não pode deixar de conhecer o Auckland Art Gallery, que fica dentro do Albert Park. Esta é a maior galeria pública de Auckland e possui a maior coleção de arte nacional e internacional da Nova Zelândia, com um acervo de mais de 17 mil peças de diversos períodos da história.

  • Endereço: Cnr Kitchener and Wellesley Streets
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 17h.
  • Valor de entrada: adultos estrangeiros – $20.

4. Museu Marítimo da Nova Zelândia

O Museu Marítimo da Nova Zelândia é indicado para todas as idades, mas as crianças vão amar! O local preserva e apresenta para os visitantes o patrimônio marítimo da Nova Zelândia desde a época de seus ancestrais polinésios. Lá dentro estão embarcações de mais de 100 anos e muitas outras peças interessantes vindas diretamente dos mares.

  • Endereço: Corner of Quay and, Hobson St, Viaduct Harbour, Auckland 1140.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 17h.
  • Valor de entrada: $20.

5. Auckland War Memorial Museum

O Auckland Museum é um dos primeiros e mais importantes museus e memoriais de guerra da Nova Zelândia. Ali é possível visitar um importante acervo sobre a cultura Maori, nativa do país, coleções sobre história natural, conflitos ao redor do mundo e muito mais. Se o tempo for curto, coloque este museu como prioridade no seu roteiro!

  • Endereço: The Auckland Domain, Parnell
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 10h às 17h.
  • Valor de entrada: adultos – $25; crianças – $10. Confira outras opções de ingresso no site.

6. Auckland Domain Park

O Auckland Domain é o mais antigo e o maior parque da cidade. É um ótimo lugar para caminhar, relaxar, praticar esportes e apreciar a natureza. Um dos pontos altos do passeio são os Wintergardens, onde plantas raras ficam expostas em duas estufas: em uma delas estão as tropicais e que necessitam de calor, enquanto na outra ficam aquelas que mudam de acordo com a estação do ano.

No mesmo local também está o Museu de Auckland, então você pode aproveitar para conferir essas duas atrações de uma única vez!

  • Endereço: 20 Park Rd, Grafton.
  • Horário de funcionamento: de abril a outubro – diariamente, das 9h às 16h30; de novembro a março – de segunda a sábado, das 9h às 17h30 e domingo, das 9h às 19h30.
  • Valor de entrada: gratuito.

7. Auckland Fish Market

Muito mais que um mercado de peixes, o Auckland Fish Market é um espaço completo para os apaixonados pela gastronomia. Lá você vai encontrar mais de 100 espécies de peixes e diversos restaurantes para fazer uma boa refeição. Se você quiser aproveitar para aperfeiçoar seus dotes culinários, pode aproveitar e passar pela Escola de Frutos do Mar e aprender as melhores técnicas para preparar peixes saborosos! Confira a programação no site.

  • Endereço: 22-32 Jellicoe St, Freemans Bay.
  • Horário de funcionamento: diariamente, a partir das 7h.
  • Valor de entrada: gratuito.

8. Vulcão Mount Eden

A Nova Zelândia está localizada sobre o Anel de Fogo do Pacífico, ou seja, uma área formada por muitos vulcões. O Mount Eden é um dos vulcões adormecidos mais altos de Auckland. O vulcão foi formado há cerca de 30 mil anos e tem mais de 196 metros de altura! O local que no passado era tomado por lavas, hoje abriga um enorme gramado verde de onde se tem uma vista panorâmica da cidade.

9. Rangitoto Island

Rangitoto Island é uma ilha vulcânica localizada a uma pequena distância do centro de Auckland. É o vulcão mais alto da cidade, com 260 metros de altura, e também o mais recente, tendo surgido há cerca de 600 anos. Após pegar um ferry no porto, é necessário percorrer uma trilha de aproximadamente uma hora para chegar até o topo e contemplar o visual cheio de surpresas e belezas.

10. Britomart

A Britomart é aquele lugar para fazer umas comprinhas e comer. O local possui diversas lojas, bares e bons restaurantes. O complexo está situado em um dos edifícios mais antigos da cidade, mas que foi repaginado e hoje tem uma arquitetura moderna. É uma ótima pedida para um café, conferir as vitrines e até para fechar a noite com um drink.

11. Queen Street

Queen Street é a principal avenida comercial de Auckland por onde certamente você vai passar durante a viagem. Ali estão diversos restaurantes, cafés, comércio e lojas para todos os gostos, incluindo grifes de luxo. Se estiver a fim de gastar, não deixe de dar um passeio por ali!

Se você está só de passagem e quer otimizar o tempo, uma boa opção para conhecer um pouco da cidade são os passeios nos tradicionais ônibus de turismo hop on hop off. O ônibus passa pelas principais atrações de Auckland e com o mesmo ticket você pode parar onde quiser e embarcar novamente.

Onde ficar em Auckland

A maioria dos hotéis de Auckland está localizada na região central da cidade, próximos às principais atrações e onde é possível fazer quase tudo a pé. Mas, se você está só de passagem, ficar próximo ao aeroporto pode ser a melhor opção.

Grand Millennium Auckland – $$$$$

O Grand Millennium Auckland é um hotel 5 estrelas com localização privilegiada: no coração da cidade, próximo a Queen Street, aos principais pontos turísticos e com os melhores restaurantes e lojas ao redor. Os quartos são espaçosos e bem equipados. O hotel conta com estacionamento, academia, piscina, sauna, dois restaurantes e um bar nas dependências.

Stamford Plaza Auckland – $$$$$

O Stamford Plaza Auckland é um hotel de luxo para dias perfeitos na cidade. A acomodação oferece piscina aquecida, banheira de hidromassagem, sauna e academia equipada. Para a comodidade dos hóspedes, possui três restaurantes com culinária variada e um bar. Além da excelente estrutura, o Stamford está muito bem localizado, próximos às principais atrações, lojas, bares e restaurantes.

Crowne Plaza Auckland – $$$$

O Crowne Plaza Auckland está localizado bem próximo a Sky Tower e aos principais pontos turísticos. A rede de hotéis já é conhecida dos viajantes e está presente em mais de 100 países. O hotel conta com 352 quartos com uma bela vista para a cidade e adequado tanto para viagens de negócios quanto lazer. O hotel oferece ainda uma série de mimos para fazer o visitante se sentir em casa!

Ibis Budget Auckland Airport – $$$

O Ibis Budget, rede já conhecida em diversos países, tem uma unidade no centro da cidade e outra bem próxima ao aeroporto. Os quartos são pequenos e simples, mas a hospedagem compensa pelo valor e localização – a apenas 900 metros do aeroporto – e próximo a lojas, cafés e restaurantes. O hotel tem recepção 24 horas e oferece estacionamento gratuito pelo período da hospedagem.

Novotel Auckland Airport – $$$$

O Novotel Auckland Airport é uma opção 4 estrelas para quem precisa estar próximo ao aeroporto, mas não abre mão do conforto. O hotel possui restaurante 24 horas com refeições sempre disponíveis para você comer a tempo de pegar seu voo, academia, sala de reunião e espaços para eventos e conferências para quem viaja a trabalho.

Haka Lodge Auckland – $$

O Haka Lodge Auckland é um dos hostels preferidos dos mochileiros. Ele conta com dormitórios compartilhados para quem quer economizar, mas também tem quartos privativos. As beliches possuem luz para leitura e cortinas, dando mais privacidade. Ele está localizado em uma região movimentada, com diversas lojas e cafés ao redor, a cerca de 15 minutos a pé do centro da cidade e com fácil acesso ao transporte.

Seja para curtir a cidade por mais dias ou apenas em uma passagem rápida, escolha a melhor opção para descansar e se adaptar ao novo continente.

Intercâmbio em Auckland

Auckland é uma excelente escolha para quem deseja aprimorar o inglês, e a quantidade de estudantes de diversas partes do mundo por lá é grande. Por ser a cidade mais populosa da Nova Zelândia, ali estão muitas escolas e a oferta de empregos também é maior. A cidade tem uma ótima qualidade de vida, o transporte funciona muito bem e gasta-se pouco tempo com deslocamento, mas outro fator decisivo na escolha de quem vai para Auckland é o clima parecido com o do Brasil e sem temperaturas extremas, principalmente no inverno. O ponto negativo é que o custo de vida na cidade é maior que em outras cidades geralmente escolhidas para um intercâmbio.

Existem diversas agências que oferecem intercâmbio em Auckland. A CI conta com cursos de 2 a 21 semanas com acomodação inclusa e todo tipo de orientação burocrática que o estudante necessita para começar a nova rotina. A Egali também oferece orientação pré e pós-embarque e três casas de hospedagem na zona central da cidade.

Pleneje-se e viva uma experiência incrível na Nova Zelândia!

15 fotos de Auckland para te convencer a conhecer a cidade

A maior cidade da Nova Zelândia é cosmopolita e tem uma coisa para te encantar em cada esquina. Confira mais algumas fotos dessa metrópole neozelandesa.

1. Em Auckland, mantenha os olhos sempre para cima

2. A estrela da cidade pode ser vista de onde quer que se olhe

3. À noite, ela se destaca no skyline

4. E até a lua consegue vê-la de perto!

5. Auckland é conhecida como a Cidade das Velas

6. Ela foi construída sobre cerca de 50 vulcões!

7. Mas não precisa ter medo, pois eles são todos inativos

8. O Tongariro é o maior deles

9. O One Tree Hill é outro que vale a pena conhecer!

10. Não deixe de conhecer Piha Beach, uma praia selvagem de areia preta

11. Da Harbor Bridge você garante ótimas fotos da cidade!

12. Não dá para resistir a um passeio na Queen Street à noite

13. Há muito o que ver não apenas nas ruas, mas do alto também

14. …muito o que ver e registrar!

15. Aproveite o clima moderno e cosmopolita de Auckland!

É impossível não se encantar pelo clima, paisagens e por toda a infraestrutura de Auckland, mas o que a cidade oferece é apenas um gostinho do que é a Nova Zelândia! E para ajudar na montagem do seu roteiro, descubra 21 pontos turísticos da Nova Zelândia que você precisa conhecer e boa viagem!

PARA VOCÊ