Por Bruno Mendes
Atualizado em 28.02.23
A Barra da Tijuca é um dos logradouros mais badalados do Rio de Janeiro. Situado na zona oeste carioca, o bairro integra-se à zona sul pelo elevado do Joá e, ao longo de seu amplo espaço geográfico, concentra belas praias, shoppings centers, restaurantes, bares e hotéis de alta categoria.
Publicidade
Vale a pena dar uma passadinha na Barra durante o seu passeio pela cidade maravilhosa. Confira algumas ideias bem bacanas sobre o que fazer por lá.
Índice do conteúdo:
A Barra fica localizada a cerca de 28 quilômetros de Centro do Rio e faz fronteira com os bairros de Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes. A linha Amarela é a principal via que liga o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão) ao bairro, que possui uma estação de metrô (Jardim Oceânico).
Você prefere surfar e passar o dia inteiro na praia ou fazer compras no shopping? Quer curtir uma atração cultural ou tem mais interesse em passear por recantos bucólicos, cercados por lindas mostras naturais?
A Barra da Tijuca oferece amplas opções de lazer. Então, seja qual for sua predileção, você encontrará algo legal para fazer por lá. Veja o que sugerimos.
Se a ideia for passar boa parte do dia em algum Shopping Center do bairro, escolha este que é o maior do Rio de Janeiro. São mais de 700 lojas, 18 salas de cinema e espaços para jogos neste centro comercial confortável e sempre decorado com requinte e criatividade.
Aproveite para fazer umas comprinhas e, é claro, almoçar em alguma das praças de alimentações entre um passeio e outro.
Publicidade
O Village Mall é o centro comercial mais sofisticado da Barra da Tijuca. Além do belo arranjo arquitetônico e da decoração, o shopping conta com lojas como Gucci, Dolce & Gabanna, Tiffany & Co, Louis Vuitton e restaurantes renomados.
Vale conhecer o terraço arquitetônico e conferir o do pôr do sol e o visual privilegiado composto por prédios, montanhas e vegetações que contornam a Barra.
Quer entrar em contato com uma atmosfera interiorana em plena Barra da Tijuca? Conheça a Ilha da Gigóia, um recanto bucólico acessado apenas por barcos e onde vivem cerca de 3 mil habitantes.
O local contempla charmosíssimos restaurantes, bares, lojinhas e vias estreitas, cercadas por plantas. É um lugar verde, calmo e que irá te fazer relaxar e se divertir bastante. Imperdível.
O contato com a natureza também pode ser apreciado no bosque da Barra, uma atração interessante que fica próxima a alguns dos shoppings do bairro. Lá o visitante irá encontrar árvores de caules finos e gramadinhos que são ótimos para piqueniques.
Caminhe pertinho do lago, observe os pequenos micos, saguis e quero-queros e outros exemplares da fauna. Aí está uma forma interessante para você recarregar as energias antes de aproveitar todas as outras atividades pela Barra.
Inaugurada em 2013, a Cidade das Artes é um suntuoso complexo cultural que acolhe manifestações artísticas como teatro, música, dança e artes plásticas. A atração foi projetada pelo arquiteto francês Christian de Portzamparc e hoje é um dos marcos da paisagem urbana carioca.
No espaço há uma sala de espetáculos com capacidade para 1250 pessoas, um teatro com 450 lugares, cinemas, salões para ensaios de orquestras e ampla área no térreo, utilizada para a realização de eventos.
Ah, você vai adorar ganhar um bronze especial ao mergulhar no mar ou relaxar nas areias da Barra da Tijuca. Movimentadas, porém mais tranquilas que Copacabana, Ipanema e Leblon, as praias do bairro possuem trechos que são bons tanto para surfistas quanto para famílias.
Publicidade
A Barra possui atrativos para todos os gostos e idades. Fazer compras, curtir a natureza, ir ao cinema, prestigiar uma exposição. Há muitos divertimentos possíveis, aproveite!
A Barra da Tijuca possui excelentes hotéis e a maioria deles fica em frente às praias. Confira estas opções e faça já uma reserva!
Situado a poucos passos da praia da Reserva, este hotel oferece elogiadíssimo café de manhã e muita mordomia aos hóspedes. Há duas piscinas externas, restaurante, quartos confortáveis e um estruturado terraço na cobertura, de onde você poderá observar o visual e tirar muitas fotos.
Ainda que fique um pouco mais distante das praias, este hotel é ótimo para quem busca qualidade e bom preço. Próximo ao centro de convenções Rio Centro, ele possui academia, restaurante, chá e café na área comum, além do atendimento espetacular.
O Luxuoso LSH Hotel está localizado a 5 minutos da praia do Pepê, local de encontro da galera mais jovem do bairro e um dos points do surf. Contando com estacionamento com manobrista, piscina e centro de conferências, o estabelecimento também possui berços gratuitos e oferece serviço de babá nos quartos.
Comida deliciosa, serviço de assistência nas excursões e situado pertinho da praia. O Hotel Praia Linda é mais uma excelente opção de hospedagem para o viajante que deseja usufruir do que a Barra da Tijuca oferece de melhor.
Vai fazer uma viagem de negócios para o Rio de Janeiro e os compromissos profissionais serão na Barra da Tijuca? Eis a acomodação nota 10. O Plaza Barra First disponibiliza business center, piscina, academia e um excepcional centro de bem estar.
Pode acreditar, você não vai encontrar motivos para reclamar destes hotéis.
Muita gente acha que a praia da Barra é uma só, mas não é bem assim. Há opções com características diferentes ao longo do bairro e proximidades. Separe o bronzeador e a roupa de banho: o céu azul, o mar esverdeado, o mate gelado e biscoito Globo destas atrações cariocas vão te conquistar!
Localizada perto da região conhecida como Quebra-Mar, a praia do Pepê é a mais badalada da Barra da Tijuca. Por lá dá para encontrar artistas, muitos jovens e a galera que gosta de praticar surf, kitesurf e o tradicional frescobol na areia.
É o point da paquera praiana. Antes e depois de mergulhar, não deixe de saborear os deliciosos sanduíches naturais na barraca do Pepe, certo?
A praia da Reserva fica entre a Barra da Tijuca e o Recreio dos Bandeirantes e é recomendada para viajantes com filhos pequenos ou que preferem ambientes mais tranquilos e reservados. Contornada por vegetação litorânea e com faixa de areia extensa, ela também possui barracas que oferecem deliciosas opções gastronômicas e bebidas.
Da mesma forma que em outras praias cariocas, o mar é agitado, portanto, é importante ter cuidado na hora do banho. No mais, aproveite os belos encantos naturais, a calmaria e a boa infraestrutura do local.
O bairro Recreio dos Bandeirantes é colado na Barra, mas essa praia não pode deixar de constar nessa lista. Apreciada por amantes de esportes náuticos em razão do vento e da excelente condição do mar, ela também oferece ótima infraestrutura de bares e quiosques.
Ao longo da orla, há calçadão e ciclovia para quem preferir andar de bicicleta ou praticar exercícios físicos sentindo a brisa fresquinha.
A Prainha é a melhor opção para aquele viajante que deseja o contato com a natureza pura, sem construções urbanas por perto. Contornada por montanhas cobertas com vegetação nativa, ela é uma das preferidas por surfistas entre todas do litoral carioca.
Dica: procure chegar cedo para encontrar estacionamento e observar o sol surgindo por trás das formações rochosas. Banho de mar, contemplação da natureza e muitas fotos. Dificilmente você não irá querer repetir o passeio!
Escondidinha e quase desértica, a praia de Grumari está localizada em área de proteção ambiental. Bela opção para o viajante que gosta de atrações mais rústicas.
Recomendação: da mesma forma que a Prainha, programe-se para chegar cedo e aproveitar ao máximo todas as maravilhas do atrativo.
Viu pelas imagens que as praias da Barra da Tijuca são lindas, né? Pessoalmente você vai gostar ainda mais!
Não dá para viajar e deixar de ir a um bom restaurante, concorda? Se você é do tipo que não abre mão de satisfazer o paladar durante os passeios, saiba que o bairro é um dos melhores polos gastronômicos do Rio de Janeiro. Que tal conhecer de perto alguns dos mais bacanas restaurantes da Barra da Tijuca? Bom apetite!
O Shiso oferece os melhores exemplares da gastronomia oriental na Barra. Premiado no Guia Michelin de Gastronomia, o estabelecimento dispõe de sashimis, sushis, yakitoris e muitas sobremesas de dar água na boca. Sofisticado e intimista, o restaurante ainda oferece ótimo atendimento.
Saindo um pouco da sofisticação, mas mantendo o alto nível, o Yndú Beach Lounge fica situado na praia do Pepê, ou seja, sai o clima intimista e entra a vibe efervescente. Eis uma opção indicada para quem não quer arredar o pé da praia quando a fome apertar.
Descontraído e jovial, o local oferece hambúrgueres gourmets, pratos orientais e sugestões ocidentais que harmonizam perfeitamente com os vinhos e cervejas.
Se depois de fazer as compras pelo Village Mall você sentir vontade de saborear carnes nobres em um restaurante fino e elegante, pode ir ao Pobre Juan. Sem dúvidas, um dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro.
Chegou a hora de apresentar o melhor restaurante de comidas saudáveis da Barra. Decorado com primor e criatividade, o Org Bistrô dispõe de alimentos preparados com ingredientes orgânicos, integrais e frescos.
Vale sair da praia e provar um irresistível sanduíche de quinoa, o tofu barbecue, um cuscuz marroquino e muito mais. O cardápio é amplo e cheio de surpresas, aproveite!
As cores vibrantes das paredes e as sombreiras presentes na decoração e no vestuário dos atendentes já deixam claro que o Guacamole é um pedacinho do México na Barra. O mais famoso restaurante mexicano do Rio oferece deliciosos burritos, tacos, quesadilhas e, é claro, tequilas de primeira.
O espaço é bem alegre e durante alguns dias da semana há apresentações de mariachis e DJs.
Os restaurantes da Barra contemplam a atmosfera agradável e sempre animada do local. Será fácil satisfazer o paladar e também sentir indescritível bem estar.
É ótimo provar diferentes receitas gastronômicas em viagens, mas é igualmente especial sentar naquele barzinho animado e tomar umas cervejas geladas enquanto saboreia uns petiscos, não acha?
Prefere aqueles lugares com música ao vivo e muita gente bonita? Fica tranquilo que, na Barra, você vai encontrar o que deseja! Veja alguns dos melhores bares do Rio de Janeiro:
Presente na agitada R. Olegário Maciel, o Bar do Elias é um típico pé sujo chique. Há descontração e petiscos simples por preços tranquilos, mas também cervejas artesanais e deliciosas comidinhas árabes.
Próximo à barraca do Pepê, o Bar 399 é um excelente atrativo para um fim de tarde alto astral. O espaço é confortável, bem adequado ao padrão praiano do entorno e o cardápio conta com aipim frito, batata frita, calabresa flambada e outras delícias que combinam bem com uma cervejinha.
O Bar do Oswaldo é uma espécie de museu boêmio da Barra da Tijuca. Inaugurado em 1946, essa relíquia carioca serve a melhor batida do Rio de Janeiro. Mesmo se você preferir uma cerveja gelada, não deixe de pedir essa iguaria. Será um privilégio levar essa lembrança para casa!
Se o viajante quiser escutar um bom sertanejo, tomar uns drinks e paquerar bastante, a boa é ir ao Padano, um misto de bar e balada que faz muito sucesso no Rio de Janeiro. O estabelecimento oferece programação variada e brinda o público com apresentações ao vivo, karaokê e até algumas promoções de bebidas.
O Brewteco tem nada menos do que 21 torneiras de chopp. Delas saem uns choppinhos gelados de marcas como Hocus Pocus, 3 Cariocas e Three Monkeys e até uma opção caseira. Além das bebidas e dos petiscos, é óbvio, o visitante poderá curtir apresentações de blues e samba.
Sinta-se convidado para conhecer a Barra da Tijuca e aproveitar ao máximo cada atrativo turístico dessa maravilha da zona oeste carioca!