Bela Vista (SP): guia de atrações para curtir da Avenida Paulista ao Bixiga

Escrito por Marta Stegani

Passando pela Av. Paulista, com um pé no Centro e o tradicional bairro do Bixiga no caminho, a Bela Vista (SP), é um dos distritos mais legais da capital. No bairro estão muitos teatros e museus, por concentrar muitos imigrantes italianos, tem as cantinas mais tradicionais sempre com uma massa quentinha preparada pela mamma, tem os mais badalados bares e baladas e agito 24 horas por dia.

Para não se perder nesse efervescente corredor cultural, separamos aqui as melhores atrações, os bares e restaurantes que você não pode deixar de conhecer.

Mapa de Bela Vista – SP

Segundo o site da Prefeitura de São Paulo, a Bela Vista está localizada entre importantes vias da cidade: a Av. Paulista, Radial Leste, Av. 23 de Maio e R. Frei Caneca e nos seus limites está também o italianíssimo bairro do Bixiga. A malha viária é generosa, com fácil acesso a diversas estações do metrô, linhas de ônibus e ciclovia.

O que fazer na Bela Vista

Tem museu, teatro, shopping, café, escola de samba, belas vistas e muitas coisas legais para incrementar seu roteiro. Anota aí!

1. Avenida Paulista

A Avenida Paulista é o local que mais representa a cidade. Lá você encontra atrações para bater perna o dia inteiro. Começando pelo Paraíso, temos a Japan House, a Casa das Rosas, o Sesc – com atividades para todas as idades e um mirante com vista para a avenida – o Itaú Cultural, o Parque Trianon, o MASP – um dos museus mais importantes do mundo, o Reserva Cultural, para assistir um filme cult e tomar um café, o Instituto Moreira Salles, o Conjunto Nacional – que abriga a maior unidade da Livraria Cultura, sem falar nos shoppings, lojas e seu charme natural.

2. Mirante 9 de Julho

Com uma vista legal, pertinho da Av. Paulista e ambiente descolado, o Mirante 9 de Julho é um lugar que foi abandonado durante muitos anos, mas foi revitalizado e se tornou um espaço multicultural. No local tem restaurante e um café abertos ao público e recebe diferentes iniciativas de arte urbana, projetos musicais, exibições de filmes ao ar livre e feiras independentes.

  • Endereço: R. Carlos Comenale, s/n.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 22h.

3. Teatros

A Bela Vista é o berço de importantes teatros da cidade e o número por lá é grande! Um dos mais aclamados é o Teatro Renault, inaugurado em 1929, que apresenta espetáculos da Broadway, como O Rei Leão, O Fantasma da Ópera, entre outros. Ainda na Av. Brigadeiro Luiz Antônio está o Bibi Ferreira, um dos mais tradicionais e antigos da cidade, com uma boa programação infantil. Para quem gosta de comédia, vale a pena ficar de olho no Teatro Gazeta. No Ruth Escobar há sempre espetáculos para as crianças e para fazer rir.

Se teatro é a sua praia, anote esses outros nomes para conhecer: Teatro Raul Cortez, Teatro Brigadeiro, Teatro Sérgio Cardoso, Ágora Teatro, Teatro Mars, Eva Hers e Teatro do Incêndio.

4. Shoppings

Quem gosta de ir às compras tem diversas opções à disposição. Além das lojas de rua, a Bela Vista concentra diversos shoppings. O Frei Caneca é uma boa para pegar um cineminha e curtir um teatro. O Pátio Paulista conta com uma grande variedade de restaurantes e marcas internacionais. Já na Av. Paulista você encontra o Center 3, o Top Center, onde funciona uma unidade da queridinha fast fashion Forever 21, e o mais recente empreendimento da região, o Cidade de São Paulo.

5. Baladas

A Bela Vista não para e a vida noturna é das mais quentes e agitadas da cidade. Berço da geração rocker dos anos 80 e 90, o Madame Satã, hoje chamado apenas de Madame, ainda está a todo vapor, com festas undergrounds e alternativas. O Lions Nightclub atrai públicos muito variados que disputam a varanda com vista para o centro da cidade ao som da frenética música eletrônica e diversos sons. Já o Yatch Club tem temática náutica, muito glamour, gente jovem e bonita, público variado e som para geral se jogar na pista.

6. Escadaria do Bixiga

Chegou a hora de conhecer o Bixiga, um bairro tradicionalíssimo e muito conhecido por suas cantinas. O cantinho mais famoso é a Escadaria do Bixiga, construída em 1929 e que faz a ligação entre a R. 13 de Maio e o Morro dos Ingleses. Os degraus já foram palco de filmes, novelas e peças publicitárias. Através dele você chega na R. Dos Ingleses, onde pode fazer uma pausa no Museu dos Óculos, um casarão da década de 1920, considerado o único museu do gênero, que conserva uma coleção de aproximadamente 700 exemplares de óculos do Brasil e de outro países, produzidos entre os séculos XVII e XX, além de réplicas de peças mais antigas. Na mesma rua está o Museu Memória do Bixiga, que conta a história do bairro através de fotos, recortes de jornais e objetos de pessoas que tem relação com o local.

7. Vila Itororó

A Vila Itororó é ponto de parada obrigatória no Bixiga. A primeira vila urbana de São Paulo começou a ser construída na década de 20 e é composta por um palacete e mais 37 casas. A vila foi erguida com parte do entulho do Teatro São José – o primeiro da cidade, destruído em um incêndio, e é considerada uma obra surrealista. O local foi tombado e é considerado patrimônio histórico da cidade. Desde 2013 a vila passa por um processo de restauração para se tornar um centro cultural, ainda assim, é possível visitar o canteiro de obras e o galpão, onde acontecem algumas atividades.

  • Endereço: R. Pedroso, 238.
  • Horário de funcionamento: terça, quarta e sexta, das 9h às 17h; quinta, das 9h às 20h; sábado, das 9h às 17h. Fechado durantes os feriados.

8. Feira de Antiguidades do Bixiga

Separe um tempo do seu domingo para conhecer a tradicional Feira de Antiguidades do Bixiga, em funcionamento desde 1982. Lá você encontra louças, discos, artigos de decoração, roupas e objetos cheios de história. Depois de garimpar pela praça, aproveite para fazer uma parada nas cantinas ao redor.

  • Endereço: Praça Dom Orione.
  • Horário de funcionamento: todos os domingos, das 10h às 18h.

9. Festa de Nossa Senhora Achiropita

A mais tradicional festa italiana do Brasil acontece no bairro do Bixiga em todos os finais de semana do mês de agosto. O evento é uma homenagem à padroeira do bairro e é uma forma de manter viva a cultura no país. As barracas trazem pratos que vão do tradicional espaguete aos antepastos e apetitosas massas preparadas pelas mamas. Além disso, tem também diversão para as crianças e música típica para animar.

  • Endereço: R. 13 de Maio

10. Vai-Vai

A escola de samba que nasceu em 1930 como um cordão de Carnaval cresceu e hoje é a agremiação mais vitoriosa de São Paulo e orgulho do bairro. Quem gosta da folia pode conferir os ensaios na quadra da escola e sentir toda a alegria e energia da festa. Confira no site a agenda de eventos da escola.

  • Endereço: R. São Vicente, 276.
  • Valor de entrada: quinta – R$ 10; domingo – R$ 20.
  • Horário de funcionamento: ensaios às quintas e domingos às 19h.

Além de todos esses lugares para visitar, as ruas do bairro também tem sua história e merecem ser percorridas e observadas com atenção.

Restaurantes na Bela Vista

A Bela Vista tem bons e concorridos restaurantes, mas é mais famosa pelas tradicionais cantinas do Bixiga. Quer saber onde comer bem e onde apreciar as melhores massas da cidade? Descubra agora e bom apetite!

1. Cantina e Pizzaria Speranza

Inaugurada nos anos 50, a Pizzaria Speranza carrega a fama de ter sido a primeira da cidade a fazer uma clássica pizza de marguerita. Uma das pizzarias mais antigas de São Paulo tem público cativo que chega a fazer fila na porta para experimentar as tradicionais receitas que se mantêm vivas de geração a geração. Outro grande destaque é pão de calabresa e, claro, a pizza de marguerita especial, com borda larga, recheio de mussarela de búfala, muito molho de tomate e manjericão.

  • Endereço: R. 13 de Maio, 1004.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 18h30 à 0h30; de sexta a sábado, das 18h30 à 1h; domingo, das 18h30 à 0h.

2. Cantina C Que Sabe

A Cantina C Que Sabe é uma das mais tradicionais da cidade e desde 1931 cinco gerações da família já passaram pelo comando. O ambiente é pra lá de aconchegante e faz o visitante se sentir na Itália graças a sua decoração típica, com lustres feitos com escorredores e raladores e panelas penduradas no teto. No almoço e jantar de final de semana tem muito barulho e animação na hora da tarantela, quando artistas passam cantando de mesa em mesa. É uma experiência tipicamente italiana para reunir a família, comer bem e se divertir!

  • Endereço: R. Rui Barbosa, 192
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h45 à 1h; sábado, das 11h45 às 2h; domingos e feriados, das 11h45 à 0h.

3. Cantina Roperto

A Cantina Roperto é mais uma que merece entrar no seu radar de opções. Com mais de meio século de existência, é uma das mais tradicionais do Bixiga e tem um ambiente acolhedor que vai fazer você se sentir na Itália. São mais de 20 tipos de massas que podem ser combinadas com diferentes molhos. Os pratos são bem fartos, como manda a tradição, e os que mais fazem sucesso entre os clientes fiéis são o filé à parmegiana e o fusilli ao sugo. O clima é familiar e conta com música ao vivo todas as noites e nos almoços de sábado.

  • Endereço: R. Treze de Maio, 634.
  • Horário de funcionamento: diariamente, a partir das 11h30.

4. Famiglia Mancini

Se não bastasse estar na charmosa R. Avanhandava, o Famiglia Mancini, uma das casas do empresário Walter Mancini, já foi eleito diversas vezes como o melhor italiano da cidade e já se tornou um ponto turístico. A casa tem clima acolhedor, decoração lúdica com garrafas penduradas no teto e uma fonte, mas o destaque mesmo é o cardápio, extenso em opções e pratos com muita fartura que chegam a servir até três pessoas dependendo da fome. Para quem não perde a chance de apreciar uma boa massa, este ícone da gastronomia paulista é parada obrigatória.

  • Endereço: R. Avanhandava, 81.
  • Horário de funcionamento: domingo, das 11h30 à 0h; de segunda a quarta, das 11h30 à 0h. quinta, das 11h30 à 1h30; sexta e sábado, das 11h30 às 2h30.

5. Templo da Carne

Fugindo das massas, o Templo da Carne é referência no assunto. A casa leva a assinatura do empresário Marcos Bassi, considerado o artesão da carne. Os pratos mais famosos são a fraldinha – aliás, Bassi foi o responsável por popularizar o corte no Brasil – e o bombom de alcatra. O ambiente é bem decorado e com estrutura moderna. Os pratos são fartos, porém prepare o bolso para não se assustar quando a conta chegar, pois os preços são considerados salgados pelos clientes.

  • Endereço: R. Treze de Maio, 668.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 12h às 23h; domingo, das 12h às 18h.

6. Restaurante Spot

A menos de um quarteirão da Av. Paulista, o Spot é um restaurante descontraído e badalado, frequentado por um público jovem e descolado. O cardápio apresenta um menu contemporâneo e entre os pratos de sucesso estão o penne com melão e presunto cru, a terrine de queijo de cabra com legumes e a salada spot. Durante a noite, horário de maior movimento, os frequentadores aguardam uma mesa na área externa, apreciando drinks e as entradinhas.

  • Endereço: Alameda Min. Rocha Azevedo, 72.
  • Horário de funcionamento: almoço – de segunda a sexta, das 12h às 15h; sábado, domingo e feriado, das 12h às 17h; jantar – de segunda a sábado, das 19h30 à 1h; domingo, das 19h30 à 0h.

7. Osteria Generale

Vá com muita fome ou leve alguém especial para compartilhar uma boa massa, pois a Osteria Generale é conhecida pela fartura e todos os pratos servem bem duas pessoas! A casa foi fundada em 1980 e fabrica artesanalmente suas massas e molhos. Todos os meses são produzidos 7.500 quilos de massa! A casa tem ambiente amigável e acolhedor e está aberta nos 365 dias do ano.

  • Endereço: R. Dr. Fausto Ferraz, 163.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 11h30 às 16h e das 18h à 0h; sábados, domingos e feriados, das 11h30 à 0h.

8. Raful Cozinha Árabe

Sucesso na região da Rua 25 de Março, os irmãos libaneses abriram uma filial do restaurante árabe para atender os clientes na região da Av. Paulista. As duas unidades seguem o mesmo padrão: balcão na entrada para refeições rápidas e mesas ao fundo. Faz sucesso na casa o Rodízio Árabe, no qual são servidos mais de 25 pratos, iguarias e salgados da exótica culinária libanesa. Outra opção irresistível são as esfihas e kibes recém-saídos do forno que circulam pelo salão na bandeja dos garçons.

  • Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2159.
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 7h às 20h; sábados, das 10h às 16h.

Fica até difícil escolher qual desses sabores experimentar primeiro!

Bares na Bela Vista

Na Bela Vista tem sempre um bar com cerveja gelada esperando por uma visita, olha só!

1. The Blue Pub

O The Blue Pub traz o clima dos tradicionais pubs londrinos para pertinho da Av. Paulista. Seja no balcão ou nas mesinhas, os apreciadores da cerveja encontram mais de 50 rótulos de vários países, chopp, whiskies e diversos títulos de vodka, rum, gin, entre outros. Para acompanhar, o cardápio mistura ingredientes brasileiros com temperos para lá de diferentes. No palco, todos os dias bandas apresentam o bom rock’n roll e nos telões, transmissões ao vivo de jogos de futebol, rugby e NBA.

  • Endereço: Alameda Ribeirão Preto, 384.
  • Valor de entrada: domingo – entrada gratuita, exceto em dias de shows e eventos especiais; segunda e terça – R$ 40 consumíveis; quarta e quinta – R$ 21; sexta e sábado – R$ 35. De segunda a sábado os valores são cobrados para quem entrar na casa após as 20h. Serão isentos da cobrança quem entrar antes das 20h, mesmo que permaneça na casa após esse horário.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quarta, das 11h às 2h; quinta a sábado, das 11h às 3h; domingo, das 11h às 2h.

2. Choperia Opção

Localizada pertinho do MASP e com vista privilegiada para o fundo do museu, a Choperia Opção é sempre uma excelente escolha para o happy hour. Reúna os amigos, peça uma cerveja ou um drink, uma das saborosas porções de boteco e escolha uma mesa do lado de fora – ou pelo menos tente, pois o local é bem disputado no fim do dia.

  • Endereço: R. Carlos Comenale, 97.
  • Valor de entrada: gratuito.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quinta, das 17h às 2h; sexta e sábado, das 17h às 3h; domingo, das 17h às 2h.

3. Frank Bar

No lobby do hotel Maksoud Plaza, o Frank Bar é o ponto de encontro para quem busca uma experiência da coquetelaria de alta qualidade. O local é bem pequeno e tem ar sofisticado e clima intimista. Acumula prêmios importantes, como figurar na lista dos 100 melhores bares do mundo e já ter sido considerado o melhor bar de São Paulo. A casa é uma homenagem ao cantor Frank Sinatra, que já se apresentou no local e, como não poderia ser diferente, tem som de jazz para animar as noites.

  • Endereço: R. São Carlos do Pinhal, 424.
  • Horário de funcionamento: de segunda a quarta, das 18h à 1h; quinta a sábado, das 18h às 2h; feriados, das 18h à 0h.

4. Ludus Luderia

É diversão que você quer? A Ludus Luderia é um bar especializado em jogos de tabuleiro com mais de 900 opções para você escolher. Não sabe jogar? Não tem desculpa, pois monitores ficam à disposição para ensinar a brincadeira. E como todo mundo já foi criança um dia, sabe que brincar dá fome. Para esse momento, a galera pode contar com um cardápio com petiscos, lanches, pratos rápidos, cervejas e bebidas. Para evitar fila de espera e garantir lugar, é recomendável fazer a reserva pelo site.

  • Endereço: R. Treze de Maio, 972.
  • Valor de entrada: quarta e quinta – R$ 20; sexta – R$ 28; sábado – R$ 38; domingo – R$ 28; feriados e véspera – R$ 28.
  • Horário de funcionamento: quartas e quintas, das 18h à 0h; sexta e sábado, das 18h às 3h; domingo, das 18h à 0h.

5. Café Piu Piu

Há mais de três décadas o Café Piu Piu é referência na noite paulistana. A casa tem luz baixa, mesas espalhadas pelo salão e um palco onde acontecem apresentações variadas. O público da casa é sempre animado e o atendimento rápido e cordial. A dica vai para os aniversariantes, que têm entrada gratuita na semana do aniversário!

  • Endereço: R. 13 de Maio, 134.
  • Valor de entrada: de R$ 20 a R$ 30. Pagamento em dinheiro ou cheque.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo. Confira o horário no site.

6. Olaria Bar

Inspirado em um antigo casarão com decoração rústica, paredes de tijolinho e ambiente aconchegante, o Olaria Bar funciona para aquela paradinha na hora do almoço, com pratos grelhados, e também no happy hour, com espetinhos, porções, cerveja gelada e caipirinhas.

  • Endereço: R. 13 de Maio, 1802.
  • Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 18h30 às 23h.

7. Portella Bar

Fundado em 1969, o Portella tornou-se o reduto da boemia paulistana. No cardápio estão os deliciosos pratos e porções da culinária nordestina com um toque de sofisticação, mas sem perder a essência da boa comida de boteco. Experimente os dadinhos de tapioca, os pasteis folhados e a carne de sol, preparada na casa, sem falar na cachaçaria, repleta de opções. O bar tem música ao vivo, telão para assistir futebol no final de semana, mesinhas na calçada e muita animação.

  • Endereço: R. Prof. Sebastião Soares de Faria, 61.
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 12h à 1h.

8. Bar Amigo Giannotti

O Amigo Giannotti é um bar raiz, com mais de 50 anos de tradição, onde você vai experimentar a melhor fogazza de São Paulo, receita legítima da família de seu Giannotti. O boteco é bem simples e pequeno e à primeira vista pode passar despercebido. Ele funciona em um prédio de 1910, decorado com as cores da Itália. Além da grande e bem recheada fogazza, a casa serve outras delícias italianas e, no dia 29 de cada mês, é servido o famoso nhoque de mandioquinha, como manda a tradição para atrair boas energias e fortuna. Já viu que não dá para perder!

  • Endereço: R. Santo Antônio, 1106.
  • Horário de funcionamento: quarta e quinta, das 19h30 à 0h; sexta e sábado, das 19h30 às 2h; domingo, das 19h30 à 0h.

Circulando pela Av. Paulista e arredores você encontra outras opções que também vão te fazer querer parar.

20 fotos para amar ainda mais a Bela Vista

A região transpira cultura e história e une o novo e o antigo na mais perfeita harmonia.

1. A amada e emblemática Av. Paulista faz parte da Bela Vista

2. E é lá que está o imperdível MASP também!

3. Esse belo casarão na Av. Paulista é a Casa das Rosas e tem muitas programações

4. Bem na frente, Oscar Niemeyer, pintado por Kobra, observa a paisagem

5. E coladinho está o SESC, cheinho de atrações!

6. É lá que fica o mirante mais fotografado da cidade!

7. Que tal um café com essa vista no Mirante 9 de Julho?

8. Uma cervejinha com esse fundo só na Choperia Opção

9. O Bixiga é um museu a céu aberto!

10. Caminhe devagar e se atente aos detalhes

11. Este é o sobrado mais antigo do Bixiga, construído em 1889

12. Existe cor na cidade cinza!

13. Ao avistar essa fachada, pode parar sem medo de ser feliz

14. Enquanto o prato não vem, se envolva nos detalhes

15. Charme é o que não falta nas ruas do Bixiga

16. A fonte da R. Avanhandava é o centro das atenções

17. Quando as luzinhas se acendem o romantismo toma conta

18. Não desperdice a oportunidade de assistir um musical no Teatro Renault

19. A cada esquina é uma surpresa diferente!

20. E arte por onde quer que você olhe!

A Bela Vista tem todos os ingredientes para ganhar seu coração e te deixar com um gostinho de quero mais.

PARA VOCÊ