Por Nicole Dias
Atualizado em 03.08.22
Uma mistura de brunch, almoço, café da tarde e jantar. Mais ou menos assim pode ser definido um café colonial em Gramado. De origem alemã, essa refeição típica consiste em uma mesa repleta de iguarias, entre doces e salgados, e uma premissa: coma o quanto puder. O cliente paga um valor fixo e as delícias chegam aos montes, sendo constantemente repostas.
Publicidade
Entre bolos, pães, vinhos e algumas friturinhas, é possível experimentar do bom e do melhor da Serra Gaúcha. Ficou com fome só de pensar? Então confira uma seleção com o que há de mais legal quando o assunto é café colonial em Gramado – e cidades próximas também.
Presente entre os mais famosinhos de Gramado, o Coelho oferece tudo aquilo que um bom café colonial precisa ter: frios, pães, bolos, croquetes, pastel, linguiça, pizza, tortas, bebidas quentes e geladas e muito mais. Tudo isso à vontade, servido na mesa com muita comodidade. Além de toda essa fartura, a reposição é bem rápida e o atendimento é muito gentil. Há estacionamento no local.
Considerado o primeiro café colonial do Brasil, o Bela Vista iniciou sua história em 1972, mesmo ano em que surgiu o Festival de Cinema de Gramado. Embora os anos tenham passado, há algo que nunca mudou por lá: o alto padrão de tudo que é servido. O cardápio conta com bolos, frios, geleias, grelhados, salgados, sobremesas, tortas e bebidas coloniais. Há duas unidades em Gramado e uma em Porto Alegre.
Preparado para conhecer o lado mais gostoso da Serra Gaúcha? Pra lá de tradicional, o Torre Café Colonial está sempre movimentado e agrada tanto por causa de sua interessante arquitetura até, claro, pelos incríveis quitutes que oferece. Há doces e salgados para todos os gostos. Bolo de laranja, de limão, de amendoim, de chocolate, de biscoito, torta fria, pudim, sagu e doce de pêssego são apenas algumas das opções – e olha que só mencionamos os doces.
Aberto todos os dias, das 11h30 às 21h30, o Gramado Café Colonial está entre os mais bem avaliados da região. Ele fica exatamente entre Gramado e Canela, pertinho do Parque Mundo a Vapor. Além do acesso fácil e de possuir estacionamento, o café se destaca pelas opções culinárias com inspiração italiana e alemã. Não deixe de experimentar a torta de maçã e o queijo de porco.
Mais simples, mas igualmente delicioso, o Ramm tem uma proposta diferente dos seus badalados concorrentes. Por lá tudo é colonial de verdade, feito em casa, com gostinho caseiro. Os pães são preparados no forno a lenha e deixam aquele cheirinho característico no ambiente. O espaço é adorável e lembra muito a casa de uma vovó, com direito a fotos de família pelas paredes. O local já foi visitado pela Angélica e apareceu no programa Estrelas.
Ir a um café colonial na Serra Gaúcha não significa, necessariamente, que será um rombo no seu bolso. Alguns locais disponibilizam cupons de desconto, chegando a mais de 30% off. É o caso do Gramberry. Com a utilização dos cupons a refeição sai por menos de R$50,00 por pessoa. E por lá não falta comida, hein? Na mesa são servidos pratos quentes bem interessantes, como polenta frita, bolinho de arroz, lombinho de porco e frango a passarinho.
O café colonial servido pela Família Baretta faz parte de um tour que acontece na serra, o Tour do Vale. O roteiro resgata a história dos imigrantes, passa por museus, muita natureza e locais interessantes, como alambiques e cantinas. A parada final é no café, que é repleto de iguarias artesanais, como geleias, cucas, pasteizinhos, sucos e vinhos. A trilha sonora animada fica por conta de um sanfoneiro. Informações de valores, endereço e agendamento podem ser solicitadas através dos telefones (54) 99172-9714 e (54) 9704-8454.
Publicidade
As cidades próximas à Gramado também contam com excelentes opções de café colonial, e definitivamente vale a esticadinha no passeio para conhecer alguns desses locais. Em Nova Petrópolis, o Sabor do Campo é um dos mais tradicionais. O foco por lá está na culinária alemã, que agrada o paladar e dá um quentinho no coração. O café colonial atende aos sábados, domingos e feriados, das 11h30 às 21h. Nos outros dias é necessário fazer reserva.
Na saída de Nova Petrópolis fica o Recanto dos Plátanos, com toda a calmaria e clima bucólico que só um café colonial em uma área tranquila pode oferecer. Com ótimo custo-benefício, a casa serve sempre alimentos bem fresquinhos e gostosos. O buffet de doces é uma verdadeira tentação – não deixe de pegar uma fatia da torta de abacaxi com coco. Os sucos e vinhos são muito gostosos e podem ser consumidos livremente.
Ambiente aconchegante, atendimento amigável, comida feita na hora e cheia de sabor. Definitivamente, quem visitar o Café Colonial Serra Verde não vai se arrepender. Toda trabalhada na simplicidade, a casa é muito bem localizada e oferece amplo estacionamento. Os comes são servidos na mesa e há muita fartura. Compotas, frios, tortas, chocolate quente, sucos, rissoles e até chucrute estão entre as opções do cardápio. Perfeito para quem quer se sentir em casa.
Tendo como missão preservar a herança da colonização alemã, o Opa’s Kaffeehaus foi inaugurado em 1986. Reconhecido pelo Guia 4 Rodas, o local tem vários encantos. Os funcionários, por exemplo, se vestem à caráter, tornando a refeição uma verdadeira experiência cultural. O menu é bem rico e chama a atenção pelo toque artesanal. É praticamente obrigatório provar pelo menos um pedacinho de guloseimas como queijo de porco, bolo de requeijão salgado e torta de frutas da estação. A trouxinha de maçã também é especial.
Afastada da agitação de Gramado e muito mais simples, a cidade de Picada Café oferece opções bem charmosas para um gostoso lanche da tarde. O minicafé colonial servido na Encosta da Serra, por exemplo, é mini apenas no nome e no preço cobrado. Por menos de R$ 30 é possível se deliciar com mais de 100 tipos de quitutes, entre doces e salgados. Funciona apenas aos sábados, domingos e feriados nacionais. Não faz reservas e atende por ordem de chegada. Vale a pena se organizar e conhecer.
Outra opção bem legal em Picada Café é o café colonial Rota, que agrada aos visitantes com suas 30 variedades de pratos salgados e 20 doces. Por lá são servidas iguarias bem diferentes, como galeto, salsichão e mocotó, além dos petiscos tradicionais como linguiça e bolo. Os comes são servidos em um buffet, tudo muito saboroso e com preço justo. Como o nome sugere, o café se encontra em plena Rota Romântica, rota turística que atravessa 13 charmosos municípios da Serra Gaúcha.
Você já ouviu falar de Morro Reuter? Trata-se de um município não muito grande, mas uma gracinha. E é por lá que você encontra o Café do Walachay, uma verdadeira joia quando se pensa em local para fazer uma bela refeição. Todos os pratos servidos são preparados pelas proprietárias, que valorizam os ingredientes da comunidade local. Pão caseiro, bolo com gostinho de casa da vovó, mel, melado, doces e salgados, tudo incrivelmente produzido de forma artesanal. Como não amar? De quebra, o espaço está inserido em meio à natureza, então os visitantes podem observar tucanos, bugios e até mesmo esquilos pela paisagem.
Não muito longe, no Vale dos Vinhedos, está a Casa Fracalossi, especializada em café colonial, café da manhã e brunch. O local não chama a atenção só pelos comes e bebes que oferece, mas também por sua vista impressionante, com muito verde e natureza. O cardápio traz um pouco da herança cultural da região, com muitas influências da gastronomia italiana. O horário de atendimento é de quarta a sexta, das 10h30 às 17h, e sábados e domingos das 10h30 às 18h.
Vale lembrar que o charme de Gramado não está apenas nos seus incríveis cafés coloniais. Bora passear um pouco? Confira 25 ideias de programas nessa cidade encantadora!
Publicidade