Descubra onde e quando você pode presenciar neve no Brasil

Por ser conhecido como um país tropical, onde é possível aproveitar praias e o calor durante o ano inteiro, falar sobre neve no Brasil ainda pode ser um assunto que gera algumas dúvidas: será que isso realmente acontece por aqui? Com qual frequência? Como posso presenciar? A seguir, você terá todas essas explicações e verá que o sonho de curtir uma nevasca pode estar mais próximo do que você imagina.

Publicidade

Índice do conteúdo:

É possível nevar no Brasil?

Não apenas é possível, como é comum nevar no Brasil, explica Pedro Cavalcanti, geógrafo e doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Esse fenômeno acontece principalmente na região Sul, que possui um clima subtropical e recebe massas de ar frias vindas do Polo Sul durante o inverno.

Entre as condições para ocorrer a precipitação em forma de neve estão as baixas temperaturas, geralmente abaixo de 0 °C, a alta umidade do ar e as grandes altitudes. Com a combinação desses fatores, ocorre a cristalização da água das nuvens e, consequentemente, a chuva com flocos de neve no Brasil.

Por essa razão, as regiões mais propensas a nevar no país são as mais altas e mais frias, incluindo a serra catarinense e a serra gaúcha. Assim, também foram nesses estados os registros das piores nevascas que já aconteceram no Brasil.

A primeira delas foi em 1879, em Vacaria (RS), que chegou a mais de 2 metros de neve, seguida por outra muito intensa em São Joaquim (SC), em 1957. Desde então, as nevascas seguem acontecendo praticamente todos os anos nesses estados, mas não costumam durar mais de dois dias.

6 cidades onde você pode ver neve no Brasil

Para presenciar neve no Brasil, é preciso se atentar para estar no lugar certo, na hora certa. Por isso, acompanhe as informações a seguir para descobrir quais são as cidades e meses mais propensos a esse acontecimento no país. Depois, é só preparar as malas com roupas bem quentes e partir para conhecer esses lugares!

1. Gramado (RS)

Gramado é um dos destinos de inverno mais famosos do país, pois além de ser uma cidade supercharmosa, também é preparadíssima para as baixas temperaturas. Assim, a maioria dos hotéis, restaurantes e pontos turísticos contam com aquecedores, lareiras e pratos quentes deliciosos para deixar os turistas sempre aquecidos.

Para presenciar a neve na cidade, garanta sua visita entre os meses de julho e agosto, época em que ocorre o frio mais rigoroso, que varia de 5 °C a 15 °C, e pode chegar a temperaturas negativas quando uma massa polar alcança a região. Esse fenômeno é incerto na serra gaúcha, porém, tem se repetido nos últimos quinze anos e encantado os visitantes durante um ou dois dias.

Publicidade

Além disso, você ainda tem a chance de visitar o Snowland, um parque de neve artificial incrível que funciona por lá durante o ano inteiro, onde a temperatura média é de -4 °C e conta com diversas atrações, como patinação, esqui e snowboard.

2. Canela (RS)

A 9 km de distância de Gramado, também é possível encontrar neve na cidade vizinha, Canela. As condições de temperatura de ambas são muito parecidas, principalmente durante o inverno, e a nevasca depende da chegada da massa polar mencionada anteriormente.

Para não perder os dois possíveis dias de neve do ano, é importante acompanhar as previsões do tempo diariamente nesse período. Enquanto isso, você pode se aquecer nas vinícolas e chocolaterias da cidade ou passear pelas ruas contemplando a belíssima arquitetura alemã.

3. Urubici (SC)

Localizada há 915 metros de altitude, Urubici está entre as cidades mais frias e amadas da serra catarinense. O destino se destaca pelas cachoeiras, mirantes e picos, além de possuir o terceiro ponto mais alto do estado, o Morro Bela Vista.

Devido a alta elevação e umidade da região, é comum ocorrer geadas e nevascas durante o inverno, entre os meses de junho e agosto, quando a temperatura chega facilmente abaixo de 0ºC. Assim, durante alguns dias, as paisagens são cobertas pela branquidão e as cachoeiras chegam a congelar, o que torna a cidade ainda mais romântica e apaixonante.

4. Urupema (SC)

Urupema é considerada a cidade mais gelada do Brasil, o que significa que as temperaturas são baixas em todos os meses e a média anual não passa dos 13 °C. Dessa forma, a neve já não é uma surpresa para os moradores e turistas, considerando que ela acontece todos os anos, entre os meses de junho e setembro.

Os melhores lugares do município para aproveitar o frio intenso e ter a chance de assistir à nevasca é no Morro das Torres e no Morro da Igreja, que possuem mais de 1800 metros de altitude e a sensação térmica já alcançou -25 °C.

Também não deixe de dar uma passadinha na Cachoeira Congelada, com esse nome justamente porque sempre se solidifica com as baixas temperaturas, tornando-se uma verdadeira obra da natureza.

5. Bom Jardim da Serra (SC)

Bom Jardim da Serra não deixa a desejar quando o assunto são paisagens belíssimas, sendo que as mais conhecidas são o mirante da Serra do Rio do Rastro e o campo de araucárias.

Publicidade

Assim como as outras cidades da serra catarinense já mencionadas, também é comum a ocorrência de neve uma vez por ano nessa região, geralmente entre junho e setembro. Caso visite a cidade durante esse inverno rigoroso, prepara-se para enfrentar geadas pela manhã e, com sorte, poder assistir à neve cobrindo todo o cenário.

6. São Joaquim (SC)

Outro nome de destaque na serra catarinense é São Joaquim, a capital nacional da maçã e maior produtora da fruta no país. Mas não é só isso que atrai os turistas para a região, pois também é um destino com inverno intenso e alta ocorrência de neve, principalmente entre junho e setembro, quando as temperaturas ficam negativas. Além de aproveitar os dias frios, você ainda tem a chance de conhecer o centro histórico da cidade, as cachoeiras e degustar bons vinhos locais.

Se você gostou da ideia de ver neve no Brasil, é bem provável que prefira viajar para lugares com baixas temperaturas. Então, confira também cidades brasileira para conhecer no inverno e já as coloque no seu roteiro. Sem dúvidas, você vai amar essas experiências!